Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Cultura, Edição Papel

Festival Tanto Mar regressa ao formato presencial com grupos de países lusófonos

Criado em 2019 pela Associação Folha de Medronho, com sede no concelho algarvio, o festival cumpriu as duas primeiras edições, mas em 2021 apenas realizou atividades ‘online’ e agora regressou às apresentações públicas.

15:00 18 Março, 2022 12:17 17 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Festival Internacional de Artes Performativas de Loulé – Tanto Mar regressou esta quarta-feira ao formato presencial, depois de um ano de ausência dos palcos devido à pandemia de covid-19, com grupos de Angola, São Tomé e Príncipe e Brasil. 

Criado em 2019 pela Associação Folha de Medronho, com sede no concelho algarvio, o festival cumpriu as duas primeiras edições, mas em 2021 apenas realizou atividades ‘online’ e agora regressou às apresentações públicas, com espetáculos na quinta-feira, na sexta-feira e no sábado, em Loulé, depois de uma abertura informal nesta quarta-feira, antecipou à agência Lusa a presidente da associação, Alexandra Diogo. 

A mesma fonte adiantou que, na quarta-feira, o Tanto Mar teve a sua “abertura informal” com um encontro que esteve aberto ao público, na Casa do Meio-Dia/ Editora Sul, Sol e Sal, onde estiveram entidades oficiais e artistas, e “uma pequena representação artística para abrir o apetite”, mas os espetáculos começaram na passada quinta-feira, às 21:00, no Cineteatro Louletano, com a apresentação de “Amêsa”, do grupo angolano Elinga Teatro. 

Esta sexta-feira, também às 21:00 e no Cineteatro Louletano, o grupo são-tomense Cacau Teatro leva ao palco o espetáculo “Mionga”, naquela que será a “sua primeira apresentação pública”, destacou Alexandra Diogo, sublinhando que este “grupo não existia” e foi criado por “proposta de João de Melo Alvim”, o diretor artístico do Tanto Mar. 

O Cineteatro acolhe no sábado, pelas 21:00, o encerramento do festival com o espetáculo “Ombela”, do grupo brasileiro O Poste, completando um cartaz com criadores artísticos de países de língua portuguesa, acrescentou. 

A mesma fonte explicou que o festival nasceu com o objetivo de levar a cultura para zonas mais periféricas e fora dos grandes centros urbanos e promove uma dinâmica de partilha entre grupos e criadores de países de língua portuguesa, mas “não se esgota nas datas das apresentações”, porque estas são fruto de um trabalho que se prolonga todo o ano. 

“Com as apresentações, em março, fecha-se um ciclo e abre-se outro. No próximo ano, que provavelmente será em maio, já veremos o produto do trabalho que será feito ao longo do ano com os países com quem nos cruzamos, onde estabelecemos relações com grupos e criadores, sempre numa ótica de desenvolver um trabalho inovador, para que o cruzamento de partilhas e de diferentes formas de fazer sirvam de aprendizagem para ambas as partes”, explicou. 

A “promoção do relacionamento e da colaboração entre colegas e grupos” e o “privilegiar das relações de partilha de conhecimentos e de diferentes formas de fazer” são o mote deste festival, que visa “dar às artes performativas uma dinâmica infinita e permanente, em que haja sempre uma novidade”. 

Questionada sobre o financiamento do festival, Alexandra Diogo preferiu não avançar números, mas destacou o apoio que é dado pela Câmara de Loulé, que é, considerou, “uma grande produtora de Cultura e uma autarquia está aberta ao diálogo e à formação e existência de associações de caráter profissional, como a Folha de Medronho”. 

A presidente da associação disse que esse apoio do município “permitiu, nas duas primeiras edições, montar o festival em Loulé” e “cativar datas no cineteatro louletano”, mas sublinhou que a Folha de Medronho conta também com a “colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian, no apoio à internacionalização”, com a deslocação de grupos e artistas entre os diversos países. 

A edição 2022 conta ainda com “o apoio da Direção-Geral das Artes, que vinha de 2021, mas como o festival não se realizou [presencialmente e só contou com iniciativas online] transitou para 2022”, referiu ainda Alexandra Diogo. 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Alerta nacional: Portugal arrisca várias horas sem luz

15:00 8 Junho, 2026 14:02 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Relatório indica que Portugal pode enfrentar cortes de luz pontuais durante várias horas por ano

Algarve Cultura

Associação de Música Sambrazense celebra 23 anos com desfile da Banda Filarmónica

17:25 8 Junho, 2026 17:25 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Banda Filarmónica percorre ruas de São Brás no aniversário da ACREMS, celebrando 23 anos de ensino musical e cultura filarmónica

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Algarve Cultura

Dia da Cidade traz Delfins à Praça da República em Tavira

16:07 8 Junho, 2026 16:07 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra o Dia da Cidade com distinções municipais, arraiais populares e concerto dos Delfins na Praça da República

Algarve

Reportagem sobre moradores da Meia Praia vale novo prémio a David Marreiros

15:20 8 Junho, 2026 14:58 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

David Marreiros vence prémio de jornalismo com reportagem sobre a luta dos moradores da Meia Praia pelas suas casas

Bandeira de Portugal hasteada num castelo. Crédito: Freepik
Nacional

ACT confirma: vem aí um feriado obrigatório nesta data

14:00 8 Junho, 2026 13:17 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

10 de junho é feriado obrigatório em Portugal e, segundo a ACT, a generalidade das empresas deve suspender o funcionamento

Europe Direct Algarve Opinião Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas

09:47 8 Junho, 2026 12:15 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve Economia

Rute Rodrigues assume Marketing e Comunicação dos Supermercados Apolónia

14:50 8 Junho, 2026 14:29 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Marca algarvia Apolónia anuncia nova responsável de marketing para reforçar notoriedade, comunicação e posicionamento estratégico

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Economia Opinião

O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão

16:41 8 Junho, 2026 16:46 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Para muitos idosos, jogos como o Euromilhões ou as raspadinhas, bem como concursos televisivos baseados em chamadas pagas, tornam-se rotina"

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Alerta nacional: Portugal arrisca várias horas sem luz

15:00 8 Junho, 2026 14:02 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Relatório indica que Portugal pode enfrentar cortes de luz pontuais durante várias horas por ano

Algarve, Cultura

Associação de Música Sambrazense celebra 23 anos com desfile da Banda Filarmónica

17:25 8 Junho, 2026 17:25 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Banda Filarmónica percorre ruas de São Brás no aniversário da ACREMS, celebrando 23 anos de ensino musical e cultura filarmónica

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Algarve, Cultura

Dia da Cidade traz Delfins à Praça da República em Tavira

16:07 8 Junho, 2026 16:07 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra o Dia da Cidade com distinções municipais, arraiais populares e concerto dos Delfins na Praça da República

Algarve

Reportagem sobre moradores da Meia Praia vale novo prémio a David Marreiros

15:20 8 Junho, 2026 14:58 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

David Marreiros vence prémio de jornalismo com reportagem sobre a luta dos moradores da Meia Praia pelas suas casas

Bandeira de Portugal hasteada num castelo. Crédito: Freepik
Nacional

ACT confirma: vem aí um feriado obrigatório nesta data

14:00 8 Junho, 2026 13:17 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

10 de junho é feriado obrigatório em Portugal e, segundo a ACT, a generalidade das empresas deve suspender o funcionamento

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas

09:47 8 Junho, 2026 12:15 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A escala gerada pela tecnologia e suas hiperligações – digitalização, automação, inteligência artificial, computação – exige o alargamento dos mercados globais que tornem lucrativos os investimentos"

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões

18:20 8 Junho, 2026 17:22 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente subtropical vai influenciar Portugal continental a partir de quarta-feira

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve, Economia

Rute Rodrigues assume Marketing e Comunicação dos Supermercados Apolónia

14:50 8 Junho, 2026 14:29 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Marca algarvia Apolónia anuncia nova responsável de marketing para reforçar notoriedade, comunicação e posicionamento estratégico

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Economia, Opinião

O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão

16:41 8 Junho, 2026 16:46 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Para muitos idosos, jogos como o Euromilhões ou as raspadinhas, bem como concursos televisivos baseados em chamadas pagas, tornam-se rotina"

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Mulher de 37 anos que fingia ter 12.
Mundo

Mulher de 37 anos fingiu ter 12 para ser adotada: tia foi a primeira a desconfiar

14:40 8 Junho, 2026 14:21 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma mulher de 37 anos fingiu ser adolescente para ser adotada no Brasil e viveu mais de um ano com uma família sem levantar suspeitas

Últimas Notícias

  • ETIC_Algarve leva criatividade ao IPDJ de Faro
    ETIC_Algarve leva criatividade ao IPDJ de Faro
  • Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata
    Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata
  • Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados
    Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados
  • Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões
    Termómetros vão ‘disparar’: vem aí uma massa de ar quente e temperaturas chegam aos 40 ºC nestas regiões
  • Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória
    Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória
  • Primeira Bandeira Azul do Algarve em 2026 já foi hasteada nesta praia
    Primeira Bandeira Azul do Algarve em 2026 já foi hasteada nesta praia

Opinião

  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
  • Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
    Planetas, Lua Nova e Via Láctea fazem de junho um mês especial | Por Fernando J.G. Pinheiro
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal