Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Alimentação, as interrogações da actualidade | Por Jorge Queiroz

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

12:00 2 Agosto, 2024 00:07 2 Agosto, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Comer em conjunto associa valores simbólicos e psicoafectivos , é um acto cultural. O estudo da alimentação como expressão de cultura é mais recente, não integrava os temas curriculares das universidades em diferentes épocas históricas, mas os filósofos e cientistas da Antiguidade referiram-se sempre à relação entre agricultura, alimentos e saúde.

Religião, medicina, botânica farmacológica, entre outras disciplinas, relevaram a influência dos alimentos na saúde humana e nas doenças.

JORGE QUEIROZ
Sociólogo

Os produtos da terra-mãe foram sacralizados em rituais colectivos, aos animais e plantas são dedicadas festas comunitárias com séculos, que ainda hoje subsistem.

A cultura portuguesa de matriz mediterrânica integra festividades cíclicas, estruturadas por marcadores temporais, equinócios e solstícios, pelas ceifas, vindimas e apanha da azeitona para os lagares, bênçãos do gado e das pescas,…

Permanecem rituais alimentares no cristianismo e no Islão, comida “kosher” do judaísmo…

A relação entre fisiologia e simbólico manifesta-se no acto de comer, os alimentos têm significados, a mesa define hierarquias e convivialidades.

Através da arqueologia pré-histórica sabe-se que as primeiras sociedades foram omnívoras, os humanos consumiam predominantemente vegetais, depois como caçadores, por razões de alterações no modo de vida e consequentes necessidades energéticas, foram grandes comedores de carne.

A primatologia forneceu importantes informações, em todos os primatas a primeira preocupação é encontrar o que comer, donde resultaram variados regimes alimentares.

A prática da caça teve consequências no desenvolvimento da inteligência, na invenção de instrumentos e na destreza, também simbólicas, socioeconómicas, de organização social.

As comunidades humanas descobriram a utilização do fogo para cozer os produtos, eliminando substâncias tóxicas e organismos nocivos, surgiu também a possibilidade de os melhorar com condimentos que lhes dão sabores e aromatizam.

Foi a descoberta do prazer da cozinha e da culinária. As tarefas doméstica foram na divisão social do trabalho atribuídas às mulheres, estas cuidavam dos filhos e da família alargada. O segredo foi “fazer muito com pouco”, aproveitando os recursos locais e a horta…

Em todas as sociedades estudadas se reconhecem práticas alimentares colectivas e jejuns que serviram para meditação sobre o flagelo maior da humanidade, a fome, também para limpeza do organismo de toxinas e excessos

Relação cultural complexa e contraditória, hoje visíveis no animal de companhia considerado como familiar a par de relativa indiferença em relação à vida selvagem indispensável à biodiversidade. Circos, jogos com animais e tauromaquia são hoje motivo de acalorados debates morais.

A questão da carne está no centro das atenções, sobretudo por razões ambientais, a pecuária será a responsável por uma percentagem elevada de libertação de gases com efeito de estufa e pelo elevado consumo de água. A obesidade com origem em alimentos industriais de origem animal altamente processados é hoje uma epidemia global.

A industrialização dos séculos XVIII e XIX provocou alterações no mundo laboral, surgiram a restauração exterior ao espaço doméstico, a estalagem de estrada deu lugar ao restaurante e ao pronto a comer, a comida é hoje transportada ao domicílio. No ensino universitário surgiram o nutricionismo na medicina pública, disciplinas ligadas à cozinha e gastronomia nos cursos de turismo.

A maior preocupação centra-se na produção agrícola intensiva e nas urbanizações em solos agrícolas férteis, a vida colectiva depende dos centros comerciais e cadeias de distribuição e comercialização, a população já não sabe produzir os próprios alimentos.

Crescimento produtivista descontrolado trouxe novos problemas globais, em poucas décadas a biodiversidade, recursos endógenos e a segurança alimentar estão sob ameaça. É evidente que seria possível um novo modelo económico baseado em relações internacionais de cooperação, mas a alimentação é um dos maiores negócios mundiais.

A caminho de dez mil milhões de habitantes como iremos preservar e alimentar o planeta?

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: História retroactiva: esclavagismos, colonialismos, restituições… | Por Jorge Queiroz

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ponte Móvel de Leixões.
Auto Nacional

Ponte portuguesa acaba de fechar ao trânsito e só reabre daqui a três meses

10:40 17 Junho, 2026 21:58 16 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atravessar entre Matosinhos e Leça da Palmeira vai ser diferente durante os próximos três meses, com a Ponte Móvel de Leixões em obras

Algarve Economia

Trabalhadores do Algarve juntam-se à concentração frente à AR contra o pacote laboral

10:25 17 Junho, 2026 10:30 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos alertam que a abstenção permitiria avançar alterações à legislação do trabalho rejeitadas pelos trabalhadores

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Algarve

Alvor condiciona acesso automóvel no centro para reforçar segurança

10:04 17 Junho, 2026 10:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Acesso automóvel no centro de Alvor será permitido apenas entre as 07:00 e as 12:30 para cargas e descargas

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Europe Direct Algarve

Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural

18:40 16 Junho, 2026 18:37 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Seminário integra o projeto FIREPOCTEP+, iniciativa transfronteiriça entre Portugal e Espanha para reforçar prevenção florestal.

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Ponte Móvel de Leixões.
Auto, Nacional

Ponte portuguesa acaba de fechar ao trânsito e só reabre daqui a três meses

10:40 17 Junho, 2026 21:58 16 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atravessar entre Matosinhos e Leça da Palmeira vai ser diferente durante os próximos três meses, com a Ponte Móvel de Leixões em obras

Algarve, Economia

Trabalhadores do Algarve juntam-se à concentração frente à AR contra o pacote laboral

10:25 17 Junho, 2026 10:30 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos alertam que a abstenção permitiria avançar alterações à legislação do trabalho rejeitadas pelos trabalhadores

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Algarve

Alvor condiciona acesso automóvel no centro para reforçar segurança

10:04 17 Junho, 2026 10:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Acesso automóvel no centro de Alvor será permitido apenas entre as 07:00 e as 12:30 para cargas e descargas

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva ‘regressa’ a Portugal já nestas datas: conheça as regiões mais afetadas

17:10 16 Junho, 2026 16:58 16 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias em Portugal continental serão marcados por instabilidade atmosférica, com o regresso da chuva acompanhado de um aumento das temperaturas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia, Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Europe Direct Algarve

Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural

18:40 16 Junho, 2026 18:37 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Seminário integra o projeto FIREPOCTEP+, iniciativa transfronteiriça entre Portugal e Espanha para reforçar prevenção florestal.

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Últimas Notícias

  • Ponte portuguesa acaba de fechar ao trânsito e só reabre daqui a três meses
    Ponte portuguesa acaba de fechar ao trânsito e só reabre daqui a três meses
  • Trabalhadores do Algarve juntam-se à concentração frente à AR contra o pacote laboral
    Trabalhadores do Algarve juntam-se à concentração frente à AR contra o pacote laboral
  • Alvor condiciona acesso automóvel no centro para reforçar segurança
    Alvor condiciona acesso automóvel no centro para reforçar segurança
  • Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade
    Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade
  • Festa do Vinil regressa ao MAR Shopping Algarve com música e cultura DJ
    Festa do Vinil regressa ao MAR Shopping Algarve com música e cultura DJ

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
  • Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
    Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal