Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Edição Papel, Opinião

Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe [Análise e perspetivas turísticas de Elidérico Viegas]

A opinião de Elidérico Viegas, empresário hoteleiro: “A actual retoma das procuras turísticas vai ser gradual e progressiva, mas permite perspectivar uma recuperação rápida da actividade para os níveis pré-pandémicos e até ultrapassá-los no futuro próximo”.

13:00 21 Maio, 2022 12:14 8 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Este provérbio popular ilustra e define bem as crises em geral, sejam elas económicas, sociais ou outras, alertando-nos para o facto de na vida nada ser permanente – “a mudança é uma constante do futuro” (Buda).

Em economia, os sucessos não são eternos. As crises também não. A duração de uns e outras varia em função das causas e circunstâncias que estiveram na sua origem e nas terapias adoptadas para esbater os seus efeitos, dando assim cumprimento a princípios universais imutáveis. Vivemos uma dinâmica de ciclos, ou seja, “toda a causa tem um efeito, todo o efeito tem uma causa” (Hermes).

Neste sentido, cada um e cada qual está obrigado, no âmbito das suas capacidades, a enfrentar as realidades decorrentes das incoerências imprevisíveis das crises, valorizando o Bom e, por essa via, aprendendo a aproveitar melhor os períodos favoráveis que, mais tarde ou mais cedo, acabarão por chegar.

O mundo viveu, e ainda vive, uma crise profunda em quase todas as actividades económicas, resultante de uma pandemia global, agravada recentemente pelo eclodir de uma guerra inesperada e fratricida no leste europeu.

Uma coisa é certa: As crises não se anunciam, surgem sem aviso prévio, enquanto as retomas são sempre lentas e muito demoradas.

E se é verdade que, no que respeita à pandemia, os sinais se apresentam encorajadores em matéria do controlo eficaz da doença, já no que se refere ao conflito armado em curso, a situação deixa antever impactos económicos e sociais graves e duradouros à escala planetária.

“A actual retoma das procuras turísticas vai ser gradual e progressiva, mas permite perspectivar uma recuperação rápida da actividade para os níveis pré-pandémicos e até ultrapassá-los no futuro próximo”.

Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro

Sabemos que as crises afectam de forma diferenciada as economias sectoriais, sendo as mais afectadas as que fazem do relacionamento humano a base dos seus negócios, como é o caso da indústria do turismo, uma vez que os consumidores estão obrigados a deslocar-se aos locais de produção dos serviços.

Tal como se verificou em crises de outra índole, o sector turístico foi também o primeiro a sofrer as consequências da pandemia, mas não foi, desta vez, nem beneficiado nem o primeiro a recuperar, como ocorreu nas conjunturas desfavoráveis anteriores.

A crise pandémica caracterizou-se, precisamente, por impedir a livre circulação de pessoas, o que levou à paragem total ou parcial da actividade turística mundial, uma consequência directa da proibição temporária dos países em permitir a saída para o exterior dos seus cidadãos, ao mesmo tempo que dificultavam e impediam a entrada de viajantes oriundos de países terceiros, o que acentuou ainda mais os receios em viajar dos potenciais utilizadores de férias.

A actual retoma das procuras turísticas vai ser gradual e progressiva, mas permite perspectivar uma recuperação rápida da actividadepara os níveis pré-pandémicos e até ultrapassá-los no próximo futuro.

A resiliência da indústria do turismo é, frequentemente, apontada como um factor competitivo diferenciador da nossa oferta turística, apesar da indústria estar sustentada na concretização de investimentos em capital intensivo, com recurso a capitais alheios e soluções de financiamento de médio e longo prazo, conjugados com uma operação apoiada por crédito bancário de curto prazo.

Não admira, portanto, que a seguir às crises se verifiquem fusões, aquisições e outros ajustes empresariais, levando a uma crescente estratégia de concentração empresarial no sector turístico e hoteleiro em Portugal, nem sempre do agrado da generalidade dos agentes económicos.

* O autor não escreve segundo o acordo ortográfico

POSTAL reforça opinião com 3 novos colunistas

Elidérico Viegas, Luís Gomes e Luís Graça

O POSTAL conta a partir da presente edição papel com a colaboração de três colunistas de “peso”.

Na análise e nas pespetivas turísticas passa a escrever regularmente o empresário hoteleiro Elidérico Viegas.

Na “Tribuna Parlamentar”, a outra nova rubrica do POSTAL, passam igualmente a assinar regularmente os deputados eleitos pelo Algarve Luís Gomes (PSD) e Luís Graça (PS).

Nesta edição, Luís Graça aborda os investimentos previstos pelo Governo para garantir a água ao Algarve e Luís Gomes a descentralização de competências para os municípios.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Vigo, na Galiza.
Europa Nacional

Portuguesa que teve de ser operada após um acidente na praia em Espanha queria uma indemnização de 50.000€ mas não teve ‘sorte’

13:40 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mulher portuguesa que sofreu um acidente numa praia em Espanha tentou obter uma indemnização de 50.000€, mas sem sucesso

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Algarve Economia

Licenças aquícolas da Armona vão a leilão por 700 mil euros

12:20 16 Julho, 2026 12:12 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Leilão eletrónico decorre até 31 de julho e integra o processo de insolvência da Armona – Actividades Aquícolas e Pesca.

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Praça de táxis.
Nacional

Cuidado até com os táxis oficiais: taxista foi detido 21 vezes este ano por conduzir sem carta

14:20 16 Julho, 2026 12:03 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Taxista foi novamente detido em Lisboa por conduzir sem carta válida: PSP revela que esta já era a 21.ª detenção pelo mesmo motivo este ano

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Algarve Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Vigo, na Galiza.
Europa, Nacional

Portuguesa que teve de ser operada após um acidente na praia em Espanha queria uma indemnização de 50.000€ mas não teve ‘sorte’

13:40 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mulher portuguesa que sofreu um acidente numa praia em Espanha tentou obter uma indemnização de 50.000€, mas sem sucesso

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Algarve, Economia

Licenças aquícolas da Armona vão a leilão por 700 mil euros

12:20 16 Julho, 2026 12:12 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Leilão eletrónico decorre até 31 de julho e integra o processo de insolvência da Armona – Actividades Aquícolas e Pesca.

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Praça de táxis.
Nacional

Cuidado até com os táxis oficiais: taxista foi detido 21 vezes este ano por conduzir sem carta

14:20 16 Julho, 2026 12:03 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Taxista foi novamente detido em Lisboa por conduzir sem carta válida: PSP revela que esta já era a 21.ª detenção pelo mesmo motivo este ano

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Algarve, Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Últimas Notícias

  • Poupanças pagam imposto, raspadinhas até 5 mil euros não: afinal, é mesmo assim?
    Poupanças pagam imposto, raspadinhas até 5 mil euros não: afinal, é mesmo assim?
  • Faro espera 20.000 motociclistas em quatro dias de concentração
    Faro espera 20.000 motociclistas em quatro dias de concentração
  • Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
    Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
  • Leitura não tira férias com serviços digitais da Biblioteca de Tavira
    Leitura não tira férias com serviços digitais da Biblioteca de Tavira
  • Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas
    Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

Opinião

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

Europe Direct Algarve

  • Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
    Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal