Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Museu de Portimão está instalado desde 2008 na antiga fábrica de conservas Feu - Foto D.R.
Cultura, Edição Papel, Opinião

As pessoas invisíveis por detrás dos Museus

DIÁLOGOS (IN)ESPERADOS: Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho.

11:00 17 Junho, 2022 09:59 16 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria Luísa Francisco*

O trabalho num museu é maioritariamente invisível, e é esse labor que se desconhece e muitas vezes não se valoriza, mas é daí que surge tudo o resto. As exposições, as publicações, as conferências, a programação, o museu vivo!

Há um mundo de pequenas coisas a salvaguardar, a estudar e a interpretar até se tornarem acessíveis e visíveis. É a partir daí que se dá voz e se torna um museu num lugar que vale a pena visitar.

Hoje escrevo enquanto Delegada Regional da Associação Portuguesa de Museologia.

Função que desempenho desde 2011 e à qual me tenho dedicado com gosto, mas preferia passar o testemunho no final deste mandato.

Tenho estado presente na vida dos Museus do Algarve, colaborando em actividades, participando em reuniões e estimulando as candidaturas aos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Delegada da APOM agilizou mensagem para quem estava nas praias algarvias (avioneta passou a 1/9/2015 e a 15/8/2016)

O Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus que começou em Alcoutim em 2012 e depois foi alternando a realização entre Portugal e Espanha, foi dos eventos mais exigentes, mas também mais gratificantes pela cooperação ibérica que se conseguiu.

Nesta actividade foi possível trabalhar de perto com a anterior Delegada Regional da Associação Portuguesa de Museologia, Dália Paulo, entretanto Delegada Regional de Cultura do Algarve.

Tinha feito uma pós-graduação em Museologia, mas foi nestas actividades que trabalhei de perto com museólogas e passei a valorizar ainda mais os museus e as pessoas que neles trabalham. Têm um trabalho de extrema importância na preservação do património, das tradições e da memória.

Breve caracterização museológica do Algarve

Existem oitenta e dois espaços de carácter museológico no Algarve, trinta e sete museus, trinta e nove pólos museológicos e sete colecções visitáveis. Destacam-se as colecções de etnografia, arte sacra e arqueologia e arqueologia industrial, tal como a arte contemporânea. Não há nenhum dos 16 concelhos algarvios que não tenha pelo menos uma unidade museológica.

Conheço estes espaços museológicos e os seus responsáveis e hoje decidi lembrar as pessoas invisíveis que estão por detrás dos Museus.

Nas reuniões da Rede de Museus do Algarve (RMA), um grupo informal de acção e reflexão museológica, onde participo desde 2011, vejo o quanto a RMA privilegia a cooperação e a partilha entre todos os representantes e como programa actividades conjuntas. “Trata-se, portanto, de uma rede horizontal, com características flexíveis que tem como missão dinamizar o património cultural e a actividade museológica da região.” Conforme se pode ler no Guia de Museus do Algarve (2019).

Tenho todos presentes na minha memória, inclusive dois elementos da Rede de Museus do Algarve que já partiram: Luís e Joaquim Guerreiro, ambos do concelho de Loulé.

Desta forma faço uma homenagem a todos os que dedicaram e dedicam a sua vida aos Museus e à Cultura do Algarve.

A museóloga algarvia que conheço há mais tempo é Isabel Soares, aliás, conheço-a desde a juventude, mas só nos voltámos a encontrar, anos mais tarde, graças às reuniões da Rede de Museus do Algarve.

Estive a conversar com Isabel Soares, actual directora do Museu de Portimão, e aqui fica o nosso diálogo:

P – Isabel, o que é que o visitante não sabe, nem vê no Museu?
R – Na verdade existe um outro “lado” do Museu que não se vê, nem se sabe. O que resulta nos trabalhos visíveis nas diferentes áreas são fruto de uma programação anual e que normalmente se traduz nas publicações, nas conferências e nas exposições que dão vida e animam os museus. Contudo, até chegarmos a esta forma de comunicar, as nossas colecções percorrem um longo caminho e que  passa por inúmeros técnicos nos diferentes serviços invisíveis para os visitantes.

Às peças damos-lhe uma nova vida e as mesmas, desde que saem do que é o seu contexto original, até chegarem ao museu andam “de mão em mão” até  chegarem à sua nova casa. Desde o registo no seu contexto original,  passando pelo restauro e a conservação, a inventariação, a investigação, o seu acondicionamento em reserva ou até mesmo na vitrine da exposição, tudo faz parte de uma missão: a de preservar, estudar, expor e interpretar objectos representativos da nossa identidade e da nossa comunidade.

P – O Museu de Portimão tem uma grande proximidade com a comunidade, que relação estabelece o Museu com as vossas “pessoas”?
R – É oportuno mencionar que os museus trabalham junto das comunidades, e com e para as comunidades, trata-se de um processo moroso que envolve uma grande proximidade e conquista.

A confiança e o acreditar que somos capazes de lhes “agarrar” as histórias e que as podemos contar, ou através dos objectos que nos deixam, ou na primeira pessoa, são sem dúvida dos projectos mais aliciantes do museu e ao mesmo tempo os mais desafiantes.

Um técnico do museu é sem dúvida um agente no terreno ao serviço da comunidade e com formação profissional. No entanto, valoriza-se igualmente a sensibilidade social e é enquanto ser humano que estabelece uma relação de proximidade e confiança e que faz toda a diferença no trabalho realizado.

Não é descabido afirmar que o museu, ao longo do trabalho desenvolvido, transforma-se na “casa” de todos os que constroem em conjunto a nossa história.

É quase impossível guardar “tudo” num espaço físico ou até mesmo na nossa memória e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, no entanto tentamos investir num trabalho conjunto e descentralizado que abranja todo o território e várias áreas temáticas.

P – Como tem sido a articulação combinada nas diferentes áreas de trabalho dentro do Museu, entre os técnicos das equipas?
R – Tem sido um trabalho de articulação entre os diferente saberes, o museu é como se fosse uma “Fábrica de Histórias” com uma cadeia operatória, terá que passar pelos vários serviços e uns dependem dos outros.

Para inventariar uma colecção torna-se imprescindível dialogar com a investigação em diferentes áreas e ao mesmo tempo recorrer aos serviços de conservação e ainda criar o diálogo perfeito para comunicar os resultados ao público.

Não nos podemos esquecer que uma das mais-valias é a produção de conhecimento, a sua preservação, valorização e divulgação.

P – Como dar visibilidade a um trabalho invisível?
R – Sensibilizando o público para o que se faz nos bastidores do museu, dentro e fora de portas. Abrindo os espaços técnicos ao público e mostrando o saber-fazer, criando iniciativas abertas nas quais é possível interagir com os técnicos e observar as colecções no contexto de trabalho. Assim, abrindo as portas das reservas para dar a conhecer o outro lado do museu e ainda criando conjuntamente actividades educativas para e com a comunidade.

P – Que tipo de museu é preciso construir nos dias de hoje?
R – É preciso construir um museu para todos e com todos, hoje em dia os museus têm que estar abertos à diversidade e à inclusão, onde devemos tornar acessível, a todos e a todas, a cultura, a arte e o nosso património.

No museu actualmente encontramos um passado longínquo, um passado recente e espaço para um futuro. Os museus têm que ser espaços atractivos e interactivos: Há muito que deixaram de ser sítios onde encontramos “coisas velhas” e “sem vida”.

Hoje, tentamos que os museus, para além de preservarem e exibirem o seu património material e imaterial, também tenham um papel importante na promoção da economia local e regional, que  contribuam de forma criativa para a participação das comunidades na discussão e no debate de temas atuais.

Maria Luísa Francisco – Obrigada por esta conversa que nos levou pelo museu fazendo dele um espaço ideal para passar tempo de qualidade. Afinal, o museu ideal será sempre aquele que nos faz sentir em “casa”.

A autora não escreve segundo o acordo ortográfico

* Investigadora na área da Sociologia; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
[email protected]

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Algarve

Loulé recebe cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve e lançamento da revista “Intersecções”

07:15 11 Maio, 2026 06:52 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arquitetos do Algarve serão distinguidos em cerimónia pública integrada no Prémio de Arquitetura do Algarve’25, em Loulé

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Algarve Desporto

Ninpo Team de Olhão sagra-se campeã nacional nas Caldas da Rainha

07:00 11 Maio, 2026 06:42 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Clube olhanense afirma-se entre os melhores do país no Kempo ao conquistar título nacional e segundo lugar coletivo

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Contentores do lixo. Crédito: Foto AI
Nacional

Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal

16:30 10 Maio, 2026 14:57 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta nova tecnologia de reciclagem com contentores inteligentes já está instalada em várias zonas do país e poderá chegar a mais localidades

Algarve Cultura Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber

20:30 10 Maio, 2026 14:23 9 Maio, 2026 | João Luís

Se tem carta de condução antiga, atenção: a data impressa pode não corresponder à validade legal. Veja como evitar multas

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de água prolongados: torneira vai ‘secar’ em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 10 Maio, 2026 16:15 8 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água para a semana que começa a 11 de maio

Algarve

Loulé recebe cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve e lançamento da revista “Intersecções”

07:15 11 Maio, 2026 06:52 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arquitetos do Algarve serão distinguidos em cerimónia pública integrada no Prémio de Arquitetura do Algarve’25, em Loulé

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Algarve, Desporto

Ninpo Team de Olhão sagra-se campeã nacional nas Caldas da Rainha

07:00 11 Maio, 2026 06:42 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Clube olhanense afirma-se entre os melhores do país no Kempo ao conquistar título nacional e segundo lugar coletivo

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e vento e estas vão ser as regiões mais afetadas

09:10 10 Maio, 2026 13:18 9 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai apertar com chuva forte, trovoada e rajadas de vento. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

21:00 10 Maio, 2026 15:06 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acabam por ignor este sinal, mas a multa pode chegar aos 600€, com perda de pontos na carta de condução e inibição de conduzir

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Contentores do lixo. Crédito: Foto AI
Nacional

Já chegaram ao seu concelho? Novos contentores inteligentes já estão nestas cidades e prometem revolucionar a gestão do lixo em Portugal

16:30 10 Maio, 2026 14:57 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta nova tecnologia de reciclagem com contentores inteligentes já está instalada em várias zonas do país e poderá chegar a mais localidades

Algarve, Cultura, Edição Papel

Tavira afirma-se como centro internacional dos provérbios com os 18 anos da Associação de Paremiologia

08:30 10 Maio, 2026 09:06 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Fundada em 2008, a associação reúne investigadores de mais de 50 países e afirma a cidade como referência internacional no estudo dos provérbios

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Idosa com a carta de condução. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber

20:30 10 Maio, 2026 14:23 9 Maio, 2026 | João Luís

Se tem carta de condução antiga, atenção: a data impressa pode não corresponder à validade legal. Veja como evitar multas

Últimas Notícias

  • Loulé recebe cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve e lançamento da revista “Intersecções”
    Loulé recebe cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve e lançamento da revista “Intersecções”
  • Ninpo Team de Olhão sagra-se campeã nacional nas Caldas da Rainha
    Ninpo Team de Olhão sagra-se campeã nacional nas Caldas da Rainha
  • Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia
    Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia
  • Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
    Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses mas multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução
  • Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
    Carta de condução anterior a 2008? A data impressa pode enganar e pode estar a conduzir com ela caducada sem saber
  • “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos
    “Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

Opinião

  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
  • “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
    “Europa na minha região” leva projetos europeus ao centro de Faro
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal