Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Na Senda da Primavera

  “Eu tenho a vida partida em mil pedaços. Cola-os tu com dois abraços”. Sérgio Godinho. Cada dia tem 24 horas, se descontarmos as 8 que devíamos dedicar ao sono mais as 8 que passamos a trabalhar, ficamos com um terço do que começámos. Mas desses 480 minutos quantos é que são, realmente, nossos? […]

12:45 9 Março, 2018 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D
Consultora Filosófica
[email protected]

“Eu tenho a vida partida em mil pedaços.
Cola-os tu com dois abraços”.
Sérgio Godinho.

Cada dia tem 24 horas, se descontarmos as 8 que devíamos dedicar ao sono mais as 8 que passamos a trabalhar, ficamos com um terço do que começámos. Mas desses 480 minutos quantos é que são, realmente, nossos? Vem-me à memória uma canção do Sérgio Godinho: “O tempo parece que foge/ dura o tempo de um café/ e o ‘antes fosse’ já não é/ e vou de carro e vou a pé (…) Vou ter que dar de comer/ à filharada e ao periquito/ às plantas da selva em que habito/ à tartaruga e ao mosquito (…) E tenho os dedos e a cabeça/ a telefonar pra toda parte/ e desço à Terra e subo a Marte”. Vivemos a correr atrás de não se sabe muito bem o quê, que nunca se consegue apanhar, numa sensação de escassez de tempo generalizada.

No entanto, quando nos encontramos com mais tempo do que prevíamos, frequentemente não sabemos o que fazer com ele. Ficamos ansiosos perante um fim de semana sem planos, sentimo-nos abandonados, vagabundos. Esse tempo livre que agora se abre à nossa frente magoa-nos mais do que quando foge. Torna-se urgente, necessário, imperativo, ocuparmo-nos. É preciso ocupar-se para não se aborrecer, para não entristecer, para não deprimir. Tendemos a considerar que de um lado estão a actividade, o movimento, o som — ingredientes constituintes das ocupações de um tempo bem vivido. Do outro lado estão o silêncio, a imobilidade, a solidão — características próximas da morte e, obviamente, reveladoras de um tempo mal passado. É como se o tempo precisasse de estar sempre preenchido e o seu esvaziamento equivalesse a tempo perdido.

A Primavera está a chegar e com ela a disposição para enamoramento

Quem percebeu muito bem esta dinâmica e sabe tirar partido dela são as indústrias de entretenimento. Proliferam os festivais, os concursos, os eventos, as festas. Tudo com muita cor, música bem alta e uma linguagem motivacional reafirmatória do quanto é bom participar nestas actividades, identificar-se com os outros e exibir estar a sentir pelo menos tanta felicidade como o vizinho do lado. Longe vão os tempos das festas de garagem, em que o grupo de amigos se reunia e partilhava as músicas de que mais gostava, e se dançava e se namorava. Agora há uma indústria montada por trás do nosso suposto divertimento.

Nesta correria dispersa em tantas frentes, neste galopar incessante voltado para fora, que sentido têm estas mil e uma ocupações? Um dia acordamos e damos conta de que somos um rato que dá voltas e voltas na roda da sua gaiola sem nunca sair do lugar! A actividade, o movimento por si só, de nada vale. São os afectos que dão sentido à vida e que de um modo misterioso colam, fazem aderir estes fragmentos uns aos outros criando uma forma, um todo, que constitui aquilo a que chamamos a nossa vida.

O Amor Asfixiado

Vida na negação é a que se vive na ausência do amor.
María Zambrano, A Metáfora do Coração 

Que lugar ocupam os afectos na vida de hoje? Com facilidade falamos do amor pelos filhos, ou do carinho pelos pais e avós, mas do amor entre pares, a esse camoniano fogo que arde sem se ver poucos ousamos referir-nos. Sentimos receio e até vergonha de nos apaixonarmos. O amor apaixonado é um coração que lateja em carne viva e, hoje em dia, já ninguém se dispõe a deixar-se ferir. Renunciamos ao enamoramento, fugimos da paixão, e com tanto medo que temos de que nos partam o coração fechamo-lo a sete chaves e escondemo-lo. Esse coração embalsamado é uma flor que murcha antes de ter florescido.

Amar é estar ligado, e estar ligado implica, forçosamente, um certo grau de dependência. Tal como dependem os órgãos uns dos outros num organismo vivo, tal como se afinam pelo mesmo diapasão os instrumentos de uma orquestra. Entrelaçar uma alma com outra só é possível na entrega. Com a glorificação da independência banimos o amor.

A filósofa María Zambrano

A filósofa María Zambrano no seu livro A Metáfora do Coração põe o dedo na ferida ao afirmar que uma das maiores indigências dos nossos dias é, precisamente, a que se refere ao amor. “Não porque ele não exista, mas porque a sua existência não acha lugar, acolhimento na própria mente e mesmo na própria alma de quem é visitado por ele. (…) Todas as liberdades não parecem ter-lhe servido de nada; à medida que o homem foi acreditando que o seu ser consistia em consciência e nada mais, o amor foi-se encontrando sem espaço vital onde respirar, como um pássaro asfixiado no vazio de uma liberdade negativa. (…) Pois a liberdade foi adquirindo um sinal negativo, foi-se convertendo — ela também — em negatividade, como se, ao ter feito de uma liberdade o a priori da vida, o amor, o primeiro, a tivesse abandonado. E assim ficará o homem com uma liberdade vazia, o oco do seu ser possível.” É como se nos sentíssemos diminuídos e humilhados se ousássemos pronunciar essa frase tão simples e verdadeira, espécie amorosa incontornável… Não é apenas eu gosto, é eu preciso de ti. No entanto, quando se venera a deusa da Independência, a necessidade do outro tem de ser erradicada. O mínimo sintoma de dependência afectiva, é tratado como um cancro. Assim se submetem possibilidades de amores felizes à quimioterapia da emancipação, e acabamos por deitar fora o bebé com a água do banho.

Não sei se “Deus morreu” como afirmava Nietszche, ou se foi o homem que se cansou d’Ele e do divino que leva em si. Não suportamos o brilho dessa “centelha de estrela”, tal como Heraclito definiu a alma humana. Nesta ânsia de nos libertarmos do divino resolvemos acreditar que toda a realidade se submete a um encadeamento de causas e entrámos num jogo interminável de fazer contas e de arranjar razões para tudo. “Mas o divino é o incalculável, o que pode destruir todo o cálculo e anular qualquer conta, ainda que esteja bem feita.” (M. Zambrano, A Metáfora do Coração) Nesta ânsia de independência subvertemos o amor. E o amor “convertido em facto, decaído em acontecimento e submetido a julgamento fica desvirtuado na sua essência que tudo transcende; despojado da sua força e da sua virtude. Ao amor de nada lhe serve aparecer sob a forma de uma paixão arrebatadora; é como se, cuidadosamente, alguém tivesse efectuado uma análise e extraísse o divino e avassalador que nele existe para o deixar transformado num acontecimento, no exercício de um direito.” (Ibid.) Assim subjugado, o amor está como que “enterrado vivo, vivente, mas sem força criadora” (Ibid.).

Queremos continuar a desviver-nos assim?

A Primavera está a chegar e com ela a disposição para enamoramento. Talvez valha a pena reaprender com Zambrano que “o espaço infinito de uma liberdade real, é a liberdade que o amor concede aos seus escravos” (Ibid.).

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Março)

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Fernando Mendes.
Economia Nacional

Fernando Mendes recebe bem mais do que o primeiro-ministro para apresentar O Preço Certo: este é o valor que ganha por mês

11:40 13 Agosto, 2026 11:28 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que Fernando Mendes estará entre os rostos mais bem pagos da RTP, com um salário mensal superior ao do primeiro-ministro

Algarve Cultura Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Algarve

Espaço Cidadão abre na Tôr e evita deslocações a Loulé e Faro

10:42 13 Agosto, 2026 10:43 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Chave Móvel Digital, Carta de Condução, Segurança Social e Finanças estão entre os serviços disponíveis no novo balcão da Tôr

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Opinião Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Algarve Cultura

Open Day junta música, atividades e solidariedade no centro de Lagoa

11:17 13 Agosto, 2026 11:19 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Héber Marques é o cabeça de cartaz do Open Day Interparoquial, que regressa a Lagoa a 12 de setembro com música e entrada livre

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve, Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Fernando Mendes.
Economia, Nacional

Fernando Mendes recebe bem mais do que o primeiro-ministro para apresentar O Preço Certo: este é o valor que ganha por mês

11:40 13 Agosto, 2026 11:28 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que Fernando Mendes estará entre os rostos mais bem pagos da RTP, com um salário mensal superior ao do primeiro-ministro

Algarve, Cultura, Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Algarve

Espaço Cidadão abre na Tôr e evita deslocações a Loulé e Faro

10:42 13 Agosto, 2026 10:43 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Chave Móvel Digital, Carta de Condução, Segurança Social e Finanças estão entre os serviços disponíveis no novo balcão da Tôr

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Opinião, Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Algarve, Cultura

Open Day junta música, atividades e solidariedade no centro de Lagoa

11:17 13 Agosto, 2026 11:19 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Héber Marques é o cabeça de cartaz do Open Day Interparoquial, que regressa a Lagoa a 12 de setembro com música e entrada livre

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Últimas Notícias

  • PJ detém dois homens e apreende droga, dinheiro e arma de fogo em Albufeira
    PJ detém dois homens e apreende droga, dinheiro e arma de fogo em Albufeira
  • Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”
    Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”
  • Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos
    Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos
  • Fernando Mendes recebe bem mais do que o primeiro-ministro para apresentar O Preço Certo: este é o valor que ganha por mês
    Fernando Mendes recebe bem mais do que o primeiro-ministro para apresentar O Preço Certo: este é o valor que ganha por mês
  • Open Day junta música, atividades e solidariedade no centro de Lagoa
    Open Day junta música, atividades e solidariedade no centro de Lagoa

Opinião

  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
    Novas regras da União Europeia nas embalagens de alimentos entram em vigor: saiba o que muda
  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento