As VII Jornadas Técnicas Associativas, organizadas pela Direção Regional do Algarve do IPDJ, culminaram com uma homenagem ao Homem e Atleta Olímpico Carlos Lopes, no passado dia 30 de novembro.
O IPDJ de Faro encheu-se para ouvir o testemunho de jovens que inspiram, referências nacionais e regionais sobre UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas), sobre formação de treinadores, sobre o desporto como ferramenta de inclusão, sobre inovação social e oportunidades de financiamento, sobre Centros de Alto Rendimento, sobre Programas do IPDJ na área da juventude e desporto, entre muitos outros.
“Uma aposta ganha, não só pelas muitas dezenas de participantes, de todos os pontos do Algarve (de Sagres a Alcoutim, da Serra ao Litoral), mas também pela irrefutável atenção, interesse e participação de todos os que estiveram presentes”, afirma Custódio Moreno, diretor regional do Algarve do IPDJ.
Este responsável acrescenta que foi uma aposta ganha, também, “pela convicção de que foi um dia que muito acrescentou à região e ao desporto, pois o IPDJ continua a acreditar que a evolução passa por capacitar, informar, envolver e motivar os técnicos e dirigentes associativos”.
O final do dia encerrou com chave de ouro, com uma “merecida, justa e emocionante homenagem ao Atleta Olímpico – Carlos Lopes”.
Em ambiente de muita nostalgia e com recurso a vídeos, relatos e fotografias da época, “remontámos à década de 80 e vibrámos com a vitória deste grande Atleta nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984”.
Carlos Lopes foi o primeiro a cortar a meta, após 42 quilómetros, e a trazer a medalha de ouro para Portugal. Um feito histórico, que elevou o nome de Portugal e encheu todos de orgulho.
Em paralelo com a homenagem ao Atleta, foi feita a homenagem ao Homem, pelo percurso de vida, pelos valores transmitidos, pela coragem, resiliência e persistência.
Para o próximo ano, “fica a promessa de realização das VIII Jornadas Técnicas Associativas, com a mesma dinâmica e igual apoio aos dirigentes e técnicos associativos, sempre no sentido de os dotar de mais e melhores ferramentas”, conclui Custódio Moreno.
Leia também: IPDJ homenageia Carlos Lopes nas VII Jornadas Técnicas Associativas em Faro