Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Luís Conceição e Osmose apresentam novo trabalho discográfico “Profecias”

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestLuís Conceição tem 45 anos e é tavirense de gema. A música tem sido uma constante na sua vida. Luís Conceição e Osmose apresentaram recentemente o seu novo trabalho “Profecias”. Em entrevista ao POSTAL Luís Conceição fala sobre a sua formação, carreira e novo trabalho….

10:32 22 Agosto, 2019 11:12 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Luís Conceição tem 45 anos e é tavirense de gema. A música tem sido uma constante na sua vida. Luís Conceição e Osmose apresentaram recentemente o seu novo trabalho “Profecias”.

Luís Conceição começou a dar os primeiros passos na música aos 4 anos (Foto Stefanie Palma / POSTAL D.R.)

Em entrevista ao POSTAL Luís Conceição fala sobre a sua formação, carreira e novo trabalho.

Luís Conceição começou na música aos quatro anos de idade. “Os meus pais tiveram o bom senso de me colocar na música porque eu gostava muito de cantar. Eu cantava afinado músicas de uma senhora chamada Cândida Branca Flor e os meus pais acharam muita piada a isso e puseram-me a aprender piano no Conservatório Regional do Algarve”, conta o músico.

O músico já sabia tocar piano antes de aprender a ler e a escrever

Luís Conceição afirma que a música o tem acompanhado ao longo da vida. “A atividade da composição começou um bocadinho mais tarde, por volta dos 17/18 anos. Este novo disco é o sétimo trabalho que estou a gravar”,
salienta.

Para além da carreira de músico, Luís Conceição é também professor. O tavirense leciona as disciplinas de piano e história da música. “Já lecionei em muitos sítios. Já fui professor em Lisboa, em Tomar, já lecionei inclusive em universidades”, refere.

Luís Conceição sublinha que “costuma dizer-se que um professor não tem de ser um grande instrumentista e um grande instrumentista pode saber tocar um instrumento de forma magistral e não saber ensiná-lo”, salientando que “são áreas completamente diferentes. Gosto de
acreditar que sou um professor bom, que dou uns toques no piano e que também canto umas coisas”.

O músico confidenciou ao POSTAL que finalmente terminou os estudos e já pode dedicar-se de forma mais completa à criação e aos concertos. Luís Conceição já tem um vasto repertório no mundo da música.

“Gravo sempre composições originais. Já gravei três trabalhos originais de piano a solo e os outros quatro trabalhos são edições de autor, que contemplam canções, em que apresento trabalhos sozinho (só piano e voz) e trabalhos em conjunto com a banda, que é o caso deste último trabalho”.

O surgimento da banda, Luís Conceição e Osmose

O primeiro trabalho gravado com o nome Luís Conceição e Osmose remonta ao ano de 2015.

“A primeira vez que toquei com estes músicos foi há relativamente pouco tempo, em 2015. O único que está comigo desde as origens da banda é o guitarrista e também produtor do disco, Valter Estevens. Os outros músicos conheci nos últimos anos”,afirma.

Luís Conceição confessou ao POSTAL que tem mais de 200 canções compostas, mas só tem cerca de 50 gravadas.

O trabalho “Profecias” é lançado oficialmente no dia 24 de agosto, no Verão em Tavira e está dividido em duas partes. A segunda parte é lançada em dezembro.

A banda já tem muitos concertos marcados para o próximo ano

“Este trabalho é uma coisa muito eclética, não se foca num estilo específico. É um trabalho um pouco multifacetado, vai desde o Rock Rápido, ao Rock Alternativo, progressivo, música quase tradicional portuguesa.

É difícil definir”, salienta o autor. Luís Conceição considera que a banda é muito sui generis. “Eu venho totalmente da música clássica, uma vez que fui educado a estudar Mozart e Bethoven. O guitarrista, o professor Valter Estevens vem do Heavy Metal mas foi também estudar música clássica. Por sua vez, o baixista, o Pedro, é um músico que aprende nas bandas. Depois, temos o Bruno Maé, baterista que é mais voltado para o rock. Por fim, o saxofonista também foi meu aluno”.

O autor considera que “neste trabalho cada um deu a sua contribuição, o que resultou num trabalho muito melhor a todos os níveis. Este trabalho é uma coisa mais íntima, pois cada um deu um pouco de si”, reforça.

“Já temos muita coisa marcada para o próximo ano. Este trabalho já foi apresentado em fevereiro na comemoração dos 100 anos do Museu Municipal de Faro e no Dia da Mulher, no entanto, a apresentação oficial acontece este sábado, 14 de agosto”.

“Atualmente, temos uma estrutura em que temos manager,
representante, editora não temos, mas também não precisamos. Fiz uma edição de autor e agora vendo o meu trabalho a quem eu quiser, como quiser. Sou dono do meu trabalho e os direitos de autor são meus”, destaca.

Luís Conceição afirma que “temos estado um pouco na estrada mas mais concentrados em acabar o trabalho, mas agora vai ser o máximo de estrada possível. Pretendemos dar a conhecer o nosso trabalho em tudo o que for rádios, televisões, palcos”.

Luís Conceição inspira-se na vida em geral

Luís conceição referiu ao POSTAL que “se inspira na vida em geral”.

Por norma, “estou sempre inspirado. Já me inspirei no meu gato, em relações amorosas, em relações conflituosas, em pessoas que odeio, em pessoas que adoro, livros, poemas, quadros”.

O músico disse ao POSTAL que a mãe faleceu há dois anos e que o pai escreveu um poema para ela. “A partir desse poema fiz um fado ‘A minha mulher’ que é uma das músicas que tem tido mais sucesso na internet”.

“Eu nunca divulguei muito o meu trabalho mas vou começar a fazê-lo porque, de facto, acho que já cumpri tudo o que tinha a cumprir na vida, à exceção de divulgar o meu trabalho”.

Luís Conceição é filho de Tavira

Luís Conceição já viveu um pouco por toda a Europa. O POSTAL perguntou ao músico se teria mais oportunidades numa grande cidade como, por exemplo, Lisboa ou Porto. “Eu acho que existe muito o preconceito de que quando se é de uma terra pequena não se conseguem fazer muitas coisas e isso é mentira”, frisa.

“É um orgulho para mim ser de Tavira. Não considero que seja limitador, de forma alguma”.

Quanto aos principais obstáculos enquanto músico, o autor afirma que “o primeiro obstáculo é o consumismo exacerbado do povo português de música que lhe é impingida à força.

Hoje em dia temos uma liberdade e uma variedade de opções que não existiam. O que é certo é que as pessoas continuam a ver os mesmos canais de televisão e são influenciados de uma forma muito concreta para aquele género musical”.

Se for ligar a televisão, num canal generalista, numa festa de verão, só se vê pimba”, lamenta.

A cultura do nosso povo foi esmagada por anos de ditadura

Luís Conceição refere que ficou “impressionado porque na Volta a Portugal em Bicicleta apareceram os Perfume, que era uma coisa que eu nunca tinha visto. Só via o Quim Barreiros e outros artistas semelhantes”.

Outro dos obstáculos é por exemplo “tocar em feiras da serra, primeiro porque não conhecem a música, logo, não conseguem cantar o refrão. Eu diria que a música que nós fazemos, excetuando a faixa número um que é uma música comercial, as pessoas não se identificam muito,
pessoas de uma faixa etária mais de 40, 50, 60, 70 anos”.

Quanto aos jovens que consomem música “é uma incógnita porque este trabalho nunca esteve nas plataformas online, só vai começar a estar agora”.

Luís Conceição defende que “o maior obstáculo é a formação, as escolhas das pessoas, a cultura do nosso povo, que foi uma cultura esmagada, anos e anos, por uma ditadura”.

Noutros países, como França ou países nórdicos, por exemplo, “as pessoas têm uma capacidade de absorção cultural diferente. Na minha opinião,ainda estamos a pagar o preço de 40 e tal anos de uma forte ditadura, onde os hábitos culturais e as tradições se mantiveram um pouco”.

Para terminar, existe a “questão da dimensão do país. É muito bom ser português, eu tenho um grande orgulho, mas só temos 11 milhões de habitantes. Isso é muito importante a nível de limitações de mercado”.

Imaginemos o exemplo do Brasil com 160 milhões de habitantes. É inequívoco que “são 160 milhões de consumidores e isso faz diferença”.

O músico salienta ainda o facto de “em Portugal a música estar muito ligada à voz, à canção. No nosso país, a música tem de ter uma voz”.

O projeto Luís Conceição e Osmose já “tem um tema instrumental e no segundo vai ter outro. A música e a letra são coisas diferentes. A música pode existir por ela só como um poema existe por ele só, sem ter música. É o mesmo princípio na minha opinião”, acrescentou.

O tavirense refere que se considera um “canta-autor”, pois gosta de cantar os seus temas.

Quanto às ambições futuras, Luís Conceição salienta que “temos de trabalhar na vida sem expetativas. Temos de dar o nosso melhor. Acho que o mais importante é realizar um trabalho e ter consciência de que está bem feito e mostrá-lo à família, amigos, seguidores e fãs”.

“Para mim, enquanto músico, o mais importante é ter a consciência tranquila de que fiz tudo o que podia para que aquilo resultasse. Penso que gostar do que faço é essencial”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Vai abastecer a Espanha? Faça a conta para perceber se regressa com mais dinheiro na carteira
    Vai abastecer a Espanha? Faça a conta para perceber se regressa com mais dinheiro na carteira
  • Nem tudo é caro em Lagos: na Casa do Prego o pica pau sai a 12€ e há pregos a partir de 14€
    Nem tudo é caro em Lagos: na Casa do Prego o pica pau sai a 12€ e há pregos a partir de 14€
  • Reformados já sabem quanto poderão receber a mais em 2027: Governo aponta para subida de 3,3% nas pensões
    Reformados já sabem quanto poderão receber a mais em 2027: Governo aponta para subida de 3,3% nas pensões
  • Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos
    Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos
  • E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários
    E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

Opinião

  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal