Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

“Faltará uma peça do puzzle no fim do meu curso”: O que o vírus roubou aos alunos da Universidade do Algarve

Os estudantes foram todos para casa, deixando para trás o convívio diário na Universidade, as noites de quinta-feira e os eventos que estavam agendados, como o Traçar das Capas, a Bênção das Pastas e a Semana Académica

09:51 7 Maio, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A Bênção das Pastas seria celebrada no Estádio de S. Luís, em Faro, com todos os alunos que finalizaram o curso

A pandemia está a deixar marcas no mundo. Todos os eventos foram cancelados ou reagendados, deixando a amargura no peito de quem esperava há muito para celebrá-los. Os estudantes foram todos para casa, deixando para trás o convívio diário na Universidade, as noites de quinta-feira e os eventos que estavam agendados, como o Traçar das Capas, a Bênção das Pastas e a Semana Académica.

São momentos de perda para todos, que, em casa, não deixaram de se manifestar. Centenas de alunos do primeiro ano que foram praxados iriam agora ver a sua abençoada pelos padrinhos, que tinham também a oportunidade única de batizar com cerveja o percurso académico dos caloiros. Acompanhado deste momento, a habitual Serenata que enche de orgulho qualquer estudante com espírito académico.

Os estudantes uniram-se e no dia 30 de abril, quinta-feira, a AAUlg lançou o desafio “Hoje seria… dia de vestir o traje!”, que desafiava os alunos a recordar momentos em que estivessem trajados. A corrente espalhou-se e a rede social Instagram encheu-se de fotos de recordações, marcadas por trajes e amizades, agora feitas à distância, porque a vida assim o obriga. Seria um dia especial, como diz José Santos, finalista do terceiro ano da licenciatura em Gestão: “a impossibilidade de traçar a capa aos meus afilhados e de comemorar o fim da minha vida académica vai deixar-me na memória de que todo o percurso destes três anos não foi consagrado da devida forma e na altura certa”.

Os seus sentimentos são, certamente, compartilhados por muitos alunos da Universidade do Algarve. Mas José Santos não deixa os sentimentos de nostalgia tomar conta dele, pois “o espírito da academia prevalecerá e este cantinho de tradição a sul manterá a força. Até que o último estudante caia, a tradição na UAlg permanece acesa. Não é altura de festejar, mas sim de nos contermos para festejarmos o dobro numa próxima oportunidade”.

Caloiros e finalistas perderam a oportunidade de comemorar momentos especiais e o Traçar das Capas deverá ser reagendado. Outro momento encheu também de mágoa e tristeza os finalistas. No dia 2 de maio, o estádio de S. Luís iria encher as suas bancadas de pais, familiares e amigos orgulhos, que estariam ali, debaixo do calor, a apoiar quem mais amam. A Bênção das Pastas também foi cancelada e, com ela, a oportunidade de vários estudantes levantarem orgulhosamente a sua mão e mostrarem a todos que completaram com sucesso mais uma etapa da sua vida. Para Inês Palminha, finalista da licenciatura de Educação Social, neste dia “pretendíamos celebrar as nossas vitórias, conquistas, dissabores, aprendizagens, amizades e tudo aquilo que integrou o nosso percurso académico”. A não celebração deste momento “foi como sentir um vazio no peito”.

A estudante de Educação Social fez, em pensamentos, a retrospectiva de um dos dias em que depositava maior ânsia de viver: “esperava viver este dia com toda a intensidade e toda a caloricidade que o momento transmite, juntamente com os meus amigos e família. Acima de tudo, junto dos meus colegas de turma que me ensinaram muito e desempenharam um papel fundamental no meu crescimento. Com eles aprendi a ser melhor, e sei que este dia seria o resultado de tudo aquilo que vivemos juntos”.

Quando tudo terminar, a festa estará garantida

Este momento de celebração de fim de curso não é novidade para outro estudante, Rodrigo Raziel, que está a terminar algumas unidades curriculares na licenciatura de Ciências Biomédicas, mas que já levantou com orgulho a sua pasta. Rodrigo sempre esteve envolvido nas praxes académicas e nos momentos onde se “respira” espírito académico. Sobre a Bênção das Pastas, diz que “é um dia de despedidas, de vitórias, de inícios e de fins… acima de tudo é um dia de transição, e como tal, um dia marcante e inesquecível na vida de todos os alunos. Tanto para a Bênção quanto para o traçar, o sentimento é o mesmo, é triste, injusto e doloroso”. Foi esta a mensagem que passou a todos os que não puderam comemorar este dia. O estudante da Faculdade de Ciências de Tecnologias ressume o dia como “mais do que abanar as pastas”. Contudo, era inevitável que a cerimónia fosse cancelada e, neste momento, resta esperar por novas datas.

Na linha de comemorações académicas chegava agora o tempo de celebrar a Semana Académica. A viagem ao “país das maravilha”, onde todos os cursos estavam empenhados em construir a sua barraca, ouvir os concertos e viver a melhor semana com os seus amigos. Os alunos que fazem a barraca, por norma do segundo ano dos cursos (apesar de existirem exceções), sentem que o trabalho para angariar dinheiro foi em vão.

Todas as semanas, eles estavam em vários bares farenses a angariar dinheiro para colocar de pé uma barraca que teria o nome do seu curso em letras bem grandes. Beatriz Bailote é aluna do segundo ano da licenciatura de Ciências de Comunicação e iria estar na Semana Académica. A aluna refere que “lutámos para que esta semana acontecesse e um vírus roubou-nos a oportunidade”. E a verdade é que este momento não se deve repetir e, tal como centenas de alunos que iriam participar neste momento, Beatriz confessa que “vou sempre sentir que me vai faltar uma peça do puzzle no fim do meu curso”.

Todos os estudantes saíram a perder com o vírus e, certamente, a todos faltará uma “peça” no seu “puzzle académico”. O mundo luta contra a pandemia e, a todos nós, roubou algo. O mais importante, é que este momento nos trará lições, que vão ficar para a vida. E como na vida também se aprende, os estudantes vão lembrar-se para sempre deste momento. Quando tudo terminar, a festa estará garantida.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 13:03 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 13:03 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Últimas Notícias

  • Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques
    Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques
  • Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
    Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
  • Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo
    Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo
  • Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências
    Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências
  • Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
    Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal