Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

O “Grande Festival de Outono no Algarve” tem propostas para todos os gostos

Carlão, Frankie Chavez, The Legendary Tigerman e Linda Martini encabeçam o cartaz, do qual constam ainda nomes como Filho da Mãe, Cassete Pirata, O Gajo, 2143, Sal, Dela Marmy, The Mirandas e Lefty

18:00 19 Novembro, 2021 10:56 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Festival SIGA, da Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), vai ter lugar na sua sede em Faro entre 19 de novembro e 5 de dezembro.

Carlão, Frankie Chavez, The Legendary Tigerman e Linda Martini encabeçam o cartaz, do qual constam ainda nomes como Filho da Mãe, Cassete Pirata, O Gajo, 2143, Sal, Dela Marmy, The Mirandas e Lefty. São três fins de semana de festival, com géneros musicais que passam pelo rock, jazz, blues, folk e hip hop, unindo gostos e faixas etárias distintas.

É no âmbito de um projeto homónimo e por impulso da ARCM que nasce o Festival SIGA, cujos concertos vão decorrer nas salas SIGA, Morcego e Multiusos, funcionando o Pátio Jimi como “lugar de encontro entre públicos diversos que vêm à procura de coisas diferentes, dentro da Cultura”. Por essa razão, o acesso ao mesmo será gratuito, segundo o Diretor de eventos da ARCM, Jorge Santos.

Todas as noites a Sala SIGA vai contar com DJ sets, cuja programação, de acordo com Jorge Santos, vai “da eletrónica aos ritmos africanos”, sendo protagonizada por nomes como Madd Rod e Black Bambi, a 19 e 20 de novembro, respetivamente; Renato aka Renato e Dj Duo 422 no fim de semana de 26 e 27 de novembro, e finalmente Badoga & Figueira e Micah, a fechar o último fim de semana de festival (3 e 4 de dezembro). Para quem não adquirir bilhete, entrada na Sala SIGA terá o custo de 3 euros.

Além dos DJ Sets na Sala SIGA, todos os domingos vai haver Jazz no Pátio, pelas 18 horas.

Quanto à programação, e começando pelo primeiro fim de semana, o dia 19 vai contar com os concertos de Filho da Mãe, pelas 21:30, e de Dela Marmy, pelas 23 horas – ambos na Sala Morcego. Por fim, à meia noite terá lugar na Sala SIGA o concerto de Madd Rod.

No dia 20 de novembro será a vez de Linda Martini, pelas 21:30, de 2143, pelas 23 horas, e Cocktail Room – Roddes, à meia noite – três concertos que vão decorrer na Sala Morcego. Ainda neste dia, decorrerá pelas 22 horas o concerto de Black Bambi, na Sala SIGA, o qual surge da parceria com a Associação Casa Branca. Tanto no dia 19 como 20, a Sala Multiusos recebe, entre as 18 e as 4 horas, Mar Motto, para um concerto que nasce da parceria com a Associação SCIAENA, e que é de entrada livre.

No dia 21 de novembro, domingo, será a vez da atuação do Quarteto Jazz ARCM, a decorrer no Pátio da ARCM pelas 18 horas.

Passando ao segundo fim de semana, sexta-feira, dia 26 de novembro, vai contar com os concertos de O Gajo, pelas 21h30, e Frankie Chavez, pelas 23 horas – ambos na Sala Morcego. No entretanto, a Sala *SIGA* acolhe Cabrita, pelas 20h30, e ainda Renato aka Renato, à meia-noite.

Já no sábado, dia 27, é a vez da atuação de Sal, pelas 21h30, e de CassetePirata, pelas 23 horas – concertos recebidos pela Sala Morcego. Por sua vez, a Sala Multiusos recebe, pelas 22 horas, o Aniversário da Rádio Rua – de entrada livre. A noite termina na Sala *SIGA*, com DJ Duo 422, pelas 23 horas. O domingo, dia 28, regressa com o teor jazzístico que nos chega por via do concerto de Rui Filipe Freitas Trio, pelas 18h00.

Entrando em dezembro e no terceiro e último fim-de-semana de festival, sexta-feira, dia 3, vai trazer, na Sala Morcego, The Mirandas, pelas 21:30, e The Lengendary Tigerman feat. Cabrita, pelas 23 horas. Enquanto isso, tem lugar, também às 23 horas, SRAF – “Os Artistas”, com Dj Bruno Jorge. A noite termina, como habitual, na Sala *SIGA*, ao som de Badoga & Figueira, pela meia-noite.

A noite de sábado, dia 4 de dezembro, abre-se com Lefty, pelas 21:30, e Carlão, pelas 23 horas, ambos na Sala Morcego. Também às 23 horas tem lugar na Sala Multiusos SCRAF – “Os Artistas” com Dj Nocturnos – de entrada livre. A noite termina na Sala *SIGA*, com Dj Micah.

A despedida do festival dá-se no domingo, dia 5 de dezembro, com a última atuação de Jazz no Pátio, a cargo de João Melro Jazz Unit, pelas 18 horas.

O custo do bilhete difere consoante o dia e a condição de sócio: para Filho daMãe e Dela Marmy (19 de novembro), o bilhete será de 10 euros para sócios e 12 euros para não sócios; para 2143 e Linda Martini (dia 20 de novembro), o custo será de 12 euros para sócios e 14 para não sócios; para O Gajo e Frankie Chavez (dia 26 de novembro), bem como para Sal e Cassete Pirata (27 de novembro) os bilhetes terão o custo de 12 euros para sócios e 14 para não sócios; para The Mirandas e Legendary Tigerman feat. Cabrita (dia 3 de dezembro) o custo será de 12 euros para sócios e 15 euros para não sócios, e, por fim, para Lefty e Carlão (dia 4 de dezembro) o valor do bilhete será de 13 euros para sócios e 15 euros para não sócios.

Há ainda duas opções alternativas de bilhete: passe geral, no valor de 65 euros para sócios e 75 euros para não sócios; ou passe semanal, sendo o bilhete para o primeiro fim de semana de 21 euros para sócios e 25 para não sócios; para o segundo fim de semana, de 23 euros para sócios e 25 para não sócios; e finalmente o terceiro fim de semana, com um custo de 24 euros para sócios e 26 euros para não sócios.

Os bilhetes podem ser adquiridos junto da ARCM, em bol.pt e nas lojas FNAC ou https://festivalsiga.pt/.

No caso dos sócios, estes só terão desconto se adquirem o bilhete através do e-mail [email protected], ou através do contacto 968 506 072.

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto

12:40 3 Agosto, 2026 12:38 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos de agosto: pensões, subsídios, prestações familiares e outros apoios serão pagos em datas diferentes

Algarve Cultura

Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]

12:15 3 Agosto, 2026 12:29 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ratos de Porão, Simbiose, Re-Censurados, Armnatt e Choque Frontal animaram o regresso do Rock D’Aranha à aldeia

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

“Agosto, chuva no rosto”: mudança no tempo traz chuva e temperaturas mais frescas a Portugal até esta data

13:00 3 Agosto, 2026 12:26 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A chuva regressa a várias regiões e as temperaturas descem de forma significativa em grande parte do país

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Sistema Volta. Crédito: Volta
Economia Nacional

Tem vouchers Volta? Há um prazo para receber o dinheiro e pode perdê-lo

13:30 3 Agosto, 2026 12:42 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Se costuma devolver embalagens no sistema Volta, há um detalhe importante que não deve ignorar. Os vouchers emitidos pelas máquinas têm prazo de validade

Algarve Cultura

Festival de Folclore reúne grupos de norte a sul do país em Vila Real de Santo António

07:15 3 Agosto, 2026 07:08 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco grupos de diferentes regiões do país atuam a 15 de agosto, pelas 21:00, na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve

Tribunal mantém indemnização de 30 mil euros a enfermeira condenada no caso Diogo Gonçalves

11:40 3 Agosto, 2026 12:03 3 Agosto, 2026 | JN

Recurso da ULS do Algarve não travou a indemnização a Mariana Fonseca, condenada a 23 anos pelo homicídio e desmembramento do jovem

Opinião

Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura

08:21 3 Agosto, 2026 08:21 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos queremos ser felizes e saudáveis, e 'o mundo das emoções' tem um papel importantíssimo nestes estados de alegria, saúde e bem-estar"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona contrata detetive privado e despede funcionário que cuidava do irmão com deficiência: Tribunal não ‘perdoou’

14:30 3 Agosto, 2026 14:12 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A Mercadona contratou um detetive privado para vigiar um trabalhador que beneficiava de uma redução do horário para cuidar do irmão com deficiência

Europe Direct Algarve Tech

Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados

10:39 3 Agosto, 2026 10:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

União Europeia pretende reforçar a confiança na tecnologia, impondo deveres de informação aos fornecedores de sistemas de IA

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Gastronomia Nacional

Nem Belcanto nem Bairro do Avillez: José Avillez revela os 5 restaurantes de Lisboa onde vale mesmo a pena comer

18:30 2 Agosto, 2026 16:10 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

O chef José Avillez revelou os restaurantes de Lisboa onde recomenda provar marisco, bacalhau, cozinha alentejana e outros sabores tradicionais portugueses

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Nacional

Começam a ser pagos hoje: conheça as datas de pagamento de subsídios e pensões da Segurança Social em agosto

12:40 3 Agosto, 2026 12:38 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Segurança Social já divulgou o calendário de pagamentos de agosto: pensões, subsídios, prestações familiares e outros apoios serão pagos em datas diferentes

Algarve, Cultura

Cerca de 500 pessoas assistiram ao concerto dos Ratos de Porão em Santo Estêvão [fotos]

12:15 3 Agosto, 2026 12:29 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ratos de Porão, Simbiose, Re-Censurados, Armnatt e Choque Frontal animaram o regresso do Rock D’Aranha à aldeia

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

“Agosto, chuva no rosto”: mudança no tempo traz chuva e temperaturas mais frescas a Portugal até esta data

13:00 3 Agosto, 2026 12:26 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A chuva regressa a várias regiões e as temperaturas descem de forma significativa em grande parte do país

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Sistema Volta. Crédito: Volta
Economia, Nacional

Tem vouchers Volta? Há um prazo para receber o dinheiro e pode perdê-lo

13:30 3 Agosto, 2026 12:42 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Se costuma devolver embalagens no sistema Volta, há um detalhe importante que não deve ignorar. Os vouchers emitidos pelas máquinas têm prazo de validade

Algarve, Cultura

Festival de Folclore reúne grupos de norte a sul do país em Vila Real de Santo António

07:15 3 Agosto, 2026 07:08 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco grupos de diferentes regiões do país atuam a 15 de agosto, pelas 21:00, na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve

Tribunal mantém indemnização de 30 mil euros a enfermeira condenada no caso Diogo Gonçalves

11:40 3 Agosto, 2026 12:03 3 Agosto, 2026 | JN

Recurso da ULS do Algarve não travou a indemnização a Mariana Fonseca, condenada a 23 anos pelo homicídio e desmembramento do jovem

Opinião

Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura

08:21 3 Agosto, 2026 08:21 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos queremos ser felizes e saudáveis, e 'o mundo das emoções' tem um papel importantíssimo nestes estados de alegria, saúde e bem-estar"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona contrata detetive privado e despede funcionário que cuidava do irmão com deficiência: Tribunal não ‘perdoou’

14:30 3 Agosto, 2026 14:12 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Mercadona contratou um detetive privado para vigiar um trabalhador que beneficiava de uma redução do horário para cuidar do irmão com deficiência

Europe Direct Algarve, Tech

Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados

10:39 3 Agosto, 2026 10:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

União Europeia pretende reforçar a confiança na tecnologia, impondo deveres de informação aos fornecedores de sistemas de IA

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre pensionistas

23:00 2 Agosto, 2026 22:04 2 Agosto, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Gastronomia, Nacional

Nem Belcanto nem Bairro do Avillez: José Avillez revela os 5 restaurantes de Lisboa onde vale mesmo a pena comer

18:30 2 Agosto, 2026 16:10 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O chef José Avillez revelou os restaurantes de Lisboa onde recomenda provar marisco, bacalhau, cozinha alentejana e outros sabores tradicionais portugueses

Últimas Notícias

  • Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja
    Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja
  • Mercadona contrata detetive privado e despede funcionário que cuidava do irmão com deficiência:  Tribunal não ‘perdoou’
    Mercadona contrata detetive privado e despede funcionário que cuidava do irmão com deficiência: Tribunal não ‘perdoou’
  • Tem vouchers Volta? Há um prazo para receber o dinheiro e pode perdê-lo
    Tem vouchers Volta? Há um prazo para receber o dinheiro e pode perdê-lo
  • “Agosto, chuva no rosto”: mudança no tempo traz chuva e temperaturas mais frescas a Portugal até esta data
    “Agosto, chuva no rosto”: mudança no tempo traz chuva e temperaturas mais frescas a Portugal até esta data
  • GNR reforça fiscalização da velocidade nas estradas até 9 de agosto
    GNR reforça fiscalização da velocidade nas estradas até 9 de agosto

Opinião

  • Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura
    Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura
  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
    Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
  • É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento