Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

O abismo vertiginoso – Um mergulho nas ideias da física quântica, de Carlo Rovelli

Artigo de opinião de Paulo Serra sobre um livro onde o autor tenta revelar-nos alguns segredos da vida, em torno de uma teoria que, com início num dia de verão em 1925, na ilha sagrada de Helgoland, no mar do Norte, continua a encher-nos de “espanto, confusão e incredulidade”

09:00 19 Agosto, 2022 08:31 18 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Paulo Serra, doutorado em Literatura na UAlg e Investigador do CLEPUL

O abismo vertiginoso – Um mergulho nas ideias da física quântica, chegado às livrarias em junho deste ano, com tradução de Silvana Corbucci, é o terceiro livro de Carlo Rovelli publicado pela Objectiva, depois de Sete breves lições de física e A ordem do tempo.

O autor afirma escrever para quem não conhece a física quântica, de modo a poder compreender, no essencial, “o que ela é e quais as suas implicações”. Escrito e pensado ambiciosamente, tendo em vista quer o público leigo quer cientistas e filósofos, o autor procura clarificar o melhor possível “uma teoria que se encontra no centro da obscuridade da ciência” (p. 13). Carlo Rovelli debruça-se sobretudo sobre os quanta. O principal objetivo da sua pesquisa em física teórica tem sido sobretudo compreender a natureza quântica do espaço e do tempo, tentando tornar a teoria dos quanta coerente com as descobertas de Einstein. Mas este é também um livro que tenta responder às mesmas perguntas da adolescência que levaram Rovelli a estudar física na universidade: “entender a estrutura da realidade, entender como a nossa mente funciona, como faz para compreender a realidade” (p. 183).

Carlo Rovelli é considerado um dos maiores físicos teóricos do mundo – Foto D.R.

A teoria dos quanta descreve na perfeição o mundo que observamos, da cor do céu aos neurónios do nosso cérebro, do funcionamento dos computadores à origem das galáxias, e está, também, na origem de inúmeras descobertas e avanços tecnológicos, dos computadores às centrais nucleares.

“A solidez da visão clássica do mundo constitui apenas a nossa miopia. (…) A imagem do mundo nítida e sólida da velha física é uma ilusão.” (p. 109)

Numa linguagem acessível, clara, que procura esclarecer tanto como desmistificar, apesar de o tema ser inegavelmente difícil, o autor tenta revelar-nos alguns segredos da vida, em torno de uma teoria que, com início num dia de verão em 1925, na ilha sagrada de Helgoland, no mar do Norte, continua a encher-nos de “espanto, confusão e incredulidade” (p. 11), não obstante um século de resultados impressionantes e tecnologia contemporânea de ponta.

Se houve um momento em que “a gramática do mundo parecia clara”, este livro será um abanão nas nossas ideias e certezas sobre o mundo, pois levar a “mecânica quântica a sério” exige sobretudo renunciar ao “que nos parecia sólido e inquestionável nos moldes em que compreendíamos o mundo”: “O abismo do que não sabemos é sempre magnético e vertiginoso” (p. 14).

Ao narrar-nos a história da física quântica, o autor atravessa também alguns momentos-chave do século XX, como a bomba atómica – um dos piores efeitos da deturpação do saber científico – ou a ameaça que paira sobre regimes totalitários, incapazes de aceitar que a própria ciência negava visões monistas do mundo.

“O mundo fragmenta-se num jogo de pontos de vista, que não admite uma única visão global. É um mundo de perspetivas, de manifestações, não de entidades com propriedades definidas ou factos unívocos. (…) O mundo é um jogo de perspetiva, como dois espelhos que só existem no reflexo um do outro.” (p. 87)

Da mesma forma que há “continuidade entre o mundo dos significados da nossa vida mental e o mundo físico” (p. 162). Do mesmo modo que, só pela observação, o ser humano pode dar por si a influenciar fenómenos do mundo físico.

São menos de 200 páginas deste livro de capa dura que se leem de um só fôlego, ainda que haja passagens que, naturalmente, possam esquivar-se ao nosso entendimento, sem que o discurso se deixe enredar na aridez técnica, fazendo-nos partilhar do espanto do autor perante o muito que falta saber sobre o universo, o tempo, a vida, o eu. Ainda que o autor declare “Não sou filósofo, sou físico: um reles mecânico” (p. 144), deixa-nos passagens ora profundas ora poéticas que vão além da ciência.

Infelizmente, embora seja algo muito subtil e esporádico, há algo na tradução que não desliza (nomeadamente na falta de alguns artigos): “combinava com minha irrequieta bisbilhotice” (p. 51); “não sabemos tudo dele” (p. 94).

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Nacional

Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves

15:50 17 Julho, 2026 15:22 17 Julho, 2026 | João Luís

Bem apreendido numa grande operação antidroga desapareceu da custódia das autoridades e foi localizado meses depois num local inesperado

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Ensino Opinião

Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos

15:30 17 Julho, 2026 15:17 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Há escolas que ensinam tão bem a responder que acabam por desaprender a perguntar. E um ser humano que já não pergunta transforma-se, pouco a pouco, num silêncio vestido de gente"

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Desporto Economia Ensino Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação

16:00 17 Julho, 2026 15:50 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Problemas técnicos, provas incompletas e orientações contestadas levaram a Fenprof a pedir uma investigação

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Nacional

Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves

15:50 17 Julho, 2026 15:22 17 Julho, 2026 | João Luís

Bem apreendido numa grande operação antidroga desapareceu da custódia das autoridades e foi localizado meses depois num local inesperado

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Ensino, Opinião

Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos

15:30 17 Julho, 2026 15:17 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Há escolas que ensinam tão bem a responder que acabam por desaprender a perguntar. E um ser humano que já não pergunta transforma-se, pouco a pouco, num silêncio vestido de gente"

Mulher idosa ao volante.
Auto

Existe idade máxima para tirar a carta de condução? A resposta pode ‘surpreender’ muitos portugueses

15:00 17 Julho, 2026 10:43 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem ache que existe uma idade limite para aprender a conduzir. A realidade é bem diferente e há especialistas a explicar porquê

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Desporto, Economia, Ensino, Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Últimas Notícias

  • Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
    Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
  • ALGAR reforça reciclagem na Concentração de Motos de Faro
    ALGAR reforça reciclagem na Concentração de Motos de Faro
  • Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação
    Exames nacionais sob suspeita: Fenprof denuncia falhas à PGR e pede investigação
  • Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves
    Atrelado apreendido em caso de droga apareceu em empresa ligada a obras da PJ e de Luís Neves
  • Albufeira ensina população a salvar vidas com formação gratuita
    Albufeira ensina população a salvar vidas com formação gratuita

Opinião

  • Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
    Uma escola de perguntas reprovadas | Por José Figueiredo Santos
  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

Europe Direct Algarve

  • Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
    Novo comprimido para perder peso aprovado na Europa: saiba quem pode tomá-lo
  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal