Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
O Mosteiro de Alcobaça, classificado Património Mundial da UNESCO (1989), é o mais famoso da ordem monástica | Foto DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Arquitectura, da Cidade Histórica ao Híbrido “Global” | Por Jorge Queiroz

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

10:00 12 Janeiro, 2024 11:36 11 Janeiro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
JORGE QUEIROZ
Sociólogo

“Estamos a perder a cidade e ao mesmo tempo a perder-nos uns dos outros”.
Marc Augé (1935-2023), antropólogo francês

Vitrúvio (sec. I d. C) escreveu “De Architectura” (10 vol.), o mais completo tratado da Antiguidade romana sobre a disciplina que estuda a forma como o Homem concebe e constrói a sua habitação e as urbes, e também outros espaços de que necessita para a vida em comunidade.

A arquitectura integra desde o Renascimento as Belas Artes, a História da Arquitectura acompanha a periodização da História da Arte.

“Arquitectura portuguesa” é uma classificação que exige ponderação, Portugal recebeu influências de diferentes origens, mas o que determinou a forma de construir são os climas, solos, materiais disponíveis, valores e heranças culturais, estruturas sociais…

Permanecem muitos elementos da romanização (séc. II a. C a V d.C,) para além da língua, das villae, templos, termas, pontes, aquedutos, redes viárias,… O urbanismo concentrado do período muçulmano (séc. VIII a XII) com formas de construir integram a nossa herança cultural.

Há que distinguir a arquitectura monumental-palaciana promovida pelas classes senhoriais e elites de poder, da arquitectura popular ou vernacular das periferias marítimas e ruralidade.

Mudanças acompanharam as transformações territoriais, o românico de origem franca e cruzadística resultou das concepções e práticas monásticas, sobretudo de Cluny e Cister.

A sul poucas são as construções com características românicas, marcas existem em Torres Vedras, nas catedrais de Lisboa e Évora, igreja de Santa Catarina em Monsaraz… A norte são frequentes elementos românicos em Entre Minho e Douro, Sé Velha de Coimbra, nas diversas igrejas de nave única, com a intersecção do transepto a definir o símbolo da cristandade, a cruz.

A partir do séc. XII o gótico emerge da paz relativa, produtividade agrícola e recursos disponíveis.

À medida que o avanço militar vindo do Norte se consolida a sul, a guerra deixou de ocupar as mentes e acções, surgiu em Portugal um gótico “tardio”, assim considerado pelo atraso do seu aparecimento, estilo que evidencia a abertura à luz, ao mundo natural e valores humanistas.

A mais antiga e relevante construção gótica é o Mosteiro de Alcobaça, erigido entre 1195 e 1252, reconhecido pela sua monumentalidade e dimensão e pela UNESCO como Património Mundial, abundam exemplares góticos em Santarém, Tomar, Évora, Lisboa… Afonso Domingues que dirigiu a construção do mosteiro da Batalha, reivindicou a autoria perante D. João I, “este edifício é meu, porque o gerei, porque o alimentei com a substância da minha alma”.

O gótico assinala consolidação da nacionalidade com a dinastia de Avis e a expansão marítima.

Em época de transição e conflitos, decorrentes do estertor do regime aristocrático-feudal, de centralização do poder real, surgem no País inúmeras construções militares que se estendem aos territórios de Além-Mar, no estilo “manuelino” se inscrevem as viagens, esferas, pirâmides, motivos marinhos e vegetalistas, coordoaria,…

Revestimentos de paredes marcam as artes portuguesas nos séculos seguintes, o azulejo da tradição hispano-mourisca com desenhos geométricos insere o figurativo da mitologia greco-romana, das navegações portuguesas, dos contactos com outras terras e povos, cenas da tradição religiosa e da vida rural. Imprescindível é uma visita ao Museu do Azulejo em Lisboa.

À renovação renascentista ficaram ligados Francisco Arruda que concebeu a Torre de Belém, Diogo Boitaca e João Castilho no mosteiro do Jerónimos, o Convento de Cristo em Tomar com Diogo Torralva, concluído por Filippo Terzi, entre outras arquitecturas eruditas e populares.

Referência do pensamento arquitetónico do século XVI é a obra “Da fábrica que falece a cidade de Lisboa” de Francisco de Holanda, considerado o primeiro historiador de arte europeu.

No século XVII, limitações económicas e a perda da nacionalidade contribuíram para um “estilo chão”, de linhas simples e escassa decoração. No século seguinte irrompe o exuberante e rico barroco, sobretudo com D. João V e o emblemático Palácio Nacional de Mafra, erigido entre 1717 e 1730, dotado de paço real, basílica, convento e jardins, projecto do alemão Ludwig.

O iluminismo impulsiona a reconstrução de Lisboa e do sul do País no pós-terramoto de 1755, inicia-se a industrialização. As cidades são eixo de circulação de mercadorias e entreposto portuário e ferroviário, estabelecem-se zonas burguesas residenciais, jardins, alamedas, passeios públicos, a construção em altura, os trabalhadores das fábricas vivem nas periferias.

E a actualidade? Na cidade dita “global”, criação do capitalismo financeiro ultraliberal, os fundos imobiliários compram e especulam, promove-se o turismo massificado nos centros históricos, que o Estado faça aeroportos e portos de cruzeiros, os privados querem autorizações para mais hotéis de curta estadia, as multinacionais parasitam os monumentos, restauração “estrelada” vende “conceitos”, há “fast-food” para o carrossel de visitantes classe média.

A gentrificação significa exclusão dos habitantes, lugares sem alma e memória, cultura encenada e virtual, arquitectura híbrida sem identidade local. Tudo é global, obviamente insustentável…

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Portugal, mediterraneidade sem mediterrâneo e a “daiata” | Por Jorge Queiroz

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve Desporto

Fuzeta regressa ao atletismo com vitórias e pódios nas primeiras provas da época

09:31 14 Outubro, 2026 09:32 14 Outubro, 2026

Núcleo KlubeSol assinala o regresso do atletismo à Fuzeta com vitórias em Faro e Castro Marim e um 9.º lugar coletivo no Cross

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Algarve Ensino

Crédito Agrícola distingue mérito escolar de 37 alunos de Albufeira

12:10 14 Outubro, 2026 12:10 14 Outubro, 2026

Prémios CA Nota 20 reconheceram o mérito de 37 estudantes de Albufeira e distribuíram 6.050 euros em apoios

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

Cardiologista avisa que 90% das pessoas comete este erro com o azeite: há uma forma certa de o consumir

15:10 11 Outubro, 2026 13:07 11 Outubro, 2026

Um cardiologista alerta para um erro muito comum na utilização do azeite e explica qual deve escolher e como o deve consumir para aproveitar melhor as suas propriedades

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Papa Leão XIV.
Mundo Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve, Desporto

Fuzeta regressa ao atletismo com vitórias e pódios nas primeiras provas da época

09:31 14 Outubro, 2026 09:32 14 Outubro, 2026

Núcleo KlubeSol assinala o regresso do atletismo à Fuzeta com vitórias em Faro e Castro Marim e um 9.º lugar coletivo no Cross

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Algarve, Ensino

Crédito Agrícola distingue mérito escolar de 37 alunos de Albufeira

12:10 14 Outubro, 2026 12:10 14 Outubro, 2026

Prémios CA Nota 20 reconheceram o mérito de 37 estudantes de Albufeira e distribuíram 6.050 euros em apoios

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

Cardiologista avisa que 90% das pessoas comete este erro com o azeite: há uma forma certa de o consumir

15:10 11 Outubro, 2026 13:07 11 Outubro, 2026

Um cardiologista alerta para um erro muito comum na utilização do azeite e explica qual deve escolher e como o deve consumir para aproveitar melhor as suas propriedades

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Papa Leão XIV.
Mundo, Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Últimas Notícias

  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
  • Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
    Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
  • Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves
    Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

Opinião

  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal