Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

O Algarve de Costa-a-Costa: Tesouros do Algarve | Por Paulo Larcher

MAS AFINAL O QUE É ISSO DA CULTURA?: Artigo de Paulo Larcher publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

14:00 7 Outubro, 2022 09:48 6 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Paulo Larcher Jurista e escritor

Os planos servem para isto mesmo: a gente faz um muito bem feitinho e mal se precata está tudo voltado de pernas para o ar. Este pensamento um tanto ou quanto melancólico aplica-se ao nosso(1) projeto de viajar à moda antiga de costa-a-costa por este longo Algarve. “Então que se passa?”, perguntará o leitor alarmado com este toque de pessimismo. É que, estarão lembrados os leitores mais fiéis, esta viagem – vá lá!, peregrinação – teve como linha condutora as paragens do comboio. Esta ideia foi-nos aliás sugerida pelo início das tão aguardadas obras de eletrificação e melhoramentos da Linha do Algarve. Pareceu-nos que esta seria uma justa homenagem ao arranque das obras no troço Vila Real de Santo António-Faro.

Fotos António Homem Cardoso / D.R.

Ora, se neste troço existe uma sobreposição aceitável entre pontos de interesse e estações, já o mesmo não acontece no troço Faro-Lagos. E mesmo no troço anterior existem falhas, que tivemos que colmatar com o recurso ao velho automóvel. São disso exemplo Alcoutim, Castro Marim e Cacela entre alguns outros. De facto, a nossa promessa inicial (e intenção) de utilizarmos exclusivamente o comboio foi aqui e ali atraiçoada, a bem da descoberta de tesouros do Algarve menos icónicos mas não menos apaixonantes. E quando iniciarmos o percurso Faro-Lagos a coisa vai piorar mais, pois a linha orienta-se a Norte antes de infletir para Oeste, mas dá-se ao luxo de falhar cidades como Loulé! Quem estiver interessado num resumo da história do caminho de ferro algarvio e dos seus avanços e recuos, pode consultar a internet onde terá um primeiro vislumbre da incapacidade decisória nacional em matéria de grandes obras públicas.

Enfim, quando lá chegarmos logo resolveremos esses problemas. Agora o que nos compete é referir que o atual trajeto do comboio – com ou sem eletrificação – não vai resolver todas as questões de mobilidade regionais, muito longe disso. Mas aproveitemos o que existe e regalemo-nos com a beleza tranquila dos troços entrevistos a partir das janelas de uma carruagem (os vidros podiam estar mais limpinhos…); nós o fizemos e muitos outros também, sobretudo estrangeiros e, sejamos francos, eles são atualmente e continuarão a ser no futuro os grandes utilizadores deste serviço.

Todavia, é com muitas hesitações e saudades já antecipadas que nos preparamos para na próxima crónica iniciarmos a segunda pernada desta viagem. Mas, é justo que eu o confesse: esta suspensão da narrativa deve-se mais ao Homem Cardoso do que a mim. De facto, o meu amigo António é ainda mais guloso que fotógrafo e teimou em fotografar algumas das especialidades da doçaria algarvia e, como uma coisa leva a outra, acabámos por descobrir não um, mas dois tesouros.

É conveniente precisar que temos viajado sem a companhia das nossas consortes e em matéria gastronómica somos mais comedores que fazedores pelo que, sem consultoria adequada, foi conversando aqui e ali, encostando-nos aos balcões das pastelarias que lá conseguimos entender os rudimentos desta arte.

Primeira descoberta: a base de quase toda a doçaria algarvia é o figo, a amêndoa e o incontornável açúcar. Existem doces chamados “queijinhos de figo” e outros chamados “queijinhos de amêndoa”, cobrindo estas duas designações uma enorme variedade de feitios e sabores porque, para além deste básico, há que juntar os ovos, a canela, a aguardente de medronho, a gila (que nada mais é que a velha abóbora!), a laranja, o limão, o mel, a erva-doce, etc., etc. Toda esta parafernália dá origem a uma variedade muito aceitável: o doce fino, o morgado, o D. Rodrigo, o arrepiado, o florado e por aí fora, de modo que pedir ao empregado um “queijinho”, por exemplo, não é suficiente para definir o que realmente queremos. Esqueci-me de mencionar a alfarroba que com o seu fortíssimo sabor tem um papel não despiciendo na doçaria algarvia, sendo até habitual ver os turistas a pedir uma fatia de bolo composta pelas “três delícias” (o figo, a amêndoa e a alfarroba).

Confesso que me fascinou o tom fortemente regional destes ingredientes, cujas árvores produtoras desde tempos imemoriais cobrem os terrenos a norte da EN 125 até ao barrocal algarvio. Foi talvez por isso que o António, seguindo pistas que aqui e ali íamos coligindo, me fez abandonar o litoral e fazer rumo ao Norte, até arribarmos a S. Brás de Alportel pois, segundo ele, seria então aí a Fons Mirabilis da doçaria do Sotavento.

Mas não. Afinal não! Podíamos na verdade comprar por ali o que quiséssemos, pois tudo está disponível na cidade, mas a matriz da coisa, o verdadeiro útero, era ainda um pouco mais longe. Havia que marinhar pela mítica N2 até ao Sítio do Tesoureiro para podermos finalmente cumprimentar a D. Fátima Galego, grande artífice e timoneira de mão e vontade firmes, há mais de quarenta anos ao leme da sua casa, Tesouros da Serra!

Foi aí que, com a autorização da proprietária, o António lhe desarrumou as montras e a sala, e a mim me pôs a carregar um espelho pesadíssimo para captar a luz do Sol e trazê-la até aos maravilhosos bolinhos. Sentimo-nos atores ao fotografar esta tradição viva, tanto mais que a proprietária com uma firmeza cheia de generosidade insistia para que provássemos um de cada exemplar dos néctares que íamos fotografando.

Mas o melhor (apenas do ponto de vista intelectual, claro), estava ainda por chegar. Esperava-nos um mergulho na memória, não de dias, nem de anos ou séculos, mas sim de um bom par de milénios, na forma de uma imensa oliveira ali nascida em tempos imemoriais e cuja provecta idade está amplamente certificada. Rodeámos devagar (e o António fotografou) o gigantesco lenho num respeito silencioso. Eu pensava nas conversas que esta árvore milenar poderia ter ouvido (se ouvidos tivesse), nas cenas a que assistira, nas línguas e costumes de que poderia ter sido testemunha taciturna. Talvez algum príncipe mouro ou até um dos nossos primeiros reis se tivessem recolhido um dia à sua sombra. Ou um par de namorados. Ou um homem fatigado de mourejar na terra. Ou… De tantas formas pensei e repensei que me deu a fome. Então levei discretamente a mão ao bolso e comi um dos saborosos queijinhos aí secretamente guardados.

(1) Esta ideia e respectiva execução cabe-me a mim e ao Mestre António Homem Cardoso, da seguinte maneira: enquanto eu escrevinho ele fotografa.

O Algarve de costa-a-costa: O Chalé de Marim | Por Paulo Larcher

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve

Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

14:35 5 Junho, 2026 14:36 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo mobiliário urbano valoriza o espaço envolvente do Auditório Carlos do Carmo e responde a uma antiga reivindicação

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

13:40 5 Junho, 2026 13:10 5 Junho, 2026 | João Luís

Segurança Social simplificou o processo de pagamento no portal e na aplicação. As referências passam a ser geradas diretamente no ecrã

Algarve Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Algarve Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve

Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

14:35 5 Junho, 2026 14:36 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo mobiliário urbano valoriza o espaço envolvente do Auditório Carlos do Carmo e responde a uma antiga reivindicação

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

13:40 5 Junho, 2026 13:10 5 Junho, 2026 | João Luís

Segurança Social simplificou o processo de pagamento no portal e na aplicação. As referências passam a ser geradas diretamente no ecrã

Algarve, Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Algarve, Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Últimas Notícias

  • Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
    Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
  • Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa
    Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa
  • Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
    Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
  • Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
    Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
  • Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
    Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
  • Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista
    Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal