“Café Filosófico. O Som do Pensamento” é como se intitula o livro que Maria João Neves vai apresentar no próximo dia 16 de dezembro, às 20:00, no AP Maria Nova Lounge Hotel, em Tavira.
A obra consiste numa seleção de crónicas publicadas mensalmente pela autora, entre 2015 e 2022, no Caderno de Artes & Letras Cultura.Sul, com edição em papel no jornal POSTAL do ALGARVE.
Em 1992, o filósofo francês Marc Sautet estabeleceu o primeiro Café Filosófico no Café des Phares em Paris. Informal, mas rigoroso, o Café Filosófico surgiu para oferecer às pessoas a oportunidade de debaterem ideias sérias num espírito de solidariedade intelectual.
Os Cafés Filosóficos são tão variados quanto os filósofos que os moderam. Maria João Neves é doutorada em filosofia contemporânea (2002), com uma tese sobre o pensamento de María Zambrano, e é única neste campo por aliar o treino fenomenológico a um conhecimento profundo das disciplinas do corpo, sendo instrutora de yoga e praticante de meditação.
A originalidade dos tópicos apresentados no livro de Maria João Neves atesta a visão, a perspicácia e o rigor de uma fenomenologista, sempre ciente da inseparabilidade de corpo e mente.
Há 14 anos que o Cultura.Sul mantém mensalmente um espaço próprio dedicado às artes, cultura e ideias. Esta publicação conta com a preciosa colaboração regular de vários cronistas que partilham com os leitores artigos de grande qualidade