Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia, Edição Papel, Nacional

Albufeira “é a melhor solução” para acolher central de dessalinização

As atuais reservas de água no Algarve só asseguram o abastecimento durante mais um ano, caso não chova o suficiente durante o inverno. Os autarcas estão preocupados e querem, quanto antes, uma central de dessalinização

10:00 23 Outubro, 2022 13:46 22 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Albufeira é a melhor solução para receber a Central de Dessalinização” a sul do país, revelou António Miguel Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), à Renascença. 

Depois do estudo do impacto ambiental da Central de Dessalinização ter começado com 12 localizações no Algarve, o resultado da melhor opção aponta para “o concelho de Albufeira, próximo do limite com o concelho de Loulé”. 

O presidente da AMAL salienta que “é com base nessa expetativa que avança o estudo de impacto ambiental sobre essa proposta”, até março do próximo ano, sendo que daqui a três meses têm de estar prontos os estudos prévios. 

Fotos D.R.

“A central ficará onde seja melhor, segundo os estudos de impacto ambiental“

António Miguel Pina

Sobre possíveis riscos com a instalação da dessalinizadora, António Miguel Pina discorda que existam tais riscos. “Fomos ver uma central em Alicante que o débito dessa salmoura se efetua a centenas de metros de uma zona marinha protegida numa convenção europeia que é altamente seguida pela comunidade europeia e por um conjunto de ONGs ambientais e as coisas correm bem. Ao longo da história temos sempre os nossos Adamastores e agora temos esse Adamastor, mas são feitos por pessoas que desconhecem efetivamente aquilo que se passa no mundo”, disse à Renascença, garantindo que “a central ficará onde seja melhor, segundo os estudos de impacto ambiental”. 

Autarcas preocupados 

Com água nas barragens para assegurar o abastecimento público apenas durante um ano, os autarcas algarvios mostram-se preocupados e a criação de uma central de dessalinização é vista como uma solução para a falta de água, mas o final da construção de uma central de dessalinização só está previsto para 2025. 

Se este inverno não chover, há o receio de que, no final de 2023, a água nas torneiras possa sofrer cortes. 

“O impacto da falta de água terá efeitos nefastos para o turismo na região”

José Carlos Rolo

Em declarações à SIC, o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, já alertou que a dessalizadora para o ano de 2025 será demasiado tarde e “o impacto da falta de água terá efeitos nefastos para o turismo na região”. Enquanto não houver uma solução concreta, é necessário aplicar medidas de poupança dos recursos hídricos. Em Albufeira, à semelhança de vários pontos do país, a Câmara procede à mudança de vários jardins, promovendo a substituição da relva por outras espécies de vegetação que exijam um consumo menor de água. Os sistemas de rega estão também a ser atualizados para rega gota a gota. 

Ilha da Culatra vai produzir água doce 

Entretanto, na região, a Ilha da Culatra vai ter uma dessalinização não intrusiva para produzir água doce. O projeto venceu recentemente o concurso “SMILO – Zenon Islands fund call” e intitula-se “Culatra2030 – Non intrusive water desalination”. Tem a coordenação de Cláudia Sequeira, André Pacheco, Manuela Moreira da Silva e Ewan Rochard, investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, 

“A SMILO, Sustainable Islands lançou um concurso internacional para propostas inovadoras de sustentabilidade em ilhas. O CIMA, em colaboração com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, propôs o desenvolvimento de um protótipo de dessalinização não intrusiva, ou seja, dessalinizar água do mar para produzir água doce não potável com recurso a excedentes de produção fotovoltaica”, explicou na altura Cláudia Sequeira. 

Sobre as mais-valias deste projeto para a Ilha da Culatra, a investigadora do CIMA e docente do Instituto Superior de Engenharia, considerou que “a grande vantagem será estudar novas soluções modulares de fácil implementação, baixo custo, que não requeiram filtros, membranas, nem produtos químicos e que apresentem baixa manutenção”. Um dos objetivos deste projeto, “será conseguir utilizar o excedente de energia produzida na ilha, e integrá-lo no novo sistema de dessalinização, o que irá permitir um aumento no rendimento na produção de água doce e a redução dos custos de transporte de água para a ilha e, consequentemente, a redução da pegada de carbono”. 

Já sobre os resultados esperados, Cláudia Sequeira referiu que os principais impactos serão: “a diminuição do consumo de energia para transporte de água, aumento da disponibilidade hídrica na irrigação das áreas verdes da ilha, lavagem de espaços comuns, produção de gelo para o pescado e produção de sal, bem como melhorar a eficiência do uso da água”. 

O projeto vai ser implementado no Centro Social, pelo que é esperado um forte envolvimento da comunidade na gestão sustentável da água, que será acompanhado por ações de compostagem, criação de hortas comunitárias, reativação do armazenamento de água da chuva em cisternas e produção de energia fotovoltaica. “Tudo que contribua para a inserção do Homem no meio ambiente de forma sustentável e equilibrada”, relembrou a investigadora. 

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto Nacional

O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros

18:00 6 Setembro, 2026 10:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Automóvel atingiu os 100 mil quilómetros? Saiba que componentes deve verificar para evitar avarias e reparações mais dispendiosas

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

18:20 6 Setembro, 2026 16:30 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fase da Lua no momento do nascimento é associada pela taróloga Maria Helena a diferentes traços de personalidade e etapas da vida

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Mulher idosa confusa no telemóvel. Crédito: Foto AI
Nacional Tech Vida & Lazer

Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se

16:50 6 Setembro, 2026 11:49 6 Setembro, 2026 | João Luís

Recebeu uma mensagem suspeita no WhatsApp? CNCS, Banco de Portugal e GNR explicam os sinais de uma possível burla

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros

18:00 6 Setembro, 2026 10:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Automóvel atingiu os 100 mil quilómetros? Saiba que componentes deve verificar para evitar avarias e reparações mais dispendiosas

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve, Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Lua vermelha. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade

18:20 6 Setembro, 2026 16:30 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fase da Lua no momento do nascimento é associada pela taróloga Maria Helena a diferentes traços de personalidade e etapas da vida

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Mulher idosa confusa no telemóvel. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech, Vida & Lazer

Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se

16:50 6 Setembro, 2026 11:49 6 Setembro, 2026 | João Luís

Recebeu uma mensagem suspeita no WhatsApp? CNCS, Banco de Portugal e GNR explicam os sinais de uma possível burla

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Últimas Notícias

  • Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade
    Taróloga Maria Helena diz o que significa a fase da Lua em que nasceu: veja se corresponde à realidade
  • O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros
    O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros
  • Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se
    Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se
  • Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”
    Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”
  • “Foi incrível”: casal elegeu esta ilha no Algarve para as férias e ficou neste parque de campismo onde se paga pouco mais de 30€ por noite
    “Foi incrível”: casal elegeu esta ilha no Algarve para as férias e ficou neste parque de campismo onde se paga pouco mais de 30€ por noite

Opinião

  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento