A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou que entre a passada segunda-feira e 31 de janeiro de 2024 haverá em Portugal continental apenas 27 maternidades em funcionamento pleno, de um total de 41.
No programa “Nascer em Segurança no SNS Inverno 23/24”, divulgado esta segunda-feira pela DE-SNS há também 10 maternidades com dias de encerramento agendados, três maternidades que pertencem ao setor privado e uma, a maternidade do hospital Santa Maria, deslocalizada devido a obras.
Segundo informação divulgada pela DE-SNS, enquanto que o Alentejo mantém as três maternidades existentes na região a funcionar em pleno, já a região do Algarve terá apenas uma urgência em funcionamento pleno e uma com constrangimentos, em pelo menos um dos polos, Faro ou Portimão.
Já a região Norte terá 13 maternidades em funcionamento pleno, a região centro terá seis em funcionamento pleno e uma com dias dede encerramento agendados e a região de Lisboa e Vale do Tejo terá quatro maternidades a funcionar em pleno, oito com dias de encerramento agendados, uma maternidade deslocalizada por obras e três maternidades do setor privado, em regime de convenção com o SNS, com orientação de grávidas a ser efetuado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.
O calendário de funcionamento das maternidades até dia 31 de janeiro de 2024 está disponível aqui.
A DE-SNS reitera a importância de as grávidas contactarem a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de recorrerem a unidades de saúde, sublinhando que em situações de emergência deve ser contactado o 112.
Segundo a DE-SNS, a decisão é válida para os meses de outubro de 2023 a janeiro de 2024, em todas as regiões do país.
Leia também: Manuel Pizarro nega encerramento de maternidades públicas