Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Férias no Algarve. Crédito: Magnific
Algarve, Edição Papel, Nacional, Vida & Lazer

Algarve entra nas férias de Aguiar-Branco e José Luís Carneiro

Entre praia, livros e tempo em família, as férias dos políticos passam pelo Algarve, Minho, Porto, Baião e outros pontos do país

12:00 8 Agosto, 2026 08:21 6 Agosto, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve integra os planos de férias do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, num verão em que vários dirigentes escolheram destinos nacionais e leituras que vão de Agustina Bessa-Luís à história dos Beatles.

Com o Parlamento em pausa, os principais responsáveis políticos revelaram à agência Lusa onde pretendem descansar e que livros ou podcasts os vão acompanhar. Alguns optaram por permanecer perto da família, enquanto outros dividiram o tempo entre diferentes regiões do país.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha anunciado que prescindiria do descanso neste verão para continuar a “coordenar a atividade do Governo”.

Aguiar-Branco e Carneiro escolhem o Algarve

José Pedro Aguiar-Branco indicou que tenciona dividir o período de descanso entre o Minho e o Algarve. Na bagagem, o presidente da Assembleia da República leva quatro livros: “A Dança dos Ossos”, de Katie Stallard, “Aliados em Guerra”, de Tim Bouverie, “Factfulness — Factualidade”, de Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund, e “Os Engenheiros do Caos”, de Giuliano da Empoli. Também José Luís Carneiro incluiu a região algarvia nos seus planos. O secretário-geral do PS indicou que passaria os primeiros dias de agosto entre a praia, no Algarve, o Porto e Baião, sua terra natal.

No plano das leituras, escolheu “Hiper-política”, de Anton Jäger, e pretende terminar “O Louco de Deus no Fim do Mundo”, do escritor espanhol Javier Cercas, dedicado à viagem do Papa Francisco à Mongólia.

José Luís Carneiro planeou ainda passar tempo com a família, jogar futebol e “fazer uma pescaria com os amigos”.

Incêndios podem levar Nuno Melo a abdicar do descanso

O ministro da Defesa Nacional e líder do CDS-PP, Nuno Melo, admitiu que poderá não gozar férias, dependendo da evolução da época de risco de incêndios.

Caso as condições o permitam, o governante prevê descansar durante a segunda quinzena de agosto, no norte do país. Nuno Melo escolheu como leitura “A Guerra Peninsular em Portugal — Relatos Britânicos”, obra coordenada por Maria Leonor Machado Sousa. Mariana Leitão, presidente da Iniciativa Liberal, prevê passar uma semana de férias em Portugal, acompanhada pelas duas filhas, mas não revelou o destino nem indicou qualquer leitura.

Eclipse, montanha e castelos na areia

No Livre, a co-porta-voz Isabel Mendes Lopes pretende percorrer “várias zonas do país” e assistir ao eclipse solar de 12 de agosto. A dirigente escolheu “Querido Pai, Uma Conversa entre Ausentes Cartas da Guerra, 1961-1975”, de Ana Vargas e Joana Pontes, e “Passo a Passo — Como Andando nos Fizemos Humanos”, o novo livro do outro co-porta-voz do partido, Jorge Pinto.

Jorge Pinto limitou-se a indicar que descansará entre “montanha e rio”. Levará consigo “Autobiografia”, de Thomas Bernhard, e “O Susto”, de Agustina Bessa-Luís, contando ainda ouvir o podcast do colega de partido Rui Tavares. O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, afirmou que terá um “curto período de férias”, passado em família e sem um destino específico.

“Tendo em conta os quatro filhos e as experiências anteriores, não se vislumbra tempo para planear leituras ou podcasts. Irá haver, sim, muitas brincadeiras e castelos na areia”, respondeu. Paulo Raimundo brincou ainda com a possibilidade de a escolha de um podcast recair sobre qualquer programa da rádio Zig Zag, o serviço infantil da RTP.

Beatles acompanham José Manuel Pureza

O coordenador do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, escolheu a Figueira da Foz para passar férias.

O dirigente será acompanhado pelo livro “John & Paul: Uma História de Amor Feita de Canções”, de Ian Leslie, sobre a relação entre John Lennon e Paul McCartney, dos Beatles. José Manuel Pureza pretende também ouvir “Senhores do Algoritmo”, podcast do jornal Público criado por Mariana Mortágua, sua antecessora na coordenação do partido.

Inês de Sousa Real escolhe o sul do país

A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, indicou que passará “a grande maioria das férias em Portugal, na zona sul do país”.

A dirigente apelou aos portugueses para que aproveitem o período de descanso para visitar as áreas mais afetadas pelas tempestades.

Inês de Sousa Real chamou também a atenção para a existência de “várias soluções para que os animais de companhia não sejam deixados para trás” durante as férias.

Élvio Sousa, líder do JPP, escolheu a Calheta, na Madeira, e pretende dedicar parte do tempo à leitura, com especial atenção a obras de filosofia.

A agência Lusa questionou igualmente o Presidente da República, António José Seguro, e o líder do Chega, André Ventura, sobre os destinos, livros e podcasts escolhidos para as férias, mas não obteve resposta.

A.Pinto / HDF

Leia também: IPMA doa 60 quilos de peixe a instituições de solidariedade social

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Algarve Edição Papel Política

PSD Algarve pede legislação de exceção para desbloquear obras da EN125

08:00 17 Outubro, 2026 07:25 15 Outubro, 2026

Moção de Mendes Bota, aprovada por unanimidade, quer retirar obras da subconcessão da EN125 e critica sete anos sem decisão final do Tribunal Arbitral

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Algarve Edição Papel Nacional

Via do Infante recorre à arbitragem por diferendo de 700 mil euros em juros

09:00 17 Outubro, 2026 07:39 15 Outubro, 2026

Diferendo na Via do Infante envolve cerca de 700 mil euros em juros e surge identificado no relatório do Orçamento do Estado para 2027

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve Cultura Edição Papel

Tempus fugit (o tempo foge): As filhas do Bispo | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 17 Outubro, 2026 11:24 15 Outubro, 2026

"A vida amorosa deste bispo daria facilmente matéria para um romance, uma série televisiva ou mesmo um filme"

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Algarve, Edição Papel, Política

PSD Algarve pede legislação de exceção para desbloquear obras da EN125

08:00 17 Outubro, 2026 07:25 15 Outubro, 2026

Moção de Mendes Bota, aprovada por unanimidade, quer retirar obras da subconcessão da EN125 e critica sete anos sem decisão final do Tribunal Arbitral

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Algarve, Edição Papel, Nacional

Via do Infante recorre à arbitragem por diferendo de 700 mil euros em juros

09:00 17 Outubro, 2026 07:39 15 Outubro, 2026

Diferendo na Via do Infante envolve cerca de 700 mil euros em juros e surge identificado no relatório do Orçamento do Estado para 2027

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve, Cultura, Edição Papel

Tempus fugit (o tempo foge): As filhas do Bispo | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 17 Outubro, 2026 11:24 15 Outubro, 2026

"A vida amorosa deste bispo daria facilmente matéria para um romance, uma série televisiva ou mesmo um filme"

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Últimas Notícias

  • Vai receber mais em novembro? Corte na retenção do IRS pode mexer no reembolso de 2027
    Vai receber mais em novembro? Corte na retenção do IRS pode mexer no reembolso de 2027
  • Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas
    Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas
  • Via do Infante recorre à arbitragem por diferendo de 700 mil euros em juros
    Via do Infante recorre à arbitragem por diferendo de 700 mil euros em juros
  • Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo
    Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo
  • PSD Algarve pede legislação de exceção para desbloquear obras da EN125
    PSD Algarve pede legislação de exceção para desbloquear obras da EN125

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal