Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Manuel Caldeira, Arquiteto, Consultor em Planeamento Urbano e da Mobilidade
Economia, Edição Papel, Nacional, Opinião

O metrobus não é solução para o Algarve | Por Manuel Caldeira

“É penoso ver, uma e outra vez, não se cumprirem os planos e serem apresentadas soluções baratas e insuficientes para o Algarve”

14:30 9 Março, 2024 15:58 9 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A aposta da região do Algarve Central no anunciado metrobus, ligando os concelhos de Olhão, Faro e Loulé, não traz uma resposta cabal aos problemas da região. Trata-se de um penso rápido que não vai melhorar a região a longo-prazo e vai, isso sim, representar uma oportunidade perdida de investimento na solução indicada para a região, a ferrovia.

Primeiro, é importante ter em conta que um metrobus consiste, de forma simplificada, num serviço de autocarro que adota três características de um sistema de metro: funciona em via dedicada, e por isso não fica preso no trânsito; a sua passagem é privilegiada em cruzamentos, através, por exemplo, de semáforos inteligentes que reconhecem a aproximação dos autocarros; a compra e validação de bilhetes acontecem fora do autocarro, encurtando em muito o tempo de paragem do veículo. Os sistemas metrobus ficaram famosos na América Latina nas últimas décadas do século XX e foram, posteriormente, adotados na Europa por garantirem um bom serviço por uma fração do investimento em sistemas de metro.

MANUEL CALDEIRA,
Arquiteto, Consultor em Planeamento Urbano e da Mobilidade

Para melhorar a mobilidade da região é preciso um pensamento sistémico, investimento estruturado e a responsabilidade de procurar ganhos graduais, não a promessa de uma alvorada com uma solução rápida e avulsa

Contudo, é preciso ter em conta o tipo de deslocações apropriadas para este serviço. Em todos os bons casos internacionais, o metrobus é utilizado em percursos pequenos ou médios, em contextos urbanos ou metropolitanos, onde a necessidade de paragem constante é superior à necessidade de percorrer grandes distâncias – o que não é o caso no Algarve. Sem querer entrar em questões técnicas das soluções, convido o leitor a ver os dados disponíveis na brtdata.org, que nos mostram que, dos 430 sistemas metrobus levantados a nível internacional, o seu comprimento total não ultrapassa, em média, os 14 km, e que apenas em 14 casos a sua extensão é superior a 35 km (constituindo exceções em termos operacionais). O metrobus proposto para o Algarve será, por isso, um caso único, com 38 km de comprimento e sendo ainda apontada a sua extensão para Albufeira e Tavira.

Outro facto inédito a que se assistirá no Algarve será a construção do metrobus praticamente em paralelo a uma linha de comboio existente, no troço entre Faro e Olhão (e, no futuro, Tavira), linha essa que está atualmente subaproveitada. É preciso realçar a importância deste troço de ferrovia, uma vez que consiste numa exceção digna de nota da generalidade dos problemas da ferrovia no Algarve. Não só esta linha é mais direta do que na generalidade do Algarve (resultando em tempos de viagem mais rápidos), como a localização das estações é central em Faro, Olhão e Tavira – uma raridade no Algarve.

Por exemplo, para uma pessoa que more no centro de Olhão e trabalhe no centro de Faro, atualmente já é mais rápido fazer a viagem de comboio do que de carro. Aliás, as estações de Faro e Olhão eram, em 2012, as que apresentavam maior movimento de passageiros (2.050 e 1.400 respetivamente), e as únicas no território do “Algarve Central” com volumes superiores a 1.000 passageiros/dia. Estes números apenas têm descido nos últimos anos por um sucessivo e irresponsável virar de costas a este serviço, bem sentido por todas as pessoas que o utilizam. Agora, ao invés de investir nele, vai-se construir um metrobus ao lado, qual paliativo.

Mas os argumentos a favor da ferrovia não ficam por aqui. Para além das características já existentes no terreno, devemos olhar para aquilo que pode ser facilmente melhorado. A linha de comboio atual, na zona do Patacão, em Faro, passa a uns meros 1.200 metros da Universidade do Algarve. Isto significa que a construção de uma estação nesta zona (já contemplada na proposta do metrobus), e a colocação de um bom serviço adicional de autocarro (podemos até chamar-lhe “metrobus”) daqui para a Universidade, contribuiria para ganhos muito significativos na rede de transporte público da região. Este percurso poderia ser estendido até ao Aeroporto e ainda assim teria cerca de 4 km – um décimo de todo o metrobus agora proposto.

Enquanto o metrobus apresentado pela região consiste num fato à medida de deslocações entre três concelhos (ex. deslocações de Loulé para a Universidade do Algarve), apostar na ferrovia como eixo do transporte público não só responde – melhor – às necessidades destes concelhos, como a toda a região. Nesta solução que apresento, por exemplo, seria muito mais fácil ir de transporte público desde Portimão ou Vila Real de Santo António até ao Aeroporto. Não se deve esquecer que o Aeroporto, assim como a Universidade do Algarve, pertencem à região e não apenas a um conjunto restrito de municípios do Algarve Central.

A melhoria do transporte da região só é possível através de melhorias na linha do Algarve como eixo central da região (muitas delas já previstas em documentos como o Plano Regional de Ordenamento do Território e o Estudo de Mobilidade Intermunicipal do Algarve Central), passando pela melhoria do traçado da linha entre Faro e Tunes (incluindo um novo ramal para Loulé), a substituição das carruagens existentes com mais de 60 anos, o aumento de oferta de serviço de comboio e a continuidade de serviço em Faro (contando que a eletrificação da linha entre Faro e Vila Real de Santo António vai estar finalizada em finais deste ano, como anunciado).

É penoso ver, uma e outra vez, não se cumprirem os planos e serem apresentadas soluções baratas e insuficientes para o Algarve. Para melhorar a mobilidade da região é preciso um pensamento sistémico, investimento estruturado e a responsabilidade de procurar ganhos graduais, não a promessa de uma alvorada com uma solução rápida e avulsa.

Leia também: Região algarvia é pioneira na informação em tempo real dos seus autocarros | Por Manuel Caldeira

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve Cultura Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Algarve Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Algarve Cultura Economia

Inscrições para stands de restauração da Feira de são Francisco decorrem até 31 de agosto

12:34 13 Agosto, 2026 12:35 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Feira de São Francisco decorre de 2 a 5 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, e tem inscrições a decorrer

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ciência Cultura Opinião

Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos

12:47 13 Agosto, 2026 12:47 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ficam a fotografia, o vídeo e os likes. E talvez também fique, se tivermos alguma sorte, uma pergunta um pouco mais incómoda: vimos realmente o eclipse ou vimos sobretudo a nossa própria necessidade de dizer que o vimos?"

Opinião Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Portagem em Portugal.
Auto Nacional

“Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto

13:10 13 Agosto, 2026 12:12 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Durante anos, milhares de automobilistas puderam atravessar a Ponte 25 de Abril sem pagar portagem durante todo o mês de agosto

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Algarve, Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Algarve, Cultura, Economia

Inscrições para stands de restauração da Feira de são Francisco decorrem até 31 de agosto

12:34 13 Agosto, 2026 12:35 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Feira de São Francisco decorre de 2 a 5 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, e tem inscrições a decorrer

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ciência, Cultura, Opinião

Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos

12:47 13 Agosto, 2026 12:47 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ficam a fotografia, o vídeo e os likes. E talvez também fique, se tivermos alguma sorte, uma pergunta um pouco mais incómoda: vimos realmente o eclipse ou vimos sobretudo a nossa própria necessidade de dizer que o vimos?"

Opinião, Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Portagem em Portugal.
Auto, Nacional

“Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto

13:10 13 Agosto, 2026 12:12 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Durante anos, milhares de automobilistas puderam atravessar a Ponte 25 de Abril sem pagar portagem durante todo o mês de agosto

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Últimas Notícias

  • “Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital
    “Sinto-me bem e quero ir à praia”: Marcelo Rebelo de Sousa partilha os planos que tem para o resto das férias no Algarve após alta do hospital
  • “Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto
    “Tradição que nunca cheguei a aproveitar”: condutor recorda esta portagem por onde todos passavam sem pagar em agosto
  • Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano
    Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano
  • Inscrições para stands de restauração da Feira de são Francisco decorrem até 31 de agosto
    Inscrições para stands de restauração da Feira de são Francisco decorrem até 31 de agosto
  • Esta é a forma legal de não pagar o depósito das embalagens Volta após as regras que começaram a 10 de agosto
    Esta é a forma legal de não pagar o depósito das embalagens Volta após as regras que começaram a 10 de agosto

Opinião

  • Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
    Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
    Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento