Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura, Edição Papel

Estudo revela que nove em cada dez portugueses têm “baixo consumo cultural”

Na altura do inquérito realizado, “93% do total dos inquiridos encontravam-se na categoria de ‘baixo consumo cultural’, de atividades como teatro, ballet, dança, ópera, cinema, circo, concertos, festivais e festas locais. 

11:00 20 Fevereiro, 2022 15:11 17 Fevereiro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nove em cada dez portugueses revelaram ter, antes da pandemia, um “baixo consumo” de atividades culturais, e os chamados “omnívoros culturais” são sobretudo jovens ou com rendimentos mais elevados, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira. 

Um dos objetivos do estudo é permitir “discutir o que as políticas públicas têm vindo a fazer, o que ainda podem desenvolver, e aferir sobre os circuitos de criação e difusão que as sustentam”, afirmam os coordenadores do trabalho, os investigadores José Machado Pais e Pedro Magalhães e o ex-programador cultural Miguel Lobo Antunes. 

Ao longo de mais de 400 páginas, a equipa revela múltiplos dados e informações estatísticas sobre o comportamento dos portugueses no consumo de Cultura, concluindo que, na altura do inquérito realizado, “93% do total dos inquiridos se encontravam na categoria de ‘baixo consumo cultural’”, de atividades como teatro, ballet, dança, ópera, cinema, circo, concertos, festivais e festas locais. 

“Historicamente, o setor cultural não foi um pilar central no pós-25 de Abril, depois do longo período de ditadura, pelo que a democratização cultural tem ainda um longo caminho a percorrer”, sustentam. 

OMNÍVOROS VS. UNÍVOROS 

Para explicar os hábitos de consumo dos portugueses, os autores do estudo recorreram aos termos “omnívoro” e “unívoro” cultural para falar dos consumidores que “apresentam uma orientação cultural mais diversificada” e dos que demonstram “uma menor frequência nas práticas culturais”. 

Segundo o estudo, os consumidores omnívoros “são mais vezes estudantes e trabalhadores, com os rendimentos do agregado familiar mais elevados; e, em termos de classe socioprofissional, identificamos um eco mais forte de omnivorismo nos profissionais socioculturais”. 

Por outro lado, os consumidores unívoros são sobretudo os inquiridos a partir dos 65 anos, que se identificam mais frequentemente como “domésticos não remunerados ou reformados”, e com níveis de escolaridade mais baixos. 

INFLUÊNCIA DAS 

CLASSES SOCIAIS 

No estudo, sublinha-se que “o consumo cultural é socialmente estratificado” e que “a origem e posição social dos indivíduos, tendo em conta o nível de escolaridade dos pais, amplia os efeitos do capital escolar do próprio, reproduzindo velhas clivagens sociais e culturais, e, até certo ponto, limitando a progressão da frequência das gerações intermédias e mais antigas”. 

Os autores constaram ainda que “quando os pais têm um nível de escolaridade superior, aumenta quase quatro vezes mais a hipótese de um indivíduo ter uma orientação de consumo cultural omnívoro, quando comparado com indivíduos cujos pais têm uma escolaridade inferior”. 

Sejam unívoros ou omnívoros, os coordenadores do estudo consideram que as pessoas “valorizam práticas, estilos e géneros que se baseiam em valores pessoais e sociais próximos da sua cultura”. 

“O que nos leva a pensar sobre a importância de aprofundarmos a relação dos indivíduos com a Cultura que não é ‘trabalhada’ na escola, mas com diferentes tipos de instituições e equipamentos culturais”, escrevem. 

CINEMA E LEITURAS 

A ida ao cinema, com uma resposta positiva de 41% dos inquiridos, foi a atividade cultural com maior taxa de participação dos portugueses, nos 12 meses anteriores ao início da pandemia, o mesmo período que mobilizou 38% os festivais ou festas locais e, 24%, para concertos de música ao vivo. Cerca de 30% disse ter visitado museus e monumentos. A ida ao teatro é admitida por 13% dos inquiridos. 

Nos hábitos de leitura, o inquérito revelou que 61% dos inquiridos não leram um único livro em papel, nos 12 meses anteriores ao inquérito. 

DADOS DO ESTUDO 

O estudo “Práticas culturais dos portugueses” assenta em resultados obtidos por um inquérito feito entre os dias 12 de setembro e 28 de dezembro de 2020, tendo sido recolhidas 2 mil entrevistas completas a pessoas de todo o território nacional, que correspondem a 39% do inquérito feito. 

O estudo, coordenado por José Machado Pais, Pedro Magalhães e Miguel Lobo Antunes, teve uma equipa ainda composta pelos investigadores Emanuel Cameira, Jorge Rodrigues da Silva, Rui Telmo Gomes, Teresa Duarte Martinho, Tiago Lapa e Vera Borges, e tem como objetivo oferecer aos decisores políticos, às instituições culturais, aos seus gestores e aos artistas, “informação precisa para se compreender as práticas culturais dos portugueses”. 

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

19:20 17 Outubro, 2026 11:45 17 Outubro, 2026

Governo anunciou o alargamento da validade do passaporte. Descubra em que ponto está a medida e com que prazo pode contar

Algarve Edição Papel

ZERO rejeita incineração e quer ampliar tratamento de resíduos no Algarve

11:00 18 Outubro, 2026 10:55 15 Outubro, 2026

Associação propõe reforçar duas unidades da Algar e separar lixo doméstico do empresarial. Defende alternativas à incineração para aliviar os aterros

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Algarve Economia Edição Papel

Culatra vai testar hidrogénio para armazenar energia solar

10:00 18 Outubro, 2026 08:50 15 Outubro, 2026

Iniciativa internacional de nove milhões de euros inclui uma comunidade energética na Culatra e produção de hidrogénio em Sines. Projeto decorre até 2030

Mulher idosa ao volante.
Auto

Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei

09:50 18 Outubro, 2026 15:23 12 Outubro, 2026

Ter cataratas não significa automaticamente deixar de poder conduzir, mas a lei exige mínimos de visão e pode impor restrições

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve Edição Papel Opinião

Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 18 Outubro, 2026 11:41 15 Outubro, 2026

"Há quem deixe o nome na sua terra. Arménio Aleluia Martins tem feito algo igualmente valioso: não deixar que a sua terra perca os nomes"

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Algarve Edição Papel Nacional Saúde

Algarve tem 24 vagas para formação de médicos de família

09:00 18 Outubro, 2026 08:38 15 Outubro, 2026

Concurso nacional abre 2.338 vagas para formação especializada, mais oito do que em 2025. Medicina Geral e Familiar reúne o maior número de lugares

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

19:20 17 Outubro, 2026 11:45 17 Outubro, 2026

Governo anunciou o alargamento da validade do passaporte. Descubra em que ponto está a medida e com que prazo pode contar

Algarve, Edição Papel

ZERO rejeita incineração e quer ampliar tratamento de resíduos no Algarve

11:00 18 Outubro, 2026 10:55 15 Outubro, 2026

Associação propõe reforçar duas unidades da Algar e separar lixo doméstico do empresarial. Defende alternativas à incineração para aliviar os aterros

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Algarve, Economia, Edição Papel

Culatra vai testar hidrogénio para armazenar energia solar

10:00 18 Outubro, 2026 08:50 15 Outubro, 2026

Iniciativa internacional de nove milhões de euros inclui uma comunidade energética na Culatra e produção de hidrogénio em Sines. Projeto decorre até 2030

Mulher idosa ao volante.
Auto

Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei

09:50 18 Outubro, 2026 15:23 12 Outubro, 2026

Ter cataratas não significa automaticamente deixar de poder conduzir, mas a lei exige mínimos de visão e pode impor restrições

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve, Edição Papel, Opinião

Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 18 Outubro, 2026 11:41 15 Outubro, 2026

"Há quem deixe o nome na sua terra. Arménio Aleluia Martins tem feito algo igualmente valioso: não deixar que a sua terra perca os nomes"

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Algarve, Edição Papel, Nacional, Saúde

Algarve tem 24 vagas para formação de médicos de família

09:00 18 Outubro, 2026 08:38 15 Outubro, 2026

Concurso nacional abre 2.338 vagas para formação especializada, mais oito do que em 2025. Medicina Geral e Familiar reúne o maior número de lugares

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Últimas Notícias

  • ZERO rejeita incineração e quer ampliar tratamento de resíduos no Algarve
    ZERO rejeita incineração e quer ampliar tratamento de resíduos no Algarve
  • Culatra vai testar hidrogénio para armazenar energia solar
    Culatra vai testar hidrogénio para armazenar energia solar
  • Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei
    Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei
  • Algarve tem 24 vagas para formação de médicos de família
    Algarve tem 24 vagas para formação de médicos de família
  • Águas do Algarve desafia instituições a transformar chapéus de chuva em arte
    Águas do Algarve desafia instituições a transformar chapéus de chuva em arte

Opinião

  • Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
    Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal