Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

O Algarve de Costa-a-Costa: Tesouros do Algarve | Por Paulo Larcher

MAS AFINAL O QUE É ISSO DA CULTURA?: Artigo de Paulo Larcher publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

14:00 7 Outubro, 2022 09:48 6 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Paulo Larcher Jurista e escritor

Os planos servem para isto mesmo: a gente faz um muito bem feitinho e mal se precata está tudo voltado de pernas para o ar. Este pensamento um tanto ou quanto melancólico aplica-se ao nosso(1) projeto de viajar à moda antiga de costa-a-costa por este longo Algarve. “Então que se passa?”, perguntará o leitor alarmado com este toque de pessimismo. É que, estarão lembrados os leitores mais fiéis, esta viagem – vá lá!, peregrinação – teve como linha condutora as paragens do comboio. Esta ideia foi-nos aliás sugerida pelo início das tão aguardadas obras de eletrificação e melhoramentos da Linha do Algarve. Pareceu-nos que esta seria uma justa homenagem ao arranque das obras no troço Vila Real de Santo António-Faro.

Fotos António Homem Cardoso / D.R.

Ora, se neste troço existe uma sobreposição aceitável entre pontos de interesse e estações, já o mesmo não acontece no troço Faro-Lagos. E mesmo no troço anterior existem falhas, que tivemos que colmatar com o recurso ao velho automóvel. São disso exemplo Alcoutim, Castro Marim e Cacela entre alguns outros. De facto, a nossa promessa inicial (e intenção) de utilizarmos exclusivamente o comboio foi aqui e ali atraiçoada, a bem da descoberta de tesouros do Algarve menos icónicos mas não menos apaixonantes. E quando iniciarmos o percurso Faro-Lagos a coisa vai piorar mais, pois a linha orienta-se a Norte antes de infletir para Oeste, mas dá-se ao luxo de falhar cidades como Loulé! Quem estiver interessado num resumo da história do caminho de ferro algarvio e dos seus avanços e recuos, pode consultar a internet onde terá um primeiro vislumbre da incapacidade decisória nacional em matéria de grandes obras públicas.

Enfim, quando lá chegarmos logo resolveremos esses problemas. Agora o que nos compete é referir que o atual trajeto do comboio – com ou sem eletrificação – não vai resolver todas as questões de mobilidade regionais, muito longe disso. Mas aproveitemos o que existe e regalemo-nos com a beleza tranquila dos troços entrevistos a partir das janelas de uma carruagem (os vidros podiam estar mais limpinhos…); nós o fizemos e muitos outros também, sobretudo estrangeiros e, sejamos francos, eles são atualmente e continuarão a ser no futuro os grandes utilizadores deste serviço.

Todavia, é com muitas hesitações e saudades já antecipadas que nos preparamos para na próxima crónica iniciarmos a segunda pernada desta viagem. Mas, é justo que eu o confesse: esta suspensão da narrativa deve-se mais ao Homem Cardoso do que a mim. De facto, o meu amigo António é ainda mais guloso que fotógrafo e teimou em fotografar algumas das especialidades da doçaria algarvia e, como uma coisa leva a outra, acabámos por descobrir não um, mas dois tesouros.

É conveniente precisar que temos viajado sem a companhia das nossas consortes e em matéria gastronómica somos mais comedores que fazedores pelo que, sem consultoria adequada, foi conversando aqui e ali, encostando-nos aos balcões das pastelarias que lá conseguimos entender os rudimentos desta arte.

Primeira descoberta: a base de quase toda a doçaria algarvia é o figo, a amêndoa e o incontornável açúcar. Existem doces chamados “queijinhos de figo” e outros chamados “queijinhos de amêndoa”, cobrindo estas duas designações uma enorme variedade de feitios e sabores porque, para além deste básico, há que juntar os ovos, a canela, a aguardente de medronho, a gila (que nada mais é que a velha abóbora!), a laranja, o limão, o mel, a erva-doce, etc., etc. Toda esta parafernália dá origem a uma variedade muito aceitável: o doce fino, o morgado, o D. Rodrigo, o arrepiado, o florado e por aí fora, de modo que pedir ao empregado um “queijinho”, por exemplo, não é suficiente para definir o que realmente queremos. Esqueci-me de mencionar a alfarroba que com o seu fortíssimo sabor tem um papel não despiciendo na doçaria algarvia, sendo até habitual ver os turistas a pedir uma fatia de bolo composta pelas “três delícias” (o figo, a amêndoa e a alfarroba).

Confesso que me fascinou o tom fortemente regional destes ingredientes, cujas árvores produtoras desde tempos imemoriais cobrem os terrenos a norte da EN 125 até ao barrocal algarvio. Foi talvez por isso que o António, seguindo pistas que aqui e ali íamos coligindo, me fez abandonar o litoral e fazer rumo ao Norte, até arribarmos a S. Brás de Alportel pois, segundo ele, seria então aí a Fons Mirabilis da doçaria do Sotavento.

Mas não. Afinal não! Podíamos na verdade comprar por ali o que quiséssemos, pois tudo está disponível na cidade, mas a matriz da coisa, o verdadeiro útero, era ainda um pouco mais longe. Havia que marinhar pela mítica N2 até ao Sítio do Tesoureiro para podermos finalmente cumprimentar a D. Fátima Galego, grande artífice e timoneira de mão e vontade firmes, há mais de quarenta anos ao leme da sua casa, Tesouros da Serra!

Foi aí que, com a autorização da proprietária, o António lhe desarrumou as montras e a sala, e a mim me pôs a carregar um espelho pesadíssimo para captar a luz do Sol e trazê-la até aos maravilhosos bolinhos. Sentimo-nos atores ao fotografar esta tradição viva, tanto mais que a proprietária com uma firmeza cheia de generosidade insistia para que provássemos um de cada exemplar dos néctares que íamos fotografando.

Mas o melhor (apenas do ponto de vista intelectual, claro), estava ainda por chegar. Esperava-nos um mergulho na memória, não de dias, nem de anos ou séculos, mas sim de um bom par de milénios, na forma de uma imensa oliveira ali nascida em tempos imemoriais e cuja provecta idade está amplamente certificada. Rodeámos devagar (e o António fotografou) o gigantesco lenho num respeito silencioso. Eu pensava nas conversas que esta árvore milenar poderia ter ouvido (se ouvidos tivesse), nas cenas a que assistira, nas línguas e costumes de que poderia ter sido testemunha taciturna. Talvez algum príncipe mouro ou até um dos nossos primeiros reis se tivessem recolhido um dia à sua sombra. Ou um par de namorados. Ou um homem fatigado de mourejar na terra. Ou… De tantas formas pensei e repensei que me deu a fome. Então levei discretamente a mão ao bolso e comi um dos saborosos queijinhos aí secretamente guardados.

(1) Esta ideia e respectiva execução cabe-me a mim e ao Mestre António Homem Cardoso, da seguinte maneira: enquanto eu escrevinho ele fotografa.

O Algarve de costa-a-costa: O Chalé de Marim | Por Paulo Larcher

Copo de vinho branco.
Europa Gastronomia Nacional

“Dispensa justificações”: sommelier de restaurante em Madrid recomenda quase sempre este vinho português aos clientes e custa 13€

17:10 15 Maio, 2026 16:01 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Sommelier de um dos restaurantes mais conhecidos de Madrid destacou um vinho branco português de 13 euros

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Manga laranja na praia. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

Já viu uma manga laranja na praia? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar problemas

16:00 15 Maio, 2026 13:53 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Ver uma manga laranja na praia pode não ser apenas um detalhe sem importância e há cuidados que importa conhecer

Carteira dos CTT. Crédito: Ricardo Oliveira Alves
Economia Nacional

Adeus correios? Postos CTT nesta região vão ter horário reduzido a partir desta data por já não serem “um serviço tão essencial”

15:30 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários postos dos CTT em juntas de freguesia podem passar a funcionar apenas três horas e meia por dia, uma redução que já está a gerar contestação

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Algarve Cultura

Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo

19:30 15 Maio, 2026 19:26 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A associação Artificial promove a 23 de maio uma atividade artística inspirada na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve

Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu

20:30 15 Maio, 2026 17:09 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Comissão Europeia quer simplificar as viagens de comboio num futuro próximo, reforçando os direitos dos passageiros que utilizam este meio de transporte

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Cabine de avião da Ryanair.
Economia Europa Vida & Lazer

“Estou em êxtase”: mulher ganha 500.000€ após doar 2€ em voo da Ryanair e o dinheiro já entrou na conta

14:20 15 Maio, 2026 14:33 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Passageira da Ryanair decidiu gastar apenas 2€ durante um voo e acabou por receber um prémio de 500.000 euros

Algarve Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Copo de vinho branco.
Europa, Gastronomia, Nacional

“Dispensa justificações”: sommelier de restaurante em Madrid recomenda quase sempre este vinho português aos clientes e custa 13€

17:10 15 Maio, 2026 16:01 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Sommelier de um dos restaurantes mais conhecidos de Madrid destacou um vinho branco português de 13 euros

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 20:23 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Manga laranja na praia. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

Já viu uma manga laranja na praia? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar problemas

16:00 15 Maio, 2026 13:53 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Ver uma manga laranja na praia pode não ser apenas um detalhe sem importância e há cuidados que importa conhecer

Carteira dos CTT. Crédito: Ricardo Oliveira Alves
Economia, Nacional

Adeus correios? Postos CTT nesta região vão ter horário reduzido a partir desta data por já não serem “um serviço tão essencial”

15:30 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários postos dos CTT em juntas de freguesia podem passar a funcionar apenas três horas e meia por dia, uma redução que já está a gerar contestação

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Algarve, Cultura

Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo

19:30 15 Maio, 2026 19:26 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A associação Artificial promove a 23 de maio uma atividade artística inspirada na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia, Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Turistas em férias. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve

Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu

20:30 15 Maio, 2026 17:09 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Comissão Europeia quer simplificar as viagens de comboio num futuro próximo, reforçando os direitos dos passageiros que utilizam este meio de transporte

Reformado de férias. Crédito: Foto AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

19:40 13 Maio, 2026 16:24 13 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é barato e de clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Cabine de avião da Ryanair.
Economia, Europa, Vida & Lazer

“Estou em êxtase”: mulher ganha 500.000€ após doar 2€ em voo da Ryanair e o dinheiro já entrou na conta

14:20 15 Maio, 2026 14:33 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Passageira da Ryanair decidiu gastar apenas 2€ durante um voo e acabou por receber um prémio de 500.000 euros

Algarve, Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Últimas Notícias

  • Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal e estas são as regiões afetadas
    Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal e estas são as regiões afetadas
  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • Tem uma fortuna em moedas ‘esquecidas’ em casa? Há máquinas onde pode depositá-las na conta sem passar pelo balcão
    Tem uma fortuna em moedas ‘esquecidas’ em casa? Há máquinas onde pode depositá-las na conta sem passar pelo balcão
  • Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
    Antotipia inspira atividade artística na natureza em Santa Catarina da Fonte do Bispo
  • Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
    Aviso da PSP: este é o melhor lugar para transportar crianças no carro e ‘parece mentira’
  • Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
    Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal

Opinião

  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal