Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Nuno Silva, Imprensa Nacional-Casa da Moeda | DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

As bibliotecas e as suas raridades | Por Maria Luísa Francisco

BIBLIOTECOFILIA: Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

09:00 13 Setembro, 2024 08:14 12 Setembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As bibliotecas albergam livros raros que são preservados pelos seus técnicos e que nos permitem viajar no tempo! Nas bibliotecas que tenho visitado encontrei preciosidades que contemplei e algumas que fotografei. Há todo um ritual perante a ancestralidade das obras, por vezes, quando autorizam, temos de manuseá-las com luvas de algodão. Devido à sua raridade, fragilidade e importância, estas obras estão separadas das colecções gerais da biblioteca e não se encontram em livre acesso, dessa forma são designadas por “reservados”.

MARIA LUÍSA FRANCISCO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Programadora Cultural
[email protected]

Quase todas as bibliotecas têm o Fundo Antigo onde se encontram os exemplares mais raros e publicados há mais tempo, cujo valor é avaliado em função do seu conteúdo, da sua proveniência, do estado de conservação, da sua beleza e até das anotações que possam ter. Cada vez mais é usada a digitalização, pois esta pode evitar que os originais sejam manuseados, uma vez que existem vários agentes de deterioração deste tipo de acervo, como a humidade, a temperatura, a incidência de luz, por vezes insectos, pequenos roedores e principalmente a acção humana, pelo manuseio inadequado, pelo suor das mãos, caso não sejam usadas luvas. O cuidado e o desejo de preservar têm contribuído para manter, com todos os requisitos e cuidados, obras que fazem parte do nosso património comum.

Primeira edição impressa da Etymologiae de 1472 que se encontra na Biblioteca da Imprensa Nacional-Casa da Moeda | Foto Nuno Silva, Imprensa Nacional-Casa da Moeda | DR

A obra mais antiga que vi é de 1472 e encontra-se na Biblioteca da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, em Lisboa. A designação mais correcta é “incunábulo” e é usada para se referir aos primeiros livros feitos com caracteres móveis (da época de Gutenberg – Séc. XV). Este incunábulo é uma edição da Etymologiae, que apresenta de forma abreviada uma grande parte do conhecimento da antiguidade que os cristãos acharam importante preservar. Foi compilado por Santo Isidoro de Sevilha já próximo do fim da sua vida, a pedido de seu amigo Bráulio, Bispo de Saragoça. Em 1997, o Papa João Paulo II declarou Santo Isidoro de Sevilha como o padroeiro da Internet. Isto porque Isidoro de Sevilha tentou registar todo o conhecimento adquirido numa espécie de enciclopédia que foi publicada após a sua morte.

Existem também na Biblioteca da Imprensa Nacional – Casa da Moeda várias edições de Os Lusíadas, quer em português, quer noutras línguas (polaco, sueco, alemão, italiano, inglês, entre outras), algumas das quais remontam ao século XVIII. Esta biblioteca tem uma edição de Os Lusíadas de 1669.

Rimas é o título da primeira compilação das poesias líricas de Luís de Camões, publicada em 1595, quinze anos após a morte do autor. A biblioteca tem uma edição de Rimas, em língua portuguesa, datada de 1614.

De referir que o «Pentateuco» foi o primeiro livro impresso em Portugal, na cidade de Faro, em 1487. Actualmente encontra-se na British Library em Londres. Sobre este tema já escrevi em outra edição. Vou com frequência à Biblioteca Municipal de Tavira que entre muitas valências tem um Fundo Antigo com algumas raridades. Possui uma obra de 1535, impressa em Veneza, da autoria de Jacopo Berengario da Carpi, professor na Universidade de Bolonha (15271530) e que foi o primeiro a descrever as válvulas do coração. Trata-se de uma edição ilustrada de anatomia intitulada Anatomia Carpi. É em Tavira que se encontra uma raríssima edição original da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto de 1614. Foi impressa em Lisboa e logo a seguir a’Os Lusíadas é o segundo livro português mais conhecido internacionalmente.

Livro de Horas da Rainha D. Leonor (iluminuras de Willem Vrelant criadas entre 1460 e 1470) | Foto Biblioteca Nacional de Portugal | DR

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), situada no Campo Grande em Lisboa, é a biblioteca onde se encontram obras mais antigas. Destacam-se a Bíblia hebraica do séc. XIII, notável exemplo de qualidade de execução e de decoração, conhecida por Bíblia de Cervera, iluminada por Joseph Asarfati, entre 1299 e 1300. Alberga também o Livro de Horas da Rainha D. Leonor, iluminado por Willem Vrelant entre 1460 e 1470 (Bruges).

Esta biblioteca é aquela onde, até hoje, passei mais horas a ler e a escrever. É a maior biblioteca portuguesa e uma instituição de referência no panorama cultural, garantindo a recolha do património bibliográfico nacional, tal como o seu processamento e preservação disponibilizando-o à comunidade intelectual e científica também através das novas tecnologias.

Não queria deixar de referir que na Biblioteca Municipal de Beja existe a primeira edição da História trágico-marítima de Bernardo Gomes de Brito de 1735 e que possui uma colecção de 2600 volumes (do Séc. XVI ao Séc. XIX). De referir ainda que existe também nesta Biblioteca a primeira edição da Prosodia in Vocabularium trilingue, que é o primeiro Dicionário de Latim-Português editado em Portugal em 1634 da autoria de Bento Pereira (Jesuíta e Professor da Universidade de Évora) e usado pelos pedagogos de Companhia de Jesus. Uma outra Biblioteca, a Biblioteca Monástico-Real do Palácio Nacional de Mafra é, de entre as várias referidas, a única onde não estive, mas que muito em breve irei visitar. É considerada das mais belas e mais importantes bibliotecas europeias, com um valioso acervo de cerca de 36.000 volumes.

Lombadas de obras do Fundo Antigo da Biblioteca Municipal de Tavira | Foto Biblioteca Municipal de Tavira | DR

Contém algumas obras raras como a “Crónica de Nuremberga” que é um famoso incunábulo publicado pela primeira vez em latim, em 12 de Julho de 1493.

Existem nesta Biblioteca diversas Bíblias antigas, Livros de Horas iluminados do Séc. XV e ainda um importante núcleo de partituras musicais, especialmente escritas para o conjunto dos seis órgãos históricos da Basílica de Mafra. Estes, por sua vez, formam “um conjunto de órgãos de tubos, único no mundo, composto por seis instrumentos concebidos e construídos ao mesmo tempo, para tocarem juntos.” Visite estes lugares de cultura, descubra raridades e deixe-se surpreender pelos tesouros que as bibliotecas guardam.

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: As Bibliotecas e a Inteligência Artificial | Por Maria Luísa Francisco

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 13:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Torre Farol no Zoomarine.
Algarve Vida & Lazer

Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

13:10 30 Abril, 2026 12:28 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Um dos parques mais conhecidos do país lançou campanhas com preços reduzidos e há condições que podem fazer diferença no valor final

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 13:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Torre Farol no Zoomarine.
Algarve, Vida & Lazer

Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

13:10 30 Abril, 2026 12:28 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Um dos parques mais conhecidos do país lançou campanhas com preços reduzidos e há condições que podem fazer diferença no valor final

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve, Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve, Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo
    Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo
  • Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro
    Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro
  • Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira
    Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira
  • Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
    Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
  • Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
    Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
  • Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
    Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal