Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

As transformações do amor

  Andava a passear pela ágora e vi uma edição de Os Lusíadas na montra. Luís Vaz de Camões é um poeta que sempre me fascinou. Vicissitudes na vida (leia-se «falta de professor», situação comum na minha época) fizeram com que não o estudasse nem na escola nem na faculdade. Muitos colegas comentavam o […]

19:30 9 Março, 2018 11:14 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

A OPINIÃO de ADRIANA NOGUEIRA;
Classicista;
Professora da Univ. do Algarve
[email protected]

Andava a passear pela ágora e vi uma edição de Os Lusíadas na montra. Luís Vaz de Camões é um poeta que sempre me fascinou. Vicissitudes na vida (leia-se «falta de professor», situação comum na minha época) fizeram com que não o estudasse nem na escola nem na faculdade. Muitos colegas comentavam o horror que tinham sido as aulas em que tiveram de dividir as orações daquele grande poema (método que já não se recomendava, mas que muitos professores ainda adotavam) mas eu não passei por isso. Como não gosto de ler por obrigação, normalmente fazia no ano anterior as leituras obrigatórias do ano seguinte: foi assim que li Os Lusíadas, quando andava no 8º ano (e Os Maias, quando andava no 10º. Infelizmente, também nunca o estudei, pelas mesmas vicissitudes mencionadas anteriormente).

Ler Os Lusíadas desacompanhada, mesmo com o apoio de uma edição bastante anotada, não será a mesma coisa do que com um/a professor/a, mas resultou, porque fiquei a gostar muito do poeta.

Na universidade, quiseram os deuses que também não estudasse esta obra, porque a docente de Literatura Portuguesa que me calhou em sorte, a querida e malograda Margarida Vieira Mendes, tinha a lírica, no seu programa, e não a épica. E em boa hora isso aconteceu, porque a lírica camoniana é maravilhosa. Como tínhamos de a ler toda, e a quantidade de sonetos, redondilhas, endechas, trovas, éclogas, elegias, cantigas nos parecia infindável, a professora recomendou-nos que aproveitássemos as refeições para pôr a leitura em dia. E eu cumpri: naquele já longínquo ano de 1986, acompanhei os meus pequenos-almoços com sonetos, deixando as outras formas poéticas para o almoço e jantar.

«Transforma-se o amador na cousa amada»

Muitos foram os poemas de Camões que me interpelaram, mas este destacou-se: «Transforma-se o amador na cousa amada/ por virtude de muito imaginar; / não tenho, logo, mais que desejar,/ pois em mim tenho a parte desejada//». Houve várias questões que estes versos me colocaram: poderemos mesmo ser tão empáticos com o outro, como o poema sugere? Será que o querermos muito que algo aconteça (o «muito imaginar») será suficiente? Será que o que temos em nós é apenas o amor que podemos dar ao outro?

Filémon e Baucis por Janus Genelli

Não sei porquê, mas fiquei a pensar nesta ideia de que amar nos transforma no objeto do amor. Ainda jovem, o meu conhecimento apenas empírico do mundo dizia-me que (alguns) casais ficavam parecidos com o tempo. Era o que eu via, principalmente entre aqueles que (parecia que) se davam bem. Talvez não fossem mesmo semelhantes, mas havia qualquer coisa que me fazia pensar que seriam família, quando não tinham laços de consanguinidade. Vim a saber, mais tarde, quando li alguns estudos feitos sobre este assunto, que os casais, com os anos de convívio, tendem a imitar expressões um do outro, e, ainda, que as pessoas têm tendência a escolher para parceiras aquelas que se parecem consigo ou com os seus pais.

Não sei se assim é, mas na literatura, encontrei um exemplo, do qual nunca me esqueci, do que achei que Camões queria dizer. Para escrever este artigo, fui procurar o livro, um pouco receosa de que a minha memória me tivesse atraiçoado. Localizei Michel Tournier e tirei da estante Gaspar, Belchior e Baltazar (Ed. Dom Quixote, 1992, 3º ed.). A frase de que me recordava dizia: «A Criança tornou-se negra, para melhor acolher Gaspar, o rei negro». Não andava longe…

Diz Gaspar (p. 184): «Mas quando me inclinei sobre a manjedoura para adorar a Criança, que vi eu? Um bebé negro de cabelos crespos, com um pequeno nariz achatado, um bebé em tudo semelhante às crianças africanas do meu país! (…) A criança na Manjedoura tornou-se negra para melhor acolher Gaspar, o rei mago africano. Há aqui algo mais do que em todas as histórias de amor que eu conheço. Esta imagem exemplar manda que nos façamos semelhantes àqueles que amamos, que vejamos com os seus olhos, que falemos a sua língua materna, que os respeitemos, palavra que significa olhar duas vezes. Foi assim que se deu a elevação do prazer, da alegria e da felicidade a este poder superior que tem o nome de amor».

Transformações por amor

Nem todas as transformações o são por amor. A mitologia mostra-nos vários casos de metamorfoses que acontecem por as personagens quererem, precisamente, fugir do amor. Uma das mais conhecidas é a de Dafne, a ninfa por quem Apolo se apaixonou, mas que não lhe correspondia. De modo a não ter de se submeter a um amor indesejado, Dafne foge do deus, pedindo a seu pai, um deus-rio, que a salve. O pai ouve a sua súplica e transforma-a em loureiro. Apolo passa a usar uma coroa feita das folhas desta árvore, como forma de se lembrar dela.

Baucis e Filémon por Arthur Rackham

Mas havia muitas transformações por amor. Ovídio, no livro 8 das Metamorfoses (cito a tradução de Domingos Lucas Dias, para a Vega), conta uma história muito terna. Um velho casal, Báucis e Filémon, recebeu, em sua casa, Júpiter e Mercúrio disfarçados. Os deuses compensaram a sua bondade para com estranhos, poupando-os a um dilúvio que dizimou a população vizinha. A sua casa transformou-se num templo («Os esteios viram colunas, o colmo/ vai-se tornando amarelo, o tecto parece de ouro, cinzeladas/ as portas, e o chão coberto a mármore»  – vv. 700-3), eles passam a sacerdotes e Filémon pede às divindades (vv. 708-720): «“E, uma vez que vivemos a vida/ harmoniosamente, que a mesma hora nos leve a ambos/ e que eu nunca veja a tumba/ da minha mulher, nem ela me enterre a mim”/ (…) Báucis vê Filémon cobrir-se de folhas,/ e o velho Filémon vê as folhas a cobrirem Báucis. Já/ sobre a face de ambos se alargava a copa; enquanto podiam,/ iam conversando. Disseram um ao outro simultaneamente –/ “Adeus, meu amor!” E logo a casca lhes cobre e lhes esconde/ a face. Ainda hoje o habitante da Bitínia mostra ali dois/ troncos vizinhos, nascido cada um de seu corpo».

Ou talvez pudessem dizer, como Camões, «não tenho, logo, mais que desejar,/ pois em mim tenho a parte desejada».

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Março)

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

12:40 15 Outubro, 2026 12:21 15 Outubro, 2026

Depois da inauguração em Portimão, a cadeia espanhola confirmou a data da segunda loja no Algarve, que vai abrir portas ainda este ano

Supermercado Mercadona em Portimão. Crédito: Mercadona
Algarve Economia

Mercadona estreia-se no Algarve: nova loja abriu esta quinta-feira em Portimão

11:32 15 Outubro, 2026 11:32 15 Outubro, 2026

Portimão recebeu a primeira Mercadona do Algarve, com um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Branded Content Pub

EDITAL – Comunicação para exercício do direito de preferência

11:21 15 Outubro, 2026 11:56 15 Outubro, 2026

COMUNICAÇÃO DE VENDA PARA EVENTUAL EXERCÍCIO DO DIREITO LEGAL DE PREFERÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS CONFINANTES (Artigos 1380.º, 1381.º, 416.º e 225.º do Código Civil)

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Algarve Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

12:40 15 Outubro, 2026 12:21 15 Outubro, 2026

Depois da inauguração em Portimão, a cadeia espanhola confirmou a data da segunda loja no Algarve, que vai abrir portas ainda este ano

Supermercado Mercadona em Portimão. Crédito: Mercadona
Algarve, Economia

Mercadona estreia-se no Algarve: nova loja abriu esta quinta-feira em Portimão

11:32 15 Outubro, 2026 11:32 15 Outubro, 2026

Portimão recebeu a primeira Mercadona do Algarve, com um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Trabalha a recibos verdes? Estas são as datas que não pode falhar até ao fim de outubro

09:30 15 Outubro, 2026 00:02 14 Outubro, 2026

Outubro concentra várias obrigações para trabalhadores independentes. Contribuições, IVA e declaração trimestral têm prazos diferentes

Branded Content, Pub

EDITAL – Comunicação para exercício do direito de preferência

11:21 15 Outubro, 2026 11:56 15 Outubro, 2026

COMUNICAÇÃO DE VENDA PARA EVENTUAL EXERCÍCIO DO DIREITO LEGAL DE PREFERÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS CONFINANTES (Artigos 1380.º, 1381.º, 416.º e 225.º do Código Civil)

Robô que assediou a jovem
Europa

Polícia apreende robô suspeito de apalpar adolescente: dois jovens estão a ser investigados

10:00 15 Outubro, 2026 10:35 15 Outubro, 2026

Um robô humanoide foi apreendido pela polícia alemã depois de alegadamente ter tocado uma adolescente de 16 anos

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Algarve, Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Últimas Notícias

  • Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal
    Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal
  • Feira de Santa Iria regressa a Faro com 11 dias de comércio, gastronomia e diversão
    Feira de Santa Iria regressa a Faro com 11 dias de comércio, gastronomia e diversão
  • Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer
    Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer
  • Loulé Ladies Open volta a colocar o ténis feminino internacional em destaque no Algarve
    Loulé Ladies Open volta a colocar o ténis feminino internacional em destaque no Algarve
  • Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada
    Já é oficial: segunda loja da Mercadona no Algarve abre em novembro e já há localização confirmada

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal