Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Edição Papel, Tech

Olhão recebe a maior cimeira de tecnologia da região, o primeiro ‘Iberian Technology Summit’ 

A cimeira recebeu líderes da indústria que apresentaram sessões sobre tecnologia e soluções empresariais em inglês, português e espanhol

18:00 5 Maio, 2023 14:46 6 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A primeira edição da Iberian Technology Summit (ITS) decorreu na passada sexta-feira e sábado, no Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, com o objetivo de impulsionar o setor tecnológico na Península Ibérica e criar redes de profissionais. 

De acordo com a organização, tratou-se do primeiro grande evento de tecnologia realizado na região, opinião corroborada de forma geral pelos participantes com quem falámos, oriundos de toda a parte do mundo. 

Fotos DR

“A ITS oferece uma oportunidade única para indivíduos de todas as origens e níveis de competências se reunirem e explorarem as últimas inovações em TI e software. Quer estejam à procura de iniciar uma nova carreira, avançar com a atual ou mesmo encontrar uma forma de entender como fazer crescer o seu negócio, este evento potencia a sua entrada para a porta do sucesso”, explica ao POSTAL a promotora do evento, Kaila Bloomfield. 

Olhão na vanguarda do sector da economia ligada à indústria das tecnologias 

A presidir as sessões de abertura e de encerramento, João Evaristo, em representação do Município de Olhão, agradeceu e felicitou Kaila Bloomfield e toda a sua equipa responsável pela organização do evento, referindo que a realização do mesmo na cidade cubista “veio reforçar a intenção de colocar Olhão na vanguarda do sector da economia ligada à indústria das tecnologias”. 

O autarca olhanense relembrou que “já em 2019, antes da pandemia e de ficarmos globalmente dependentes do digital, o município de Olhão fez uma grande aposta na literacia digital com a criação do projeto Caíque Bom Sucesso, que tinha como objetivo a oferta de tablets a todos os alunos, antecipando até aquela que foi a estratégia do Governo da oferta de computadores, efetivada apenas a partir de 2022”. 

“A esta ação pioneira seguiu-se, em 2021, a instalação do Centro de Investigação da Altice Labs e a vontade de criar cada vez melhores condições para acolher empresas na área da tecnologia. Essa vontade, associada às vias de comunicação, reforço da fibra óptica, mas também ao clima, à segurança, à qualidade de vida e hospitalidade são aspetos que levaram já um investidor privado a escolher Olhão, para a criação de um polo tecnológico, que acolherá empresas e profissionais da área e consequentemente aumentar a oferta de emprego, o crescimento do sector no nosso concelho e consequente dinamização de toda a economia”, salientou João Evaristo.

O autarca destacou ainda que “este ano, foi aprovada uma candidatura ao PRR que permitirá criar o Polo Hub Azul do Algarve, num investimento de 4 milhões de euros, que ficará situado em Olhão, no pontão nascente do porto de pesca, e que tem como objetivo criar sinergias que potenciem o desenvolvimento e atraiam empresas, investimento e a criação de posto de trabalho, para além de ser um polo de formação e capacitação técnica de trabalhadores e estudantes na área das biotecnologias e das tecnologias associadas ao cluster do mar”. 

Na sessão de encerramento de sábado, e após ter sido feito um balanço “muito positivo do evento”, João Evaristo apresentou a disponibilidade do município em se associar à iniciativa, já na edição do próximo ano, apostando no aumento de dimensão e impacto do evento. 

A cimeira recebeu líderes da indústria que apresentaram sessões sobre tecnologia e soluções empresariais em inglês, português e espanhol. 

Os participantes assistiram a apresentações e workshops de especialistas internacionais em Tecnologia de Informação (TI) e líderes da indústria. 

Só na última sessão de workshops estiveram presentes cerca de 350 participantes, para além dos 800 acessos grátis disponíveis para quem quisesse participar nas outras atividades, nomeadamente apresentações e vários momentos de networking, que não só permitiram aos participantes ligarem-se de uma forma mais informal, como dar azo à criação de espaços de rede para profissionais de TI, empresas e pessoas interessadas em entrar na indústria das TI em Espanha ou Portugal. 

Oradores como Jon Levesque (Washington, EUA), Maíra Wenzel (Los Angeles, EUA) e Miguel Coquet (Faro, PT) partilharam o seu ponto de vista sobre envolvimento, adoção e como criar centros locais de conhecimento que influenciam empregos, comunidade e melhor concorrência no mercado. 

Os workshops abordaram tópicos como “RH num dia à maneira da Microsoft”, “Como utilizar a IA” e “Como criar um centro automatizado de contacto com o cliente”. 

Também foi organizada “uma Hackathon centrada na procura de soluções tecnológicas para as alterações climáticas, com um prémio para a melhor equipa”. 

A Iberian Technology Summit, contou com o apoio do International Workplace Group (IWG), da Microsoft e do KnK Group.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Algarve Política

Assembleia Municipal Jovem de Faro dá voz aos alunos dos agrupamentos do concelho

07:42 25 Junho, 2026 07:50 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ambiente, transportes, habitação, atividades extracurriculares e futuro da Fábrica da Cerveja estiveram em debate na Assembleia Municipal Jovem

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Segurança em Albufeira reforçada com mais militares da GNR até dezembro

07:30 25 Junho, 2026 07:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião entre Governo e Município permitiu analisar necessidades de segurança e reforçar articulação com o poder local

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Idosa pensativa.
Economia Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Algarve Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Algarve

Exército reforça vigilância da serra de São Brás durante o verão

08:10 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vigilância militar complementa o trabalho dos bombeiros, GNR, Sapadores Florestais e restantes agentes de proteção civil

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Algarve, Política

Assembleia Municipal Jovem de Faro dá voz aos alunos dos agrupamentos do concelho

07:42 25 Junho, 2026 07:50 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ambiente, transportes, habitação, atividades extracurriculares e futuro da Fábrica da Cerveja estiveram em debate na Assembleia Municipal Jovem

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Segurança em Albufeira reforçada com mais militares da GNR até dezembro

07:30 25 Junho, 2026 07:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião entre Governo e Município permitiu analisar necessidades de segurança e reforçar articulação com o poder local

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Idosa pensativa.
Economia, Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Algarve, Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Algarve

Exército reforça vigilância da serra de São Brás durante o verão

08:10 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vigilância militar complementa o trabalho dos bombeiros, GNR, Sapadores Florestais e restantes agentes de proteção civil

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Últimas Notícias

  • “Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’
    “Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’
  • Exército reforça vigilância da serra de São Brás durante o verão
    Exército reforça vigilância da serra de São Brás durante o verão
  • Assembleia Municipal Jovem de Faro dá voz aos alunos dos agrupamentos do concelho
    Assembleia Municipal Jovem de Faro dá voz aos alunos dos agrupamentos do concelho
  • Segurança em Albufeira reforçada com mais militares da GNR até dezembro
    Segurança em Albufeira reforçada com mais militares da GNR até dezembro
  • Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo
    Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal