Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Brincar nas árvores | Foto DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Biofilia inata | Por Maria João Neves

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

09:00 10 Maio, 2024 09:08 9 Maio, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Café Filosófico celebra este mês de Maio o seu nono aniversário. É um prazer e um privilégio poder contribuir para que a filosofia tenha voz na actualidade. Voz não, vozes! Por isso mesmo, de vez em quando, empresto a minha voz à de um outro filósofo, traduzindo aqui excertos de artigos ou livros que não estão acessíveis em português. É o que faço hoje com o artigo “Rumo a uma consciência ecológica” publicado em 2017, na revista Quaderns de la Mediterrània 25, da autoria do filósofo espanhol contemporâneo Jordi Pigem.

***

MARIA JOÃO NEVES
Doutorada em Filosofia Contemporânea, investigadora da Universidade Nova de Lisboa

“Os quatro cavaleiros

Tudo está em mudança.

Ser humano nunca foi fácil, e menos agora.

O horizonte que vinha norteando as sociedades modernas está a rachar pelos quatro costados. De cada um desses quatro lados aparece, inesperadamente, um cavaleiro cavalgando ameaçadoramente. Esses quatro cavaleiros quebram a miragem da racionalidade moderna e as certezas que a acompanhavam. O primeiro cavaleiro, o mais visível e estridente, aquele que atinge primeiro e monopoliza a atenção é o da crise económica, não prevista pelos manuais de economia, não resolvido pelos supostos especialistas, cada vez mais difícil para mais e mais pessoas.

O segundo cavaleiro é o da crise ética que acompanha a crise económica: a ganância e a irresponsabilidade que estão na sua raiz, o despotismo com que se obriga a uma maioria a pagar pelo delírio de uma minoria poderosa (a oligarquia financeira) que continua a manter ou a aumentar os seus privilégios. Tal como Saturno devora os seus filhos, o capitalismo ataca-se a si próprio: em países como a Espanha, a praga do desemprego atinge mais de metade dos jovens; em países como os Estados Unidos, os jovens, para estudar, têm de contratar enormes dívidas que, durante o resto da sua juventude, irão mantê-los acorrentados ao sistema financeiro.

O terceiro cavaleiro é o da crise ecológica. Nós estamos a arruinar a base vital que nos sustenta, com consequências que já são trágicas para muitas espécies e ecossistemas, para numerosas comunidades humanas, e, com um risco crescente de que o planeta, como um todo, entre numa fase de transformações abruptas e irreversíveis que tornariam muito difícil a continuidade da vida humana tal como a conhecemos.

O quarto cavaleiro, menos óbvio, mas não por esse motivo menos perturbador, é o da crise epistémica, ou seja, a crise dos nossos modelos de conhecimento, que estão cada vez mais longe da realidade que procuram explicar. Isto é evidente nas ramificações teóricas do pensamento tecnocrático, mas também o é em muitas disciplinas científicas nas quais velhas certezas caem por terra, à medida que surgem perguntas novas com um escopo cada vez maior. Há um século que a física quântica começou a inaugurar uma nova forma de compreender a realidade que ainda não conseguimos assimilar.

Como no Apocalipse, palavra que na verdade significa revelação, depois dos quatro cavaleiros da incerteza dos nossos dias, deve surgir um novo céu e uma nova terra: uma nova realidade.

A redoma cognitiva

Até ontem, o crescimento económico e material parecia não ter limites. Acreditávamos que o progresso nunca pararia de acelerar e sempre nos daria mais prosperidade e fraternidade. Mas hoje sabemos que o nosso rumo não é sustentável na esfera económica, energética, ecológica ou psicológica. Enquanto a economia estava a crescer, poderíamos ignorar o aumento de desigualdades e deterioração ecológica, ou sonhar com que isso seria compensado pelo boom económico. Agora não. A redoma cognitiva começa a desaparecer: o mundo real existe e bate fortemente à nossa porta, por exemplo na forma de mudanças climáticas e escassez de matérias-primas. As crises inter-relacionadas do mundo de hoje colocam-nos, à escala planetária e à escala pessoal, ante um rito de passagem sem precedentes.

Quanto vale?

Uma economia sensata reflectiria nos preços das coisas o seu verdadeiro custo social e ecológico. Hoje em dia, a maior parte da produção externaliza os seus custos, cobrando alegremente o seu preço à natureza, aos países do Sul e aos nossos descendentes.

Está actualmente em curso um importante processo de reavaliação a todos os níveis. O estudo internacional A Economia dos Ecossistemas e A Biodiversidade é um exemplo de como começamos a reconhecer o valor dos serviços que os ecossistemas fornecem às comunidades humanas. [Este tema do capital natural já foi abordado por mim no artigo intitulado Expo-Faro publicado no passado mês de Março] Por exemplo, foi calculado que o valor global de polinização (que as abelhas nos dão, além de produzirem mel) é de 153 mil milhões de euros ao ano. Durante séculos temos sido míopes quanto ao valor da natureza. A nossa mente calculista só viu o que lhe está mais próximo: figuras e abstrações, longe do ritmo do mundo. Dada esta miopia, estudos [como o referido acima], oferecem-nos óculos com lentes grossas para que comecemos a perceber o valor (apenas económico) do que nos rodeia. É um primeiro passo. Mas a teia da vida terá sempre um valor incomparavelmente maior que o das economias humanas. Os ecossistemas e a biodiversidade constituem a matriz do equilíbrio planetário que nos sustém. Sem eles a humanidade desapareceria e com ela toda a produção das economias mundiais: o produto mundial bruto valeria zero. Em comparação com o valor do produto mundial bruto, o valor económico da rede da vida é infinito.

Conectar com a natureza

Segundo o norte-americano Richard Louv, [jornalista e fundador do movimento Criança e Natureza], hoje sofremos, sobretudo a geração mais jovem, da síndrome do déficit de natureza. Depois de milhares de gerações em que as crianças cresceram ao ar livre, de algumas gerações a esta parte elas passaram a ficar a maior parte do dia dentro dos muros da escola ou em casa. A crescente incidência, na infância e adolescência, da síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, de depressão, ansiedade e obesidade, podem estar relacionadas com o nosso déficit da natureza? Louv pensa que sim. Como remédio, aconselha os pais a fazerem todo o possível para que os seus filhos passem mais tempo ao ar livre. Nas crianças que têm uma maior oportunidade de se conectar com natureza, a síndrome de déficit de atenção e a hiperatividade são significativamente reduzidos. O maior contacto com a natureza também ajuda a aliviar a depressão e estimula a intuição, a imaginação e a criatividade. Para as crianças, a natureza é uma professora muito melhor do que uma televisão ou uma tela de computador.

Nos últimos anos, foi desenvolvida uma teoria da recuperação da atenção, [denominada] teoria da restauração, segundo a qual nos concentramos melhor depois de ter estado na natureza, ou mesmo apenas contemplando a reprodução de uma paisagem.

Por sua vez, o eminente biólogo norte-americano E.O. Wilson fala da nossa biofilia inata: todos temos uma necessidade instintiva de nos conectarmos com a natureza. Wilson também sugere que, de uma forma puramente artificial a capacidade mental e a saúde psicológica tendem a atrofiar-se. Plotino (205-270), o grande filósofo da antiguidade clássica tardia, afirmou que a psique “torna-se aquilo que contempla. A nossa mente expande-se quando contemplamos o horizonte do alto de uma montanha ou da costa. Por outro lado, tende a contrair-se (e por vezes a concentrar-se) quando está num espaço fechado. Diversos estudos realizados em hospitais mostram que quartos com uma boa vista podem acelerar a recuperação do paciente – talvez, Plotino diria, porque sua alma se expande e ajuda assim a curar o corpo.

O bem-estar universal

Sabemos que o verdadeiro bem-estar não depende da acumulação contínua de bens materiais, mas de desenvolver uma vida cheia de sentido num contexto social cooperativo e em harmonia com um ambiente natural que mantém a sua integridade. Para alcançar uma sociedade sustentável é necessário desvincular o bem-estar do ter muito, ou seja, separar o nosso senso de identidade dos bens materiais, dos quais nunca teremos o suficiente, e basear a auto-estima não em ter mas em ser, desenvolvendo uma identidade mais participativa, mais fluida e mais consciente da nossa interdependência com o resto do mundo.”

***

Jordi Pidgem publicou este artigo há 7 anos atrás, o que aqui diz não apenas se mantém actual mas intensificou a sua pertinência. Precisamos urgentemente de arrepiar caminho: reconectar com a nossa casa que é o planeta que habitamos e acordar cada dia gratos, porque o milagre da vida aconteceu, uma vez mais. Entender com o coração que não possuímos a Terra, pelo contrário, somos nós que lhe pertencemos. Então??? De que está à espera? Levante-se da cama e leve os seus filhos a brincar nas árvores, esta manhã.

Cafés Filosóficos Maio 2024

Clube de Tavira 18:30 – 20:00

14 em Português | Contribuição: 5€

15 em Inglês | Contribuição: 10€

Inscrições: [email protected]

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Apauí Vermelho - “Cadê” a Liberdade? | Por Maria João Neves

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Palácio de Tavira. Crédito: Palácio de Tavira DR
Algarve Economia

Algarve no mapa: americanos consideram este Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo

16:30 28 Abril, 2026 17:32 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Palácio de Tavira foi distinguido pela Condé Nast Traveler na Hot List 2026, que reúne alguns dos melhores novos hotéis, restaurantes e cruzeiros do mundo

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Algarve Economia

MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado

15:30 28 Abril, 2026 15:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Oysho reabre no MAR Shopping Algarve com loja ampliada, novo design e oferta reforçada, apostando numa experiência de compra moderna

Algarve Economia Ensino

Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

12:50 28 Abril, 2026 12:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve reforçam cooperação para aproximar ensino, inovação e desenvolvimento económico

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Algarve Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Saúde

Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade

16:00 27 Abril, 2026 15:16 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta tecnologia, que poderá chegar aos mercados da UE em 2028, pode revolucionar o tratamento de uma doença que afeta milhões de pessoas

Algarve Cultura

“O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira

18:16 28 Abril, 2026 18:16 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro Municipal de Tavira encerra temporada de visitas aos bastidores com sessão no sábado após meses de lotação esgotada

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Palácio de Tavira. Crédito: Palácio de Tavira DR
Algarve, Economia

Algarve no mapa: americanos consideram este Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo

16:30 28 Abril, 2026 17:32 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Palácio de Tavira foi distinguido pela Condé Nast Traveler na Hot List 2026, que reúne alguns dos melhores novos hotéis, restaurantes e cruzeiros do mundo

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Algarve, Economia

MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado

15:30 28 Abril, 2026 15:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Oysho reabre no MAR Shopping Algarve com loja ampliada, novo design e oferta reforçada, apostando numa experiência de compra moderna

Algarve, Economia, Ensino

Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

12:50 28 Abril, 2026 12:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve reforçam cooperação para aproximar ensino, inovação e desenvolvimento económico

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Algarve, Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Saúde

Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade

16:00 27 Abril, 2026 15:16 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta tecnologia, que poderá chegar aos mercados da UE em 2028, pode revolucionar o tratamento de uma doença que afeta milhões de pessoas

Algarve, Cultura

“O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira

18:16 28 Abril, 2026 18:16 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Teatro Municipal de Tavira encerra temporada de visitas aos bastidores com sessão no sábado após meses de lotação esgotada

Últimas Notícias

  • Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
    Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
  • Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
    Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
  • Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
    Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
  • Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
    Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
  • “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
    “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
  • Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€
    Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal