Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Edição Papel

Faro (com o Algarve) apresenta Candidatura a Capital Europeia da Cultura [vídeo]

A apresentação oficial da candidatura Faro2027 ao júri acontece no próximo dia 9 de março em Lisboa e as cidades apuradas para a segunda fase do processo serão conhecidas no dia 11 de março.

12:00 6 Março, 2022 15:59 3 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Uma candidatura desenvolvida para as pessoas e com as pessoas” foi o mote para a apresentação da Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, que decorreu no Teatro das Figuras, esta segunda-feira. Dezenas de convidados subiram ao palco para, na primeira pessoa, contarem como tem sido participar neste processo.

A viagem pelo processo de candidatura Faro2027 teve início no foyer do teatro onde fotografias, objetos e filmes apresentavam o caminho percorrido, destacando algumas iniciativas e projetos, tentando antecipar o que seria apresentado em palco.

Coube ao vice-presidente do Município de Faro, Paulo Santos, dar início ao evento.

“Faro2027 é um processo, é um caminho sem retorno“, foi a frase de abertura da sua apresentação onde explicou todo o trabalho desenvolvido, o envolvimento regional como uma oportunidade de desenvolvimento mas acima de tudo como este processo desafiou equipas e métodos de trabalho: “Ninguém estava preparado para um projecto desta dimensão. Fomos todos obrigados a rever métodos e fórmulas de trabalho, fomos obrigados a perder o medo de arriscar e fomos obrigados a sair da nossa zona de conforto”.

Fotos D.R.

Na sua apresentação foram enumeradas as diferentes fases do processo, os projetos realizados, as redes europeias criadas mas acima de tudo foi valorizado o processo independentemente do fato de vir a ser Faro/Algarve a ganhar o título: “Estamos empenhados nesta competição mas o nosso foco foi e continuará a ser no processo”, concluiu Paulo Santos.

O evento prosseguiu em formato de talkshow e muitos foram os convidados a subir ao palco para dar corpo e voz ao processo.

O primeiro painel de convidados reuniu representantes de entidades regionais que relembraram a importância do processo para o desenvolvimento cultural, económico e social da região a curto, médio e longo prazo. Neste painel de convidados foram ouvidos: António Pina (Presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve), João Fernandes (Presidente da Região de Turismo do Algarve), José Apolinário (Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região do Algarve) e Paulo Águas (Reitor da Universidade do Algarve).

No painel seguinte, Vânia Martins (Facilitadora Faro2027) e Daniela Cabral (Dinamizadora Faro2027) contaram como foi desenvolver um processo de auscultação que envolveu mais de três mil pessoas.

A Adriana Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve, coube responder a questões sobre a importância da criação de estratégias culturais para as cidades e para as regiões e a Gil Silva (diretor-delegado do Teatro das Figuras) satisfazer algumas curiosidades relativamente a projetos do Plano Estratégico para a Cultura de Faro como o Km Cultural ou a Fábrica da Cerveja.

A este grupo de convidados juntou-se Ana Bela Conceição (coordenadora Regional do Algarve e Alentejo litoral do Plano Nacional das Artes) que veio contar como tem sido a sua experiência em colaborar com a candidatura em diferentes projetos como MI.MOMO.FARO ou Cultura para Todxs.

Muitas horas de conversas com especialistas regionais, nacionais e internacionais foram essenciais para a orientação temática da candidatura Faro2027. Para falar desta experiência e do importante papel da dimensão Europeia no processo de candidatura, Fulvia Almeida entrevistou Tiago Prata (gestor cultural e membro da equipa Faro2027) e Alexandra Gonçalves (diretora da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo). A vertente internacional do projeto foi ainda apresentada por convidados internacionais através de vídeo, como Jone Belausteguigoitia, Arquiteta pela Universidade de Navarra ou Léon Van Geest, Diretor do Festival de Rooftops de Roterdão: “Rotterdamse Dakendagen”.

A capacidade de sonhar e de criar novas comunidades em torno da candidatura esteve a cabo do último painel de convidados: Sofia Martins (Equipa Faro2027), Liliana Pereira (Associação Doina) e Luis Vicente (diretor artístico da Companhia de Teatro do Algarve). Através da experiência vivida no processo, relataram como foi importante a participação do setor cultural e criativo no dossier de candidatura mas também de todas as outras comunidades existentes no Algarve, incluindo comunidades migrantes. Foi igualmente ressalvada a importância da candidatura para as novas gerações e relembrado o projeto Geração Cápsula com a performance de Petr Gdsoon e dos Alunos do 1º Ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea da escola Tomás Cabreira.

A apresentação do Dossier de Candidatura (bidbook) ficou a cargo de Bruno Inácio, chefe da Divisão da Cultura do Município de Faro e Coordenador da equipa Faro2027. Bruno explicou como a relação da região com a água é a temática principal da candidatura, em torno derivam todas as outras problemáticas e temáticas abordadas e não menos importantes, tais como a multiculturalidade, das alterações climáticas e da massificação turística.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro no seu discurso de encerramento resumiu que todo o percurso efectuado e relatado pelos convidados são prove de que “a Cultura está viva, em Faro, e no Algarve”, reforçando que “podemos já dizer que estamos hoje muito orgulhosos deste caminho. De todo este processo e de onde já conseguimos chegar. Porque independentemente do resultado, Faro e o Algarve já são vencedores. E esta onda não poderá voltar para trás”.

A apresentação oficial da candidatura Faro2027 ao júri acontece no próximo dia 9 de março em Lisboa, num evento à porta fechada, sendo que as cidades apuradas para a segunda fase do processo são conhecidas no dia 11 de março.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 15:08 27 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Casal abordado pela GNR em Albufeira acaba detido: eis o que foi encontrado

15:10 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Fiscalização da GNR em Albufeira terminou com casal detido, 150 doses de cocaína apreendidas e um homem entregue à prisão

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Homem tenta fazer exame de condução por outra pessoa e acaba detido em flagrante pela PJ em Portimão

14:50 27 Junho, 2026 14:23 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O suspeito foi detido pela Polícia Judiciária em Portimão quando tentava fazer um exame de condução em nome de outra pessoa

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Cultura

Concertos de Jazz e Bossa Nova animam o verão no topo do AP Eva Senses em Faro

09:00 27 Junho, 2026 20:09 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O ciclo de verão no AP Eva Senses combina música ao vivo, cocktails e uma vista privilegiada sobre a Marina de Faro e Ria Formosa

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Sismo em Lisboa. Crédito: Foto AI
Mundo Nacional

Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

20:20 26 Junho, 2026 19:09 26 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialista explicou que Portugal também pode correr risco de danos graves com um sismo semelhante ao da Venezuela

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 15:08 27 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Casal abordado pela GNR em Albufeira acaba detido: eis o que foi encontrado

15:10 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Fiscalização da GNR em Albufeira terminou com casal detido, 150 doses de cocaína apreendidas e um homem entregue à prisão

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Homem tenta fazer exame de condução por outra pessoa e acaba detido em flagrante pela PJ em Portimão

14:50 27 Junho, 2026 14:23 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O suspeito foi detido pela Polícia Judiciária em Portimão quando tentava fazer um exame de condução em nome de outra pessoa

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

José Castelo Branco.
Nacional

José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão

19:40 27 Junho, 2026 14:57 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Socialite esteve no arranque do julgamento por violência doméstica contra Betty Grafstein, mas recusou prestar declarações

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Cultura

Concertos de Jazz e Bossa Nova animam o verão no topo do AP Eva Senses em Faro

09:00 27 Junho, 2026 20:09 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O ciclo de verão no AP Eva Senses combina música ao vivo, cocktails e uma vista privilegiada sobre a Marina de Faro e Ria Formosa

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Sismo em Lisboa. Crédito: Foto AI
Mundo, Nacional

Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco

20:20 26 Junho, 2026 19:09 26 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialista explicou que Portugal também pode correr risco de danos graves com um sismo semelhante ao da Venezuela

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Últimas Notícias

  • José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão
    José Castelo Branco foi a julgamento e revelou estar “muito preocupado”: já há data para uma nova sessão
  • “Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião
    “Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião
  • João Neves e ‘companhia’ entram em campo hoje: saiba em que canal pode ver Portugal
    João Neves e ‘companhia’ entram em campo hoje: saiba em que canal pode ver Portugal
  • Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio
    Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio
  • Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões
    Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

Opinião

  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal