Viegas apresenta-se com um programa sob o lema “assegurar o presente, garantir o futuro”, enquanto Hélder Martins candidata-se “por uma AHETA abrangente e renovada”.
No que respeita aos restantes órgãos sociais, Elidérico Viegas apresenta para presidente da Assembleia Geral, Vítor Clemente e Amadeu Rodrigues para o Conselho Fiscal.
Por sua vez, Hélder Martins avança para presidente da Assembleia Geral com Carlos Cabrita e para liderar o Conselho Fiscal, Luís Correia da Silva.
Estas eleições ocorrem após a demissão, em março último, do presidente da direção, Elidérico Viegas, em colisão com os restantes elementos do executivo depois de ter criticado os chamados “prémios comprados” no turismo.
Por consenso, o presidente demissionário manteve-se em funções de gestão, assegurando o normal funcionamento da associação até final do mandato que culmina com as eleições do próximo dia 21 de janeiro.
LISTA DE ELIDÉRICO VIEGAS – LISTA
A Assegurar o Presente, Garantir o Futuro
No seguimento do ato eleitoral para os órgãos dirigentes da AHETA, agendado para o próximo dia 21 de janeiro, Elidérico Viegas encabeça uma lista de empreendedores hoteleiros e turísticos do Algarve, representativos dos vários interesses empresariais em todo o espaço regional, desde Vila Real de Santo António até Lagos e Sagres, dando assim expressão à representatividade da Associação.
O Programa de Ação, cujo lema é “Assegurar o Presente, Garantir o Futuro”, enviado a todos os associados, integra ainda o hoteleiro Vítor Clemente como presidente da Assembleia Geral e Amadeu Rodrigues como presidente do Conselho Fiscal.
Os órgãos sociais que integram a Lista “A” irão, caso sejam eleitos, no essencial, prosseguir uma estratégia que tem no horizonte o reforço da AHETA, enquanto estrutura associativa forte e dinâmica, e em que todos continuem a rever-se e a participar ativamente.
Este grupo de trabalho está comprometido com ideias e programas com significado e sentido turístico e empresarial, conforme resulta do Programa de Ação. A AHETA quer continuar a ser cada vez mais o ponto de encontro dos empresários do setor, recusando ser uma estrutura ao serviço apenas de alguns, independentemente da legitimidade dos seus interesses.
A AHETA deve, assim, continuar a empenhar-se ativamente na construção de uma abordagem positiva do turismo do Algarve, tendo no horizonte a salvaguarda dos interesses empresariais da atividade turística, inovando na sua capacidade de intervenção, sem deixar de prosseguir uma estratégia que contribuiu para a afirmação e reconhecimento público e institucional da associação, quer ao nível da celebração de Convenções Colectivas de Trabalho, quer no que se refere à prestação de serviços de apoio aos associados em matéria jurídico-laboral, quer no que respeita ao acompanhamento da evolução do setor na região e nos mercados turísticos internacionais concorrentes.
A importância quantitativa e qualitativa do turismo da região, no presente e no futuro, passa pela inversão de um processo que não tem reconhecido as realidades da oferta e dos mercados turísticos algarvios, traduzido em políticas muitas vezes erradas e com resultados perversos, entre os quais destacamos o ancestral tratamento de desfavor dado à região em matéria de investimento público, cujo exemplo mais marcante é a não construção do novo Hospital Central.
LISTA DE HÉLDER MARTINS – LISTA B
Por uma AHETA abrangente e renovada
A lista que agora apresentamos é fruto da vontade de um grande número de associados da AHETA, que representam toda a região e todas as áreas de atividade turística. Desde a hotelaria, restantes meios de alojamento, turismo residencial, golfe, imobiliária turística, animação e turismo náutico, garantem uma verdadeira representatividade do Algarve.
Como podem ver, a nossa lista é a única que abrange todas as áreas de negócio, no turismo do Algarve.
Somos empresários que conhecem bem as dificuldades que se nos deparam, no dia a dia, enfrentámos e enfrentamos crises, lutámos e continuamos a lutar pela qualificação do Algarve como destino turístico e, atuando em conjunto, conseguiremos atingir os objetivos a que nos propomos.
Os membros desta lista trabalharão em grupo, rejeitando a prática vigente, ao longo de muitos anos, de “uma gestão da AHETA por uma só pessoa”.
Na nossa lista estão empresários e gestores representando empresas associadas da AHETA, de pequena, média e grande dimensão, o que lhes garante uma representatividade abrangente e acrescida. Por um lado, temos grupos económicos das diversas áreas de atividade, que garantem a expressão do setor e dão peso e dimensão à associação, fruto da sua representatividade, volume de negócios e capacidade de criação de emprego, mas a esmagadora maioria dos membros são pequenas e médias empresas algarvias, o que garante a representação equitativa ideal para uma estrutura associativa regional.