Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

Falemos de Eros

Em ‘A morte de um Apicultor’ Lars Gustafsson classificou o erotismo como a mais difícil das artes. Eros, o deus do Amor, não parece fácil de decifrar. Basta abrir a internet e saltam artigos que prometem ensinar as regras pelas quais se rege tão escorregadia divindade: “Encontre o amor verdadeiro em 27 dias”; “Os […]

13:37 9 Dezembro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D
Consultora Filosófica
[email protected]

Em ‘A morte de um Apicultor’ Lars Gustafsson classificou o erotismo como a mais difícil das artes. Eros, o deus do Amor, não parece fácil de decifrar. Basta abrir a internet e saltam artigos que prometem ensinar as regras pelas quais se rege tão escorregadia divindade: “Encontre o amor verdadeiro em 27 dias”; “Os segredos que fazem o amor durar”, ou ainda “Está a afastá-lo por o perseguir? Aprenda a atraí-lo como um íman”. Esta espécie de artigos também aparece para o público masculino: “10 dicas para conquistar uma mulher”, “Como conquistar uma mulher em 15 minutos”, ou “3 formas de atrair mulheres sem fazer nada”. Os anos passam e este tipo de literatura muda de estilo mas não desaparece, porque a procura se mantém, todos queremos encontrar e viver um grande Amor!

Em busca da alma gémea

De onde terá surgido esta ideia de que há alguém no mundo cuja alma, de tão semelhante à nossa, connosco encaixaria na perfeição? Existirá porventura esse ser único com o qual experimentaríamos uma afinidade tão intensa, que deixaríamos de caminhar por este mundo solitariamente, para passar a planar sobre ele no êxtase da comunhão plena? Receio bem que a filosofia tenha alguma responsabilidade na criação de tão altas expectativas…

Aristófanes no Simpósio de Platão conta-nos que outrora, em tempos longínquos, a raça humana era andrógina. “Cada homem, no seu todo, era de forma arredondada, tinha quatro mãos, outras tantas pernas, duas faces exactamente iguais sobre um pescoço redondo e, neste duas faces opostas, uma só cabeça, quatro orelhas, dois órgãos sexuais e tudo o resto na mesma proporção. Caminhava erecto, tal como um homem actual, na direcção que lhe convinha. Quando corria, fazia como os acrobatas, que dão voltas no ar. Lançando as pernas para cima e apoiando-se nos membros, em número de oito, rodava rapidamente sobre ele mesmo”. Estes seres humanos andróginos “possuíam uma força e um vigor extraordinários e, como eram corajosos, decidiram escalar o céu e guerrear os deuses”. A tão grande ousadia correspondeu proporcional castigo! Zeus decidiu tornar os homens mais fracos e cortou-os ao meio com um cabelo.

“Cada uma das partes, lamentando a outra metade foi à procura dela e, abraçando-se e enlaçando-se umas às outras, no desejo de se fundirem numa só, iam morrendo de fome, por inacção, pois nada queriam fazer umas sem as outras”. Aristófanes mostra aqui como a falta de amor pode provocar inércia. O desalento da solidão reduz o ânimo e consome a vontade. Nos casos mais graves entra-se em depressão.

Pelo contrário, quando um homem encontra a sua cara-metade “é possuído por transportes de ternura, de simpatia e de amor. Não quer separar-se mais nem que seja por um instante!”. O seu maior desejo é “o de se fundirem com o objecto amado e de não serem dois, mas um só!”. Quando encontramos a nossa alma gémea é como se reconstruíssemos a nossa antiga natureza, “o amor é a ânsia desta plenitude!”.

E no entanto…
Aristófanes no Simpósio de Platão relata que outrora, em tempos longínquos, a raça humana era andrógina

Que acontece algum tempo depois de encontrada a nossa metade? Algum tempo que podem ser semanas, meses, ou anos, este êxtase, esta plenitude parece condenada a não durar. Talvez nos tenhamos equivocado e aquela alma-gémea não o fosse realmente; agora já não o é de todo. Já não estamos felizes, pelo contrário, estamos aborrecidos, tristes e frustrados. Também este aspecto a filosofia não deixou de prever.

Para falar sobre Eros, Sócrates, como era seu hábito, optou por dialogar interrogando o Agatão, com uma profusão de perguntas encadeadas numa lógica infalível a que o interlocutor não pôde deixar de assentir. Reproduzo aqui algumas delas: “O amor é amor de alguma coisa ou não?”. “O amor deseja ou não o objecto que ama?”. “Quando ama e deseja, possui ou não o objecto que ama e deseja?”. Agatão apressou-se a responder que não o possui. E Sócrates lançou a estocada final: “o que deseja não possui o objecto, ou o que o possui já não o deseja?”. Deixando a audiência perplexa, derrotada, Sócrates reformulou a pergunta: “Não chegámos já à conclusão de que se ama o que nos falta e o que não se possui?”. Daqui decorre a redundante tragédia deste sentimento: se apenas se deseja o que não se possui, assim que o amado se rende aos encantos do amante o amor acaba! Que triste condição a nossa! Sofremos devido à solidão, esforçamo-nos por encontrar alguém, mas mesmo quando esse encontro improvável acontece, está condenado ao fracasso, não resistirá à erosão do tempo, ao tédio da convivência!

O antídoto

Será possível desejar o que já se tem? Questiona Sócrates: “Quando dizes desejar o que já tens não queres com isso significar que o desejas possuir igualmente no futuro?”

Talvez seja este o segredo para um amor duradouro: não tomar o que se tem como garantido. Sentir cada instante fresco e novo como uma bênção. Como fazê-lo? Prestando atenção aos pormenores. Nenhum de nós se conhece completamente a si próprio, do mesmo modo, é-nos impossível conhecer totalmente outrem. Mergulhar nas minúcias da personalidade do outro é uma viagem infinita e promissora. Por outro lado, o objecto de tão refinada atenção só pode sentir-se lisonjeado e a sua curiosidade por nós despertará também. Este processo de auto-descoberta de si e do outro pode converter-se num poderoso elixir do amor!

A genealogia de Eros

Os convivas que discursaram sobre Eros no Simpósio de Platão mostraram sobre o deus visões muito divergentes. No entanto, todos coincidiram num ponto: o que disseram foi deveras elogioso. Apenas Sócrates ao relatar o que aprendera com a sacerdotisa de Mantineia foi discordante.

Diotima, contou-lhe que terá sido no banquete de celebração do nascimento de Afrodite, deusa do Amor, que Eros foi concebido. A sua mãe, Penia, a Pobreza, veio mendigar as sobras do repasto e ao encontrar Poros, deus do Engenho e do Acesso, já turbado pelo néctar que tinha bebido, aproveitou-se dele gerando um filho. Eros herdou características de ambos progenitores. “Em primeiro lugar é pobre, e, longe de delicado e belo como geralmente imaginamos, é rude, sujo, anda descalço, sem eira nem beira”. É um sem abrigo indigente como a sua mãe. Por outro lado, “herdando a natureza do pai, vive à procura do belo e do bom; é bravo, audaz, ardente e filósofo”.

Diotima explicou ainda que “todos os homens são fecundáveis, segundo o corpo e o espírito”. A procriação é o único meio que um mortal encontra para se perdurar, mas os que são fecundos segundo o espírito só desejam a criação no domínio da alma: “a sabedoria e outras virtudes, que têm por pais todos os poetas e artistas de génio”. Eros que se encontra num meio termo entre a sabedoria e a ignorância, não pode deixar de filosofar, ama a sabedoria mas não a possui, por isso dedica a sua vida ao esforço de a alcançar.

Este desejo de saber, este sentir-se obrigado a procurar, estas perguntas que nos abrasam e dilaceram no seu sem resposta incessante, são a prova de que a filosofia é, por excelência, uma actividade erótica!

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected].

(Artigo publicado na edição papel do Caderno Cultura.Sul de Dezembro)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Economia Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 11:37 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve Cultura Gastronomia

Portimão revive azáfama da antiga lota no arranque do Festival da Sardinha

11:20 21 Julho, 2026 11:26 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 80 figurantes recriam a antiga descarga da sardinha no dia 4 de agosto, entre as 09:30 e as 11:30, no Cais Gil Eanes

Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia, Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Economia, Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 11:37 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve, Cultura

Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party

12:30 22 Julho, 2026 12:47 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Deelight, Rushkaya, DJ Mikas e JUNIORK compõem o cartaz da nova edição da festa eletrónica na Praia de Carvoeiro

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve, Cultura, Gastronomia

Portimão revive azáfama da antiga lota no arranque do Festival da Sardinha

11:20 21 Julho, 2026 11:26 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 80 figurantes recriam a antiga descarga da sardinha no dia 4 de agosto, entre as 09:30 e as 11:30, no Cais Gil Eanes

Últimas Notícias

  • Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
    Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
  • “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
    “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
  • Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
    Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
  • Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
    Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
  • Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia
    Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento