Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

Paraíso, de Abdulrazak Gurnah

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho.

09:00 8 Julho, 2022 08:50 7 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Paulo Serra, doutorado em Literatura na UAlg e Investigador do CLEPUL

Paraíso, de Abdulrazak Gurnah, é a segunda e mais recente obra do autor (em Portugal) publicada pela Cavalo de Ferro, com tradução de Eugénia Antunes.

Este romance do mais recente Nobel da Literatura confirma-o como uma voz literária de grande fôlego. Publicado originalmente em 1994, finalista do Booker Prize e do Whitbread Award, foi este romance que claramente projetou Abdulrazak Gurnah para o palco internacional, consagrando-o como um dos grandes escritores da actualidade.

Paraíso é uma fusão de romance de formação, ficção histórica e literatura de viagens. Centra-se na infância e juventude de Yusuf, ao mesmo tempo que nos oferece uma narrativa alegórica, efabulatória, do continente africano nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

Nascido numa pequena povoação da África Oriental, Yusuf vive em fome permanente (como a criança em crescimento que é) e é vendido aos doze anos pelo seu pai ao rico comerciante Aziz, a quem se habituara a chamar tio. Só gradualmente é que o jovem compreenderá que foi entregue como penhor das dívidas que o pobre pai foi contraindo ao longo dos anos e que esta é uma prática relativamente comum naquela zona. Na sua nova vida como escravo, ainda que relativamente confortável, e contando com a estima de Aziz, o seu patrão e dono, Yusuf será depois chamado a participar numa perigosa expedição comercial ao interior do continente. Nessa viagem de iniciação ao coração das trevas de uma parte do imenso e complexo continente africano, Yusuf constatará como a paisagem muda permanentemente. Bela, selvagem, árida, por vezes sem nada a não ser terra vermelha, povoada de animais ferozes que frequentemente disputam o território com os humanos, Yusuf descobre igualmente um território povoado por tribos hostis, africanos muçulmanos, comerciantes indianos e agricultores europeus.

Abdulrazak Gurnah venceu o Prémio Nobel da Literatura de 2021 – FOTO MARK PRINGLE / D.R.

A narrativa é mais coesa do que a de Vidas Seguintes, o primeiro romance deste autor publicado entre nós. Em comum, temos um tom narrativo encantatório, em que, ainda que sejam nomeados espaços físicos, e Zanzibar é um nome distante sempre presente – nunca há uma clara alusão ao país africano em que a ação decorre, ainda que se nomeiem alguns topónimos. Igualmente indefinido é o tempo; só perto do final do romance na alusão à guerra prestes a iniciar entre ingleses e alemães é que percebemos que estes podem ser os últimos dias antes da Primeira Guerra.

Numa narrativa sempre isenta, sem alguma vez procurar dar pistas de leitura, esta é, ainda assim, uma história cheia de subtexto, com um final em aberto. Neste paraíso ameaçado, disputado pelos europeus, Yusuf é ele mesmo uma espécie de anjo. Um jovem bondoso sem mácula, e que se mantém virgem até ao final do livro, apesar das constantes tentações, pois causa permanente admiração e fascínio por onde passa; a sua beleza involuntariamente atrai mulheres e homens. As mulheres são, no entanto, elas próprias propriedade dos maridos, ou pais, pelo que dificilmente se podem deixar tentar.

Yusuf é igualmente fascinado pelo jardim do comerciante Aziz, criado graças ao empenho do introvertido jardineiro. É no trabalho desse jardim que se refugia, sempre que possível.

Vendido como escravo pela própria família, Yusuf simboliza um continente que é também ele disputado a regra e esquadro. Numa época em que se pressente já a flagrante mudança numa terra «pura e luminosa» (p. 126), trazida pelas disputas coloniais e pela guerra na Europa, África é em si um pequeno paraíso virgem, a começar a ser tocada pela mão humana, cujas boas intenções podem ainda assim corromper a bondade natural de um povo: «Um pastor luterano ensinara-os a usar o arado de ferro e a construir a roda. Disse-lhes que eram dádivas do seu Deus, que o enviara para aquela montanha para oferecer a quem ali vivia a salvação das almas.» (p. 71)

Paraíso foi o romance que projetou Abdulrazak Gurnah para o palco internacional

São centrais à obra do autor temas como a experiência africana, o colonialismo, a noção de identidade e do valor humano.

«E estes jovens vão perder ainda mais. Um dia, os Europeus vão fazê-los cuspir em tudo o que sabemos e vão fazê-los recitar as suas leis e a sua história do mundo como se fosse a palavra divina. Quando chegar a sua vez de escrever sobre nós, o que vão dizer? Que fizemos escravos.» (p. 97)

Na década de 1960, Abdulrazak Gurnah foi forçado a sair de Zanzibar, então em revolução. Na altura com 18 anos, chegou como refugiado ao Reino Unido, para poder continuar a estudar. Foi professor de Inglês e Literaturas Pós-coloniais na Universidade de Kent. No conjunto da sua obra destacam-se ainda os romances By the Sea (2001), nomeado para o Booker Prize e finalista do Los Angeles Times Book Award, e Desertion (2005), finalista do Commonwealth Writers.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a usar computador numa secretária. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

Portal das Finanças tem nova ferramenta para quem precisa de ajuda com impostos: veja o que tem de fazer

14:50 10 Julho, 2026 12:44 10 Julho, 2026 | João Luís

Nova ferramenta do Portal das Finanças permite autorizar outra pessoa a tratar de assuntos fiscais em seu nome, sem partilhar a palavra-passe

Algarve

Novo protesto em Alvor exige fim da cobrança de estacionamento junto à Praia dos 3 Irmãos

08:29 10 Julho, 2026 08:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cidadãos dizem que a medida discrimina quem tem casa ou família no concelho, mas reside fora de Portimão

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve Desporto Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Algarve

Reforço artificial de areia avança nas praias de Quarteira e Trafal

14:38 10 Julho, 2026 14:38 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhos arrancam a 13 de julho no Forte Novo e no Trafal, com reforço de mais 600 mil metros cúbicos de areia

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz

14:15 10 Julho, 2026 15:44 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Condutor surpreendido com o preço do combustível. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prepare a carteira: gasóleo e gasolina mais caros na próxima semana e este é o aumento que se espera

13:30 10 Julho, 2026 12:17 10 Julho, 2026 | João Luís

Combustíveis deverão voltar a subir na próxima semana, com o gasóleo e a gasolina a aumentar o preço, segundo previsões do setor

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Branded Content Edição Papel Ensino Pub

Formação Superior em Ciências, Engenharia e Tecnologia: o caminho para a Excelência

10:50 10 Julho, 2026 08:40 9 Julho, 2026 | POSTAL

NOVA FCT destaca oferta com mais de 50 mestrados em Ciências, Engenharia e Tecnologia, aliando teoria, laboratório e investigação

Autocaravana.
Algarve

Camping-Car Park abre o primeiro parque no Algarve com capacidade para 54 autocaravanas e a apenas 750 m da Praia do Burgau

19:20 9 Julho, 2026 10:34 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve recebe o primeiro parque da Camping-Car Park: o novo espaço fica perto da Praia do Burgau e tem capacidade para 54 autocaravanas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Homem a usar computador numa secretária. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

Portal das Finanças tem nova ferramenta para quem precisa de ajuda com impostos: veja o que tem de fazer

14:50 10 Julho, 2026 12:44 10 Julho, 2026 | João Luís

Nova ferramenta do Portal das Finanças permite autorizar outra pessoa a tratar de assuntos fiscais em seu nome, sem partilhar a palavra-passe

Algarve

Novo protesto em Alvor exige fim da cobrança de estacionamento junto à Praia dos 3 Irmãos

08:29 10 Julho, 2026 08:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cidadãos dizem que a medida discrimina quem tem casa ou família no concelho, mas reside fora de Portimão

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Volta a Portugal em bicicleta.
Algarve, Desporto, Nacional

Volta a Portugal em bicicleta realiza-se entre 5 e 16 de agosto com uma passagem pelo Algarve

08:10 10 Julho, 2026 13:13 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que a Volta a Portugal em bicicleta regressa entre 5 e 16 de agosto e o Algarve recebe uma das etapas mais longas da edição

Algarve

Reforço artificial de areia avança nas praias de Quarteira e Trafal

14:38 10 Julho, 2026 14:38 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhos arrancam a 13 de julho no Forte Novo e no Trafal, com reforço de mais 600 mil metros cúbicos de areia

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz

14:15 10 Julho, 2026 15:44 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Condutor surpreendido com o preço do combustível. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prepare a carteira: gasóleo e gasolina mais caros na próxima semana e este é o aumento que se espera

13:30 10 Julho, 2026 12:17 10 Julho, 2026 | João Luís

Combustíveis deverão voltar a subir na próxima semana, com o gasóleo e a gasolina a aumentar o preço, segundo previsões do setor

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

11:10 10 Julho, 2026 20:59 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Branded Content, Edição Papel, Ensino, Pub

Formação Superior em Ciências, Engenharia e Tecnologia: o caminho para a Excelência

10:50 10 Julho, 2026 08:40 9 Julho, 2026 | POSTAL

NOVA FCT destaca oferta com mais de 50 mestrados em Ciências, Engenharia e Tecnologia, aliando teoria, laboratório e investigação

Autocaravana.
Algarve

Camping-Car Park abre o primeiro parque no Algarve com capacidade para 54 autocaravanas e a apenas 750 m da Praia do Burgau

19:20 9 Julho, 2026 10:34 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve recebe o primeiro parque da Camping-Car Park: o novo espaço fica perto da Praia do Burgau e tem capacidade para 54 autocaravanas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française
    Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française
  • Portal das Finanças tem nova ferramenta para quem precisa de ajuda com impostos: veja o que tem de fazer
    Portal das Finanças tem nova ferramenta para quem precisa de ajuda com impostos: veja o que tem de fazer
  • Reforço artificial de areia avança nas praias de Quarteira e Trafal
    Reforço artificial de areia avança nas praias de Quarteira e Trafal
  • Prepare a carteira: gasóleo e gasolina mais caros na próxima semana e este é o aumento que se espera
    Prepare a carteira: gasóleo e gasolina mais caros na próxima semana e este é o aumento que se espera
  • Novas regras nos contratos de energia chegam em breve: eventuais ordens de interrupção de fornecimento podem ficar suspensas
    Novas regras nos contratos de energia chegam em breve: eventuais ordens de interrupção de fornecimento podem ficar suspensas

Opinião

  • Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
    Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
  • Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor
    Esta praia não é para a gandaia: Arrábida, Comporta e Algarve | Por Cobramor
  • “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido
    “Galafura, vista da terra chã, parece o talefe do mundo”* | Por José Garrido

Europe Direct Algarve

  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
  • Loulé torna-se referência europeia na reutilização de águas residuais
    Loulé torna-se referência europeia na reutilização de águas residuais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal