Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Edição Papel, Tech

Olhão recebe a maior cimeira de tecnologia da região, o primeiro ‘Iberian Technology Summit’ 

A cimeira recebeu líderes da indústria que apresentaram sessões sobre tecnologia e soluções empresariais em inglês, português e espanhol

18:00 5 Maio, 2023 14:46 6 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A primeira edição da Iberian Technology Summit (ITS) decorreu na passada sexta-feira e sábado, no Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, com o objetivo de impulsionar o setor tecnológico na Península Ibérica e criar redes de profissionais. 

De acordo com a organização, tratou-se do primeiro grande evento de tecnologia realizado na região, opinião corroborada de forma geral pelos participantes com quem falámos, oriundos de toda a parte do mundo. 

Fotos DR

“A ITS oferece uma oportunidade única para indivíduos de todas as origens e níveis de competências se reunirem e explorarem as últimas inovações em TI e software. Quer estejam à procura de iniciar uma nova carreira, avançar com a atual ou mesmo encontrar uma forma de entender como fazer crescer o seu negócio, este evento potencia a sua entrada para a porta do sucesso”, explica ao POSTAL a promotora do evento, Kaila Bloomfield. 

Olhão na vanguarda do sector da economia ligada à indústria das tecnologias 

A presidir as sessões de abertura e de encerramento, João Evaristo, em representação do Município de Olhão, agradeceu e felicitou Kaila Bloomfield e toda a sua equipa responsável pela organização do evento, referindo que a realização do mesmo na cidade cubista “veio reforçar a intenção de colocar Olhão na vanguarda do sector da economia ligada à indústria das tecnologias”. 

O autarca olhanense relembrou que “já em 2019, antes da pandemia e de ficarmos globalmente dependentes do digital, o município de Olhão fez uma grande aposta na literacia digital com a criação do projeto Caíque Bom Sucesso, que tinha como objetivo a oferta de tablets a todos os alunos, antecipando até aquela que foi a estratégia do Governo da oferta de computadores, efetivada apenas a partir de 2022”. 

“A esta ação pioneira seguiu-se, em 2021, a instalação do Centro de Investigação da Altice Labs e a vontade de criar cada vez melhores condições para acolher empresas na área da tecnologia. Essa vontade, associada às vias de comunicação, reforço da fibra óptica, mas também ao clima, à segurança, à qualidade de vida e hospitalidade são aspetos que levaram já um investidor privado a escolher Olhão, para a criação de um polo tecnológico, que acolherá empresas e profissionais da área e consequentemente aumentar a oferta de emprego, o crescimento do sector no nosso concelho e consequente dinamização de toda a economia”, salientou João Evaristo.

O autarca destacou ainda que “este ano, foi aprovada uma candidatura ao PRR que permitirá criar o Polo Hub Azul do Algarve, num investimento de 4 milhões de euros, que ficará situado em Olhão, no pontão nascente do porto de pesca, e que tem como objetivo criar sinergias que potenciem o desenvolvimento e atraiam empresas, investimento e a criação de posto de trabalho, para além de ser um polo de formação e capacitação técnica de trabalhadores e estudantes na área das biotecnologias e das tecnologias associadas ao cluster do mar”. 

Na sessão de encerramento de sábado, e após ter sido feito um balanço “muito positivo do evento”, João Evaristo apresentou a disponibilidade do município em se associar à iniciativa, já na edição do próximo ano, apostando no aumento de dimensão e impacto do evento. 

A cimeira recebeu líderes da indústria que apresentaram sessões sobre tecnologia e soluções empresariais em inglês, português e espanhol. 

Os participantes assistiram a apresentações e workshops de especialistas internacionais em Tecnologia de Informação (TI) e líderes da indústria. 

Só na última sessão de workshops estiveram presentes cerca de 350 participantes, para além dos 800 acessos grátis disponíveis para quem quisesse participar nas outras atividades, nomeadamente apresentações e vários momentos de networking, que não só permitiram aos participantes ligarem-se de uma forma mais informal, como dar azo à criação de espaços de rede para profissionais de TI, empresas e pessoas interessadas em entrar na indústria das TI em Espanha ou Portugal. 

Oradores como Jon Levesque (Washington, EUA), Maíra Wenzel (Los Angeles, EUA) e Miguel Coquet (Faro, PT) partilharam o seu ponto de vista sobre envolvimento, adoção e como criar centros locais de conhecimento que influenciam empregos, comunidade e melhor concorrência no mercado. 

Os workshops abordaram tópicos como “RH num dia à maneira da Microsoft”, “Como utilizar a IA” e “Como criar um centro automatizado de contacto com o cliente”. 

Também foi organizada “uma Hackathon centrada na procura de soluções tecnológicas para as alterações climáticas, com um prémio para a melhor equipa”. 

A Iberian Technology Summit, contou com o apoio do International Workplace Group (IWG), da Microsoft e do KnK Group.

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve Ciência Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia

Quer receber o Prémio Salarial? As incrições abrem em breve mas só para quem cumpre estes requesito

14:30 11 Agosto, 2026 13:39 11 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há novidades para quem espera o Prémio Salarial. As candidaturas regressam em breve, mas só para alguns

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia da Fuseta vai ser alvo de uma obra “mais estrutural” já a partir de outubro

15:10 11 Agosto, 2026 12:42 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois das intervenções de emergência, a Praia da Fuseta vai avançar para uma obra de maior dimensão a partir de outubro

AIR W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Saúde

Especialista alerta: estas pessoas não devem tomar ibuprofeno no verão e estes são os motivos

18:40 11 Agosto, 2026 16:40 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor e desidratação podem tornar o ibuprofeno mais arriscado para algumas pessoas

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve Economia

TAP revela “dados muito animadores” da rota Funchal-Faro e há uma novidade já a partir de outubro

19:40 10 Agosto, 2026 18:21 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Rota entre a Madeira e o Algarve registou 88% de ocupação e vai manter-se ativa durante todo o ano, com duas frequências semanais no inverno

Bananas no supermercado. Crédito: Freepik
Nacional

Nem frigorífico nem fruteira: este é o local ideal para conservar as bananas durante mais tempo no verão

09:30 11 Agosto, 2026 16:18 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor acelera o amadurecimento das bananas, mas guardá-las no frigorífico ou junto de outras frutas pode não ser a melhor solução

Algarve, Ciência, Nacional

Eclipse solar é já amanhã: saiba a que horas começa e quanto do Sol ficará tapado na sua região

14:20 11 Agosto, 2026 14:04 11 Agosto, 2026 | João Luís

Em todo o país o eclipse solar poderá ser observado, mas não será igual de Norte a Sul nem nas ilhas: veja também os horários na sua região

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e vento forte a caminho: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 11 Agosto, 2026 15:54 10 Agosto, 2026 | João Luís

Uma nova fase de instabilidade traz chuva e rajadas de vento, antes de o cenário começar gradualmente a melhorar

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia

Quer receber o Prémio Salarial? As incrições abrem em breve mas só para quem cumpre estes requesito

14:30 11 Agosto, 2026 13:39 11 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há novidades para quem espera o Prémio Salarial. As candidaturas regressam em breve, mas só para alguns

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Praia da Fuseta-Mar.
Algarve

Praia da Fuseta vai ser alvo de uma obra “mais estrutural” já a partir de outubro

15:10 11 Agosto, 2026 12:42 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Depois das intervenções de emergência, a Praia da Fuseta vai avançar para uma obra de maior dimensão a partir de outubro

AIR W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Posso ver o eclipse no Algarve? Hotel em Albufeira cria evento gratuito para assistir ao fenómeno e os óculos do ‘momento’ estão incluídos

11:20 11 Agosto, 2026 11:05 11 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Eclipse de 12 de agosto será visível no Algarve e há um hotel em Albufeira a preparar um evento gratuito com música e óculos de proteção

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Saúde

Especialista alerta: estas pessoas não devem tomar ibuprofeno no verão e estes são os motivos

18:40 11 Agosto, 2026 16:40 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor e desidratação podem tornar o ibuprofeno mais arriscado para algumas pessoas

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve, Economia

TAP revela “dados muito animadores” da rota Funchal-Faro e há uma novidade já a partir de outubro

19:40 10 Agosto, 2026 18:21 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Rota entre a Madeira e o Algarve registou 88% de ocupação e vai manter-se ativa durante todo o ano, com duas frequências semanais no inverno

Últimas Notícias

  • Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’
    Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’
  • Nem defeito nem avaria: há uma razão para o vidro traseiro do carro não baixar todo (e não é por segurança)
    Nem defeito nem avaria: há uma razão para o vidro traseiro do carro não baixar todo (e não é por segurança)
  • Porches ganha mural de 30 metros dedicado à tradição da olaria
    Porches ganha mural de 30 metros dedicado à tradição da olaria
  • Especialista alerta: estas pessoas não devem tomar ibuprofeno no verão e estes são os motivos
    Especialista alerta: estas pessoas não devem tomar ibuprofeno no verão e estes são os motivos
  • Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos
    Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

Opinião

  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Tem canais ‘pirata’? União Europeia prepara regras mais duras e IPTV ilegal pode ser bloqueada em 30 minutos
    Tem canais ‘pirata’? União Europeia prepara regras mais duras e IPTV ilegal pode ser bloqueada em 30 minutos
  • ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
    ‘Paseo por el Arte’ leva artistas algarvios às ruas de Ayamonte
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento