Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Rui Santos | DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Porto de Recreio de Faro: Crime Ambiental ou Alternativa Sustentável? | Por Maria João Neves

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de dezembro

13:00 8 Dezembro, 2023 15:40 11 Dezembro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
MARIA JOÃO NEVES
Doutorada em Filosofia Contemporânea, investigadora da Universidade Nova de Lisboa

CRIME AMBIENTAL

Queremos matar quase 5000 bebés de várias espécies (por m2), incluindo cavalos marinhos?

Queremos incendiar todos os anos 200 hectares de floresta, e lançar todo esse dióxido de carbono para a atmosfera?

Queremos destruir a Ria Formosa?

Não se trata de sensacionalismo, é o que está prestes a acontecer, e passo a explicar porquê: foi recentemente à aprovação da Assembleia Municipal de Faro a proposta para abertura do procedimento concursal, para execução de aterros provisórios para construção do novo Porto de Recreio de Faro.

Imagem de satélite em que se pode observar a delimitação da área a intervencionar, estando limitada a norte, oeste e sul pela Ria Formosa, e a este pelo actual Porto de Recreio de Faro

Obviamente, ao aterro sucederá uma zona de dragagem.

Dragagem na Ria Formosa – Foto Rui Santos | DR

Com a dragagem necessária para a construção do Porto de Recreio de Faro, nesta localização, destroem-se cerca de 7 hectares de um habitat de ervas marinhas. Devido à remoção do sedimento que a obra implica, esta intervenção significa a emissão de 613 toneladas de CO2 para a atmosfera ― o equivalente a um incêndio de 200 hectares de floresta! Mas o desastre não termina aqui. A destruição destes quase 7 hectares de ervas marinhas tem como consequência que se deixem de remover 37 toneladas de CO2 da atmosfera, portanto, teremos, a partir de então, o equivalente a um incêndio de 2 hectares de floresta verde por ano, todos os anos! Irá também perder-se a remoção anual de 1,7 toneladas de azoto (este valor é cerca de 2% do azoto total que a ETAR de Montenegro remove por ano).

Pradarias marinhas actualmente existentes na área actualmente prevista para a construção do Porto de Recreio de Faro – Foto Rui Santos | DR

De acordo com a informação fornecida pelo Centro de Estudos de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve as pradarias de ervas marinhas prestam serviços ecossistémicos fundamentais para o bem-estar das populações, a saber:

• são indispensáveis para a conservação da biodiversidade, proporcionando abrigo e berçário a muitas espécies, incluindo espécies comerciais de peixes, moluscos e crustáceos, bem como espécies icónicas como o cavalo-marinho. Na zona de dragagens necessárias a esta obra co-existem cerca de 4400 organismos por m2 de ervas marinhas. Centenas de milhões de pequenos crustáceos, gasterópodes, bivalves, serão sacrificados e jamais se reproduzirão. A função de berçário e maternidade de espécies que as ervas marinhas fornecem desaparecerá daquela área.

• são verdadeiros “rins” que filtram a água, removendo com elevada eficiência os nutrientes nela dissolvidos, provenientes dos efluentes urbanos e da agricultura, prevenindo fenómenos de eutrofização (excesso de nutrientes que induzem o crescimento excessivo de algas, que resulta no esgotamento do oxigénio quando as algas são decompostas pelas bactérias), bem como removendo a matéria em suspensão da coluna de água e diminuindo a turbidez;

• mitigam o aumento de CO2 na atmosfera/mar e a acidificação dos oceanos, porque removem o CO2 da água por fotossíntese (diminuindo a acidez) e armazenam carbono orgânico no sedimento. Esta capacidade de retirar carbono da atmosfera e de o armazenar é um dos principais serviços dos ecossistemas de carbono azul, os mangais, sapais e ervas marinhas. Como já tive ocasião de referir no artigo Ria Formosa: o pulmão azul publicado em Junho passado, estes ecossistemas têm a capacidade de sequestrar entre 8 a 30 vezes mais carbono da atmosfera do que uma floresta verde, o chamado carbono azul. Na situação de emergência climática em que nos encontramos, este sequestro de carbono azul não pode, de forma alguma, ser negligenciado!

Nos últimos 130 anos, perderam-se 2000 ha de sapais e ervas marinhas na Ria Formosa devido a intervenções humanas. Não podemos permitir mais este crime!

ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL: Cais Comercial

Quem se dirige à zona do Cais Comercial de Faro, naquele que foi durante décadas um dos mais importantes portos da região, encontra agora um espaço quase abandonado. Desde 1997 que a sua actividade sofreu uma redução acentuada, devida em grande parte à concorrência da rodovia e do porto de Huelva.

Imagem de satélite do actual Cais Comercial de Faro

Proponho agora, caro leitor, um exercício de visualização desta península de excepção, no centro da Ria Formosa.

Projecto para o novo Porto de Recreio de Faro, na localização do actual Cais Comercial

Imagine-se a vir de bicicleta numa ciclovia que liga Faro ao Cais Comercial, agora transformado em Porto de Recreio. A apreciar toda esta beleza natural, há quem venha a pé, desde o Bom João, pelos caminhos de palafita através do sapal, e se encante com a avifauna aí existente. Há também quem tenha preferido apanhar o transporte eléctrico de superfície, que liga o centro histórico de Faro a este magnífico lugar.

Ao chegar, decide visitar o Aquário, situado do lado direito (a cor de rosa na imagem). O Aquário tem como modelo o Oceanário de Lisboa, mas numa versão mais contida, exibindo a flora e a fauna da Ria Formosa ― e, em edifício contíguo, numa continuidade morfológica que materializa a parceria a estabelecer entre entidades, o espaço dos laboratórios do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve.

Do lado norte, sobre o espelho de água, surge uma estação náutica com 410 postos de amarração e, no canal principal da ria, a sul, um pequeno porto de abrigo, definido por um quebra-mar flutuante, oferece 65 espaços de amarração para as embarcações das actividades marítimo-turísticas sem qualquer necessidade de interferir com o fluir natural da ria. Aqui está também o cais de receção de embarcações visitantes, de acesso ao edifício do Centro Náutico que serve de posto de amarração para embarcações de maior calado que não conseguem acostar na bacia a norte. Aliás, uma linha de 200m disponíveis garante a possibilidade de acostagem de navios de maior porte sem necessidade de dragagens. Em breve o navio-escola Sagres aqui virá para deleite de todos nós, residentes e visitantes. Os seus filhos não se cansam de perguntar quando chega esse grande barco, ansiosos por o visitarem!

Continua o seu passeio de bicicleta e, junto à alameda central (a roxo na imagem), encontra os edifícios que acomodam as empresas emergentes nas áreas das ciências do mar e economia azul ― esta área inovadora em que Portugal se encontra na linha da frente! Sente-se satisfeito e orgulhoso do seu país que assim cria condições para o desenvolvimento sustentável e aposta nas gerações futuras.

Os edifícios a sul (em azul na imagem) acolhem as empresas e serviços relacionados com a náutica de recreio e da marina. Com a ria a circundar todo o perímetro, todos eles gozam de vistas magníficas, em primeira linha. No piso térreo o comércio e a restauração animam o espaço da rua, desenvolvendo-se os restantes serviços nos pisos superiores. As esplanadas, em estruturas de palafita de madeira sobre o plano inclinado, transformam-se em autênticos santuários de contemplação aquática.

Confinante com a estação náutica, na bacia norte, com geometria em U, um centro wellness e spa. Resolve ir lá perguntar qual é o preço das aulas de ioga, pois o médico recomendou-lhe que as frequentasse. Ir para a sauna ou para o banho turco a seguir parece-lhe verdadeiramente tentador!

Continua o seu passeio de bicicleta e, a nascente deste bloco, encontra um equipamento de residências para seniores, cujo posicionamento sobre a bacia norte da estação náutica lhes permite beneficiar de um ambiente propiciador de saúde e relaxamento. Esta possibilidade de avançar na idade com qualidade de vida confere esperança! Já a poente do bloco em U surge uma unidade hoteleira de nível médio, para apoio aos nautas em viagem ou residentes, aos visitantes de encontros e trabalhos da investigação científica que se desenvolvem nos laboratórios do CCMAR, ou para os entusiastas do ecoturismo e do turismo de natureza. Este equipamento tira igual partido da tomada de vistas sobre a bacia norte da estação náutica e da proximidade ao centro de wellness e spa.

No extremo sudeste (extremo direito da imagem) surge um outro equipamento hoteleiro, de nível mais elevado, dotado de um Centro de Congressos, que o hotel viabiliza e explora, articulando com o Aquário e com os espaços laboratoriais do CCMAR. Este hotel goza de uma posição privilegiada a nascente, com vistas desimpedidas a 180º sobre o canal principal de ria e sobre o sapal na entrada da bacia norte da estação náutica. A sua localização permite oferecer aos hóspedes um espaço de jardim e solário com piscina de água salgada, introduzindo uma outra categoria de resposta para procuras mais exigentes entre os nautas, cientistas ou turistas da natureza. Um cartaz anuncia o Congresso Internacional de Carbono Azul que irá ter lugar aqui mesmo, já para a semana, reunindo os maiores especialistas de todo o mundo.

***

Estarei inspirada, caro leitor? Não, nada disto é ideia minha. Acabo de partilhar consigo, de forma resumida, o “Cenário 3” proposto no documento “Plano De Ordenamento do Espaço Afeto ao Porto Comercial De Faro e ao Cais Comercial ― Avaliação Ambiental Estratégica” elaborado pela Universidade do Algarve para a Administração dos Portos de Sines e do Algarve em 2018.

Por vezes as questões ambientais, económicas e de bem-estar imediato das populações entram em conflito. Porém, neste caso específico, existe uma alternativa não apenas viável, mas com consequência muito positivas para o ambiente e desenvolvimento estratégico da região.

Como é possível que as autoridades políticas abram concurso para uma localização com efeitos tenebrosos para todos nós, incorrendo num crime ambiental? É nosso dever, também para com as gerações futuras, impedir este desastre. A alternativa sustentável está estudada, basta executá-la. De que estamos à espera? Acordai!

Cafés Filosóficos de Dezembro:

Convidado: Rui Santos, Investigador Sénior do CCMAR

14 de Dezembro | Português | 18.30 | Clube de Tavira

15 December | English | 6.30 pm | Clube de Tavira

19 Dezembro | Português | 21.00 | Clube Farense, Faro

Inscrições: [email protected]

Contribuição: 5€

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Que acontece quando dizemos “isto é belo”? | Por Maria João Neves

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher no banco.
Economia Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Mariana Patrocínio.
Vida & Lazer

Estas são as 6 regras que a irmã de Carolina Patrocínio impõe aos filhos no início do ano letivo

14:00 20 Setembro, 2026 14:25 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rotinas, responsabilidade individual e atividade física entram nas regras que Mariana Patrocínio partilha para o período escolar

Economia Nacional

Ganhar dinheiro com garrafas e latas? Há relatos de quem já consiga tirar ‘um ordenado’ daqui

16:50 20 Setembro, 2026 16:42 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Garrafas e latas deixadas para trás estão a render dinheiro. No sistema Volta, as contas de um dia surpreendem, mas não garantem um mês igual

D. Vitorino Soares, novo Bispo de Faro. Crédito Samuel Mendonça/GIDAlg
Algarve Cultura

D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”

18:20 20 Setembro, 2026 18:19 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Primeiro decreto mantém responsáveis diocesanos nos cargos. Novo bispo do Algarve sucede a D. Manuel Quintas e defende uma Igreja próxima das pessoas.

Dia de chuva
Tempo

Chuva vai atingir estas regiões portuguesas neste dia

16:10 20 Setembro, 2026 16:58 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão do IPMA para dia 21 de setembro aponta para períodos de chuva e alguma trovoada nestas regiões deste arquipélago

Diferentes sabores de gelado. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€

18:00 20 Setembro, 2026 18:15 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Comprar gelados durante um passeio parecia um gesto banal, mas acabou por trazer a estes turistas no País de Gales uma surpresa cara

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Economia Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Algarve

Autarca de Vila Real de Santo António exige medidas urgentes na EN125 após acidente mortal

18:40 16 Setembro, 2026 18:14 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Álvaro Araújo exige medidas nos cruzamentos da EN125 e pede ao Governo que encontre uma solução para as obras ainda bloqueadas

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Mariana Patrocínio.
Vida & Lazer

Estas são as 6 regras que a irmã de Carolina Patrocínio impõe aos filhos no início do ano letivo

14:00 20 Setembro, 2026 14:25 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rotinas, responsabilidade individual e atividade física entram nas regras que Mariana Patrocínio partilha para o período escolar

Economia, Nacional

Ganhar dinheiro com garrafas e latas? Há relatos de quem já consiga tirar ‘um ordenado’ daqui

16:50 20 Setembro, 2026 16:42 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Garrafas e latas deixadas para trás estão a render dinheiro. No sistema Volta, as contas de um dia surpreendem, mas não garantem um mês igual

D. Vitorino Soares, novo Bispo de Faro. Crédito Samuel Mendonça/GIDAlg
Algarve, Cultura

D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”

18:20 20 Setembro, 2026 18:19 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Primeiro decreto mantém responsáveis diocesanos nos cargos. Novo bispo do Algarve sucede a D. Manuel Quintas e defende uma Igreja próxima das pessoas.

Dia de chuva
Tempo

Chuva vai atingir estas regiões portuguesas neste dia

16:10 20 Setembro, 2026 16:58 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão do IPMA para dia 21 de setembro aponta para períodos de chuva e alguma trovoada nestas regiões deste arquipélago

Diferentes sabores de gelado. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€

18:00 20 Setembro, 2026 18:15 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Comprar gelados durante um passeio parecia um gesto banal, mas acabou por trazer a estes turistas no País de Gales uma surpresa cara

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Economia, Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia, Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Algarve

Autarca de Vila Real de Santo António exige medidas urgentes na EN125 após acidente mortal

18:40 16 Setembro, 2026 18:14 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Álvaro Araújo exige medidas nos cruzamentos da EN125 e pede ao Governo que encontre uma solução para as obras ainda bloqueadas

Últimas Notícias

  • D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”
    D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”
  • E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€
    E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€
  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social
    Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social
  • Transportador algarvio lança petição contra exclusão de apoio aos combustíveis
    Transportador algarvio lança petição contra exclusão de apoio aos combustíveis

Opinião

  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
  • Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
    Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento