Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Na Ágora: uma nova idiossincrasia

A página que se começou por chamar Livros.S e, depois, Da Minha Biblioteca faz agora uma pausa. Ao longo de pouco mais de sete anos escrevi 85 artigos de promoção de leitura. A inten­ção era partilhar o modo como lia e interpretava alguns livros que, em diversas fases da minha vida, me tinham interessado […]

23:07 10 Dezembro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Adriana Nogueira
Classicista;
Professora da Univ. do Algarve
[email protected]

A página que se começou por chamar Livros.S e, depois, Da Minha Biblioteca faz agora uma pausa.

Ao longo de pouco mais de sete anos escrevi 85 artigos de promoção de leitura. A inten­ção era partilhar o modo como lia e interpretava alguns livros que, em diversas fases da minha vida, me tinham interessado por diferentes razões. Foi um desafio que me deu muito prazer e que, espero, também tenha sido do agrado dos leitores.

Porém, ao atingir os sete anos, pensei que era altura de mudar. Tendo o editor do Cultura.Sul aceitado esta minha vontade e, generosamente, mostrado in­teresse em que eu continuasse a escrever aqui, propus-lhe o seguinte: uma página menos espartilhada na temática, onde pudesse registar algumas refle­xões sobre o fascinante mundo da antiguidade greco-latina, sempre em contacto íntimo com este mundo, onde vivemos. Por­que não estão nada, nada longe. Lembro-me muitas vezes da frase que George Santyana escreveu, em 1905: «Those who cannot remember the past are con­demned to repeat it» (The Life of Reason, I. 12), isto é, «Aqueles que não conseguem lembrar-se do passado estão condenados a repeti-lo».

Mas esta não será uma pági­na passadista. Será uma página que reconhece que no passado há muito para aprender sobre o presente. Ou que entenderemos melhor o presente se reconhe­cermos o passado.

O título
Um ex­celente presente de Saturnal

Houve, depois, que decidir o nome a dar a esta nova pági­na. Muitas foram as ideias que tive, mas a que mais se aproxi­mou da noção de espaço aber­to, onde se cruza muita gente, de muitas culturas, onde se fa­zem novas amizade, onde os conhecidos se encontram, foi Na Ágora.

A ágora era a praça central das cidades gregas. Era aí que a vida coletiva palpitava. Era aí que os cidadãos se reuniam, cumpriam com os seus deve­res religiosos (os templos iam sendo erguidos nas suas proxi­midades), faziam compras no mercado, debatiam informal­mente os assuntos do governo, que a todos dizia respeito. Em grego, cidade diz-se pólis (que já faz parte do nosso vocabulá­rio e escreve-se assim mesmo), de onde vem o adjetivo politi­kós, que deu o nosso «político», que significava o que dizia res­peito aos cidadãos.

Apesar de haver outros es­paços para mercadejar, esta praça pública, por ser um lu­gar de passagem e com muita atividade, era o preferido dos negociantes. Conta-se, mesmo, que Sócrates, de quem Platão foi discípulo, ao passar pela ágora, «quando reparava na quantida­de de coisas que havia à venda, dizia para si próprio: “De quan­tas coisas eu não tenho necessi­dade!”. E recitava continuamen­te estes versos: “As travessas de prata e as roupas de púrpura/ são úteis para os atores trágicos, não para a vida.”» (tradução mi­nha de Diógenes Laércio, autor grego do séc. III d.C., conhecido por ter escrito Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres).

Fórum da cidade de Pompeios, com o Vesúvio ao fundo (Itália)

Sócrates insurgia-se contra o consumismo, o acumular de bens desnecessários para a vida. Conta-se também (podemos ler no mesmo Diógenes Laércio) que, quando Alcibíades lhe deu um terreno muito grande para que construísse uma casa, recu­sou, por achar um desperdício, dando o seguinte exemplo: «Se me fizessem falta umas sandá­lias e, para que eu fizesse as di­tas sandálias, me desses uma pele inteira, também seria ri­dículo se aceitasse».

No mundo romano havia também um espaço equiva­lente à ágora, que era o fó­rum (em latim apenas não ti­nha acento). Também ele era o centro da vida das cidades: desde as atividades mais sole­nes (como as religiosas), pas­sando pelas civis (relacionadas com a política), e as mais corri­queiras e mundanas, como os mercados e os divertimentos.

Uma curiosidade etimoló­gica: o adjetivo latino civilis é da mesma família de civis, o substantivo que quer dizer «cidadão». Portanto, politikós e civilis queriam dizer a mesma coisa. Nos dicionários de por­tuguês, a primeira aceção de político é «relativo à política ou aos negócios públicos», en­quanto civil diz que é «relativo ao cidadão». Terão os cidadãos passado a envolverem-se me­nos nos negócios de Estado e a achar que políticos são apenas uns tantos profissionais?

Dezembro
Ágora de Atenas vista da Acrópole (Grécia)

«Estamos em Dezembro: a cidade está coberta de suor! A ostentação desregrada in­vadiu toda a vida colectiva. Fazem-se estrepitosamentre enormes preparativos, como se existisse alguma diferença entre o período das Saturnais e os dias úteis. O facto é que não há qualquer diferença, e por isso mesmo acho que tem toda a razão quem afirma que se Dezembro em tempos foi um mês, agora é um ano in­teiro».

Como as aspas o denunciam, o texto não é meu. Nem é de agora. Tem quase 2000 anos.

O seu autor, Séneca, nasceu aqui perto, em Córdova, pou­cos anos antes de Cristo. Foi vi­ver para Roma, onde morreu, no ano 65 d.C. Tutor e poste­riormente conselheiro de Nero, foi por este forçado a cometer suicídio, por suspeita de par­ticipação numa conspiração contra a vida do imperador.

Entre a sua variada obra, encontram-se estas Cartas a Lucílio (de que já aqui falei), es­critas nos últimos anos da sua vida. A transparente tradução que citei é da autoria de José António Segurado e Campos, professor catedrático jubilado de Literatura Latina (da Uni­versidade de Lisboa), de quem tive o privilégio de ter sido alu­na, e diz respeito à Carta 18. A edição é da Gulbenkian e o preço muito acessível. Segu­rado e Campos, numa nota à Carta 12, explica: «Por ocasião das Saturnais (Saturnalia), an­tigas festas do calendário ro­mano celebradas por volta de 17 de Dezembro de cada ano em honra de Saturno, era cos­tume haver troca de presentes entre amigos, e mesmo, como é aqui o caso, entre senhores e escravos».

Não querendo promover o consumismo (que Sócra­tes me perdoe!), será um ex­celente presente de Saturnal. Ou de Natal.

(Artigo publicado na edição papel do Caderno Cultura.Sul de Dezembro)

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Opinião

A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende

07:30 3 Setembro, 2026 16:50 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se decidirmos que começamos verdadeiramente a viver quando tivermos dinheiro suficiente, estabilidade suficiente, tempo suficiente e problemas suficientemente pequenos, talvez seja prudente levar uma cadeira"

Taxi.
Nacional

Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’

07:40 3 Setembro, 2026 18:23 2 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma situação relatada por turistas ao utilizar táxi no Aeroporto de Lisboa está agora a chamar a atenção das autoridades

Algarve Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Forum Algarve.
Algarve Economia

Este centro comercial no Algarve com mais de 100 lojas vai ser comprado por 130 milhões de euros: conheça a nova dona

14:50 2 Setembro, 2026 14:16 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o Forum Algarve, naquela que será a sua primeira operação fora de Espanha

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mulher é parada pela polícia na estrada. Crédito: Freepik
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Mais de 69 mil condutores foram multados numa semana por cometerem este erro ‘comum’

16:20 2 Setembro, 2026 19:04 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A fiscalização realizada em agosto revelou milhares de condutores em infração e vários casos acabaram mesmo com consequências judiciais

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Algarve, Cultura

Faro recebe três dias de Festival F com 67 concertos e sete palcos

07:00 3 Setembro, 2026 07:07 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, HMB, Chico da Tina e D.A.M.A estão entre os nomes que atuam no primeiro dia do Festival F

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Auto

MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão

08:23 3 Setembro, 2026 08:25 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jornadas decorrem em Faro e Portimão, com test drives destinados a dar a conhecer diferentes soluções de mobilidade da BYD

Opinião

A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende

07:30 3 Setembro, 2026 16:50 2 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se decidirmos que começamos verdadeiramente a viver quando tivermos dinheiro suficiente, estabilidade suficiente, tempo suficiente e problemas suficientemente pequenos, talvez seja prudente levar uma cadeira"

Taxi.
Nacional

Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’

07:40 3 Setembro, 2026 18:23 2 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma situação relatada por turistas ao utilizar táxi no Aeroporto de Lisboa está agora a chamar a atenção das autoridades

Algarve, Política

Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim

07:50 3 Setembro, 2026 07:49 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ana Cruz considera estratégica a relação com a Andaluzia e defende que a fronteira deve ser encarada como uma oportunidade

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Forum Algarve.
Algarve, Economia

Este centro comercial no Algarve com mais de 100 lojas vai ser comprado por 130 milhões de euros: conheça a nova dona

14:50 2 Setembro, 2026 14:16 2 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o Forum Algarve, naquela que será a sua primeira operação fora de Espanha

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Pai e filho a passear à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: vêm aí depressões e gotas frias e estas regiões serão das mais afetadas

07:00 2 Setembro, 2026 18:48 1 Setembro, 2026 | João Luís

O outono climatológico começa com sinais de uma mudança no padrão do tempo em Portugal: chuva e trovoadas podem chegar a várias regiões

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Mulher é parada pela polícia na estrada. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Mais de 69 mil condutores foram multados numa semana por cometerem este erro ‘comum’

16:20 2 Setembro, 2026 19:04 1 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A fiscalização realizada em agosto revelou milhares de condutores em infração e vários casos acabaram mesmo com consequências judiciais

Últimas Notícias

  • Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez
    Algarve entre as regiões com mais detenções por condução em estado de embriaguez
  • Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos
    Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos
  • MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão
    MSCAR promove test drives da gama BYD em Faro e Portimão
  • Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim
    Rota do PS leva debate sobre interior e cooperação transfronteiriça a Alcoutim
  • Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’
    Vai apanhar um táxi neste aeroporto em Portugal? Tenha atenção a esta ‘armadilha’ que pode fazê-lo pagar mais e já deixou a PSP em ‘alerta’

Opinião

  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
  • Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: António Aleixo e Jorge Sampaio | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
    Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa
  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento