Normalmente a figura deste ilustre algarvio aparece associada à indústria conserveira, devido às fábricas conserveiras, que dispunha a laborar junto a diversos portos piscatórios como o Funchal, Olhão, Portimão, Lagoa, Lagos, Matosinhos (depois da sua morte), Peniche e Sines.
Embora pouco ou quase nada se saiba acerca da sua faceta como armador e empresário, a verdade é que João António Júdice Fialho (1859-1934), iniciou a sua carreira profissional e empresarial com seu pai na fabricação de vinhos e importação de produtos como o petróleo, cabos de aço, alcatrão, palamenta e outros materiais para embarcações de pesca (remos, mastros, vergas), o que denota que já estaria familiarizado com essa atividade.1
Com a experiência adquirida nos primeiros tempos e solidificada como empresário da indústria conserveira, vai a partir dos anos 90 do século XIX, investir na aquisição de pequenos barcos de pesca, dando início a uma considerável frota pesqueira e à atividade de armador, para a pesca da sardinha (1893), atum (1896) e mais tarde do bacalhau (na década de 20 do século XX).
Numa lógica de autossuficiência, monta a partir de 1899, junto à fábrica de S. Francisco em Portimão, um estaleiro naval, onde construía as suas próprias embarcações, que serviam de apoio aos cercos, armações e a outras atividades pesqueiras (pesca do atum, sardinha e bacalhau, etc.), bem como para o tráfego e transporte costeiro, serviço de cabotagem nacional e internacional, etc.
Em meados da década de 30 do século XX, visto que a pesca longínqua se revelou desastrosa, levando à necessidade de motorizar os lugres, levou os herdeiros de Júdice Fialho, a terminarem com a pesca do bacalhau e a concentrarem-se apenas na pesca costeira e pesca do alto.
Ao falecer em 1934, salientavam-se as seguintes embarcações, que iam dos lugres, vapores, galeões, cercos e traineiras, etc.2
Navios de cabotagem nacional e internacional
– Algarve 1º, lugre de 4 mastros
– Algarve 2º, lugre de 4 mastros
N.º Oficial: 605 > Iic.: H.A.G.S. >; porto de registo: Portimão; construtor: J.P. de Sousa, Portimão, 1921; tonelagens: Tab 459,73 to > Tal 388,31 to; comprimentos: Pp 39,32 mt > Boca 8,75 mt > Pontal 4,93 mt; máquina: sem motor auxiliar; manteve-se na propriedade da viúva e herdeiros de Júdice Fialho até 1941, desaparecendo dos registos a partir de 1942, sem rasto.
– Algarve 3º, lugre de 3 mastros
N.º Oficial: 612 > Iic.: H.A.L.C. >; porto de registo: Portimão; construtor: Manuel M. Bolais Mónica, Gafanha da Nazaré, 1921; tonelagens: Tab 222,00 to > Tal 162,00 to; comprimentos: Pp 35,11 mt > Boca 9,05 mt > pontal 3,73 mt; máquina: sem motor auxiliar; navegação de longo curso – pesca do bacalhau; vendido a Daniel da Silva, de Portimão, em 1935, alterando o nome para Algarve Terceiro”, continuando ligado à cabotagem nacional e internacional.
– Algarve 4º, lugre de 3 mastros
N.º Oficial: 605 > Iic.: H.A.G.S. >; porto de registo: Portimão; construtor: Tobias de Lemos, Aveiro, lançado em Maio de 1921, ex “Rigel”, Soc. Construção e Pesca Lda., Aveiro, 1921-1922; tonelagens: Tab 273,20 to > Tal 259,54 to; comprimentos: Pp 41,60 mt > Boca 9,00 mt > Pontal 4,00 mt; máquina: sem motor auxiliar; foi vendido a Joaquim dos Santos Pité, Lda., de Faro, em 1937, tendo alterado o nome para Amizade Segundo, passando ao serviço de cabotagem nacional e internacional.
– Algarve 5º, lugre de 3 mastros
N.º Oficial: 614 > Iic.: H.A.L.Q. > porto de registo: Portimão; construtor: Joaquim Pedro de Sousa, Portimão, 1922; tonelagens: Tab 379,55 to > Tal 360,58 to; comprimentos: Pp 38,75 mt > Boca 9,50 mt > Pontal 3,75 mt; máquina: sem motor auxiliar; ex “Algarve 5º”, J.A. Júdice Fialho, Portimão, 1922-1935; ex “Vagabundus”, José Braz Alves, Faro, 1935-1936; ex “Pescador”, Soc. Figueirense de Pesca, 1936-1940. Reconstruído e motorizado por Joaquim Pedro de Sousa, em Portimão, durante o ano de 1936. Tinha 3 mastros, proa de beque, popa redonda, convés com salto à ré e a carena forrada com cobre; ex “Pescador”, Mário Silva, Lda., Lisboa, 1940-1941. Arqueação: Tab 348,46 tons – Tal 261,05 tons. Dimensões: Ff 48,24 m – Pp 41,68 m – Bc 9,91 m – Ptl 3,53 m. Propulsão: Volund, 1935 – 1:Sd – 2:Ci – 220 Bhp – 7 m/h, Equipagem: 12 tripulantes; lugre-motor “Pedro Miguel”, Empresa de Navegação Império, Lda., Lisboa, 1941-1943.
Navios utilizados na pesca do alto e costeira
– Vapor Colombo
N.º Oficial: 38 > Iic.: H.J.W.Q > porto de registo: Portimão; construtor: -?-, Inglaterra, 1889; tonelagens: Tab 138,55 to > Tal 62,35 to; comprimentos: Pp 30,65 mt > Boca 6,06 mt > Pontal 3,80 mt; equipagem: 10 tripulantes; supostamente comprado a armador de Lisboa entre 1910 a 1913
– Vapor Algarve 6º
N.º Oficial: 615 > Iic.: H.A.R.V. > porto de registo: Portimão; construtor: -?-; tonelagens: Tab 229,05 to > Tal 167,45 to; comprimentos: Pp 38,21 mt > Boca 6,40 mt > Pontal 3,35 mt.
– Vapor Portugal 6º
N.º Oficial: 607 > Iic.: H.P.T.O. > porto de registo: Portimão; construtor: -?-; tonelagens: Tab 91,58 to > Tal 55,37 to; comprimentos: Pp 25,60 mt > Boca 5,65 mt > Pontal 2,73 mt
– Vapor Portugal 8º
N.º Oficial: 608 > Iic.: H.P.R.O. > porto de Registo: Portimão; construtor: -?-; tonelagens: Tab 96,44 to > Tal 51,72 to; comprimentos: Pp 26,10 mt > Boca 5,57 mt > Pontal 2,92 mt
Navios utilizados na pesca costeira e no tráfego local
– Vapor Galgo
N.º Oficial: 37 > Iic.: Não tem >; porto de registo: Portimão; construtor: -?-; tonelagens: Tab 82,99 to > Tal 61,85 to; comprimentos: Pp 25,59 mt > Boca 5,28 mt > Pontal 2,78 mt; equipagem: 10 tripulantes
– Motor Fadista
N.º Oficial: 19 > Iic.: Não tem >; porto de registo: Portimão; construtor: -?-, Portimão, 1911; tonelagens: Tab 10,07 to; comprimentos: Pp 10,68 mt > Boca 3,60 mt > Pontal 1,10 mt; equipagem: 2 tripulantes
– Motor Funchal
N.º Oficial: 46 > Iic.: Não tem >; porto de registo: Portimão; construtor: -?-, Olhão, 1900; tonelagens: Tab 15,41 to; comprimentos: Pp 17,45 mt > Boca 4,46 mt > Pontal 1,15 mt; equipagem: 5 tripulantes
– Motor Futuro
N.º Oficial: Não tem > Iic.: Não tem >; porto de registo: Portimão; construtor: -?-, Portimão, 1911; tonelagens: Tab 7,02 to; comprimentos: Pp 9,70 mt > Boca 3,35 mt > Pontal 0,50 mt; equipagem: 2 tripulantes
– Motor Portimão
N.º Oficial: 45 > Iic.: Não tem >; porto de registo: Portimão; construtor: -?-, Olhão, 1900; tonelagens: Tab 16,89 to > Tal 15,90 to; comprimentos: Pp16,00 mt > Boca 4,00 mt > Pontal 1,10 mt; equipagem: 4 tripulantes
– Motor Portugal
N.º Oficial: 43 > Iic.: Não tem >; porto de registo: Portimão; construtor: -?-, Olhão, 1900; tonelagens: Tab 20,78 to > Tal 19,87 mt; comprimentos: Pp 16,30 mt > Boca 4,25 mt > Pontal 1,25 mt; equipagem: 4 tripulantes
Barcos diversos da Júdice Fialho
1cf. Para este capítulo consulte-se a monografia de Luís Miguel Pulido Garcia Cardoso de Menezes – João António Júdice Fialho (1859-1934) e o Império Fialho (1892-1981), Lisboa: Academia dos Ignotos, 2022, pp. 85-92.
2cf. Os navios de Júdice Fialho (1), Portimão, in http://naviosenavegadores.blogspot.com/2009/04/osnavios-de-judice-fialho-portimao-1.html; Os navios de Júdice Fialho (2), Portimão, in http://naviosenavegadores.blogspot.com/2009/04/os-navios-de-judice-fialho-portimao.html; Os navios de Júdice Fialho (3), Portimão, in http://naviosenavegadores.blogspot.com/2009/04/.
Leia também: Fábrica Júdice Fialho de Peniche | Por Luís de Menezes