Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Património e Música

À primeira vista, Património e Música parece-nos um título bem sugestivo para um artigo. Ao analisar mais de perto deparamo-nos com um questão: E música não é património? Claro que é! Há bem pouco tempo o Cante Alentejano foi considerado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Estamos habituados a pensar em património associando-o […]

21:18 10 Dezembro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
António Alferes Pereira
Maestro
Grupo Coral Adágio

À primeira vista, Património e Música parece-nos um título bem sugestivo para um artigo. Ao analisar mais de perto deparamo-nos com um questão: E música não é património? Claro que é! Há bem pouco tempo o Cante Alentejano foi considerado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Estamos habituados a pensar em património associando-o aos vestígios materiais de cultura, isto é, a coisas palpáveis, visíveis, tangíveis. Na grande maioria dos casos, até as próprias línguas – som falado – têm um corpus consubstanciado nas gramáticas, nos dicionários, na literatura. Com a Música a relação é bem diferente. É certo que há cerca de 1.200 anos, com o aparecimento da escrita musical que hoje utilizamos, começou a constituir-se um corpus musical que nos nossos dias é inestimável, por ser gigantesco. É certo que antes disso os povos da Antiguidade Clássica e pré-clássica tinham formas de escrever música que infelizmente ainda não compreendemos na totalidade. É também certo que desde tempos remotos temos indícios de que o Homem sempre utilizou a música. A Música corre-nos nas veias, – pode dizer-se.

O problema é que a música não se vê. Podemos fazer uma reprodução do que se vê, mas é-nos mais difícil representar os outros sentidos. É fácil pintar uma paisagem ou desenhar uma casa, mas parece complicado desenhar o som. Não tem corpo como uma estátua ou como um templo. Ainda assim é, nas suas expressões, desde as mais populares às mais eruditas, património!

Deste património devem apoderar-se os povos. Que cada um usufrua do seu património é, não só um direito, mas também, e sobretudo, um dever. Temos o dever de tomar nas nossas mãos o património colectivo sob variadíssimas perspectivas. Devemos conservá-lo, admirá-lo, interrogá-lo e recriá-lo. Estas e outras atitudes positivas em relação ao legado dos nossos antepassados, permitem-nos recriar-nos, e reforçar a nossa identidade, desenvolvendo uma panóplia de actividades que, se a imaginação ajudar, nos pode abrir horizontes vastíssimos.

Grupo Coral Adágio protagonizou o espectáculo ‘Da Pré História à Lua Cheia’ no monumento de Alcalar

Foi partindo destes pressupostos que propus ao grupo que dirijo concretizar uma acção cultural conjunta, dentro do nosso concelho.

Um grupo coral não tem, à partida, grande relação com um monumento de há cerca de cinco mil anos atrás. A dança, também não parece caber nesta ideia. Mas cabem: tanto a dança, como a música, como a luz.

O monumento megalítico de Alcalar consiste num túmulo da pré-história, formado por uma tholos: uma abóbada de pedra solta, rodeada por um murete de contenção e com uma abertura de um dos lados para uma cripta funerária. À frente dessa abertura/corredor, parece ter havido um muro atrás do qual se desenvolveriam, possivelmente, as cerimónias sagradas, vedadas à vista do povo que se juntaria no espaço fronteiro a esse muro.

O Grupo Coral Adágio estava na altura a recolocar no seu repertório um requiem, – Requiem, de Gabriel Fauré peça de finais do século XIX e que consiste em composições musicais que acompanham o cerimonial religioso para um defunto.

A passagem da vida à morte é um movimento que, embora incompreensível por nós, faz parte da nossa condição de humanos. Nada melhor para exprimir movimento que a dança.

A luz e as trevas ou a vida e a morte, são dualidades que a nenhum de nós escapam. A luz, e a sua manipulação com as técnicas de que hoje dispomos, pode oferecer-nos magníficos espectáculos de raras contemplações.

A acrescentar a todas estas ideias, junta-se o facto de que, cada vez mais, necessitamos de actividades culturais que extravasem o grupo onde são desenvolvidas e se cruzem, de forma multidisciplinar, estimulando-se mutuamente e obrigando a um convívio desejável que cria novas sinergias.

O espectáculo que se desenvolveu na noite de 27 de Maio, em Alcalar, quis proporcionar, a quem assistiu, uma viagem de cinco mil anos. O monumento megalítico, a luz, a dança e o som abarcaram um arco temporal de cinco mil anos. E levanta, nos espíritos mais perspicazes e atentos, questões pertinentes. A Arte não deve servir só para contemplar. Tem de recriar, interrogar, desinquietar ou desassossegar, como diz o poeta.

Espectáculo proporcionou uma viagem de cinco mil anos

O que é a memória? Quanto tempo dura? Que forma é esta de estar? Que relação temos com o Tempo? com o espaço? Quem sou eu? Porque não? Por quanto tempo levarei flores à campa dos meus antepassados? Há regras para isso? Há costumes? O que é o luto? Porquê? Para quê?

Não deverei levar flores aos meus antepassados de há cinco mil anos?

– Porquê? Nunca os conheci! dirão. Mas também Camões eu nunca conheci e, ainda assim, o homenageio depositando coroas de flores na base da sua estátua, para comemorar o hipotético dia da sua morte! Também Fauré eu nunca conheci e no entanto canto a sua música.

Mas Camões escreveu obras fundamentais da nossa cultura. Fauré é reconhecido internacionalmente pela qualidade da sua música. E os construtores do monumento? E os seus arquitectos? e quem lá foi sepultado? Que Homens foram? Que feitos praticaram? Porque chegaram até nós desta forma, em forma de pedra?

Foi por tudo isto que propus a realização de um concerto junto a um monumento megalítico com cinco mil anos, executando obras de Fauré com cerca de 150 anos; foi por tudo isto que incorporei o movimento da dança, tão bem expresso pelas seis alunas da professora de dança Nilsen Jorge. Foi esta a razão da utilização das luzes e das actuais tecnologias.

Resta-nos dar relevo a todos nós, Homens de hoje, que participámos no evento cantando, dançando, iluminando, tocando e assistindo…

Fica-nos a memória. Impõe-se agora pensar, reflectir, perpetuar.

Se isto aconteceu, a nossa apropriação de um monumento, criou arte que cumpriu a sua função: Fruir e fazer pensar. E claro, o desejo de mais.

(Artigo publicado na edição papel do Caderno Cultura.Sul de Dezembro)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Economia Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 11:37 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve Cultura Gastronomia

Portimão revive azáfama da antiga lota no arranque do Festival da Sardinha

11:20 21 Julho, 2026 11:26 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 80 figurantes recriam a antiga descarga da sardinha no dia 4 de agosto, entre as 09:30 e as 11:30, no Cais Gil Eanes

Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia, Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Economia, Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 11:37 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve, Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve, Cultura, Gastronomia

Portimão revive azáfama da antiga lota no arranque do Festival da Sardinha

11:20 21 Julho, 2026 11:26 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 80 figurantes recriam a antiga descarga da sardinha no dia 4 de agosto, entre as 09:30 e as 11:30, no Cais Gil Eanes

Últimas Notícias

  • Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
    Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
  • “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
    “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
  • Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
    Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
  • Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
    Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
  • Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia
    Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento