Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

A ‘rua’ pode ser uma galeria de arte?

No passado, o acesso à produção artística em artes visuais obrigava a que as pessoas fossem a museus ou galerias de arte. No entanto, cada vez mais, nas últimas décadas a arte tem-se vindo a procurar aproximar das pessoas, nos mais diversos domínios e formas de expressão artística, nomeadamente nas performances e na arte […]

20:11 10 Dezembro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de SAUL NEVES DE JESUS;
Professor catedrático da UAlg;
Pós-doutorado em Artes Visuais pela Universidade de Évora;
[email protected]

No passado, o acesso à produção artística em artes visuais obrigava a que as pessoas fossem a museus ou galerias de arte. No entanto, cada vez mais, nas últimas décadas a arte tem-se vindo a procurar aproximar das pessoas, nos mais diversos domínios e formas de expressão artística, nomeadamente nas performances e na arte urbana.

Nos últimos artigos abordámos várias formas de expressão artística que ocorrem no exterior, em particular as instalações, os grafitis, a arte urbana ou ‘street art’ e a arte sobre a paisagem ou ‘land art’, tendo sido feita referência particular aos trabalhos dos irmãos Patrick e Frank Riklin, de Christo, de Banksy, de Bordalo II e de Vhils, estes dois últimos portugueses que se têm destacado com várias produções artísticas no exterior.

No âmbito da expressão artística mostrada no exterior, contribuindo para a democratização da cultura, permitindo o acesso de todos às manifestações artísticas, destacamos neste artigo os trabalhos realizados por JR, jovem artista francês, nascido em 1983.

No caso de JR, a base do seu trabalho em arte urbana é a fotografia, colocando fotos de grandes dimensões nas ruas de cidades em todo o mundo.

Foto-instalação de JR junto ao muro que separa os EUA do México

Tendo começado na sua adolescência com a realização de grafitis nas ruas de Paris, desde logo encarou a mostra de produções artísticas no exterior como o melhor veículo para permitir dar visibilidade aos trabalhos produzidos. Ele mesmo tem referido que “a rua é a maior galeria do mundo”. Aliás, no seu site refere explicitamente que tem a maior galeria de arte do mundo: a rua. Além disso, considera a arte como um instrumento global de comunicação.

Entre 2007 e 2010 expôs trabalhos seus nalgumas das principais cidades do mundo, como Paris, Veneza, Amesterdão, Berlin, Londres, Genebra, Bruxelas, Rio de Janeiro, Shangai, São Diego e Los Angeles, tendo obtido em 2011 o Prémio TED, que procura distinguir “autores de ideias dignas de difundir”, tendo já sido atribuído a figuras como Bono, Bill Gates ou Al Gore.

Foto-instalação de JR no edifício Hilton Santos, no Rio de Janeiro

Efectivamente, para além do grande impacto visual das obras produzidas por JR, os seus trabalhos procuram expressar ideias com grande valor simbólico e afectivo, tendo uma das suas últimas produções artísticas, em 2017, consistido na colocação da uma fotografia com cerca de 20 metros de altura de um bebé que olhava por cima do muro que divide os EUA e o México. Esta obra havia sido concebida a partir de um acordar criativo de JR cerca de um ano antes. A obra teve ainda mais impacto mediático porque a sua apresentação foi feita na mesma semana em que o Presidente Donald Trump terminou com o programa que permitia que pessoas trazidas para os EUA em crianças permanecessem no país.

A foto foi tirada a um bebé (Enrique Achondo) de um ano, com permissão da mãe deste, na zona de Tecate, na fronteira entre os EUA e o México, tendo sido aí que JR decidiu realizar esta exposição/instalação de arte urbana.

Foto-instalação de JR na pirâmide do Museu do Louvre, em Paris

A emigração tem sido um dos temas trabalhados por JR, pois já dez anos antes, em 2007, havia colocado fotos de grande dimensão de palestinos e israelitas cara a cara em oito cidades do mundo, procurando chamar a atenção para o muro que os separa.

Dos outros trabalhos realizados por JR destacam-se as centenas de retratos gigantes colocados em Londres, em 2013, no âmbito do projecto ‘Inside Out’.

Por seu turno, entre maio e Junho de 2016, “fez desaparecer” a pirâmide de vidro do Louvre, em Paris, ao colocar uma foto que reproduzia a fachada do museu, camuflando a pirâmide quando observada de certos ângulos, criando um efeito de ilusão óptica de invisibilidade da pirâmide.

Também em 2016, por ocasião da realização dos Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro, criou várias obras expostas nesta cidade, alusivas a atletas olímpicos. Uma delas foi do atleta sudanês Mohamed Younes Idriss, de 27 anos, recordista africano de salto em altura, que ficou de fora nestes jogos por se ter aleijado antes da prova de qualificação. Assim, mesmo sem competir, ele podia ser visto saltando um prédio no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio.

Foto-instalação de JR junto à “Somerset House”, em Londres

Os trabalhos de JR, para além do grande impacto visual, procuram ter impacto comunicacional, procurando chamar a atenção do ‘público’ para certas situações, enquadrando-se na perspectiva da arte visual como uma forma de comunicação que procura, nesta sociedade cada vez mais divergente, criar convergências através das imagens produzidas.

(Artigo publicado na edição papel do Caderno Cultura.Sul de Dezembro)

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Algarve Nacional Saúde

Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão

10:00 13 Agosto, 2026 10:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Hospital de Portimão registava tempos de espera superiores ao recomendado, num contexto nacional de fortes demoras em vários serviços de urgência

Baloiço em Porto Moniz, Madeira.
Nacional

Nesta vila portuguesa há um baloiço gigante instalado a 250 metros acima do nível do mar e está aberto ao público

09:50 13 Agosto, 2026 09:42 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Baloiço gigante instalado num penhasco de Porto Moniz, na Madeira, permite ficar suspenso a 250 metros acima do mar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Opinião Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Algarve Desporto

Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás

10:20 13 Agosto, 2026 10:23 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Seleção Nacional de Petanca contou com a são-brasense Ana Rosário numa competição europeia em Espanha, numa participação apoiada pela autarquia

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Algarve Cultura Nacional

Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”

09:36 13 Agosto, 2026 09:38 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Flávia Polido, de Portimão, mantém há 20 anos uma ligação especial a Paredes de Coura, onde começou um namoro e acabou por celebrar o casamento

Algarve Economia

Mais 863 luminárias LED vão ser instaladas em várias zonas do concelho de Lagoa

09:10 13 Agosto, 2026 09:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa prossegue a substituição de antigas luminárias por equipamentos LED, numa intervenção que abrange um total de 863 pontos de luz

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia

Quer receber o Prémio Salarial? As incrições abrem em breve mas só para quem cumpre estes requisitos

14:30 11 Agosto, 2026 22:00 11 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há novidades para quem espera o Prémio Salarial. As candidaturas regressam em breve, mas só para alguns

Bandeira portuguesa.
Nacional

Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

09:35 13 Agosto, 2026 09:35 13 Agosto, 2026 | João Luís

O próximo sábado é feriado obrigatório em Portugal, mas isso não significa que todas as portas tenham de ficar fechadas

Algarve, Ciência

Eclipse solar levou centenas de pessoas à praia do Arraial em Tavira

07:10 13 Agosto, 2026 07:21 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Centro Ciência Viva de Tavira reuniu mais de 300 pessoas na praia do Arraial para acompanhar um dos fenómenos astronómicos mais aguardados do ano

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão

10:00 13 Agosto, 2026 10:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Hospital de Portimão registava tempos de espera superiores ao recomendado, num contexto nacional de fortes demoras em vários serviços de urgência

Baloiço em Porto Moniz, Madeira.
Nacional

Nesta vila portuguesa há um baloiço gigante instalado a 250 metros acima do nível do mar e está aberto ao público

09:50 13 Agosto, 2026 09:42 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Baloiço gigante instalado num penhasco de Porto Moniz, na Madeira, permite ficar suspenso a 250 metros acima do mar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Opinião, Política

A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

07:30 13 Agosto, 2026 22:47 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia não é apenas o resultado das eleições; é o processo contínuo de tentar compreender por que razão pessoas diferentes, com vidas diferentes, chegam a conclusões diferentes"

Algarve, Desporto

Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás

10:20 13 Agosto, 2026 10:23 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Seleção Nacional de Petanca contou com a são-brasense Ana Rosário numa competição europeia em Espanha, numa participação apoiada pela autarquia

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

É melhor a reforma aos 60 ou esperar pelos 66 anos e 9 meses? Saiba quanto dinheiro pode estar a perder na sua pensão

07:30 11 Agosto, 2026 19:04 10 Agosto, 2026 | João Luís

Reformar-se mais cedo ou esperar pela idade normal pode fazer grande diferença no valor da pensão, e tudo depende de vários fatores

Algarve, Cultura, Nacional

Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”

09:36 13 Agosto, 2026 09:38 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Flávia Polido, de Portimão, mantém há 20 anos uma ligação especial a Paredes de Coura, onde começou um namoro e acabou por celebrar o casamento

Algarve, Economia

Mais 863 luminárias LED vão ser instaladas em várias zonas do concelho de Lagoa

09:10 13 Agosto, 2026 09:00 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Lagoa prossegue a substituição de antigas luminárias por equipamentos LED, numa intervenção que abrange um total de 863 pontos de luz

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia

Quer receber o Prémio Salarial? As incrições abrem em breve mas só para quem cumpre estes requisitos

14:30 11 Agosto, 2026 22:00 11 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há novidades para quem espera o Prémio Salarial. As candidaturas regressam em breve, mas só para alguns

Últimas Notícias

  • Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás
    Ana Rosário representou Portugal no Europeu de Petanca com apoio de São Brás
  • Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão
    Doentes esperam mais de quatro horas nas urgências de Portimão
  • Nesta vila portuguesa há um baloiço gigante instalado a 250 metros acima do nível do mar e está aberto ao público
    Nesta vila portuguesa há um baloiço gigante instalado a 250 metros acima do nível do mar e está aberto ao público
  • Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”
    Paredes de Coura, o festival, o casamento e “o sítio onde me sinto mais livre”
  • Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?
    Vem aí um feriado obrigatório: afinal, que lojas e empresas são obrigadas a fechar?

Opinião

  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento