Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Maldita ou bendita confusão?

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest O que acontece quando duvidamos sem cessar? Quando em certos dias pensamos A, noutros B, noutros ainda C. Pior um pouco, que acontece quando em certo momento pensamos A e no momento seguinte pensamos exactamente o oposto, não A; a seguir B, e logo…

12:39 9 Maio, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D
Consultora Filosófica
[email protected]

O que acontece quando duvidamos sem cessar? Quando em certos dias pensamos A, noutros B, noutros ainda C. Pior um pouco, que acontece quando em certo momento pensamos A e no momento seguinte pensamos exactamente o oposto, não A; a seguir B, e logo após não B? A confusão toma conta de nós. É exasperante!

O problema reside em que a confusão não se dissipa por decreto. A vontade, mesmo que poderosa, resulta impotente quando de confusão se trata. Se compelidos a isso, podemos obrigar-nos a decidir, atirar uma moeda ou utilizar qualquer outro método de sorteio aleatório. Contudo, isso não significa que a confusão se tenha dissipado. Actos voluntariosos ou decisões precipitadas tomadas em estado de confusão podem ter consequências nefastas, sobretudo em assuntos em que não haja retorno.

Os filósofos Antoine Arnauld e Pierre Nicole alcançaram a notoriedade no meio intelectual setecentista ao serem co-autores do livro A Arte de Pensar, que foi considerado obra de referência no campo da lógica por mais de dois séculos. Nele se afirma, precisamente, que as propriedades básicas das ideias são a clareza e a confusão. A clareza de ideias é sinónimo de vivacidade; o seu oposto é a obscuridade. A confusão de ideias surge quando várias delas são conectadas por julgamentos falsos. Por sua vez, a confusão produz obscuridade. No extremo oposto à confusão de ideias está a distinção. As ideias oscilam nesta escala sendo, portanto, a clareza e a confusão uma questão de grau. Vejamos, “a ideia simples de dor, por exemplo, é uma ideia clara e distinta de um estado sensorial na mente, e a ideia da dor na mão é uma ideia composta e confusa de algo na mão que se parece exatamente com a dor. Sendo confusa, a ideia também é obscura, porque o que está na mão que se parece exatamente com a dor ‘não está claro para nós’.”

Descartes foi quem primeiro estabeleceu como critérios de evidência a clareza e a distinção

O filósofo René Descartes, no século XVI, foi quem primeiro estabeleceu como critérios de evidência a clareza e a distinção. Estes seriam, pois, os identificadores da verdade. Porém, sendo a dúvida e a confusão experiências incontornáveis da natureza humana Descartes conseguiu descobrir o seu lado positivo: se duvido é porque penso, penso logo existo. E é assim que a confusão da dúvida dá lugar à verdade apodíctica da existência!

Já Platão, no século IV a.c., na famosa “Alegoria da Caverna” descrita na República, nos mostrava como o caminho rumo à verdade implica estados de grande confusão. Recordemo-la de forma sintética: prisioneiros observam sombras de objectos projectadas no fundo de uma caverna, acreditando piamente que o que vêem é a realidade. Se alguém soltasse um deles e o forçasse a “voltar o pescoço, a andar e a olhar para a luz, ao fazer tudo isso, sentiria dor, e o deslumbramento impedi-lo-ia de fixar os objectos cujas sombras via outrora.”

Qualquer um de nós ficaria ofuscado ao passar, de repente, de um ambiente mais sombrio para um ambiente mais luminoso. É precisamente isto que sucede quando um estado acutilante de confusão se instala. A ofuscação é dolorosa, difícil de suster, de forma que tendemos a voltar para trás, a regressar à zona mais sombria onde nos sentíamos confortáveis. A confusão não é apenas cognitiva, existe também uma componente emocional.

Quando Platão nos fala do caminho ascendente que conduz da vida errónea das sombras, à saída da caverna onde se contempla a verdade solar, podemos perceber que este é um caminho que supõe muitos estados de ofuscação. O aumento de luminosidade requere sempre um tempo de habituação, por vezes demorado. Mas este tempo é doloroso. O incremento de luz magoa. Que fazer então?

A aceitação da confusão é o primeiro passo em direcção à clareza (Foto: D.R.)

A aceitação da confusão é o primeiro passo em direcção à clareza. É preciso parar. Não se pode caminhar sem ver. É preciso contrariar a vontade de regressar à zona de conforto, de andar para trás, e admitir ficar parado na zona inóspita sem saber quando é que os olhos se habituarão e se conseguirá progredir. É absolutamente necessário parar. Porém, há que parar com delicadeza. Este é o momento em que nos temos de encher de compaixão por nós próprios, em que temos de ter paciência para connosco, em que devemos tratar-nos com carinho. Embora o impulso primordial seja tentar escorraçar com raiva a confusão para nos livrarmos dela o mais rapidamente possível, devemos fazer precisamente o contrário. Convidar a confusão a sentar-se e oferecer-lhe um chá quente com bolachinhas. Agir com delicadeza ajuda a recuperar o bom senso, a mente flexibiliza-de e conseguirá abrir-se a novas possibilidades. E se experimentássemos olhar para a nossa confusão, sem raiva mas com curiosidade?

John Welwood, psicoterapeuta americano, afirma no su livro Alquimia do Amor o seguinte: “quando estamos no limite, muitas vezes sentimos ao mesmo tempo o desejo de expandir-nos para novos territórios, e o medo de fazê-lo. Ser gentil significa admitir ambos os lados daquilo que estamos a sentir, em vez de forçar-se a ir para a frente ou assustar-se até recuar. Isso ajuda-lo-á a relaxar, a permanecer presente e a ver o que acontece a seguir.” Experimentamos?

O Café Filosófico celebra este mês quatro anos! Venha daí pensar e celebrar connosco!

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de maio)

(CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cultura Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve Cultura

Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira

07:30 22 Julho, 2026 07:29 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da República recebe quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora da Luz, com entrada livre e programa para toda a comunidade

Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa. Crédito: HORACIO VILLALOBOS
Economia Nacional

Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira

10:20 22 Julho, 2026 10:10 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

ANA apresenta hoje o terceiro relatório técnico do Aeroporto Luís de Camões, com o planeamento da obra e a respetiva calendarização

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Algarve Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Cultura, Nacional

Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos

09:18 22 Julho, 2026 10:21 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma das vozes mais reconhecidas da música portuguesa morreu aos 69 anos, no ano em que assinalava o 50.º aniversário da carreira

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve, Cultura

Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira

07:30 22 Julho, 2026 07:29 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da República recebe quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora da Luz, com entrada livre e programa para toda a comunidade

Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa. Crédito: HORACIO VILLALOBOS
Economia, Nacional

Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira

10:20 22 Julho, 2026 10:10 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

ANA apresenta hoje o terceiro relatório técnico do Aeroporto Luís de Camões, com o planeamento da obra e a respetiva calendarização

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Algarve, Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Últimas Notícias

  • Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
    Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
  • Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
    Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
  • Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão
    Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão
  • Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
    Música portuguesa está de luto, morreu Luís Represas aos 69 anos
  • Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado
    Tem contrato com a Vodafone? Anacom aplica coima por alterações feitas sem aviso adequado

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento