Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

O Mistério Íntimo das Coisas

‘A Filosofia, logo no seu começo, foi a ruptura do mistério’. María Zambrano, A  Metáfora do Coração Se formos passear para os lados de Marim, entre pinheiros, caravanas e alguma gaivota mais afoita, encontraremos numa curva do caminho um edifício inaudito! Com quatro frentes orientadas aos pontos cardeais, em escadarias que representam cada uma delas um […]

13:12 9 Fevereiro, 2018 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D
Consultora Filosófica
[email protected]

‘A Filosofia, logo no seu começo, foi a ruptura do mistério’.
María Zambrano, A  Metáfora do Coração

Se formos passear para os lados de Marim, entre pinheiros, caravanas e alguma gaivota mais afoita, encontraremos numa curva do caminho um edifício inaudito! Com quatro frentes orientadas aos pontos cardeais, em escadarias que representam cada uma delas um instrumento musical diferente, ergue-se o palacete modernista, hoje Ecoteca de Olhão. O chalé é quase tão desconhecido quanto o seu excelente dono. Como pode a Lusitânia ignorar João Lúcio Pousão Pereira (1880-1918), poeta olhanence de tão elevado estalão? António Cândido Franco lança algumas luzes sobre este desafortunado esquecimento: “A situação  – invulgar num grupo em geral coeso e solidário – deve-se decerto ao afastamento físico do poeta dos centros onde a Renascença Portuguesa se manteve viva, exilado que sempre viveu na ponta sul do País, e ao seu precoce desaparecimento numa situação de calamidade pública, a pneumónica de 1918, que levou à dispersão do seu espólio, ao desinteresse quase generalizado pelo destino póstumo da sua obra e finalmente ao apagamento do seu rasto na sempre tão disputada República das Letras”.

João Lúcio faleceu precocemente mas deixou-nos quatro livros de uma riqueza e sensibilidade extremas: Descendo (1901), O Meu Algarve (1903), Na Asa do Sonho (1913) e Espalhando Fantasmas (póstumo 1921). Escassas homenagens lhe fizeram, entre elas destaco a do compositor Ivo Cruz que a João Lúcio dedicou Aguarelas nº 3: Canto de Luar. Hoje em dia peça obrigatória do exame de quinto grau de piano. Esperemos que assim continue, contribuindo para a memória deste talento que urge perdurar.

Chalé João Lúcio, Pinheiros de Marim, Olhão

Para mim, João Lúcio não é apenas poeta, ele é também filósofo. Está nele bem expressa a vontade de saber: “Eu queria poder ver, mas ver com precisão,/ As coisas, e não só a superfície delas.” (Descendo) Tal como María Zambrano (1904-1991), João Lúcio decidiu escrever contra-corrente. Em plena modernidade, com a razão elevada ao seu máximo esplendor devido às suas virtudes de universalidade e transparência, num meio em que prevalecia a severa convicção de que apenas é passível de conhecimento aquilo que pode ser reduzido ao que se crê ser a sua essência – consciência e razão -, Zambrano e Lúcio erguem-se em paladinos das zonas sombrias de mistério e sentimento. “Pela escada que desce ao fundo mist’rioso das coisas/ de tudo aquilo que a vista não alcança/ (…) pela escada que vai para o – Desconhecido -,/ para tudo o que vive estranho ao nosso olhar: Para aquilo que não afecta o nosso ouvido,/ para tudo o que nós não podemos palpar: Por essa escada irei (…). Nesta treva sem fim do mundo mist’rioso, / Em que procuro achar também a claridade…”. (Descendo)

Também pouco ajudou à popularidade de João Lúcio a sua contemporaneidade com Pessoa (1888-1935), que tão modernamente dizia na voz do heterónimo Alberto Caeiro, como que respondendo ao poeta olhanense: “O mistério das coisas, onde está ele?/ Onde está ele que não aparece/ Pelo menos a mostrar-nos que é mistério?/(…)Porque o único sentido oculto das coisas/ É elas não terem sentido oculto nenhum.” (O Guardador de Rebanhos,1925).

Costumando o olhar à treva do mistério,
Até que a treva seja uma luz para mim
João Lúcio, Descendo

O filósofo rege-se por um imperativo de claridade com que regula os seus esforços de conhecimento de todas as coisas. Descartes (1596-1650) estabeleceu-o no seu Discurso do Método ao determinar como critério de verdade a clareza e a distinção. Por seu lado Ortega y Gasset (1883-1955) afirma que a filosofia é “uma vontade de meio-dia, de uma claridade de sol a pino”.

Ao contrário da poesia, a filosofia nunca é obra de uma graça recebida ou um dom momentâneo, pelo contrário, é o resultado de um longo esforço racional que não se compadece com a escuridão inerente aos sentimentos que contêm em si uma centelha de mistério. A questão essencial não reside na imediatez, mas sim nesta escolha entre claridade e obscuridade. Se o que orienta a procura filosófica é a clareza e a distinção, então, não há lugar para horizontes de sombra, para os territórios obscuros onde o coração nos guia. Contudo, diz-nos Zambrano, somente nesses territórios mais carentes de luz, nessas zonas de penumbra, se poderá, talvez, aceder àquilo que verdadeiramente importa. O padecer quando se experimenta nos seus momentos mais álgidos, quando as entranhas se encontram em carne viva, torna-se indizível. E desta indizibilidade, deste silêncio, deste mistério, não se compadece a palavra que define, enuncia e declara, da reluzente filosofia. Em A Reforma do Entendimento Zambrano esboça este propósito de atender à especificidade do humano, em particular às suas zonas ocultas, ou territórios de sombra, bem como o método para levar a cabo este afazer, de acordo com o qual, a razão terá de assumir um dinamismo que lhe permita captar o fluir do tempo.

Se o pensamento apenas pode aceder ao que “é”, apenas pode pensar a actualidade, capta o ser mas deixa de fora o que ainda não é mas está em vias de ser, bem como aquilo que foi, ou ainda é mas está em vias de deixar de ser, enfim, despreza tudo o que está em meio caminho. E é coerente que assim seja uma vez que este reino da realidade sem ser não se unifica sob o princípio de não contradição. Este reino descontínuo e não mensurável não se deixa captar através da razão, estritamente. A luz do pensamento unifica quando ilumina, tornando visível não somente o objecto sobre o qual recai mas também toda uma rede de inter-conexões em que este está inserido, assim, é trazido à visão um troço de realidade em toda sua contextura. Mas o reino da realidade sem ser está rodeado por um misterioso abismo que a razão não consegue anular.

Em consonância João Lúcio não apenas acolhe as trevas, mas dá-se conta do desconhecimento que padecemos no seio da própria luz: “Saber metade só, ver só meia verdade: Pra que foi que nasceu, Senhor, a luz do dia/ Se não podemos ver com essa claridade?!”

É preciso coragem e uma sensibilidade aguda para ousar questionar desta maneira: “Quero sentir bater o coração da luz,/ Dessa luz que talvez seja noite para alguém: Eu quero adivinhar aquilo que a produz, Como foi que nasceu e de onde é que ela vem!/ (…) Oh Luz encarcerada, ao longe, nas estrelas:/ Eu quero adivinhar a tua proveniência,/ Saber como nasceste, oh grande criadora./ (…) A que obedece a tua vida estranha?/ Porque é esse teu voo superficial e estreito?/ Porque não rasgas tu o ventre da montanha?/ Porque não mostras tu o fundo ao coração,/ E não vens revelar o segredo das loisas?/ Porque é, oh luz, porque é que a tua doce mão/ Toca apenas de leve, a superfície às coisas/ E não as vás sondar, e não vás desfibrá-las,/ Para que a gente saiba o que há dentro delas?/ Tu que tens, pra falar, os lábios das estrelas?”

Desafiam-nos, Zambrano e Lúcio, para lá do nosso habitual modo de intelecção!

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Fevereiro)

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve Nacional

Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez

08:50 3 Setembro, 2026 08:43 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Faro está entre os distritos com mais crimes e detenções por álcool ao volante, numa média nacional de 280 detenções por semana

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Opinião

A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende

07:30 3 Setembro, 2026 16:50 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se decidirmos que começamos verdadeiramente a viver quando tivermos dinheiro suficiente, estabilidade suficiente, tempo suficiente e problemas suficientemente pequenos, talvez seja prudente levar uma cadeira"

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia Nacional

É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer

07:10 3 Setembro, 2026 01:13 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Quiosques Volta têm um sistema capaz de ler até 120 embalagens de uma só vez, facilitando a tarefa a setores como o da hotelaria

Algarve Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Algarve Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Mulher é parada pela polícia na estrada. Crédito: Freepik
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Mais de 69 mil condutores foram multados numa semana por cometerem este erro ‘comum’

16:20 2 Setembro, 2026 19:04 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A fiscalização realizada em agosto revelou milhares de condutores em infração e vários casos acabaram mesmo com consequências judiciais

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve, Nacional

Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez

08:50 3 Setembro, 2026 08:43 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Faro está entre os distritos com mais crimes e detenções por álcool ao volante, numa média nacional de 280 detenções por semana

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Opinião

A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende

07:30 3 Setembro, 2026 16:50 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se decidirmos que começamos verdadeiramente a viver quando tivermos dinheiro suficiente, estabilidade suficiente, tempo suficiente e problemas suficientemente pequenos, talvez seja prudente levar uma cadeira"

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia, Nacional

É possível devolver mais de 100 embalagens da Volta de uma só vez e é nestes locais que o pode fazer

07:10 3 Setembro, 2026 01:13 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Quiosques Volta têm um sistema capaz de ler até 120 embalagens de uma só vez, facilitando a tarefa a setores como o da hotelaria

Algarve, Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Algarve, Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Praia de Dona Ana. Crédito: Freepik
Algarve

“Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

19:40 1 Setembro, 2026 19:02 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias, os restaurantes e a vida noturna colocaram esta cidade algarvia entre os melhores locais para visitar na região

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Mulher é parada pela polícia na estrada. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Mais de 69 mil condutores foram multados numa semana por cometerem este erro ‘comum’

16:20 2 Setembro, 2026 19:04 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A fiscalização realizada em agosto revelou milhares de condutores em infração e vários casos acabaram mesmo com consequências judiciais

Últimas Notícias

  • “Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período
    “Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período
  • Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez
    Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez
  • Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos
    Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos
  • MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão
    MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão
  • Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim
    Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

Opinião

  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento