Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Maldita ou bendita confusão?

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestO que acontece quando duvidamos sem cessar? Quando em certos dias pensamos A, noutros B, noutros ainda C. Pior um pouco, que acontece quando em certo momento pensamos A e no momento seguinte pensamos exactamente o oposto, não A; a seguir B, e logo após…

12:39 9 Maio, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D
Consultora Filosófica
[email protected]

O que acontece quando duvidamos sem cessar? Quando em certos dias pensamos A, noutros B, noutros ainda C. Pior um pouco, que acontece quando em certo momento pensamos A e no momento seguinte pensamos exactamente o oposto, não A; a seguir B, e logo após não B? A confusão toma conta de nós. É exasperante!

O problema reside em que a confusão não se dissipa por decreto. A vontade, mesmo que poderosa, resulta impotente quando de confusão se trata. Se compelidos a isso, podemos obrigar-nos a decidir, atirar uma moeda ou utilizar qualquer outro método de sorteio aleatório. Contudo, isso não significa que a confusão se tenha dissipado. Actos voluntariosos ou decisões precipitadas tomadas em estado de confusão podem ter consequências nefastas, sobretudo em assuntos em que não haja retorno.

Os filósofos Antoine Arnauld e Pierre Nicole alcançaram a notoriedade no meio intelectual setecentista ao serem co-autores do livro A Arte de Pensar, que foi considerado obra de referência no campo da lógica por mais de dois séculos. Nele se afirma, precisamente, que as propriedades básicas das ideias são a clareza e a confusão. A clareza de ideias é sinónimo de vivacidade; o seu oposto é a obscuridade. A confusão de ideias surge quando várias delas são conectadas por julgamentos falsos. Por sua vez, a confusão produz obscuridade. No extremo oposto à confusão de ideias está a distinção. As ideias oscilam nesta escala sendo, portanto, a clareza e a confusão uma questão de grau. Vejamos, “a ideia simples de dor, por exemplo, é uma ideia clara e distinta de um estado sensorial na mente, e a ideia da dor na mão é uma ideia composta e confusa de algo na mão que se parece exatamente com a dor. Sendo confusa, a ideia também é obscura, porque o que está na mão que se parece exatamente com a dor ‘não está claro para nós’.”

Descartes foi quem primeiro estabeleceu como critérios de evidência a clareza e a distinção

O filósofo René Descartes, no século XVI, foi quem primeiro estabeleceu como critérios de evidência a clareza e a distinção. Estes seriam, pois, os identificadores da verdade. Porém, sendo a dúvida e a confusão experiências incontornáveis da natureza humana Descartes conseguiu descobrir o seu lado positivo: se duvido é porque penso, penso logo existo. E é assim que a confusão da dúvida dá lugar à verdade apodíctica da existência!

Já Platão, no século IV a.c., na famosa “Alegoria da Caverna” descrita na República, nos mostrava como o caminho rumo à verdade implica estados de grande confusão. Recordemo-la de forma sintética: prisioneiros observam sombras de objectos projectadas no fundo de uma caverna, acreditando piamente que o que vêem é a realidade. Se alguém soltasse um deles e o forçasse a “voltar o pescoço, a andar e a olhar para a luz, ao fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-lo-ia de fixar os objectos cujas sombras via outrora.”

Qualquer um de nós ficaria ofuscado ao passar, de repente, de um ambiente mais sombrio para um ambiente mais luminoso. É precisamente isto que sucede quando um estado acutilante de confusão se instala. A ofuscação é dolorosa, difícil de suster, de forma que tendemos a voltar para trás, a regressar à zona mais sombria onde nos sentíamos confortáveis. A confusão não é apenas cognitiva, existe também uma componente emocional.

Quando Platão nos fala do caminho ascendente que conduz da vida errónea das sombras, à saída da caverna onde se contempla a verdade solar, podemos perceber que este é um caminho que supõe muitos estados de ofuscação. O aumento de luminosidade requere sempre um tempo de habituação, por vezes demorado. Mas este tempo é doloroso. O incremento de luz magoa. Que fazer então?

A aceitação da confusão é o primeiro passo em direcção à clareza (Foto: D.R.)

A aceitação da confusão é o primeiro passo em direcção à clareza. É preciso parar. Não se pode caminhar sem ver. É preciso contrariar a vontade de regressar à zona de conforto, de andar para trás, e admitir ficar parado na zona inóspita sem saber quando é que os olhos se habituarão e se conseguirá progredir. É absolutamente necessário parar. Porém, há que parar com delicadeza. Este é o momento em que nos temos de encher de compaixão por nós próprios, em que temos de ter paciência para connosco, em que devemos tratar-nos com carinho. Embora o impulso primordial seja tentar escorraçar com raiva a confusão para nos livrarmos dela o mais rapidamente possível, devemos fazer precisamente o contrário. Convidar a confusão a sentar-se e oferecer-lhe um chá quente com bolachinhas. Agir com delicadeza ajuda a recuperar o bom senso, a mente flexibiliza-de e conseguirá abrir-se a novas possibilidades. E se experimentássemos olhar para a nossa confusão, sem raiva mas com curiosidade?

John Welwood, psicoterapeuta americano, afirma no su livro Alquimia do Amor o seguinte: “quando estamos no limite, muitas vezes sentimos ao mesmo tempo o desejo de expandir-nos para novos territórios, e o medo de fazê-lo. Ser gentil significa admitir ambos os lados daquilo que estamos a sentir, em vez de forçar-se a ir para a frente ou assustar-se até recuar. Isso ajuda-lo-á a relaxar, a permanecer presente e a ver o que acontece a seguir.” Experimentamos?

O Café Filosófico celebra este mês quatro anos! Venha daí pensar e celebrar connosco!

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de maio)

(CM)

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez.
Desporto Nacional

Nem Elma nem Dolores Aveiro: estes foram os 5 únicos convidados do casamento de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez

16:50 12 Agosto, 2026 16:17 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez já são marido e mulher: casamento decorreu em Cascais

Algarve Economia

Sete postos de trabalho estão a concurso na Câmara Municipal de Silves

12:08 12 Agosto, 2026 12:12 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas aos concursos do Município de Silves decorrem até 24 de agosto e são submetidas na plataforma eletrónica municipal

Algarve Cultura Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Vigo, na Galiza.
Algarve Europa Vida & Lazer

“A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado

22:20 12 Agosto, 2026 21:17 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias com menos gente, águas mais calmas e preços mais acessíveis estão a levar cada vez mais portugueses a trocar o Algarve por um destino mesmo aqui ao lado

Algarve Ciência Nacional

Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado

23:00 12 Agosto, 2026 19:38 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não viu o eclipse solar não terá de esperar muito tempo por uma nova oportunidade: haverá locais onde quase todo o Sol ficará escondido

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve, Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez.
Desporto, Nacional

Nem Elma nem Dolores Aveiro: estes foram os 5 únicos convidados do casamento de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez

16:50 12 Agosto, 2026 16:17 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez já são marido e mulher: casamento decorreu em Cascais

Algarve, Economia

Sete postos de trabalho estão a concurso na Câmara Municipal de Silves

12:08 12 Agosto, 2026 12:12 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas aos concursos do Município de Silves decorrem até 24 de agosto e são submetidas na plataforma eletrónica municipal

Algarve, Cultura, Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Vigo, na Galiza.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

“A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado

22:20 12 Agosto, 2026 21:17 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias com menos gente, águas mais calmas e preços mais acessíveis estão a levar cada vez mais portugueses a trocar o Algarve por um destino mesmo aqui ao lado

Algarve, Ciência, Nacional

Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado

23:00 12 Agosto, 2026 19:38 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não viu o eclipse solar não terá de esperar muito tempo por uma nova oportunidade: haverá locais onde quase todo o Sol ficará escondido

Últimas Notícias

  • Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
    Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
  • Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
    Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
  • “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
    “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
  • Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
    Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
  • Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses
    Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses

Opinião

  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento