Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

A Voz da Sereia

Maravilhosas ou terríveis, sempre belas e sedutoras as sereias preenchem o imaginário dos povos marítimos. Na mitologia grega as sereias supõem-se filhas de Aqueloo – deus do rio homónimo, um dos mais antigos e poderosos espíritos da água na Grécia – e da ninfa Calíope. Em grego Calíope significa “a da bela voz”. Ela […]

12:12 20 Outubro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D
Consultora Filosófica
[email protected]

Maravilhosas ou terríveis, sempre belas e sedutoras as sereias preenchem o imaginário dos povos marítimos. Na mitologia grega as sereias supõem-se filhas de Aqueloo – deus do rio homónimo, um dos mais antigos e poderosos espíritos da água na Grécia – e da ninfa Calíope. Em grego Calíope significa “a da bela voz”. Ela foi a primeira das nove musas filhas de Zeus e de Mnemósine, deusa da memória. Com o poder encantatório da voz, herdado da mãe, e tendo a memória por avó, não admira que, nos seus ardis, as sereias façam com que os homens esqueçam quem são. Em inúmeras lendas o seu canto irresistível atrai os marinheiros levando-os a fazer naufragar os navios contra as rochas ou recifes onde habitam, produzindo o afogamento de toda a tripulação.

De acordo com o mitologista espanhol Juan Eduardo Cirlot as sereias são também símbolos do desejo no seu aspecto mais doloroso que leva à autodestruição. O seu corpo não pode satisfazer os anseios que o seu canto e a beleza do seu rosto e busto despertam. Se entendermos a vida como uma navegação, as sereias podem também simbolizar tentações dispostas ao longo do caminho para impedir a evolução do espírito detendo-o em alguma ilha mágica ou morte prematura.

Mas serão as sereias sempre tão malévolas?

As Sereias de Platão

No livro X da República Platão explica como está organizado o firmamento, de acordo com um sistema complexo em que da extremidade de uma coluna de luz “muito semelhante ao arco-íris mas mais brilhante e mais pura” pendia “o fuso da Necessidade, por cuja acção giravam as esferas”. Descrevem-se oito órbitas em torno do fuso “que girava nos joelhos da Necessidade”. Na mitologia grega a deusa Necessidade Anánkê cuja origem etimológica enuncia força, restrição e inevitabilidade, é a mãe das Moiras e personificação do destino.

Na narrativa platónica, no cimo de cada um dos referidos círculos “andava uma sereia que com ele girava, e que emitia um único som, uma única nota musical; e de todas elas que eram oito, resultava um acorde de uma única escala”. Aqui temos a origem da harmonia das esferas, cujo som não ouvimos por ser omnipresente.

Por sua vez, as três Moiras, filhas da Necessidade, estavam “sentadas em círculo, a distâncias iguais, cada uma em seu trono, vestidas de branco, com grinaldas na cabeça e cantavam ao som da melodia das Sereias: Láquesis o passado, Cloto, o presente, e Átropos o futuro”.

Painel de azulejo de Carmo Saúde (Foto de Íris Mestre)

O canto das sereias tem em Platão um sentido muito mais profundo que o da habitual sensualidade mórbida. As sereias entoam o som que os planetas produzem na sua órbita criando a harmonia sobre a qual cada Moira cantará a melodia que entretece o passado, presente e futuro dos mundos.

As Sereias de Camões

Nos Lusíadas as sereias ou sirenas ajudam os navegantes ou enaltecem os feitos heróicos dos Portugueses. A sua voz mágica adormece malfeitores na esteira de Circe, uma feiticeira especialista em venenos; e Polifemo, o poderoso ciclope filho de Poseidon que devora marinheiros de dois em dois, quando Odisseu e os seus companheiros invadem inadvertidamente a sua caverna em busca de mantimentos. “Cantem, louvem e escrevam sempre extremos/Desses seus Semideuses e encareçam,/Fingindo magas, Circes, Polifemos,/Sirenas que co canto os adormeçam”; (Lusíadas V, 88) Há também, neste canto, uma referencia à musa Caliope, mãe das Sereias, quando Camões exorta Vasco da Gama a agradecer às musas, pois o desprezo pelas artes e a falta de cultura do povo português impera. Alerta o excelso poeta para a urgência de se alterar este panorama de pobreza cultural. O autor da epopeia enfatiza como é importante  deixar um registo escrito das façanhas e glórias do povo português, corajoso, mas infelizmente rude e inculto. “Às Musas agradeça o nosso Gama/ O muito amor da pátria, que as obriga/A dar aos seus, na lira, nome e fama/De toda a ilustre e bélica fatiga;/Que ele nem quem na estirpe seu se chama,/Caliope não tem por tão amiga/Nem as ninfas do Tejo que deixassem/ As telas d’ouro fino e que o cantassem”. (Lusíadas V, 99). Mais adiante na epopeia, festeja-se com grandes manjares e muita música, “Cua voz de uma angélica Sirena” (Lusíadas X, 5) entoando panegíricos: “Mais estanças cantara esta Sirena/Em louvor do ilustríssimo Albuquerque” (Lusíadas X, 45).

A Sereia de Álvaro de Campos

O heterónimo pessoano Álvaro de Campos, nascido em Tavira, estudará engenharia naval em Glascow e regressará à pátria onde permanece desempregado: “Pertenço a um género de portuguêses/Que depois de estar a Índia descoberta/Ficaram sem trabalho. A morte é certa”. (Álvaro de Campos, Opiário) O desemprego, como a tantos de nós, suscita-lhe o desespero: “Caio no ópio por força. Lá querer/ Que eu leve a limpo uma vida destas/ Não se pode exigir”. (Ibid.) Álvaro de Campos é, tal como o próprio Pessoa afirma numa carta a Adolfo Casais Monteiro, “o mais histericamente histérico de mim”.

É este homem de sensibilidade à flor da pele, que um dia “sózinho, no cais deserto” contemplando o Indefinido ouvirá a voz de uma Sereia: “Subitamente abrangendo todo o horizonte marítimo/Úmido e sombrio marulho humano noturno,/Voz de sereia longínqua chorando, chamando,/Vem do fundo do Longe, do fundo do Mar, da alma dos Abismos,/(…)” (Álvaro de Campos, Ode Marítima) O canto da Sereia, neta de Menemósine, desperta-lhe a memória: “E a minha infância feliz acorda, como uma lágrima, em mim./O meu passado ressurge, como se esse grito marítimo/Fosse um aroma, uma voz, o eco duma canção/ Que fosse chamar ao meu passado/Por aquela felicidade que nunca mais tornarei a ter”. (Ibid.) É a nostalgia da recordação de uma felicidade infantil que jamais voltará e da qual talvez não se tenha apercebido no momento. Uma felicidade vivida de forma provavelmente inconsciente, portanto, não sentida, e que agora está para sempre perdida.

O desespero agrava-se, mas a Sereia não desiste: “Mas estupendamente vinda de além da aparência das coisas,/A Voz surda e remota tornada A Voz Absoluta, a Voz Sem Boca,/Vinda de sobre e de dentro da solidão noturna dos mares,/Chama por mim, chama por mim, chama por mim…/Vem surdamente, como se fosse suprimida e se ouvisse,/Longinquamente, como se estivesse soando noutro lugar e aqui não se pudesse ouvir,/Como um soluço abafado, uma luz que se apaga, um hálito silencioso./De nenhum lado do espaço, de nenhum local no tempo,/O grito eterno e noturno, o sopro fundo e confuso:/Ahô-ô-õ-õ-ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô – yyy… (…)/Tremo com frio da alma repassando-me o corpo/E abro de repente os olhos, que não tinha fechado./Ah, que alegria a de sair dos sonhos de vez!/Eis outra vez o mundo real, tão bondoso para os nervos!(…)” (Ibid.)

A Sereia acorda o poeta que desperta para uma impassibilidade tecnológica que alivia: “Maravilhosa vida marítima moderna,/Toda limpeza, máquinas e saúde!” (Ibid.)

Mas ai de nós que exaustos estamos da era da técnica! Não haverá outra solução? Urge o teu canto, ó Sereia do Gilão!

Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Artes Cultura.Sul de Outubro)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher no banco.
Economia Nacional

Adeus ‘tabus’: a partir desta data pode vir a ter o direito de saber quanto ganham os seus colegas de trabalho

10:51 26 Maio, 2026 10:44 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Empresas podem ser obrigadas a divulgar salários, indicar remunerações nas ofertas de emprego e deixar trabalhadores falar sobre vencimentos

Algarve Economia

Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários

12:26 26 Maio, 2026 12:26 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina anuncia novas regras para a noite em Albufeira com limites de horário para bares, discotecas e lojas locais

Opinião Saúde

Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo

17:05 26 Maio, 2026 17:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Mas mais do que uma doença cardíaca isolada, a insuficiência cardíaca é uma condição complexa, que compromete profundamente a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar global do doente"

Algarve Desporto

Atletas portugueses conquistaram oito medalhas no torneio de Albufeira

17:46 26 Maio, 2026 17:47 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ténis de mesa europeu passou por Albufeira com jovens atletas de 15 países em prova no Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água

Algarve Cultura Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação

13:35 26 Maio, 2026 13:34 26 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas podem receber uma prestação anual em dinheiro, mas o apoio não é para todos. Saiba quem tem direito

Tempestade com relâmpagos. Crédito: Freepik
Tempo

Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas

16:40 26 Maio, 2026 16:17 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Ar quente e seco favorece trovoadas com forte atividade elétrica, enquanto a chuva se dissipa antes de chegar ao solo e agrava o risco

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Carregar o telemóvel.
Tech

Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber

11:40 26 Maio, 2026 11:29 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Erro frequente ao ligar o carregador do smartphone que pode reduzir a duração da bateria sem dar sinais imediatos

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro

10:00 22 Maio, 2026 10:22 22 Maio, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto Mundo Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Taça de nêsperas. Crédito: Magnific
Gastronomia Vida & Lazer

Gosta de nêsperas? Nutricionista revela qual o limite diário e a parte que não deve mesmo tocar

11:10 24 Maio, 2026 11:01 24 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As nêsperas são leves e nutritivas, mas há um limite diário e uma parte que nunca deve ser consumida, alerta uma nutricionista

Algarve Vida & Lazer

APA considera “abuso” imposição de não colocar chapéus-de-sol frente a concessões

18:22 25 Maio, 2026 18:24 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Regras sobre concessões balneares vão ser uniformizadas no país antes do arranque oficial da época balnear de verão

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Adeus ‘tabus’: a partir desta data pode vir a ter o direito de saber quanto ganham os seus colegas de trabalho

10:51 26 Maio, 2026 10:44 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Empresas podem ser obrigadas a divulgar salários, indicar remunerações nas ofertas de emprego e deixar trabalhadores falar sobre vencimentos

Algarve, Economia

Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários

12:26 26 Maio, 2026 12:26 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina anuncia novas regras para a noite em Albufeira com limites de horário para bares, discotecas e lojas locais

Opinião, Saúde

Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo

17:05 26 Maio, 2026 17:05 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Mas mais do que uma doença cardíaca isolada, a insuficiência cardíaca é uma condição complexa, que compromete profundamente a qualidade de vida, a autonomia e o bem-estar global do doente"

Algarve, Desporto

Atletas portugueses conquistaram oito medalhas no torneio de Albufeira

17:46 26 Maio, 2026 17:47 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Ténis de mesa europeu passou por Albufeira com jovens atletas de 15 países em prova no Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água

Algarve, Cultura, Gastronomia

Gastronomia e música animam “Petiscos do Pescador” em Quarteira

07:40 26 Maio, 2026 07:22 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Os artistas Badoxa, Delfins e Augusto Canário animam os “Petiscos do Pescador” entre 29 e 31 de maio em Quarteira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem receber dinheiro extra uma vez por ano: veja quem tem direito a esta prestação

13:35 26 Maio, 2026 13:34 26 Maio, 2026 | João Luís

Alguns pensionistas podem receber uma prestação anual em dinheiro, mas o apoio não é para todos. Saiba quem tem direito

Tempestade com relâmpagos. Crédito: Freepik
Tempo

Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas

16:40 26 Maio, 2026 16:17 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Ar quente e seco favorece trovoadas com forte atividade elétrica, enquanto a chuva se dissipa antes de chegar ao solo e agrava o risco

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Carregar o telemóvel.
Tech

Conselho de profissional: se fizer isto antes de ligar o carregador do telemóvel à corrente pode ‘viciar’ a bateria sem saber

11:40 26 Maio, 2026 11:29 26 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Erro frequente ao ligar o carregador do smartphone que pode reduzir a duração da bateria sem dar sinais imediatos

Fila nas portagens. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Há condutores em Portugal que já não têm de pagar certas portagens: se não fizer isto, paga na mesma

11:30 26 Maio, 2026 11:07 26 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As regras mudaram em alguns troços de autoestrada e há quem possa beneficiar de isenção. Mas, em certos casos, é preciso ativar o pedido para deixar de pagar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro

10:00 22 Maio, 2026 10:22 22 Maio, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Ilustração da final do Mundial. Crédito: Foto AI
Desporto, Mundo, Vídeo

Não é Ronaldo contra Messi: ‘The Simpsons’ podem ter previsto a final do Mundial 2026 e Portugal jogou contra esta seleção

10:50 23 Maio, 2026 13:51 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um episódio emitido em 1997 pela série 'The Simpsons' voltou ao radar dos fãs, que dizem que a série pode ter previsto a final do próximo Mundial de 2026

Taça de nêsperas. Crédito: Magnific
Gastronomia, Vida & Lazer

Gosta de nêsperas? Nutricionista revela qual o limite diário e a parte que não deve mesmo tocar

11:10 24 Maio, 2026 11:01 24 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

As nêsperas são leves e nutritivas, mas há um limite diário e uma parte que nunca deve ser consumida, alerta uma nutricionista

Algarve, Vida & Lazer

APA considera “abuso” imposição de não colocar chapéus-de-sol frente a concessões

18:22 25 Maio, 2026 18:24 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Regras sobre concessões balneares vão ser uniformizadas no país antes do arranque oficial da época balnear de verão

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais, Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Últimas Notícias

  • Atletas portugueses conquistaram oito medalhas no torneio de Albufeira
    Atletas portugueses conquistaram oito medalhas no torneio de Albufeira
  • Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas
    Há trovoada a caminho e muitos relâmpagos: o cenário dos próximos dias levanta alertas e estas serão as regiões mais afetadas
  • Município de Aljezur destaca reposição de equidade no acesso ao ensino secundário
    Município de Aljezur destaca reposição de equidade no acesso ao ensino secundário
  • Barragem do Arade vai ser alvo de avaliação técnica
    Barragem do Arade vai ser alvo de avaliação técnica
  • Boliqueime une-se em evento solidário para apoiar tratamentos de Martim
    Boliqueime une-se em evento solidário para apoiar tratamentos de Martim
  • Tropical Week regressa ao Hilton Vilamoura com cocktails exclusivos
    Tropical Week regressa ao Hilton Vilamoura com cocktails exclusivos

Opinião

  • Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo
    Sinais que não devem ser ignorados: o peso da insuficiência cardíaca | Por Pedro Semedo
  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal