Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Magia do Natal enche Portimão de cor e alegria

As boas-vindas à quadra festiva estão agendadas para dia 29 de novembro, pelas 17:30 horas, na Praça Manuel Teixeira Gomes, com a iluminação das ruas da cidade, a chegada do Pai Natal e a inauguração de todos os espaços espalhados pelas ruas da cidade

16:30 21 Novembro, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O mundo da fantasia vai percorrer as ruas da cidade

A Magia do Natal vai invadir Portimão entre 29 de novembro e 6 de janeiro. O mundo da fantasia vai percorrer as ruas da cidade, desde o Largo da Mó até ao Jardim Visconde Bívar, onde o universo do Natal estará presente através dos mais diversos elementos que caracterizam a época.

Não faltará o presépio, a casa do Pai Natal, a árvore de Natal, o trenó, um atelier com duendes, um palco e um mercado de Natal, sem esquecer do carrossel, do comboio de Natal e de uma pista com gelo verdadeiro. Espetáculos, muita animação e uma iluminação de Natal ímpar completam as propostas de entretenimento.

As boas-vindas à quadra festiva estarão repletas de surpresas e estão agendadas para dia 29 de novembro, pelas 17:30 na Praça Manuel Teixeira Gomes. Às 18 horas, chega o Pai Natal e inaugura a Casa do Pai Natal. Segue-se uma Arruada pelos espaços emblemáticos natalícios da cidade, com paragem no Jardim 1º de Dezembro para a inauguração da Exposição de Natal. O percurso continua em direção ao Largo D. João II (Largo da Mó) com uma visita ao Presépio com figuras em tamanho real. Aqui, neste espaço será um momento ímpar com a inauguração da nova Iluminação de Natal. Às 19 horas, na Praça da República (Alameda) poderá assistir ao espetáculo único de Luz dos Arcos da Alameda, seguida da inauguração do Mercado de Natal, da Pista de Gelo e de um Espetáculo de Magia que encantará miúdos e graúdos.

A iluminação natalícia

A aposta deste ano é no aumento de locais iluminados e no reforço os elementos decorativos que irão conferir ao concelho um brilho ímpar. As novidades são a Avenida Tomás Cabreira na Praia da Rocha e a Rotunda do Portimão Arena. A iluminação decorativa regressa assim em mais pontos estratégicos do concelho e são uma forma de apoio ao comércio local e às atividades económicas, trazendo mais animação às ruas, tornando-as mais atrativas. Destaque para as Luzes dos Arcos da Alameda que irão proporcionar várias vezes ao dia um espetáculo de som, luz e cor a condizer com a época festiva e que irá certamente criar boas memórias.

Portimão, a Magia do Natal encantará as famílias, com especial atenção para os mais novos, onde poderão participar num leque de experiências como patinar em gelo verdadeiro, numa pista com 200m2, localizada na Praça da República (Alameda), assistir aos clássicos Contos de Natal no Palco dos Duendes, entrar na Casa do Pai Natal e conhecer pessoalmente o homem das barbas brancas. Os mais pequenos poderão também fazer pinturas faciais e escrever a carta ao Pai Natal no Atelier dos Duendes, entregar as cartas com o que mais desejam no Marco do Correio, tirar a foto para o Postal de Natal junto da luminosa Árvore de Natal (com 11m de altura) e poder imaginar-se a ser o ajudante do Pai Natal, entregando os presentes diretamente no seu Trenó, localizado na Praça Manuel Teixeira Gomes.

Residentes e turistas serão convidados a entrar no mundo da fantasia e deixarem-se levar pela viagem fantástica que terá à sua espera no Carrossel e Comboio de Natal e que o levará num passeio junto ao Jardim Visconde Bívar.

Além destas atividades, poderá descobrir como é celebrado o Natal noutros países através da Exposição “Lendas e Contos de Natal” patente no Jardim 1º de Dezembro, uma exposição com curiosidades que permitirá aos visitantes conhecer as tradições da época fora de Portugal e de alguns dos mais belos contos e lendas de natal.

Na Magia do Natal portimonense e no centro da cidade, poderá comprar presentes no Mercadinho de Natal com produtos de excelência e provar das melhores iguarias na Praça da República (Alameda), junto à Pista de Gelo e visitar ainda o Presépio em Figuras de Tamanho Real no Largo da Mó.

Todas as sextas e sábados existirão espetáculos no palco de natal, na Alameda e os sábados também serão preenchidos com desfiles temáticos pelas ruas da cidade.

O Teatro Boa Esperança também fará parte da programação do evento com o espetáculo musical “O Sonho de Ernesto”, uma hilariante história de um Duende com um vício bem conhecido de todos, o do telemóvel.

Este é o Musical de Natal para todas as famílias que certamente irá acordar todos os “Ernestos” que existem dentro de nós. Aos sábados pelas 21h e aos domingos pelas 11h. As escolas poderão realizar marcações para sessões semanais (11h e 15h).

Para além do programa mágico de Natal e no âmbito da mobilidade sustentável, no dia 14 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se um Passeio denominado “Natal Ciclável” na zona histórica da cidade. O ponto de concentração será no Jardim 1º de Dezembro e os participantes deverão estar trajados ou ostentar um adereço natalício. As inscrições estão abertas a veículos do tipo Bicicletas, Trotinetes, Patins, Skates e Hoverboards, Segways, etc. e poderão ser realizadas no site do município em www.cmportimao.pt. O percurso de 4 a 5 Km terá o seu término na Alameda por volta das 17h30 e aguardam-se muitas surpresas.

Portimão, A Magia do Natal terá animação permanente e muitos outros espetáculos. O horário do recinto e toda a programação poderá ser consultada no site do evento: www.portimaonatal.pt

Se quiser saber mais, consulte a página de Facebook do Portimão Natal e siga o Instagram em #portimaonatal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa

09:00 19 Junho, 2026 16:40 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado de Culturas à Luz das Velas regressa a Lagoa entre 2 e 5 de julho, com entrada gratuita e tema dedicado à lusofonia

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Cultura Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa

09:00 19 Junho, 2026 16:40 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado de Culturas à Luz das Velas regressa a Lagoa entre 2 e 5 de julho, com entrada gratuita e tema dedicado à lusofonia

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Cultura, Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Últimas Notícias

  • Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades
    Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades
  • Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa
    Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa
  • Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve
    Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve
  • Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus
    Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus
  • Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
    Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal