Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Hans Gadow e as primeiras escavações arqueológicas em grutas do Algarve

Artigo de Frederico Tátá Regala, arquéologo ao serviço da Direção Regional de Cultura do Algarve, publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

08:41 10 Setembro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Local onde terão acampado, em Junho de 1885, Hans Gadow e a equipa de arqueologia

Athaíde Oliveira, na página 154 da sua bem conhecida Monografia do Concelho de Loulé, publicada em 1905, afirmava em relação a uma caverna no sítio da Salustreira: “Já ali, em tempo, se estabeleceram uns ingleses, que fizeram grandes investigações, cujos resultados foram desconhecidos, não só porque a ninguém deram conta, mas porque levaram consigo tudo quanto ali apuraram“. Quem seriam esses ingleses e o que levaram da caverna? Esta questão permaneceu envolta em algum mistério até que trabalhos de pesquisa documental recentes, no âmbito do Projecto Património Espeleológico do Algarve (DRCAlgarve / ICArEHB – UALG) permitiram melhor conhecimento.

Desde há muito que as grutas do Algarve acicatam a curiosidade de investigadores portugueses e estrangeiros. Já em meados do século XIX o geólogo francês Charles Bonnet pesquisou algumas grutas na região de Loulé, embora sem resultados arqueologicamente relevantes.1O arqueólogo Estácio da Veiga revelou particular interesse pelas grutas da região, as quais procurou inventariar e descrever, trabalho que integrou na sua distinta obra “Antiguidades Monumentais do Algarve”, no 1.º volume, publicado 1886. Entre outras grutas deu atenção à Caverna da Solestreira (ou Salustreira), em Querença, Loulé, sobre a qual recolheu informação. Referiu que dela eram então extraídas grandes quantidades de guano de morcego para fertilizar as terras agrícolas e que durante a extracção surgiam pedaços de cerâmicas antigas, indiciadoras do interesse arqueológico da gruta. Esta informação transmitiu-a Estácio a um investigador da Universidade de Cambridge, Hans Gadow, quando este esteve em Faro no ano de 1884. Não obstante a formação de Gadow ser na área da biologia, este interessou-se claramente pelos depósitos arqueológicos em gruta, possivelmente influenciado pelas importantes descobertas que revolucionaram o conhecimento da pré-história na segunda metade do século XIX, em contextos de grutas do ocidente europeu, inclusivamente na Estremadura portuguesa na sequência de escavações realizadas sob a égide da então Comissão Geológica de Portugal.

O mais antigo levantamento topográfico que se conhece de grutas no Algarve (Gadow, 1886)

Gadow ficou de tal modo interessado nas grutas da região que regressou com o objectivo de proceder a intensivas pesquisas. Visitou grutas em Alte, Salir e Querença, tendo a sua preferência recaído sobre as chamadas Solestreiras, duas grutas próximas, que viria a escavar em Julho de 1885. Para o efeito conseguiu uma carta de recomendação do então Ministro dos Negócios Estrangeiros, Barbosa do Bocage, dirigida ao Governador Civil do Algarve, o que lhe proporcionou o apoio logístico dos poderes locais. Com a autorização escrita de Manoel da Silva, o proprietário, Gadow contratou seis mineiros e contou com o apoio de Thomas Warden, engenheiro civil então em serviço na Mina de São Domingos (Mértola). O pesquisador e a sua equipa estiveram acampados durante sete dias na gruta que apresenta entrada mais ampla, sendo diariamente abastecidos de víveres por um habitante de Querença. Foram então escavadas várias sondagens em ambas as grutas, o que permitiu a exumação de ossos e dentes humanos acompanhados de alguns artefactos, destacando-se grande número de contas de colar feitas de mineral verde “calaíte” (provavelmente um mineral do grupo das variscites) e um artefacto em osso de veado que foi então interpretado como sendo um punhal (tipologicamente um formão). Pela descrição os restos são compatíveis com contexto de necrópole da Pré-História recente, apesar de não ter sido registada a presença de cerâmicas ou outros artefactos que ajudem a uma melhor resolução cronológica. De acordo com a informação prestada a Gadow pelo antigo proprietário do terreno em que se encontram as grutas, a Solestreira do lado poente estivera fechada com uma lage de pedra e no seu interior terão sido descobertas três “sepulturas”, assim como recipientes cerâmicos “com formas peculiares”. Presume-se que os contextos arqueológicos devem ter sido extensivamente perturbados e removidos aquando da exploração de guano e dos sedimentos subjacentes para uso agrícola, antes da intervenção arqueológica, perdendo-se a informação que deles poderia ter sido obtida.

A campanha deu origem a uma crónica que, para além da relevância arqueológica, constitui uma descrição pitoresca, em estilo vitoriano, focando aspectos de diversa natureza, cuja edição veio à estampa em 1886, em artigo publicado pela Universidade de Cambridge2, mas que acabaria por não alcançar a merecida divulgação, mantendo-se, ao que tudo indica, ignorado em Portugal até muito recentemente. O documento reveste-se de particular interesse por constituir o mais antigo registo de escavações assumidamente arqueológicas, com resultados relevantes, realizadas em gruta do Algarve.

Câmara principal da Solestreira poente

Quanto ao paradeiro dos materiais arqueológicos recolhidos por Hans Gadow, em parte perderam-se logo após a recolha, incluindo as contas de mineral, num acidente ocorrido durante o carregamento de uma mula utilizada para o transporte, conforme o próprio dá conta; outra parte foi levada para Cambridge, no Reino Unido. Confirmou-se que, de facto, existe presentemente um conjunto de peças arqueológicas fornecidas por este investigador e provenientes de Portugal no acervo do Museum of Archaeology and Anthropology (MAA)da Universidade de Cambridge. A informação constante da respectiva etiquetagem revela-se por vezes equívoca, mas é possível correlacionar com as Solestreiras pelo menos duas peças, incluíndo o dito punhal em metápode de veado.

Deve ser notado que para além do interesse arqueológico das Solesteiras estas grutas constituem também importante abrigo para espécies de morcegos protegidas, sendo altamente desaconselhada a realização de visitas ao seu interior. Apesar deste facto e dos esforços de salvaguarda promovidos pela Autarquia de Loulé, assim como pelo ICNF, estas grutas têm vindo a sofrer lamentáveis actos de vandalismo, sendo evidente a desfiguração provocada por inscrições nas paredes, quebra de formações, lixo diverso, fogueiras e outras acções que vão paulatinamente provocando a delapidação deste importante património natural e cultural de Querença e do Algarve.

[1] Mémoire sur le Royaume de l’Algarve (1850) – Memorias da Academia Real das Sciencias de Lisboa(2ª série, tomo II, parte II)

[1] Gadow, H. (1886) – On some caves in Portugal. Proceedings of the Cambridge Philosophical Society, Vol. 5, pp. 381-391.

Frederico Tátá Regala

(Arquéologo ao serviço da Direção Regional de Cultura do Algarve)

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de setembro)

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Algarve Gastronomia

Pomar dos Sabores testa em Luz de Tavira que frutos poderão crescer no Algarve do futuro

16:00 23 Setembro, 2026 16:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jardim botânico na Luz de Tavira observa mais de 500 tipos de plantas comestíveis perante calor, seca, vento e água limitada

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Algarve Cultura

Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia

10:05 23 Setembro, 2026 10:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Professor de Português e Literatura Portuguesa em Silves, Nero segue para as meias-finais com 95 pontos em 100

Algarve Política

Fuzeta e Moncarapacho: PSD Olhão pede serenidade no debate sobre limites territoriais

17:00 23 Setembro, 2026 16:48 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido manifesta preocupação com episódios relatados na Assembleia da Fuzeta e rejeita confrontos entre as duas populações

Ensino Europe Direct Algarve

Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro

18:10 23 Setembro, 2026 18:30 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro da Educação visitou o local do futuro campus, onde foi apresentado o projeto "UAlg Horizonte 2030"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Algarve, Gastronomia

Pomar dos Sabores testa em Luz de Tavira que frutos poderão crescer no Algarve do futuro

16:00 23 Setembro, 2026 16:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Jardim botânico na Luz de Tavira observa mais de 500 tipos de plantas comestíveis perante calor, seca, vento e água limitada

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Algarve, Cultura

Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia

10:05 23 Setembro, 2026 10:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Professor de Português e Literatura Portuguesa em Silves, Nero segue para as meias-finais com 95 pontos em 100

Algarve, Política

Fuzeta e Moncarapacho: PSD Olhão pede serenidade no debate sobre limites territoriais

17:00 23 Setembro, 2026 16:48 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido manifesta preocupação com episódios relatados na Assembleia da Fuzeta e rejeita confrontos entre as duas populações

Ensino, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro

18:10 23 Setembro, 2026 18:30 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ministro da Educação visitou o local do futuro campus, onde foi apresentado o projeto "UAlg Horizonte 2030"

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Últimas Notícias

  • Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
    Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal
  • Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras
    Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras
  • Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação
    Trabalha ou está desempregado? Este apoio do IEFP pode chegar aos 500 euros para pagar formação
  • Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico
    Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico
  • Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei
    Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

Opinião

  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
  • Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
    Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
  • Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
    Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
  • Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
    Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento