Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Cultura, Edição Papel, Opinião

As bibliotecas do futuro | Por Maria Luísa Francisco

BIBLIOTECOFILIA: Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de março

09:00 8 Março, 2024 19:58 7 Março, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nestas duas últimas décadas as bibliotecas sofreram grandes mudanças, as inovações tecnológicas facilitaram a catalogação digital, as bases de dados electrónicas e o acesso aos recursos online. As bibliotecas passaram primeiro a ter funções multimédia, disponibilizando não só livros, mas também materiais audiovisuais, recursos digitais e acesso à Internet.

Na fase seguinte as bibliotecas passaram a empenhar-se na sua função social procurando dar resposta ao isolamento social, oferecer actividades para diferentes gerações, dar apoio à ocupação do tempo dos utilizadores, dar formação na área das novas tecnologias, ou simplesmente dar assistência na utilização da Internet. Isso trouxe novos utilizadores que não frequentavam habitualmente as bibliotecas.

MARIA LUÍSA FRANCISCO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Programadora Cultural
[email protected]

De alguma forma passaram a assumir uma função comunitária com o aparecimento de mais idosos e de mais crianças, inclusive imigrantes e população mais pobre. Nesse sentido passou, em muitos casos, a haver oferta de ensino de línguas para imigrantes e dinâmicas intergeracionais em que os idosos, com todos os seus saberes, têm um importante papel.

Estas pessoas são acervos vivos e detentores de saberes que muitas vezes não chegam às páginas de um livro, mas podem ajudar na produção de conhecimento.

Entretanto, as bibliotecas passaram, em geral, a ser locais de criação. Cada vez mais bibliotecas estão a tornar-se verdadeiros centros para a mudança social e económica da população. Esta tendência de adaptação às necessidades locais, tornando as bibliotecas em espaços de criação, passou a ser designada por Makerspaces, ou seja, um espaço equipado com tecnologia e ferramentas para a criação de ideias ou projectos individuais ou em equipa.

Alguns dos exemplos de equipamentos que se encontram em bibliotecas com “makerspaces” são estúdios de gravação de som, software de edição de vídeo, cabines de podcasting, laboratórios com impressoras 3D, cortadores de laser, de vinil. Algumas bibliotecas têm máquinas de costura e ferramentas de corte, oferecendo tutoriais e workshops.

A Biblioteca Pública de Thionville em França é considerada a sala de estar da cidade

Algumas bibliotecas estão a tornar-se centros criativos que produzem conteúdo, que produzem conhecimento e inovação e desta forma integram as transformações sociais e tecnológicas da sociedade.

Há algumas bibliotecas consideradas futuristas, que deixaram de ter longas filas de estantes com livros e apresentam outros meios alternativos para o livro, dando enfoque ao espaço para a convivência e um espaço para aprender novas habilidades.

Um dos exemplos é a Biblioteca Pública de Thionville, uma cidade do Nordeste de França – próxima da fronteira com o Luxemburgo – que mostra como as bibliotecas evoluíram para satisfazer as necessidades das comunidades. O espaço promove a convivência em comunidade. O principal objectivo desta biblioteca, a que alguns chamam mediateca, é ser uma espécie de sala de estar colectiva da cidade.

Outra biblioteca futurista fica na Noruega e já recebeu alguns prémios pela sua arquitectura e tem a particularidade de ser possível estar a ler deitado. As longas e finas vigas de madeira no interior foram projectadas para parecerem o interior de uma baleia.

A Biblioteca e Centro Cultural de Vennesla na Noruega tem sido largamente premiada pela sua arquitectura e apreciada como biblioteca futurista

As bibliotecas sempre contribuíram para a difusão do conhecimento, mas com os desafios da sociedade e das tecnologias, as bibliotecas tentam manter o seu papel, apesar de todas estas mudanças que as transformaram em espaços multifuncionais. Ainda assim há sempre espaço para o digital coexistir com o livro. Segundo Clara Andrade “é preciso que a biblioteca saiba seduzir, insistir e não desistir, porque só quem usa, lê e ama os livros os pode preservar e transportar para o futuro. Porque queremos um futuro com livros.”

Creio que o livro tem futuro e nunca irá desaparecer, apesar da tendência para o formato digital e das novas funções das bibliotecas. Foi uma sensação estranha ter encontrado registo de uma biblioteca onde já não há livros em papel, mas apenas em formato digital. Essa biblioteca fica nos EUA na Florida Polythecnic University.

A Biblioteca da Florida Polythecnic University tem livros apenas em formato digital (Arq. Santiago Calatrava)

Ainda me lembro quando nas bibliotecas era preciso consultar o fichário catolográfico para consultar os livros. As bibliotecas mudaram muito em poucos anos e os bibliotecários passaram a ser um misto de especialistas em informática, professores, assistentes sociais e gestores de eventos, mas acima de tudo defensores dos livros.

No próximo dia 12 de Março é Dia dos Bibliotecários e eles, para além da gestão de tantas tarefas, continuam a ser os guardiões do saber, por isso merecem todo o apoio e motivação por parte da comunidade e da sociedade.

Aliás, Carl Sagan, no seu livro Cosmos, disse que “a saúde da nossa civilização pode ser medida pelo apoio que dermos às nossas bibliotecas.”

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Nos 100 anos da Biblioteca da Imprensa Nacional – Casa da Moeda | Por Maria Luísa Francisco

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Cultura Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Membro da ASAE.
Nacional

ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€

18:10 4 Junho, 2026 16:52 4 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ASAE apreendeu mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas e avaliadas em mais de 600.000€, numa operação em Portugal

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Do Algarve para o mundo: tavirense João Neves é oficialmente o futebolista português mais valioso do mundo

15:40 4 Junho, 2026 15:28 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

João Neves é o jogador português mais valioso da atualidade, segundo o mais recente ranking do Observatório do Futebol

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Cultura, Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Membro da ASAE.
Nacional

ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€

18:10 4 Junho, 2026 16:52 4 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ASAE apreendeu mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas e avaliadas em mais de 600.000€, numa operação em Portugal

Últimas Notícias

  • Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
    Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
  • ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
    ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
  • Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
    Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
  • Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
    Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
  • Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
    Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
  • Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”
    Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”

Opinião

  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
  • Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
    Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
  • Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
    Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal