A Marinha Portuguesa coordenou, esta terça-feira à noite, uma operação de busca e salvamento de um idoso de 79 anos, de nacionalidade argentina, que se encontrava a bordo do navio cruzeiro MSC ORCHESTRA, a cerca de 30 milhas, o equivalente a 56 quilómetros, a Sudeste de Faro.
O navio cruzeiro de bandeira do Panamá, efetuou um pedido de auxílio que chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa através de uma chamada telefónica, pelas 19:43, com o relato de que um idoso de 79 anos apresentava um problema na circulação sanguínea em uma das pernas.
O CODUMAR foi imediatamente informado e procedeu a avaliação do estado da vítima, tendo considerado a situação como um resgate médico urgente.
Tratando-se de um resgate médico urgente e devido à proximidade a terra, a ação de resgate foi coordenada com a Capitania do Porto de Olhão que empenhou a lancha do ISN SR-37 que se dirigiu ao navio e efetuou o desembarque do passageiro.
A lancha atracou na Estação Salva-vidas de Olhão, por volta das 22:58, e o passageiro foi transportado por ambulância para uma unidade hospital.
A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo garante “uma resposta continua em todo o território nacional a incidentes que possam ocorrer”.
Leia também: Barco apreendido com dois jovens espanhóis a sul de Faro pela Marinha por suspeitas de tráfico