Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Porquê colocar questões sobre artes visuais?

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Em 2011 respondemos positivamente ao convite para colaborar no Cultura.Sul Estávamos a realizar um Pós-Doutoramento em Artes Visuais e sentimos que poderíamos ajudar a esclarecer algumas dúvidas que por vezes são colocadas por quem aprecia arte. Daí termos decidido escrever os artigos a partir…

12:12 9 Maio, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de SAUL NEVES DE JESUS;
Professor catedrático da Universidade do Algarve;
Pós-doutorado em Artes Visuais pela Universidade de Évora;
[email protected]
https://saul2017.wixsite.com/artes

Em 2011 respondemos positivamente ao convite para colaborar no Cultura.Sul

Estávamos a realizar um Pós-Doutoramento em Artes Visuais e sentimos que poderíamos ajudar a esclarecer algumas dúvidas que por vezes são colocadas por quem aprecia arte.

Daí termos decidido escrever os artigos a partir de uma questão que colocávamos como título. A colocação de uma pergunta poderia suscitar a curiosidade do leitor, mas sobretudo é a primeira etapa para a construção de qualquer tipo de conhecimento, inclusivamente o científico. A colocação de uma boa pergunta de partida permite delimitar desde logo o caminho a seguir no processo de investigação que procurará encontrar resposta para a questão colocada.

E o nosso objetivo era precisamente contribuir para clarificar dúvidas que as pessoas muitas vezes colocam em relação às artes visuais e, dessa forma, contribuir para uma maior valorização deste domínio e ajudar a construir algum conhecimento sobre este o mesmo.

Assim, no primeiro artigo que escrevemos em 2011 procurámos responder à questão “Mas, afinal, o que é a arte?”. Esta é precisamente uma questão que muitas pessoas colocam face à cada vez maior diversidade dos produtos artísticos que se podem encontrar em exposições. Concluímos este primeiro artigo afirmando que “sendo a arte uma forma de comunicação, afinal aquilo que não parece ter sentido até tem; temos é que o tentar descobrir, sendo esse também um dos desafios da arte”.

Capa do livro “Construção de um percurso multidisciplinar, integrativo e de síntese nas Artes Visuais”, de Saul de Jesus (2015)

A partir daí fomos escrevendo artigos, tendo os primeiros onze sido integrados no livro “Construção de um percurso multidisciplinar, integrativo e de síntese nas Artes Visuais” que publicámos em 2015. Na Introdução deste livro, explicitámos que, com os artigos publicados, “não procuramos a resposta correta ou adequada para cada questão, até porque não existe, mas sim tentamos esclarecer cada uma dessas questões pela nossa curiosidade e gosto pela arte, procurando aprofundar, simultaneamente, alguns aspetos que ajudam a compreender o trabalho artístico que temos realizado e as opções que temos tido neste percurso”.

Pensámos em ficar por aí, até porque o tempo que temos para o efeito é muito reduzido, mas com as palavras de incentivo de vários leitores e pela nossa própria curiosidade e prazer pela pesquisa neste âmbito, fomos continuando a escrever, sempre colocando uma questão no título de cada artigo. Não é um processo fácil e nunca pensámos escrever tantos artigos, mas o que é certo é que, com a atitude que procuramos ter em relação a tudo na vida em que “o caminho faz-se caminhando…”, no último número do Cultura.Sul escrevemos o nosso quinquagésimo artigo, intitulado “Pode a arte contribuir para a paz?”.

Decidimos neste artigo nº 51 apresentar as 50 questões colocadas nos artigos escritos ao longo destes vários anos, podendo o leitor ter acesso a cada um dos artigos ao clicar no respetivo título e procurar nessa edição do Cultura.Sul a página onde o artigo está publicado.

Assim, os títulos dos artigos publicados foram os seguintes:

Mas, afinal, o que é a arte?

Mas isto é arte?

Qual a importância do título numa obra artística?

Qual a importância do pensamento na produção artística?

As obras com texto escrito podem ser arte visual?

Um artista pode ser enquadrado em diferentes estilos artísticos?

A arte e a ciência são mundos diferentes?

As descobertas da ciência podem ser fonte de inspiração artística?

Qual o “lugar” da Psicologia da Arte?

Qual a importância do reconhecimento da criatividade dos artistas?

Qual a margem de liberdade do artista na realização da sua obra?

Qual a importância da cor nas artes visuais?

Qual a importância da cor nas artes visuais? (século XIX e início do século XX)

Qual a importância da cor nas artes visuais? (do século XX à atualidade)

Qual o sentido das artes visuais?

A fotografia no desenvolvimento das artes visuais?

A fotografia pode ser considerada uma forma de arte, tal como a pintura?

A fotografia é arte visual?

Como se podem integrar a fotografia e a pintura na produção artística?

Qual o “espaço” para a arte digital na atualidade?

O espetador pode ser criador/artista na arte interativa?

Onde está a “pureza” na produção artística?

Quais os limites para a integração de técnicas nas artes visuais?

Pode a arte estar ligada ao turismo?

Qual a importância da formação para se ser artista?

Quais as fases no desenvolvimento histórico das relações entre a pintura e a fotografia?

Pode uma imagem visual sintetizar ideias complexas?

Pode uma imagem visual sintetizar questões psicossociais complexas e atuais?

O Algarve apenas serve para fruir das Artes Visuais?

O que é o stresse? Resposta através da imagem visual.

Pode a ilustração expressar visualmente a realidade?

Quais os limites para o uso do corpo humano na arte?

Qual o “peso” de se saber quem é o autor da obra?

Pode a arte emergir a partir do “lixo”?

A arte urbana tem uma duração limitada?

Pode a arte emergir da natureza?

A “rua” pode ser uma galeria de arte?

Pode a arte motivar?

Qual o impacto sociopolítico da arte?

Podem as guerras “inspirar” obras de arte?

Podem as artes visuais expressar felicidade?

Porquê colecionar obras de arte?

Pode a arte ajudar a promover o turismo urbano?

A dimensão das obras de arte altera a sua perceção?

Pode ser criada arte a partir da poluição?

Pode a arte ajudar a proteger os oceanos?

Pode a arte visual ser “expressa” para os cinco sentidos?

Pode a arte fazer a ponte entre a realidade e a ficção?

Pode a arte influenciar a política?

Pode a arte contribuir para a paz?

À questão “quantas mais questões iremos colocar?” ou “quantos mais artigos iremos escrever?”, não sabemos responder.

Mais uma vez, “o caminho faz-se caminhando”…

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de maio)

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Caíque Bom Sucesso.
Algarve Cultura

Olhanenses expulsaram as tropas de Napoleão do Algarve sem exército regular: barco atracado em Olhão é símbolo da história de 1808

18:50 18 Junho, 2026 14:47 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 1808, uma revolta popular iniciada por pescadores de Olhão ajudou a expulsar as tropas de Napoleão do Algarve

João Neves a festejar o golo.
Algarve Desporto

“Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe

15:28 18 Junho, 2026 16:23 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarvio João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026 e dedicou o momento à mãe através de um gesto emotivo

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Lionel Messi. Crédito: DR
Desporto Mundo

Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

19:05 18 Junho, 2026 17:38 18 Junho, 2026 | João Luís

Teve uma exibição decisiva pela Argentina, e Ronaldo Nazário não poupou elogios ao astro argentino Lionel Messi

Bomba de gasolina.
Auto Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Caíque Bom Sucesso.
Algarve, Cultura

Olhanenses expulsaram as tropas de Napoleão do Algarve sem exército regular: barco atracado em Olhão é símbolo da história de 1808

18:50 18 Junho, 2026 14:47 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 1808, uma revolta popular iniciada por pescadores de Olhão ajudou a expulsar as tropas de Napoleão do Algarve

João Neves a festejar o golo.
Algarve, Desporto

“Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe

15:28 18 Junho, 2026 16:23 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarvio João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026 e dedicou o momento à mãe através de um gesto emotivo

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Lionel Messi. Crédito: DR
Desporto, Mundo

Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

19:05 18 Junho, 2026 17:38 18 Junho, 2026 | João Luís

Teve uma exibição decisiva pela Argentina, e Ronaldo Nazário não poupou elogios ao astro argentino Lionel Messi

Bomba de gasolina.
Auto, Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Últimas Notícias

  • Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus
    Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus
  • Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
    Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
  • Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
    Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
  • Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
    Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
  • “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
    “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal