Este ano, celebra-se o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos. Uma data marcante na história da democracia que é comemorada um pouco por toda a região algarvia.
A cidade de Tavira vai ser palco de várias iniciativas, sob o mote “Viver, Lutar e Celebrar os 50 Anos do 25 de Abril”, nos dia 24 e 25 abril, integradas nas Comemorações dos 50 Anos do 25 Abril.
Na quarta-feira, dia 24, pelas 18:00, terá lugar a projeção de um documentário sobre o 25 de Abril, na Casa Álvaro de Campos, seguindo-se, uma hora mais tarde, conversas sobre passado e presente com Carlos Aboim de Brito e Patrícia Nogueira, seguidas de debate.
Pelas 20:00, haverá petiscos e pelas 21:00, é tempo de poemas e música por Celso Candeias, Sarah Kiura e Tiago Milani, Os amigos do “Lado a Lado”, Grupo de Cante da Casa do Alentejo de Albufeira, Coimbra ao Sul, Orlando Almeida e Pedro Ventura.
No dia 25 de Abril realiza-se um almoço comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, no Ginásio Clube de Tavira. As inscrições podem ser feitas até dia 22 de abril. As reservas são feitas através dos contactos 960 382 057 e 927 618 119.
As iniciativas são organizadas pelo Grupo de Amigos de Abril, com o apoio da Casa Álvaro Campos de Tavira, da Associação Lado a Lado, da Fundação Irene Rolo, da Câmara Municipal, de grupos de músicos e várias pessoas da comunidade.
Já a Academia Sénior de Tavira vai promover, entre 22 e 26 de abril, uma semana com várias atividades relacionadas com as comemorações dos 50 anos de 25 de Abril.
A programação diária inclui a declamação de poesias de vários poetas da época. Na segunda-feira, dia 22, terá lugar a projeção dos filmes “Como era Portugal antes do 25 de Abril de 1974” e “Causa histórica do Salazarismo e do Estado Novo”.
Na terça-feira, dia 23 de abril, haverá a exibição dos filmes “Light my fire (Portuguese Colonial war footage)” (Início da guerra colonial em Angola 1961), Portuguese Colonial war, Angola – Guiné – Moçambique, Guerra Colonial (Portuguese Colonial war 61-74) e Moçambique – Guerra Colonial.
Na quarta-feira, dia 24, o programa inclui os documentários “Últimas Palavras de Salgueiro Maia” – 1ª e 2ª parte”, “Do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975” e “Amílcar Cabral Revolucionário”.
Dia 26 de abril, sexta-feira, será apresentado o filme “Capitães de Abril”. As festividades encerram com a atuação da Tuna da Academia apresentando “canções de Abril”.
Todos os dias haverá um debate no fim de cada sessão.
A semana de comemoração dos 50 anos de Abril é aberta ao público em geral e começa todos os dias a partir das 15:00.
Vozes de Lagos cantam o 25 de abril
A cidade de Lagos prepara-se para uma celebração única e emocionante através do projeto “Vozes de Lagos Cantam o 25 de abril”.
O espetáculo está agendado para o dia 27 de abril, às 21:00, na emblemática Praça do Infante, proporcionando um cenário icónico para esta celebração.
Um tributo musical nas vozes de Gabriel Fialho, Marta Alves, José Ribeiro e Marta Rodrigues, cantores lacobrigenses numa homenagem ao legado histórico e cultural do 25 de abril.
Sob a produção e direção artística de Rita Rodrigues e direção musical de Paul Carter, o espetáculo promete uma experiência inesquecível, contando com a participação especial, Vítor do Carmo na guitarra portuguesa, João Silva no Glockenspiel, Estúdio de Ballet de Gwen Morris e o Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere. A apresentação estará a cargo de Eunice Caldeira, proporcionando uma narrativa envolvente ao longo da noite.
Uma cuidadosa seleção de músicas, em arranjos para a Big Band, por Paul Carter, Nestor Diaz, Marta Rodrigues, Francisco Nogueira, Dinis Costa e Ricardo Pires levam-nos numa viagem ao 25 de abril e aos anos quentes da revolução.
Este evento promete ser um momento de reflexão, celebração e comunhão, unindo a comunidade em torno dos valores de liberdade, democracia e igualdade que foram conquistados há cinco décadas. Uma oportunidade de testemunhar uma homenagem musical única aos 50 anos da Revolução dos Cravos.
Silves celebra o nascimento da Democracia
As comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril em Silves, celebram o nascimento da democracia portuguesa e apresentam uma oferta diversificada e abrangente permitindo a todas as gerações vivenciar os valores de Abril.
Silves será palco de um vasto programa de atividades entre os dias 19 e 30 de abril, que integra exposições, cinema, música, teatro de rua, entre tantas outras iniciativas.
O Concerto Comemorativo do 25 Abrill, com Ana Bacalhau, a Marcha Corrida com Batida Fotográfica “Abril em Flor” e a Arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, são alguns dos momentos altos do programa.
A abrir a programação, o Município de Silves apresenta, na zona Ribeirinha, no dia 19 de abril, pelas 21:30, o Concerto “Amar o Abril” por Amaro, integrado nas comemorações do 23.º Aniversário de Elevação de Pêra a vila. No dia 21 de abril, às 15:30, vai decorrer na Fissul – Espaço de Feiras e Exposições, o Desfile Temático do 25 de Abril, com a participação dos utentes dos Polos de Educação ao Longo da Vida do Concelho.
No dia 24 de abril será inaugurada a exposição Cartazes do 25 de Abril, pelas 15:00, no átrio dos Paços do Concelho. O concerto Mar de Abril, pelo Grupo Mar de Fora, terá lugar às 21:00, na Zona Ribeirinha. O programa deste dia culmina com o Concerto Comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, com Ana Bacalhau, às 22:30, seguido de um espetáculo de fogo de artifício, às 24:00, no mesmo local.
O dia 25 de Abril abre com a habitual Arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, às 09h00, em Silves, seguida da Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 10:00; o Teatro de Rua Trans(H)Umância, terá lugar às 12:00, pelas Ruas da Cidade. A Zona Ribeirinha da cidade vai ser palco de inúmeras iniciativas, a partir das 15:00, as famílias e os mais novos podem usufruir das atividades e jogos de “Abril em Família”, uma festa do Dia Da Liberdade que promete trazer muita diversão e alegria; os entusiastas de carros clássicos podem visitar a exposição de Carros Clássicos Modelos de 1974, a partir das 15:00; o dia termina com o Concerto “Génese”, por Boémia, às 21:00.
A exposição de fotografia “Um Olhar sobre a Memória”, de Mário Varela Gomes, é inaugurada no dia 26 de abril, pelas 18:00, na Biblioteca Municipal de Silves e o Teatro Mascarenhas Gregório recebe, no mesmo dia, às 21:30, a peça “O País de Abril”, por Loucomotiva Teatro Aveiro, para maiores de 12 anos. O dia 28 de abril será marcado pela atividade física e pela fotografia com a Marcha Corrida com Batida Fotográfica “Abril em Flor”, um percurso pelo concelho de Silves, com partida às 09:30, do Vale da Lama.
O programa mensal das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril encerra, no dia 30 de abril, com a apresentação do livro “Café Kanimanbo” de Fernando Ribeiro, na Biblioteca Municipal de Silves pelas 21:00.
Portimão comemora cinco décadas em liberdade
Portimão celebra o cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 com um abrangente programa de atividades ligadas às artes, ao associativismo e à cidadania ativa, celebrando com dignidade a data maior da democracia portuguesa.
Sob o mote “Portimão, Terra Democrática”, a programação oficial inclui exposições, conferências, música, dança, desporto e muitas outras manifestações, tendo por objetivo reforçar a memória coletiva e enfatizar a relevância atual dos valores e das conquistas de Abril na construção e afirmação de um país progressista e igualitário, especialmente junto da população estudantil.
Os momentos oficiais que marcarão meio século em liberdade arrancam a partir das 18:00 do dia 18, com a inauguração na Casa Manuel Teixeira Gomes da exposição “Memórias de Abril”, que apresenta meia centena de documentos fotográficos inéditos, captados para a posteridade pelo fotojornalista Marques Valentim e que ilustram 50 anos de democracia.
Às 19:00 do dia seguinte, 19 de abril, será inaugurada no Museu de Portimão a exposição “the portuguese prison photo projet”, que permite ao público uma perceção das prisões portuguesas pela fotografia de imagens contemporâneas de dois fotógrafos, o português Luís Barbosa e o suíço Peter Schulthess, que deram especial enfoque na detenção política pré 1974.
No âmbito desta exposição, o Museu de Portimão recebe a 19 e 20 de abril a conferência “Prisões e regimes de detenção em Portugal: antes e depois de 1974”, igualmente organizada pela Associação GefangnisForschung–Suiça e da Câmara Municipal de Portimão, que no primeiro dia contará com a participação dos dois fotógrafos, para falarem sobre os seus objetivos, ideias de projetos e mostras anteriores,
O dia 25 de abril começará às 9:00 na Praça 1.º de Maio, com a evocação da efeméride, hastear das bandeiras, largada de pombos, arruada e interpretação do hino nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, enquanto o tiro de partida da tradicional Corrida da Liberdade será dado às 10h00, junto ao coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes.
O salão nobre dos Paços do Concelho receberá pelas 10:30 a sessão solene das comemorações oficiais, dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, com intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, da presidente deste órgão autárquico e da presidente da Câmara Municipal de Portimão.
Está marcada para o mesmo local, a partir das 15h00, a assinatura dos contratos programa relativos a este ano entre o Município de Portimão e o movimento associativo,
Para as 18:00 foi agendada a inauguração, junto ao Clube Naval de Portimão, das peças produzidas por ocasião do 8.º Simpósio Internacional de Escultura, sob o tema “Liberdade”, que contou com a participação dos escultores Hitoshi Tanaka (Japão), Liu Yang e Li Zhao (China), Aktham Abdulhamid (Síria) e Canan Zongur (Turquia), sob produção da Associação Cultural Cuneo Sularte.
A partir das 19:00, começará na antiga Lota a cerimónia de homenagem aos autarcas portimonenses, com apresentação da reedição do livro “Poder Autárquico em Portimão – 50 anos”, numa sessão aberta a todos cidadãos que já desempenharam funções nos diversos órgãos autárquicos do concelho, entre câmara e assembleia municipal e juntas e assembleias de freguesia.
A programação oficial encerra a 26 e 27 de abril no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o espetáculo de dança “Memórias Vividas”, a cargo da Associação Cultural Dancenema, por encomenda da Câmara Municipal de Portimão.
O programa completo poderá ser consultado em https://www.vivaportimao.pt/
São Brás celebra 50.º aniversário da Revolução dos Cravos com vasto programa
As comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974 marcaram a manhã do passado sábado, com o I Encontro Comemorativo do Dia do Combatente que convidou a conhecer a exposição de arte dos alunos da Universidade Sénior e fotografias do período da Guerra Colonial no Espaço Comunidade, da Junta de Freguesia. Na parte da tardem houve uma Sessão de Contos dedicada à Liberdade e à Democracia na Biblioteca Municipal.
Esta sexta-feira, dia 19, será apresentado o livro “50 anos de Abril no Algarve”, da autoria de Ramiro Santos, pelas 18:00, na Biblioteca Municipal.
Na segunda-feira, 22 de abril, terá lugar uma instalação artística de cravos no Jardim Carrera Viegas, organizada pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas. Pelas 18:00, haverá uma Assembleia Jovem Especial na Câmara Municipal, com a participação de Afonso Dias.
A 24 de abril, realizar-se-á o “Recital de Poesia | Palavras de Abril”, com Sónia Pereira e Carlos Boita, pelas 21:30, na Biblioteca Municipal.
No dia 25 de abril, as Comemorações do 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 iniciam-se às 10:30, nos Paços do Concelho com a cerimónia de hastear da bandeira, ao som do hino nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários e a participação especial: CARTES – Conservatório de Artes. Segue-se o desfile das associações do concelho.
Pelas 10:30, haverá uma representação da Revolução de 25 de Abril, no Largo de São Sebastião, pelo Grupo carolas.
A seguir, realizar-se-á uma visita guiada à Exposição Comemorativa da Revolução de 25 de abril, na Galeria Municipal
Às 11:00, terá lugar o Jogo tradicional Solteiros X Casados, no Campo Sousa Uva, organizado pela União Desportiva e Recreativa Sambrasense.
Pelas 11:30, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, realizar-se-á a Sessão Solene Comemorativa Tributo à Memória Sementes de Futuro, com a participação musical do Grupo Infantil Escola EB 1 JI.
Pelas 21:30 terá lugar o concerto protagonizado pelo conhecido artista português Buba Espinho, que contará com a participação especial do Coro Infantojuvenil da Liberdade no palco do São Brás Cineteatro Jaime Pinto.
Vila do Bispo comemora a Revolução dos Cravos no Centro Cultural
No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, há várias atividades programadas para a tarde do dia 25 de Abril no Centro Cultural de Vila do Bispo.
As iniciativas incluem a sessão solene da Assembleia Municipal, pelas 15:00, a apresentação do documentário “50 anos sobre o 25 de abril”, pelas 16:00 e um concerto com música de intervenção da banda “Smiles4Coffee”, pelas 17:00.
O destaque, para além da sessão solene da Assembleia Municipal com direito a intervenções das várias forças políticas, vai para a apresentação do documentário “50 anos sobre o 25 de Abril” de cariz antropológico subordinado ao tema da revolução do 25 de Abril de 1974 no concelho de Vila do Bispo.
Um filme que vai ao encontro da comunidade local, que dá voz às pessoas, que procura nas suas histórias de vida, sob a lente da memória pessoal, familiar e coletiva, uma reflexão sobre o 25 de Abril, reconhecendo e espelhando as posições das várias gerações face ao mesmo, permitindo compreender os seus sentimentos, as suas expectativas e as mudanças ocorridas.
Escultura de 3,5 metros de altura marca comemorações do 25 de Abril em Albufeira
Em Albufeira, a inauguração no jardim da entrada sul dos Paços do Concelho de uma escultura de 3,5 metros de altura intitulada “Sopro de Liberdade”, de Santos Carvalho, marca as comemorações da Revolução dos Cravos.
Na noite de 24, Teresa Salgueiro, artista renomada no país e membro fundador dos Madredeus, atua nos Paços do Concelho, às 21:30, num concerto comemorativo dos 50 anos de Abril. O espetáculo vai ser acompanhado de videomapping e encerra com fogo de artifício em homenagem à Liberdade.
No dia 25 de Abril, às 09:00, terá lugar a cerimónia oficial do hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, seguindo-se a inauguração da escultura “Sopro de Abril” de Santos Carvalho.
O artista, que desenvolve trabalhos individuais desde 1990, criou uma peça única para o Município de Albufeira, em mármore de Estremoz com 3,5 metros de altura, que vai ficar exposta na entrada sul dos Paços do Concelho.
Às 15:00, o Salão Nobre acolhe a Sessão Solene dedicada ao Poder Local, com intervenções de todos os líderes de bancada. Depois será feito o lançamento do livro “Um Sopro de Liberdade. – Albufeira 1974-2024 – 50 anos de Abril”.
Esta edição reúne diversos factos históricos, com incidência nos presos políticos de Albufeira durante o Estado Novo, assim como os testemunhos daqueles que vivenciaram a transição de regime no país.
O meio século da Revolução dos Cravos é, de resto, largamente comemorado em todos os espaços públicos do Município.
A 20 de abril, a Orquestra de Jazz do Algarve sobe ao palco, às 19:00, para o concerto “Liberdades” e na quarta-feira, dia 24.
No Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, a 23 de abril, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge acontece o recital de poesia “Palavras de Abril: palavras interditas e palavras à solta”, às 21:00. Nesta viagem intimista pela literatura portuguesa censurada durante o Estado Novo pretende-se explorar as diferenças na Liberdade de Expressão volvidos 50 anos de Revolução.
O desporto integra, igualmente, a programação das comemorações do 25 de abril. No dia 24 de abril, a Associação Caminhadas ao Luar organiza a “Caminhada 25 de Abril”, às 20:00, com partida dos Paços do Concelho.
No dia seguinte, a 25 de abril, às 09:30, na Praia do Inatel realiza-se o X Triatlo de Albufeira do FC Ferreiras e às 15:00, os “mini” craques do futebol disputam a 3.ª jornada do Campeonato Golfinhos, no Estádio Municipal de Albufeira.
Olhão celebra meio século do 25 de Abril com exposições, cinema, teatro, música e debates
O Município de Olhão leva a cabo diversas iniciativas para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, entre os dias 19 e 30 deste mês. Exposições, sessões de cinema, teatro, música, palestras, debates ou apresentação de livros são alguns dos eventos aos quais será possível assistir ao longo de 12 dias.
Foi elaborado um programa onde vários momentos que acontecem no Auditório Municipal Maria Barroso merecem destaque especial.
O concerto encenado “25 de Abril, como eu o vivi”, com José Jorge Letria, realiza-se no dia 19 de abril, às 18:30, e no dia 20 de abril, às 16:30, o Município apresenta a obra de Cátia Guerreiro “A Poesia do Luto”.
Duas horas depois, Domingos Caetano sobe ao palco do Auditório para “Cantar Abril” e no dia 21, também às 18:30, Ana Bacalhau, Katia Guerreiro, Rita Redshoes e Viviane, entre outros, participam no espetáculo “A Mulher é uma Arma”.
A manhã do dia 25 é dedicada ao hastear das bandeiras no largo da Câmara Municipal, às 09:30, e às 11:00 o Auditório Municipal acolhe a cerimónia oficial que assinala as comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
Na tarde de 28 de abril, às 18:30, Júlio Resende traz ao Auditório Municipal Maria Barroso “Fado Jazz – Filhos da Revolução”.
50 anos da Revolução dos Cravos celebra-se em Moncarapacho e Fuzeta
A União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta preparou várias iniciativas para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
No próximo domingo, terá lugar a Marcha/Corrida de Moncarapacho, com concentração, às 09:30, no Largo do Mercado Mensal, integrada no Programa Nacional de Marcha e Corrida, do IPDJ.
A partir das 21:00, Teresa e Pedro Viola cantam o fado na Igreja Matriz de Moncarapacho, acompanhados pela Banda Filarmónica 1.º de Dezembro de Moncarapacho.
A 24 de abril, na Zona Ribeirinha da Fuseta, com início às 21:30, Domingos Caetano canta Zeca Afonso e música dos anos 80 e 90 com o DJ Nuno Silva.
Inseridos nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, os espetáculos são de entrada livre.
No dia 25 de abril terá lugar o 5º Torneio de Futebol Infantil “José Marcelino Dias”, Infantis (sub-13), com início às 09:00, no Complexo Desportivo do FC Bias, em Bias do Sul.
Entre as 10:30 e as 12:30, realiza-se o Peddy-Paper Solidário, no Pavilhão de Eventos (Largo do Mercado Mensal).
Leia também: Conheça a situação em que um ciclista tem prioridade ao atravessar uma passadeira