Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Algarve, Edição Papel, Saúde

Algarve distinguido pela sua capacidade em detetar e tratar casos de AVC

Números revelados durante a cerimónia indicam que na região do Algarve há, anualmente, uma média de 1.300 ocorrências de AVC

09:09 23 Março, 2025 21:51 22 Março, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve foi distinguido, na quarta-feira da passada semana, com o prémio ‘Angels’, que considerou a região portuguesa como sendo a mais bem preparada em Portugal para detetar e tratar os doentes com um acidente vascular cerebral (AVC).

“Isto significa que, apesar de termos uma região que normalmente é conhecida como tendo falta de cuidados médicos, somos a melhor organizada para tratar os casos de AVC”, disse o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), António Miguel Pina.

O prémio ‘Angels’ foi entregue numa cerimónia realizada em Faro, na qual foi destacado o facto de o Algarve ser, desde 2024, a primeira região ‘Angels’ (em português, anjos) em Portugal e a segunda na Europa.

“Sim, os algarvios estão mais protegidos agora [contra os AVC], mas temos ainda de os sensibilizar para fazer a sua parte na prevenção desta doença”, referiu o também presidente da Câmara de Olhão.

Segundo a organização ‘Angels’, responsável pela atribuição do prémio, o reconhecimento da região na deteção e tratamento de casos de AVC “reflete a conquista de importantes marcos no Algarve no que se refere à qualidade, articulação e envolvimento de todos os intervenientes na assistência e tratamento” desta doença.

“Congratulamo-nos com esta distinção, porque a região do Algarve precisa de ter, também, boas notícias. Há coisas bem feitas que se fazem na região”, sublinhou Ana Marreiros, da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve.

Segundo a responsável, é necessário continuar a trabalhar para melhorar as taxas de sobrevivência ao AVC, apesar de o prémio ‘Angels’ reconhecer o compromisso das entidades públicas algarvias, principalmente do setor da Saúde, na luta contra a doença.

O AVC é a principal causa de morte e/ou incapacidade em Portugal, sendo estimado que uma em cada quatro pessoas vai ter de enfrentar um acidente destes ao longo da sua vida. Números revelados durante a cerimónia indicam que na região do Algarve há, anualmente, uma média de 1.300 ocorrências de AVC.

A ULS do Algarve, a AMAL e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) são as principais entidades que se têm articulado na luta contra a doença, mas outros organismos têm-se juntado a esse objetivo.

Cerca de 20 escolas em todo o Algarve já têm aulas de consciencialização para os casos de AVC, mas o objetivo é alargar a iniciativa a todos os estabelecimentos de ensino da região.

A Escola da Ria Formosa foi a primeira a aderir ao projeto ‘Fast Heroes’ (heróis rápidos, em português), tendo duas dezenas de alunos deste estabelecimento explicado como transmitem aos mais velhos o que aprendem nas aulas.

Os alunos presentes garantiram que agora estão mais bem preparados para detetar sinais de um AVC, como uma pessoa com fraqueza de um lado do corpo, com alteração ou perda de visão ou dificuldade para falar.

Detetados os sintomas, em seguida é necessário, rapidamente, ligar para o 112 a alertar para a necessidade de socorro.

“Com este projeto queremos garantir uma melhor qualidade de vida para todos”, referiu, ainda, uma enfermeira envolvida no projeto ‘Fast Heroes’.

Leia também: Adeus carta de condução: saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir esta categoria

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Algarve Cultura Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Algarve Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve Cultura

Concerto Solidário homenageia Irene Rolo em Tavira no dia em que celebraria 133 anos

09:52 11 Junho, 2026 09:52 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira acolhe concerto solidário dedicado à memória de Irene Rolo e ao trabalho social desenvolvido pela Fundação

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século e é já nesta data

19:20 10 Junho, 2026 18:09 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista uma vez a cada 114 anos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Algarve, Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve, Cultura

Concerto Solidário homenageia Irene Rolo em Tavira no dia em que celebraria 133 anos

09:52 11 Junho, 2026 09:52 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira acolhe concerto solidário dedicado à memória de Irene Rolo e ao trabalho social desenvolvido pela Fundação

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século e é já nesta data

19:20 10 Junho, 2026 18:09 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista uma vez a cada 114 anos

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Condução autónoma chega às estradas portuguesas, mas há uma condição obrigatória

18:10 8 Junho, 2026 18:02 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Já é possível testar carros autónomos em vias públicas em Portugal, mas as novas regras escondem exigências rigorosas que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei
    Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei
  • Concerto Solidário homenageia Irene Rolo em Tavira no dia em que celebraria 133 anos
    Concerto Solidário homenageia Irene Rolo em Tavira no dia em que celebraria 133 anos
  • Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde
    Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde
  • Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão
    Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão
  • Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas
    Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas
  • Autoridade Tributária explica: descubra quando é importante pedir número de contribuinte (NIF) na fatura
    Autoridade Tributária explica: descubra quando é importante pedir número de contribuinte (NIF) na fatura

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal