Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O Algarve de Costa-a-Costa: mea culpa, mea culpa | Por Paulo Larcher

MAS AFINAL O QUE É ISSO DA CULTURA?: Artigo de Paulo Larcher, com fotos de António Homem Cardoso, publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

19:36 3 Novembro, 2023 11:27 7 Dezembro, 2023
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO LARCHER
Jurista e escritor

A cidade de Lagos sofreu horrivelmente com o tremor-de-terra de 1755 e o maremoto subsequente, fenómeno de proporções homéricas que causaram estragos imensos no edificado. Por essa razão Lagos, após essa tragédia, entrou numa estagnação da qual só foi resgatada em meados do séc. XIX pelo fenómeno da indústria conserveira. Finalmente, o turismo ergueu das cinzas essa Fénix, espera-se que por muitos e bons anos. Como consequência óbvia a cidade não possui monumentos que por si só justifiquem uma visita. De facto, é o conjunto urbano e o seu diálogo permanente com o mar e o rio, juntamente com uma luz mágica, intensa e suave com algo de meiguice mesmo quando nos dias de verão parece crestar as epidermes delicadas.

Chegámos à cidade com um programa pesado (visto que apenas dispúnhamos do período entre o meio-dia e as cinco da tarde), e que incluía duas igrejas, a de D. Sebastião e a de Santo António; o museu de Lagos, o porto-museu da escravatura e duas estátuas, a de Gil Eanes e a do nosso malogrado Rei, D. Sebastião. Se tivéssemos tempo daríamos uma olhada (fotográfica) à janela Manuelina, aos baluartes e ao Forte da Ponta da Bandeira. A coisa não correu conforme o planeado porque era dia de entrada gratuita nos museus e uma pequena multidão fazia fila à porta da Igreja de Santo António/Museu de Lagos e, mesmo puxando dos nossos pergaminhos de cronista e fotógrafo, um temível Cérbero1 recambiou-nos para a fila o que fez derrapar o nosso programa.

Fotos António Homem Cardoso | DR

Valeu apenas termos esperado, por duas razões: a primeira porque, segundo as informações do guia turístico da cidade, a Igreja de Santo António foi “reconstruída, em 1769, por iniciativa do comando do Regimento de Infantaria de Lagos (serviu-lhe de capela). Por esse motivo, a imagem do santo patrono recebia o soldo de capitão e, a partir de 1780, de tenente-general.” A nossa visita, mesmo que artisticamente o templo não o merecesse, corresponderia a uma deferência a essa singular simbiose mas o caso é que  não perdemos o nosso tempo.

De facto, a igreja merece uma visita bem mais prolongada do que a nossa. Disse Saramago quando por aqui passou: “Na Igreja de Santo António de Lagos, os entalhadores perderam a cabeça: tudo quanto o barroco inventou está aqui. O tecto de madeira, em abóbada de berço, é pintado numa ousada perspectiva […] a abóboda fingida em pedra. Aos cantos os quatro evangelistas olham desconfiadamente o viajante”; “Quem pintou o tecto? Não se sabe.”2.

A segunda razão que justificou a nossa espera é que o António quis fotografar o dito teto, tendo para o efeito que se deitar de costas no chão para conseguir a perspetiva mais favorável. A imagem aí fica, para o leitor ver se valeu a pena o esforço.

Pormenor do teto

O tempo, porém, urgia e ainda queríamos ver os baluartes da Portas do Mar que nos disseram ser os mais imponentes e cénicos. Quando lá chegámos e perante o nicho de São Gonçalo de Lagos adossado à potente muralha fui assaltado por uma dúvida: quem seria esse santo com direito a nomear um local tão conspícuo? Consultei uma extensa lista hagiográfica proporcionada pela wiki e conclui: esse Santo nunca existiu. Na verdade, nasceu em Lagos – contemporâneo do nosso D. Pedro I, pela Graça de Deus, Rei de Portugal e do Algarve – e, depois de umas voltas pela Lourinhã e Lisboa, assentou praça em Torres Vedras onde morreu. Então porque é que eu digo que ele nunca existiu? Porque nunca foi santificado! O nosso Frei Gonçalo chegou apenas ao posto de beato, pela mão do Papa Pio VI, em 1778. Mas deixemo-nos de preciosismos e saudemos esse Beato como se de jure fosse Santo porque, mesmo de longe, sempre olhou pelo povo da terra em que nascera, sobretudo o mais humilde.

E a propósito de humildes, gostaria de referir os mais humildes dos homens, infelizes seres humanos que por diversas razões, mas sempre sem qualquer justificação ética, perderam a liberdade e foram forçados a servir a estranhos senhores em terras estranhas. Tem isso o nome execrável de escravatura e o nosso querido País foi um triste ator nessa teia universal que permitia a homens livres serem “donos!” de outros homens espoliados de direitos, bens, esperanças…

“Lagos tem um mercado de escravos mas não parece gostar que se saiba”, refletiu Saramago quando por aqui passou há umas boas dúzias de anos. Disso não se pode acusar a Lagos atual porque, para além de assumirem essa página triste da nossa história, o declaram publicamente com frontalidade, contenção e beleza. Na verdade, um pequeno núcleo museológico com o tema da Escravatura e muito bem apoiado nas novas tecnologias, está à disposição do público no primeiro andar do mesmo edifício onde noutros tempos, no plano térreo, se regateava o preço de seres humanos.

Portugal não tem que se envergonhar da sua história, por muito criticável que esta hoje nos pareça. O que foi feito não pode ser desfeito mas pode e deve originar uma reflexão profunda, à luz dos valores atuais. Talvez até não fique mal um mea culpa verdadeiro e sentido, como forma de nos fazermos perdoar por essas almas sacrificadas.

Lagos fez a sua parte: montou um atraente núcleo museológico no mesmo terreiro onde corpos e almas foram trocados por moedas. À população que por ali passa pede-se um minuto de silêncio e uma simples oração a um Deus conhecido ou desconhecido, com a esperança de que um dia, talvez em outro mundo, todas estas contas sejam finalmente saldadas.

(1) Monstro mitológico responsável por guardar o reino do Hades.
(2) José Saramago, Viagem a Portugal, Editorial Caminho, 2ª ed., Lisboa, 1985, p. 231

Leia também: O Algarve de Costa-a-Costa: entre o Alfa e o Ómega | Por Paulo Larcher

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Viatura do INEM.
Algarve Saúde

IGAS conclui que transporte de bebé em estado crítico de Faro para Lisboa teve meios adequados

16:00 3 Novembro, 2026 16:00 3 Novembro, 2026

Inspeção concluiu que o transporte do recém-nascido em estado crítico foi realizado numa ambulância especializada, com acompanhamento médico adequado

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vales de até 1.599 euros para janelas e aquecimento avançam em novembro: veja como pode receber o apoio

12:20 3 Novembro, 2026 10:37 3 Novembro, 2026

Famílias que aguardavam o Vale Eficiência estão a ser contactadas. A adesão ao mecanismo simplificado está prevista a partir de 23 de novembro

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Algarve Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 11:45 3 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Algarve Desporto

Academia de Judo de Faro conquista seis medalhas no Open do Algarve em Portimão

18:10 3 Novembro, 2026 18:14 3 Novembro, 2026

Três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze marcam a participação dos judocas de Faro no torneio de juvenis e cadetes em Portimão

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Economia Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Algarve Economia

Central solar na serra de Tavira está em consulta pública até 9 de dezembro

18:24 2 Novembro, 2026 18:24 2 Novembro, 2026

Projeto de central solar na Serra do Caldeirão prevê ocupar 70 hectares e cortar 527 azinheiras e um sobreiro. Consulta pública termina a 9 de dezembro

Burlão. Crédito: Freepik
Europa

Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

14:40 2 Novembro, 2026 14:02 2 Novembro, 2026

Piratas informáticos conseguiram controlar remotamente sistemas de refrigeração de dezenas de supermercados europeus

Opinião

A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão

18:00 3 Novembro, 2026 17:31 3 Novembro, 2026

"Vivemos tempos difíceis para o bom senso. Perseguido por regulamentos, cercado por advertências e ameaçado por especialistas de toda a espécie, terá talvez decidido emigrar"

Opinião Política

Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos

17:30 3 Novembro, 2026 17:17 3 Novembro, 2026

"Um país não é propriedade de quem o governa, dos partidos ou das elites instaladas que fingem mudar para manter o privilégio"

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Viatura do INEM.
Algarve, Saúde

IGAS conclui que transporte de bebé em estado crítico de Faro para Lisboa teve meios adequados

16:00 3 Novembro, 2026 16:00 3 Novembro, 2026

Inspeção concluiu que o transporte do recém-nascido em estado crítico foi realizado numa ambulância especializada, com acompanhamento médico adequado

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vales de até 1.599 euros para janelas e aquecimento avançam em novembro: veja como pode receber o apoio

12:20 3 Novembro, 2026 10:37 3 Novembro, 2026

Famílias que aguardavam o Vale Eficiência estão a ser contactadas. A adesão ao mecanismo simplificado está prevista a partir de 23 de novembro

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Algarve, Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 11:45 3 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Algarve, Desporto

Academia de Judo de Faro conquista seis medalhas no Open do Algarve em Portimão

18:10 3 Novembro, 2026 18:14 3 Novembro, 2026

Três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze marcam a participação dos judocas de Faro no torneio de juvenis e cadetes em Portimão

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Economia, Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Algarve, Economia

Central solar na serra de Tavira está em consulta pública até 9 de dezembro

18:24 2 Novembro, 2026 18:24 2 Novembro, 2026

Projeto de central solar na Serra do Caldeirão prevê ocupar 70 hectares e cortar 527 azinheiras e um sobreiro. Consulta pública termina a 9 de dezembro

Burlão. Crédito: Freepik
Europa

Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

14:40 2 Novembro, 2026 14:02 2 Novembro, 2026

Piratas informáticos conseguiram controlar remotamente sistemas de refrigeração de dezenas de supermercados europeus

Opinião

A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão

18:00 3 Novembro, 2026 17:31 3 Novembro, 2026

"Vivemos tempos difíceis para o bom senso. Perseguido por regulamentos, cercado por advertências e ameaçado por especialistas de toda a espécie, terá talvez decidido emigrar"

Opinião, Política

Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos

17:30 3 Novembro, 2026 17:17 3 Novembro, 2026

"Um país não é propriedade de quem o governa, dos partidos ou das elites instaladas que fingem mudar para manter o privilégio"

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Últimas Notícias

  • Acampada recusa abandonar o Rossio para dar lugar ao Mercado de Natal: comerciantes exigem manutenção do evento
    Acampada recusa abandonar o Rossio para dar lugar ao Mercado de Natal: comerciantes exigem manutenção do evento
  • Autoridades apreendem 7.600 litros de combustível em menos de 24 horas no Algarve
    Autoridades apreendem 7.600 litros de combustível em menos de 24 horas no Algarve
  • Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro
    Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro
  • Polícia Marítima encontra 135 jerricãs de gasolina a flutuar na Ria Formosa em Tavira
    Polícia Marítima encontra 135 jerricãs de gasolina a flutuar na Ria Formosa em Tavira
  • Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo
    Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

Opinião

  • A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão
    A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão
  • Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos
    Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos
  • O turismo funciona aos fins de semana. E a vida de quem nele trabalha? | Por Luís Filipe
    O turismo funciona aos fins de semana. E a vida de quem nele trabalha? | Por Luís Filipe

Europe Direct Algarve

  • Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens
    Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens
  • Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
    Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal