Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Pode a fotografia contar histórias?

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Em artigos anteriores temos salientado o “poder da imagem”, na linha da expressão popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, quase que expressando as histórias que podem ser sintetizadas pelas imagens. O nome escolhido para o museu com as obras de Paula…

11:39 8 Agosto, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em artigos anteriores temos salientado o “poder da imagem”, na linha da expressão popular “uma imagem vale mais do que mil palavras”, quase que expressando as histórias que podem ser sintetizadas pelas imagens.

A OPINIÃO de SAUL NEVES DE JESUS;
Professor catedrático
da Universidade do Algarve;
Pós-doutorado em Artes Visuais; [email protected] https://saul2017.wixsite.com/artes

O nome escolhido para o museu com as obras de Paula Rego, “Casa das Histórias”, em Cascais, ilustra isso mesmo.

No entanto, parece-nos que, para além da pintura, a fotografia também tem um potencial enorme, pelo realismo que comporta e pelas histórias que permite sintetizar. A verdadeira “alma” da fotografia está em interpretar a realidade e não em copiá-la. O resultado da arte fotográfica não está na máquina ou tecnologia utilizada, mas sim no olhar do fotógrafo que, de forma subjetiva, perceciona e captura um determinado momento, tornando-o eterno.

No âmbito da fotografia, e em particular no fotojornalismo, a World Press Photo é, desde 1955, considerada a exposição e o concurso anual mais importante do mundo. Várias categorias aos prémios que distinguem os fotógrafos profissionais pelas melhores imagens que contribuíram, no ano anterior, para o jornalismo visual. Em 2019, na sua 62ª edição, o concurso conta com uma categoria nova que vai distinguir “As Histórias do Ano” em cada categoria, procurando homenagear o fotógrafo que melhor expresse a sua criatividade visual na história que produza sobre um acontecimento ou assunto de grande importância jornalística em 2018. As imagens a concurso foram selecionadas por um júri independente que avaliou 78.801 imagens captadas pelos 4.738 fotógrafos que concorreram ao prémio. Foram distinguidos 140 imagens das várias categorias a concurso, captadas por 43 fotógrafos, oriundos de 25 países, as quais constituem a exposição itinerante que percorre várias cidades do mundo.

Foto “Viver entre o que foi deixado para trás”, de Mário Cruz

O fotógrafo português Mário Cruz conseguiu o 3º lugar na categoria “ambiente”, com o trabalho “Living Among What’s Left Behind” (“Viver entre o que foi deixado para trás”), uma imagem do rio Pasig em Manila, nas Filipinas, chamando a atenção para as comunidades de Manila que vivem sem saneamento, junto ao rio Pasig, rodeadas de lixo.

A imagem mostra uma criança que recolhe materiais recicláveis para obter algum tipo de rendimento que lhe permita ajudar a família, deitada num colchão rodeado do lixo que flutua no rio. O rio foi declarado “biologicamente morto” nos anos 90, na sequência de uma combinação de poluição industrial e lixo doméstico das comunidades que o rodeiam, sem infraestruturas sanitárias adequadas. Mário Cruz comentou que “não é um cenário projetado para um futuro negro, mas sim a atualidade, o que se está a passar neste preciso momento (…) É um exemplo extremo, mas real (…) É realmente dramático olhar para um rio e não ver água, apenas lixo”.

Com apenas 32 anos, Mário Cruz foi já distinguido com vários prémios, incluindo o primeiro lugar do World Press Photo, na categoria “Temas Contemporâneos”, em 2016, com o trabalho “Talibés – Modern Day Slaves” (“Talibés – Escravos Modernos”), sobre a a escravatura de crianças Talibés, no Senegal, onde mais de 50.000 crianças são escravizadas, torturadas e abusadas. Mário Cruz sintetizou esta situação na imagem do jovem Abdoulaye, de 15 anos, num quarto com grades numa daara, uma escola corânica no Senegal.

Havia tomado conhecimento das falsas escolas corânicas em 2009, durante uma reportagem na Guiné-Bissau, onde ouviu falar de casos de crianças que estavam a ser levadas para o Senegal para serem escravizadas por líderes religiosos. Fez uma pesquisa durante seis meses e tirou uma licença sem vencimento para, durante cerca de dois meses, investigar o que estava a acontecer a estas crianças, no Senegal e na Guiné-Bissau.

Foto “Talibés – Escravos Modernos”, de Mário Cruz

Contou esta história através das fotografias que tirou, tendo sido distribuídos panfletos com estas imagens, e conseguiu que centenas de crianças talibés tenham sido resgatadas, evitando a vida de escravatura que lhes estava perspetivada.

Esta história foi entretanto publicada em livro, com o mesmo título do foto premiada, em edição quadrilingue (português, inglês, francês e árabe).

Mário Cruz espera que o prémio agora conseguido em 2019 também consiga ter impacto prático, contribuindo para uma maior “visibilidade” sobre a problemática ambiental.

Esperemos que sim!… Conforme já concluímos num artigo anterior, as novas gerações vão viver no mundo que ajudarmos a criar e, por muitas diferenças que haja entre as pessoas, as culturas e os países, o planeta terra é a Casa de todos nós, sendo fundamental ajudar a preservá-lo!

(CM)

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de agosto)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher no banco.
Economia Nacional

Adeus ‘tabus’: a partir desta data pode vir a ter o direito de saber quanto ganham os seus colegas de trabalho

10:51 26 Maio, 2026 10:44 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Empresas podem ser obrigadas a divulgar salários, indicar remunerações nas ofertas de emprego e deixar trabalhadores falar sobre vencimentos

Algarve Economia

Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários

12:26 26 Maio, 2026 12:26 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina anuncia novas regras para a noite em Albufeira com limites de horário para bares, discotecas e lojas locais

Opinião Saúde

Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo

17:05 26 Maio, 2026 17:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Mas mais do que uma doença cardíaca isolada, a insuficiência cardíaca é uma condição complexa, que compromete profundamente a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar global do doente"

Algarve Desporto

Atletas portugueses conquistaram oito medalhas no torneio de Albufeira

17:46 26 Maio, 2026 17:47 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ténis de mesa europeu passou por Albufeira com jovens atletas de 15 países em prova no Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água

Algarve Cultura Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação

13:35 26 Maio, 2026 13:34 26 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas podem receber uma prestação anual em dinheiro, mas o apoio não é para todos. Saiba quem tem direito

Tempestade com relâmpagos. Crédito: Freepik
Tempo

Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas

16:40 26 Maio, 2026 16:17 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Ar quente e seco favorece trovoadas com forte atividade elétrica, enquanto a chuva se dissipa antes de chegar ao solo e agrava o risco

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Carregar o telemóvel.
Tech

Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber

11:40 26 Maio, 2026 11:29 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Erro frequente ao ligar o carregador do smartphone que pode reduzir a duração da bateria sem dar sinais imediatos

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro

10:00 22 Maio, 2026 10:22 22 Maio, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto Mundo Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Taça de nêsperas. Crédito: Magnific
Gastronomia Vida & Lazer

Gosta de nêsperas? Nutricionista revela qual o limite diário e a parte que não deve mesmo tocar

11:10 24 Maio, 2026 11:01 24 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As nêsperas são leves e nutritivas, mas há um limite diário e uma parte que nunca deve ser consumida, alerta uma nutricionista

Algarve Vida & Lazer

APA considera “abuso” imposição de não colocar chapéus-de-sol frente a concessões

18:22 25 Maio, 2026 18:24 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Regras sobre concessões balneares vão ser uniformizadas no país antes do arranque oficial da época balnear de verão

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Adeus ‘tabus’: a partir desta data pode vir a ter o direito de saber quanto ganham os seus colegas de trabalho

10:51 26 Maio, 2026 10:44 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Empresas podem ser obrigadas a divulgar salários, indicar remunerações nas ofertas de emprego e deixar trabalhadores falar sobre vencimentos

Algarve, Economia

Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários

12:26 26 Maio, 2026 12:26 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina anuncia novas regras para a noite em Albufeira com limites de horário para bares, discotecas e lojas locais

Opinião, Saúde

Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo

17:05 26 Maio, 2026 17:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Mas mais do que uma doença cardíaca isolada, a insuficiência cardíaca é uma condição complexa, que compromete profundamente a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar global do doente"

Algarve, Desporto

Atletas portugueses conquistaram oito medalhas no torneio de Albufeira

17:46 26 Maio, 2026 17:47 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ténis de mesa europeu passou por Albufeira com jovens atletas de 15 países em prova no Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água

Algarve, Cultura, Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação

13:35 26 Maio, 2026 13:34 26 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas podem receber uma prestação anual em dinheiro, mas o apoio não é para todos. Saiba quem tem direito

Tempestade com relâmpagos. Crédito: Freepik
Tempo

Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas

16:40 26 Maio, 2026 16:17 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Ar quente e seco favorece trovoadas com forte atividade elétrica, enquanto a chuva se dissipa antes de chegar ao solo e agrava o risco

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Carregar o telemóvel.
Tech

Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber

11:40 26 Maio, 2026 11:29 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Erro frequente ao ligar o carregador do smartphone que pode reduzir a duração da bateria sem dar sinais imediatos

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro

10:00 22 Maio, 2026 10:22 22 Maio, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto, Mundo, Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Taça de nêsperas. Crédito: Magnific
Gastronomia, Vida & Lazer

Gosta de nêsperas? Nutricionista revela qual o limite diário e a parte que não deve mesmo tocar

11:10 24 Maio, 2026 11:01 24 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As nêsperas são leves e nutritivas, mas há um limite diário e uma parte que nunca deve ser consumida, alerta uma nutricionista

Algarve, Vida & Lazer

APA considera “abuso” imposição de não colocar chapéus-de-sol frente a concessões

18:22 25 Maio, 2026 18:24 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Regras sobre concessões balneares vão ser uniformizadas no país antes do arranque oficial da época balnear de verão

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais, Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Últimas Notícias

  • Atletas portugueses conquistaram oito medalhas no torneio de Albufeira
    Atletas portugueses conquistaram oito medalhas no torneio de Albufeira
  • Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas
    Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas
  • Município de Aljezur destaca reposição de equidade no acesso ao ensino secundário
    Município de Aljezur destaca reposição de equidade no acesso ao ensino secundário
  • Barragem do Arade vai ser alvo de avaliação técnica
    Barragem do Arade vai ser alvo de avaliação técnica
  • Boliqueime une-se em evento solidário para apoiar tratamentos de Martim
    Boliqueime une-se em evento solidário para apoiar tratamentos de Martim
  • Tropical Week regressa ao Hilton Vilamoura com cocktails exclusivos
    Tropical Week regressa ao Hilton Vilamoura com cocktails exclusivos

Opinião

  • Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo
    Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo
  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal