Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Hans Gadow e as primeiras escavações arqueológicas em grutas do Algarve

Artigo de Frederico Tátá Regala, arquéologo ao serviço da Direção Regional de Cultura do Algarve, publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

08:41 10 Setembro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Local onde terão acampado, em Junho de 1885, Hans Gadow e a equipa de arqueologia

Athaíde Oliveira, na página 154 da sua bem conhecida Monografia do Concelho de Loulé, publicada em 1905, afirmava em relação a uma caverna no sítio da Salustreira: “Já ali, em tempo, se estabeleceram uns ingleses, que fizeram grandes investigações, cujos resultados foram desconhecidos, não só porque a ninguém deram conta, mas porque levaram consigo tudo quanto ali apuraram“. Quem seriam esses ingleses e o que levaram da caverna? Esta questão permaneceu envolta em algum mistério até que trabalhos de pesquisa documental recentes, no âmbito do Projecto Património Espeleológico do Algarve (DRCAlgarve / ICArEHB – UALG) permitiram melhor conhecimento.

Desde há muito que as grutas do Algarve acicatam a curiosidade de investigadores portugueses e estrangeiros. Já em meados do século XIX o geólogo francês Charles Bonnet pesquisou algumas grutas na região de Loulé, embora sem resultados arqueologicamente relevantes.1O arqueólogo Estácio da Veiga revelou particular interesse pelas grutas da região, as quais procurou inventariar e descrever, trabalho que integrou na sua distinta obra “Antiguidades Monumentais do Algarve”, no 1.º volume, publicado 1886. Entre outras grutas deu atenção à Caverna da Solestreira (ou Salustreira), em Querença, Loulé, sobre a qual recolheu informação. Referiu que dela eram então extraídas grandes quantidades de guano de morcego para fertilizar as terras agrícolas e que durante a extracção surgiam pedaços de cerâmicas antigas, indiciadoras do interesse arqueológico da gruta. Esta informação transmitiu-a Estácio a um investigador da Universidade de Cambridge, Hans Gadow, quando este esteve em Faro no ano de 1884. Não obstante a formação de Gadow ser na área da biologia, este interessou-se claramente pelos depósitos arqueológicos em gruta, possivelmente influenciado pelas importantes descobertas que revolucionaram o conhecimento da pré-história na segunda metade do século XIX, em contextos de grutas do ocidente europeu, inclusivamente na Estremadura portuguesa na sequência de escavações realizadas sob a égide da então Comissão Geológica de Portugal.

O mais antigo levantamento topográfico que se conhece de grutas no Algarve (Gadow, 1886)

Gadow ficou de tal modo interessado nas grutas da região que regressou com o objectivo de proceder a intensivas pesquisas. Visitou grutas em Alte, Salir e Querença, tendo a sua preferência recaído sobre as chamadas Solestreiras, duas grutas próximas, que viria a escavar em Julho de 1885. Para o efeito conseguiu uma carta de recomendação do então Ministro dos Negócios Estrangeiros, Barbosa do Bocage, dirigida ao Governador Civil do Algarve, o que lhe proporcionou o apoio logístico dos poderes locais. Com a autorização escrita de Manoel da Silva, o proprietário, Gadow contratou seis mineiros e contou com o apoio de Thomas Warden, engenheiro civil então em serviço na Mina de São Domingos (Mértola). O pesquisador e a sua equipa estiveram acampados durante sete dias na gruta que apresenta entrada mais ampla, sendo diariamente abastecidos de víveres por um habitante de Querença. Foram então escavadas várias sondagens em ambas as grutas, o que permitiu a exumação de ossos e dentes humanos acompanhados de alguns artefactos, destacando-se grande número de contas de colar feitas de mineral verde “calaíte” (provavelmente um mineral do grupo das variscites) e um artefacto em osso de veado que foi então interpretado como sendo um punhal (tipologicamente um formão). Pela descrição os restos são compatíveis com contexto de necrópole da Pré-História recente, apesar de não ter sido registada a presença de cerâmicas ou outros artefactos que ajudem a uma melhor resolução cronológica. De acordo com a informação prestada a Gadow pelo antigo proprietário do terreno em que se encontram as grutas, a Solestreira do lado poente estivera fechada com uma lage de pedra e no seu interior terão sido descobertas três “sepulturas”, assim como recipientes cerâmicos “com formas peculiares”. Presume-se que os contextos arqueológicos devem ter sido extensivamente perturbados e removidos aquando da exploração de guano e dos sedimentos subjacentes para uso agrícola, antes da intervenção arqueológica, perdendo-se a informação que deles poderia ter sido obtida.

A campanha deu origem a uma crónica que, para além da relevância arqueológica, constitui uma descrição pitoresca, em estilo vitoriano, focando aspectos de diversa natureza, cuja edição veio à estampa em 1886, em artigo publicado pela Universidade de Cambridge2, mas que acabaria por não alcançar a merecida divulgação, mantendo-se, ao que tudo indica, ignorado em Portugal até muito recentemente. O documento reveste-se de particular interesse por constituir o mais antigo registo de escavações assumidamente arqueológicas, com resultados relevantes, realizadas em gruta do Algarve.

Câmara principal da Solestreira poente

Quanto ao paradeiro dos materiais arqueológicos recolhidos por Hans Gadow, em parte perderam-se logo após a recolha, incluindo as contas de mineral, num acidente ocorrido durante o carregamento de uma mula utilizada para o transporte, conforme o próprio dá conta; outra parte foi levada para Cambridge, no Reino Unido. Confirmou-se que, de facto, existe presentemente um conjunto de peças arqueológicas fornecidas por este investigador e provenientes de Portugal no acervo do Museum of Archaeology and Anthropology (MAA)da Universidade de Cambridge. A informação constante da respectiva etiquetagem revela-se por vezes equívoca, mas é possível correlacionar com as Solestreiras pelo menos duas peças, incluíndo o dito punhal em metápode de veado.

Deve ser notado que para além do interesse arqueológico das Solesteiras estas grutas constituem também importante abrigo para espécies de morcegos protegidas, sendo altamente desaconselhada a realização de visitas ao seu interior. Apesar deste facto e dos esforços de salvaguarda promovidos pela Autarquia de Loulé, assim como pelo ICNF, estas grutas têm vindo a sofrer lamentáveis actos de vandalismo, sendo evidente a desfiguração provocada por inscrições nas paredes, quebra de formações, lixo diverso, fogueiras e outras acções que vão paulatinamente provocando a delapidação deste importante património natural e cultural de Querença e do Algarve.

[1] Mémoire sur le Royaume de l’Algarve (1850) – Memorias da Academia Real das Sciencias de Lisboa(2ª série, tomo II, parte II)

[1] Gadow, H. (1886) – On some caves in Portugal. Proceedings of the Cambridge Philosophical Society, Vol. 5, pp. 381-391.

Frederico Tátá Regala

(Arquéologo ao serviço da Direção Regional de Cultura do Algarve)

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de setembro)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Nacional

Atenção peões: este hábito ‘inofensivo’ muito comum ao andar na rua pode levar a multas nestas situações

07:30 26 Maio, 2026 20:20 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Muitos peões fazem isto todos os dias sem pensar nas consequências, mas este hábito comum pode dar direito a multa em Portugal

Algarve Cultura

Jovens acordeonistas algarvios conquistaram vários prémios em Alcobaça

09:16 26 Maio, 2026 09:16 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concurso de acordeão distinguiu jovens talentos do Algarve com vários prémios nacionais e internacionais em Alcobaça

Carregar o telemóvel.
Tech

Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber

11:40 26 Maio, 2026 11:29 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Erro frequente ao ligar o carregador do smartphone que pode reduzir a duração da bateria sem dar sinais imediatos

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Algarve Política

PSD Faro apoia petição para transmissão online das reuniões camarárias

07:15 26 Maio, 2026 07:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Petição pretende aproximar os cidadãos das reuniões da Câmara de Faro através da transmissão online das sessões municipais

Algarve Desporto Nacional

Estádio Algarve foi escolhido pelo Torreense para disputar os jogos em casa da Liga Europa

07:00 26 Maio, 2026 06:46 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Após conquistar a Taça de Portugal, clube de Torres Vedras confirmou que vai disputar os jogos em casa da Liga Europa no Estádio Algarve

Mulher no banco.
Economia Nacional

Adeus ‘tabus’: a partir desta data pode vir a ter o direito de saber quanto ganham os seus colegas de trabalho

10:51 26 Maio, 2026 10:44 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Empresas podem ser obrigadas a divulgar salários, indicar remunerações nas ofertas de emprego e deixar trabalhadores falar sobre vencimentos

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:20 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

“Cúpula de calor” não ‘larga’ Portugal: este vai ser o período mais intenso e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 26 Maio, 2026 17:47 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai continuar a intensificar-se em Portugal continental, com temperaturas até 38 ºC no interior e tempo seco em várias regiões nos próximos dias

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Algarve Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto Mundo Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Taça de nêsperas. Crédito: Magnific
Gastronomia Vida & Lazer

Gosta de nêsperas? Nutricionista revela qual o limite diário e a parte que não deve mesmo tocar

11:10 24 Maio, 2026 11:01 24 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As nêsperas são leves e nutritivas, mas há um limite diário e uma parte que nunca deve ser consumida, alerta uma nutricionista

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Nacional

Atenção peões: este hábito ‘inofensivo’ muito comum ao andar na rua pode levar a multas nestas situações

07:30 26 Maio, 2026 20:20 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Muitos peões fazem isto todos os dias sem pensar nas consequências, mas este hábito comum pode dar direito a multa em Portugal

Algarve, Cultura

Jovens acordeonistas algarvios conquistaram vários prémios em Alcobaça

09:16 26 Maio, 2026 09:16 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concurso de acordeão distinguiu jovens talentos do Algarve com vários prémios nacionais e internacionais em Alcobaça

Carregar o telemóvel.
Tech

Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber

11:40 26 Maio, 2026 11:29 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Erro frequente ao ligar o carregador do smartphone que pode reduzir a duração da bateria sem dar sinais imediatos

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Algarve, Política

PSD Faro apoia petição para transmissão online das reuniões camarárias

07:15 26 Maio, 2026 07:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Petição pretende aproximar os cidadãos das reuniões da Câmara de Faro através da transmissão online das sessões municipais

Algarve, Desporto, Nacional

Estádio Algarve foi escolhido pelo Torreense para disputar os jogos em casa da Liga Europa

07:00 26 Maio, 2026 06:46 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Após conquistar a Taça de Portugal, clube de Torres Vedras confirmou que vai disputar os jogos em casa da Liga Europa no Estádio Algarve

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Adeus ‘tabus’: a partir desta data pode vir a ter o direito de saber quanto ganham os seus colegas de trabalho

10:51 26 Maio, 2026 10:44 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Empresas podem ser obrigadas a divulgar salários, indicar remunerações nas ofertas de emprego e deixar trabalhadores falar sobre vencimentos

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:20 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

“Cúpula de calor” não ‘larga’ Portugal: este vai ser o período mais intenso e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 26 Maio, 2026 17:47 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai continuar a intensificar-se em Portugal continental, com temperaturas até 38 ºC no interior e tempo seco em várias regiões nos próximos dias

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Algarve, Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto, Mundo, Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Taça de nêsperas. Crédito: Magnific
Gastronomia, Vida & Lazer

Gosta de nêsperas? Nutricionista revela qual o limite diário e a parte que não deve mesmo tocar

11:10 24 Maio, 2026 11:01 24 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As nêsperas são leves e nutritivas, mas há um limite diário e uma parte que nunca deve ser consumida, alerta uma nutricionista

Últimas Notícias

  • Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários
    Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários
  • Lagos avança com estabilização da arriba da Praia do Pinhão
    Lagos avança com estabilização da arriba da Praia do Pinhão
  • Faro Blues regressa ao Teatro Lethes com cartaz internacional [vídeo]
    Faro Blues regressa ao Teatro Lethes com cartaz internacional [vídeo]
  • Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber
    Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber
  • Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma
    Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma
  • Culatra, Farol e Hangares passam para gestão do Município de Faro
    Culatra, Farol e Hangares passam para gestão do Município de Faro

Opinião

  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
  • Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
    Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal