Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Pode a arte influenciar a política?

      Desde há muito tempo que a arte tem servido como instrumento de crítica social e política, envolvendo-se os artistas frequentemente em movimentos sociais, expressando a grande relação das artes com o ativismo político e social. Os anos 60 foram ricos em manifestações artísticas inseridas em movimentos sociais, muitas vezes de caráter […]

20:34 6 Março, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

 

 

A OPINIÃO de SAUL NEVES DE JESUS;
Professor catedrático da Universidade do Algarve;
Pós-doutorado em Artes Visuais pela Universidade de Évora;
[email protected]
https://saul2017.wixsite.com/artes

Desde há muito tempo que a arte tem servido como instrumento de crítica social e política, envolvendo-se os artistas frequentemente em movimentos sociais, expressando a grande relação das artes com o ativismo político e social.

Os anos 60 foram ricos em manifestações artísticas inseridas em movimentos sociais, muitas vezes de caráter pacífico, que procuravam questionar os modelos políticos vigentes. Manifestações de arte visual e musical, com performances e happenings, ocorriam muitas vezes de forma aparentemente espontânea, “invadindo” a rotina do espaço público, questionando e funcionando muitas vezes quase como contracultura, aparentemente anárquica.

Mas é sobretudo nos anos 90, com o desenvolvimento da arte urbana, que a expressão visual como meio de protesto parece ter um maior incremento, sendo vários os artistas que, na atualidade, procuram ter impacto sociopolítico com os trabalhos que produzem.

Em artigos anteriores, fizemos referência aos trabalhos de alguns artistas, nomeadamente Banksy que, através de graffitis, que podemos encontrar em ruas, pontes e muros de diversas cidades do mundo, tem procurado criticar os conceitos de capitalismo, autoridade e poder.

A arte é uma forma de comunicação, permitindo sintetizar as emoções e os sentimentos sociais já existentes em relação a certas questões psicossociais polémicas, complexas e atuais, podendo ajudar a promover a reflexão e o debate sobre as mesmas.

Um caso recente ocorreu com a exposição/performance intitulada “Ivanka Vacuuming (2019)”, de Jennifer Rubell, na “Flashpoint Gallery”, em Washington.

Imagem da performance “Ivanka Vacuuming (2019)” (Fotos: D.R.)

Rubell é uma artista conceptual, pelo que procura expressar ideias através da sua materialização artística.

Neste caso, como o título sugere, a performance consiste numa sósia de Ivanka Trump a aspirar as migalhas que o público da galeria é convidado a atirar para uma carpete vermelha onde esta modelo se encontra.

Curiosamente, as performances com aspirador têm vindo a ser usadas com diversos objetivos. Num artigo recente fizemos referência à performance realizada pelo artista Nut Brother, que aspirou o ar de Pequim durante 100 dias, procurando alertar a sociedade para os problemas ambientais e levar as pessoas a pensar na relação entre a natureza e o homem.

Mas voltando à performance “Ivanka Vacuuming (2019)”, a sua autora Rubell referiu que a filha e simultaneamente assessora de Trump é um “ícone feminino contemporâneo” e o público gosta de jogar as migalhas para Ivanka aspirar: “fá-los sentir poderosos”.

Imagem da performance “Ivanka Vacuuming (2019)”

Por seu turno, Kristi Maiselman, diretora do CulturalDC, a organização de artes que encomendou o trabalho e está hospedando iterações do mesmo, referiu num comunicado: “O CulturalDC não está apenas criando espaço para a arte, estamos tornando esse espaço acessível e envolvente para os participantes. Com isso, gostaríamos de ter a oportunidade de fazer a Sra. Trump visitar a exposição para que ela possa ver e julgar por si mesma”.

Mas Ivanka não visitou a exposição, tendo ela e os seus irmãos Donald e Erik criticado a exibição, considerando-a como uma tentativa sexista de humilha-la.

Ivanka Trump inclusivamente twittou (tal pai, tal filha) sobre a exposição: “As mulheres podem escolher bater umas nas outras ou construir umas com as outras. Eu escolho a segunda”. (“Women can choose to knock each other down or build each other up. I choose the latter.”)

A polémica gerada em torno desta performance revela que a arte continua a ter impacto sociopolítico, promovendo debate e reflexão sobre ideias e (pre)conceitos.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de março)

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares

19:02 1 Maio, 2026 19:02 1 Maio, 2026 | João Luís

Um corpo foi encontrado na Ria Formosa, em Faro, após alerta de populares. Autoridades investigam e identidade da vítima ainda não é conhecida

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Algarve Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros

20:30 1 Maio, 2026 19:27 1 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, há verificações que podem evitar problemas e poupar dinheiro. Saiba o que pode descobrir

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Turistas numa esplanada. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações

19:00 1 Maio, 2026 17:22 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De forma a proteger os empregados, os estabelecimentos em Espanha terão de seguir estas regras, o que pode não agradar a todos os turistas

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Veículo de matrícula portuguesa.
Auto Nacional

Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€

19:40 1 Maio, 2026 17:02 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Veículos ligeiros de passageiros matriculados em 2020 e em 2022 entram este ano em fases obrigatórias de inspeção periódica

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares

19:02 1 Maio, 2026 19:02 1 Maio, 2026 | João Luís

Um corpo foi encontrado na Ria Formosa, em Faro, após alerta de populares. Autoridades investigam e identidade da vítima ainda não é conhecida

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Algarve, Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Comprar carro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros

20:30 1 Maio, 2026 19:27 1 Maio, 2026 | João Luís

Se vai comprar um carro usado, há verificações que podem evitar problemas e poupar dinheiro. Saiba o que pode descobrir

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Turistas numa esplanada. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações

19:00 1 Maio, 2026 17:22 1 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De forma a proteger os empregados, os estabelecimentos em Espanha terão de seguir estas regras, o que pode não agradar a todos os turistas

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Homem ao telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses

20:00 1 Maio, 2026 15:51 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 2027, novas regras europeias vão obrigar muitos telemóveis e dispositivos portáteis a facilitar a substituição da bateria pelo utilizador

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Veículo de matrícula portuguesa.
Auto, Nacional

Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€

19:40 1 Maio, 2026 17:02 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Veículos ligeiros de passageiros matriculados em 2020 e em 2022 entram este ano em fases obrigatórias de inspeção periódica

Últimas Notícias

  • Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros
    Antes de comprar um carro, faça isto: pode poupar-lhe milhares de euros
  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€
    Tem o carro matriculado nestes anos? Milhares de condutores não sabem mas têm de ir a este local para evitarem multas até 1.250€
  • Vem aí uma nova autoestrada? Governo quer ligar estas três cidades para acelerar viagens de carro
    Vem aí uma nova autoestrada? Governo quer ligar estas três cidades para acelerar viagens de carro
  • Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares
    Corpo encontrado na Ria Formosa: autoridades foram chamadas após alerta de populares
  • ‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações
    ‘Novas’ regras em Espanha vão ‘proibir’ uma das práticas favoritas dos turistas nestas situações

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
    UE muda as regras para os telemóveis: saiba o que muda a partir desta data e como vai afetar os portugueses
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal