Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

O centro do mundo, de Ana Cristina Leonardo

  Ana Cristina Leonardo nasceu em Olhão em 1959. Estudou Filosofia e colabora semanalmente com o Expresso, onde publica uma crónica regular e também faz crítica literária. O centro do mundo é o seu primeiro romance e esperemos que outros lhe sucedam. O centro do mundo não é biografia ficcionada nem romance histórico, mas sim uma narrativa […]

15:38 6 Dezembro, 2018 11:13 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

A OPINIÃO de PAULO SERRA;
Doutorado em Literatura
na Universidade do Algarve;
Investigador do CLEPUL

Ana Cristina Leonardo nasceu em Olhão em 1959. Estudou Filosofia e colabora semanalmente com o Expresso, onde publica uma crónica regular e também faz crítica literária. O centro do mundo é o seu primeiro romance e esperemos que outros lhe sucedam.

O centro do mundo não é biografia ficcionada nem romance histórico, mas sim uma narrativa pós-moderna que conta as desventuras de um herói pícaro em pano de fundo àquela que parece ser a verdadeira heroína do romance, essa vila cubista do Sul da Europa, de seu nome Olhão, onde Boris chega no dia 18 de Maio de 1935, e que será aqui narrada sem lastro nem verniz.

O primeiro capítulo é um dos mais magistrais exemplos de um romance que se assume logo de início como pós-moderno e que procura escapar a qualquer catalogação ou definição. As primeiras linhas têm um pendor fortemente descritivo, contudo o que se poderia confundir com um guião cinematográfico rapidamente sofre intrusões claramente literárias: «Da floresta chega uma vibração cava e marcial. A cidade, que desperta sob a sua cadência, sabe que a mortandade está próxima.» (p. 11)

As sensações são sobretudo auditivas, à medida que nos aproximamos de Vilnius e da certeza de que algo iminente está para acontecer. Linhas depois, a escrita parece começar a transformar-se e nela incorrem vocábulos mais oralizantes ou populares, como «derribar» ou «pachorrenta».

Quando chegamos à passagem em que se refere como nasce o nosso herói, o registo parece finalmente o de um romance histórico, não fosse o humor e ironia da narradora: «A jovem Elisabeth vomitou toda noite e jurou que nunca teria filhos. Faltou à promessa. Em 1896 vinha ao mundo Boris Michailowitsch Skossyrev» (p. 14)

O centro do mundo é o primeiro romance de Ana Cristina Leonardo (Fotos: D.R.)

As próximas duas páginas mantêm um registo próximo do que se espera de um romance histórico, não fosse a romancista tomar rapidamente as rédeas da narrativa: «E embora em nenhum documento conhecido Boris Skossyreff o tenha incluído na sua genealogia, não há regra romanesca que nos impeça de invocar a favor de tal hipótese as leis de Mendel. Se, como as ervilhas, os homens não escapam à genética nem à geografia, acrescente-se-lhes a ficção e faça-se jurisprudência.» (p. 16)

Instituída com toda a autoridade a voz narratorial, a narradora não resiste a ir piscando o olho ao leitor ao longo de todo o romance: «Suprimidos a benefício do leitor os lances aborrecidos e chegado Boris Skossyreff aos anos de juventude, atalhe-se-lhe um carácter temerário e grande pendor para as línguas.» (p. 16)

Conhecido como Russo de Andorra ou Mano-Rei, de Vilnius, na Lituânia, passando por Inglaterra, Holanda, e Canárias, preso em Andorra, expulso de Espanha, Boris, de passagem para Marrocos, chega a uma povoação piscatória no sul de Portugal que se distingue pelo cheiro e pelas açoteias:

«Apesar da «Nobre indiferença muçulmana pelo autoclismo, o esgoto, a árvore frondosa e a ânsia de ar das ruas novas» de que falava Aquilino dando razão a Boris, e da falta de pergaminhos que já em 1758 era notada pelo prior Sebastião de Sousa, Olhão mantém um lastro de glória. Industriais, pescadores e vates contrabandistas continuam a partilhar o desrespeito pela lei e o culto do Senhor dos Aflitos, numa vila pródiga em dândis e espanholas, estrangeiros e aventureiros, sardinhas e anarquistas, operários e fedor. Tresanda, resume Raul Brandão. Não exagera o simbolista. Ao peixe que apodrece sob o calor africano junta-se a matéria fecal que escorre a céu aberto, húmus pestilento que Captain Zorra nunca conseguiu olvidar, memória primeva que nos conduz, um pouco abruptamente, é certo, a Marilyn Monroe, actriz que nunca veio a Olhão.» (p. 27)

A capa do livro de Ana Cristina Leonardo

Boris cruza-se com personagens igualmente excêntricas, enquanto numa narrativa paralela que conta a história de Olhão se continua, quase em regime de associação livre, a discorrer sobre outras figuras literárias e históricas, criando ligações por vezes declaradamente remotas ou completamente inexistentes, enquanto se traça um retrato de Olhão no centro de uma conturbada Europa ao longo do século XX, num modo de narrar que é irreverente e único, com um humor negro muito particular.

Depois de terminado o romance, contado em 3 partes, e onde não faltam diversas fotografias a ilustrar a narrativa, nas últimas 50 páginas joga-se ainda com a ideia da veracidade da biografia imaginada deste herói pícaro, através de 5 depoimentos em que a autora regista os testemunhos individuais de olhanenses que se cruzaram com Boris.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Dezembro)

Nacional

Mais de 400 ocorrências mobilizaram equipas de busca e resgate da GNR

08:08 13 Agosto, 2026 08:12 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Auxílio a condutores, acidentes rodoviários, buscas, evacuações e resgates estão entre as operações realizadas pelas equipas especializadas da GNR

Algarve Economia

Mais 863 luminárias LED vão ser instaladas em várias zonas do concelho de Lagoa

09:10 13 Agosto, 2026 09:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa prossegue a substituição de antigas luminárias por equipamentos LED, numa intervenção que abrange um total de 863 pontos de luz

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Algarve Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Algarve Desporto

Algarvio José Ricardo Nunes está nas meias-finais e assegura medalha no Mundial de Ténis

07:42 13 Agosto, 2026 07:50 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do título mundial por equipas, José Ricardo Nunes volta a lutar por uma medalha, agora nas meias-finais de pares do Campeonato do Mundo Individual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Opinião Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Algarve Cultura Nacional

Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”

09:36 13 Agosto, 2026 09:38 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Flávia Polido, de Portimão, mantém há 20 anos uma ligação especial a Paredes de Coura, onde começou um namoro e acabou por celebrar o casamento

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Funcionário disse “vou‑me embora” e meteu baixa: tribunal obrigou a empresa a pagar 45.814,19 euros de indemnização

20:00 12 Agosto, 2026 11:24 12 Agosto, 2026 | João Luís

Disse “vou‑me embora”, entrou de baixa e acabou despedido: tribunal espanhol deu razão ao trabalhador e a indemnização fixou‑se em 45.814,19 euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Nacional

Mais de 400 ocorrências mobilizaram equipas de busca e resgate da GNR

08:08 13 Agosto, 2026 08:12 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Auxílio a condutores, acidentes rodoviários, buscas, evacuações e resgates estão entre as operações realizadas pelas equipas especializadas da GNR

Algarve, Economia

Mais 863 luminárias LED vão ser instaladas em várias zonas do concelho de Lagoa

09:10 13 Agosto, 2026 09:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa prossegue a substituição de antigas luminárias por equipamentos LED, numa intervenção que abrange um total de 863 pontos de luz

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Algarve, Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Algarve, Desporto

Algarvio José Ricardo Nunes está nas meias-finais e assegura medalha no Mundial de Ténis

07:42 13 Agosto, 2026 07:50 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois do título mundial por equipas, José Ricardo Nunes volta a lutar por uma medalha, agora nas meias-finais de pares do Campeonato do Mundo Individual

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Opinião, Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Algarve, Cultura, Nacional

Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”

09:36 13 Agosto, 2026 09:38 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Flávia Polido, de Portimão, mantém há 20 anos uma ligação especial a Paredes de Coura, onde começou um namoro e acabou por celebrar o casamento

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Funcionário disse “vou‑me embora” e meteu baixa: tribunal obrigou a empresa a pagar 45.814,19 euros de indemnização

20:00 12 Agosto, 2026 11:24 12 Agosto, 2026 | João Luís

Disse “vou‑me embora”, entrou de baixa e acabou despedido: tribunal espanhol deu razão ao trabalhador e a indemnização fixou‑se em 45.814,19 euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Últimas Notícias

  • Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”
    Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”
  • Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?
    Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?
  • Mais 863 luminárias LED vão ser instaladas em várias zonas do concelho de Lagoa
    Mais 863 luminárias LED vão ser instaladas em várias zonas do concelho de Lagoa
  • Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Marcelo Rebelo de Sousa agradece aos profissionais de saúde e às mensagens de apoio
    Marcelo Rebelo de Sousa agradece aos profissionais de saúde e às mensagens de apoio

Opinião

  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento