Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Frentes Ribeirinhas: Ambiente e Economia, um diálogo difícil

  Todos nós conseguimos perceber a necessidade de revitalizar e de qualificar as nossas frentes ribeirinhas, nomeadamente das cidades à beira da água. Desde tempos imemoriais, estes locais de fronteira entre a terra e o mar foram ponto de encontro de mercantilismo, de praças monumentais no tempo das cidades abençoadas pela rainha, e das […]

17:52 19 Janeiro, 2018 11:14 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

A OPINIÃO de TERESA CORREIA;
Arquitecta / Urbanista;
[email protected]

Todos nós conseguimos perceber a necessidade de revitalizar e de qualificar as nossas frentes ribeirinhas, nomeadamente das cidades à beira da água. Desde tempos imemoriais, estes locais de fronteira entre a terra e o mar foram ponto de encontro de mercantilismo, de praças monumentais no tempo das cidades abençoadas pela rainha, e das igrejas. Estes centros são marcantes nas linhas de costa algarvia e na sua génese transmitem a nossa identidade ligada tantas vezes à exploração dos recursos naturais da Ria Formosa, ou do mar, às Descobertas, e ao comércio, com a Alfândega. Estas frentes evoluíram, cresceram e expandiram-se para o interior em mancha de óleo, e para fora com a linha de caminho de ferro, aprisionando-a.

O Parque Natural da Ria Formosa, um território de excelência

Em Faro, a nossa frente ribeirinha confronta com a Ria Formosa, sendo esta um último reduto de tantas espécies protegidas, uma riqueza singular da natureza, e ainda com proveitoso impacto económico e social nas populações locais. Salienta-se que a Ria Formosa conquistou o título na categoria de Zona Marinha das Sete Maravilhas Naturais de Portugal em 2010.

É um espaço de território de excelência, o qual é indiscutível defender.

Panorâmica da doca de Faro (Foto de Júlio Carmo)

Será, assim, exigente uma alteração das condições físicas das nossas frentes ribeirinhas no equilíbrio complicado das intervenções, as quais não possam provocar impactes significativos no ambiente envolvente. Qual será então a capacidade de carga que poderemos acrescer a estas frentes ribeirinhas com vista a estimular a nossa economia e simultaneamente não provocar danos irreversíveis nos espaços protegidos, salvaguardando o ambiente para as gerações futuras? Esta é uma questão fundamental.

Na Frente Ribeirinha em Faro temos uma grande diversidade de domínios públicos e privados sob a jurisdição das mais diversas entidades, de onde destaco a APA-ARH, o ICNF, a ANA – Aeroportos, a Docapesca, as Infraestruturas de Portugal, alguns privados como as Salinas dos Neves Pires, a pequena zona industrial do Bom João desqualificada, a Autoridade dos Portos de Sines e do Algarve e, naturalmente por fim, o Município de Faro.

Os consensos, fator de sucesso

Apesar desta necessária concertação, é possível com diálogo e muito estudo chegar a consensos, pelo que irei apenas sintetizar alguns projetos, onde considero ter sido atingido o sucesso e nos quais participei de perto.

Poder-se-á dizer que o projeto do Parque Ribeirinho de Faro, apenas executado na sua primeira fase, e sem ser na sua totalidade, produziu necessariamente um acréscimo de valor à qualidade de vida dos farenses, sendo que os princípios de valorização ambiental não destruíram a capacidade de fruição desse mesmo espaço.

Linha de caminho de ferro e Ria Formosa (Foto de Teresa Correia)

A ecovia no troço Faro – Ilha de Faro, desenhada sobre o atual trilho existente, dada a grande proximidade do aeroporto e ainda as questões ambientais exigidas pelo ICNF, não foi aceite  pelas entidades, na fase do projeto. Porém, realizou-se uma alternativa desenhada em proposta de traçado que permitiu resolver esta
ligação, com pareceres prévios das diferentes entidades, que já assegurou o caminho a seguir.

O projeto de execução do Porto de Recreio de Faro do lado exterior da linha férrea, elaborado pela Docapesca, foi dos maiores desafios em termos de cooperação entre organismos do Estado. Este Porto terá a capacidade aproximada para 275 embarcações até 12 metros. Este processo foi digno de realce e terminou com um sucesso significativo na aprovação do RECAPE. No entanto, parece não existir, por enquanto, a dinâmica ou a vontade política suficiente para avançar com o lançamento de uma concessão que reforce a viabilidade deste empreendimento tão necessário como âncora à economia do nosso tecido empresarial na Baixa de Faro.

Os desafios por concretizar

Associado ao Parque Ribeirinho, o Plano de Mobilidade e Transporte de Faro apresenta uma proposta de passadiço em madeira, com vista a reforçar a ligação pedonal e ciclável para a outra margem, que neste caso, poder-se-á dizer que seria de toda a importância, mudando completamente o paradigma da ligação ao Montenegro e à Ilha de Faro.

A mobilidade está associada ao desenvolvimento sustentável e à evolução das nossas cidades, verificando-se, por vezes, dificuldades de espaço para gerir os diferentes modos, ferroviário, rodoviário, pedonal e fluvial, entre outros, e o seu correto funcionamento num espaço tão contido e sensível como a frente ribeirinha ou a Baixa da Cidade. O Plano de Mobilidade e Transporte apresenta propostas concretas para intervir de forma a aliviar a carga sobre esta área. Deverá ser promovido um investimento efetivo na renovação da linha férrea e no material volante ferroviário de forma a torná-lo aligeirado e mais permeável.

Percurso pedonal da Frente Ribeirinha de Lisboa (Foto de Teresa Correia)

A questão do Cais Comercial surge agora também como uma oportunidade de desenvolvimento com funções complementares à actividade portuária, Turismo e de Investigação. É importante a sua reconversão, porém, a função deverá ser ponderada, tendo em conta que este foi e é um equipamento regional da maior importância para a indústria do Algarve. O cimento, as cargas de pedra, ferro e telha, a alfarroba algarvia, o sal de Olhão, e o sal gema de Loulé, assim como o atum proveniente das armações ao longo da costa, são alguns dos produtos que ainda vão sendo carregados no Porto. Pode, no entanto, não ser viável em termos económicos, mas perder completamente esta valência seria reduzirmo-nos apenas ao Turismo, como economia dominante que já é. A compatibilização, embora difícil nalgum aspeto, é possível e desejável.

A zona do Bom João é uma área industrial degradada, sendo, no entanto, possuidora de um potencial urbanístico de grande valor, face à sua proximidade da Ria Formosa. Para tal, é necessário prever fontes de financiamento ainda assim avultados, para recuperar os solos da poluição e infraestruturar dignamente. Na paisagem desta zona surgem ainda factos urbanos complicados, como os depósitos de gaz da RUBIS, que deverão ser relocalizados para novas áreas estratégicas e seguras fora da cidade, assim como o já cansado realojamento das famílias da Horta da Areia, ou o reposicionamento de algumas indústrias existentes que necessitam de novos espaços. Este Plano de Pormenor, cujo início já foi preparado faz tempo, interliga-se também com o Plano de Urbanização do Areal Gordo que, se fosse desenvolvido, facilmente se tornaria numa alternativa adequadamente localizada para as instalações de armazenagem e de indústria.

Passadiço sobre a Ria Formosa (Foto de Júlio Carmo)

Planear é um acto de profunda reflexão e de compromissos, não se esgotando no mero desenho urbano, mas acima de tudo num programa, ou seja, num conjunto de usos compatíveis com os fatores físicos, económicos e sociais num determinado sítio. Este revela-se e dita o que pode ou não ser feito.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Janeiro)

Auto Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto, Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Últimas Notícias

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
  • A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
    A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
  • “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
    “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal