Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel

A Queda de um Homem: Um Deus em Ruínas, Kate Atkinson

Kate Atkinson, nascida em York (Grã-Bretanha) em 1951, conseguiu a proeza de ganhar o Prémio Costa pela terceira vez com esta obra que é um complemento, não uma sequela, segundo palavras da própria autora, de Vida após Vida, o seu romance anterior, igualmente premiado com o Costa e publicado pela Relógio d’Água. A autora […]

12:51 20 Outubro, 2017 11:14 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de PAULO SERRA
Doutorado em Literatura
na Universidade do Algarve; Investigador do CLEPUL

Kate Atkinson, nascida em York (Grã-Bretanha) em 1951, conseguiu a proeza de ganhar o Prémio Costa pela terceira vez com esta obra que é um complemento, não uma sequela, segundo palavras da própria autora, de Vida após Vida, o seu romance anterior, igualmente premiado com o Costa e publicado pela Relógio d’Água.

A autora teve ainda duas outras obras publicadas em Portugal. Retratos de Família, o seu romance de estreia e vencedor do Costa, com o título original de Behind the Scenes at the Museum, data de 1995 e foi publicado uns anos depois pela Planeta Editora, que também traduziu e publicou Croquete Humano.

Vida após Vida, publicado pela Relógio d’Água em 2014, assenta numa ideia original. Na contracapa do livro pode ler-se: «Em 1910, durante uma tempestade de neve em Inglaterra, um bebé nasce e morre sem que tenha tempo de respirar. Em 1910, durante uma tempestade de neve em Inglaterra, o mesmo bebé nasce e vive para poder contar a aventura.». Ou, dito de outra forma, para poder contar a História. A história de Vida após Vida, como o título indica, é uma sucessão de desfechos alternativos, mas se ao início esses desfechos alternativos parecem cingir-se àquilo que aconteceria se Ursula sobrevivesse às várias mortes por que passa, depois começam a estar mais amplamente relacionados com o próprio livre arbítrio da personagem e das decisões que toma. A vida de Ursula desdobra-se numa míriade de vidas possíveis, até que, no fecho do primeiro capítulo, localizado temporalmente em Novembro de 1930, quando Ursula entra num café e dispara sobre Hitler, se pressente que a ideia central ao romance é não só a eterna questão de “E se eu tivesse decidido assim ou optado por ali” mas sim a de “E se fosse possível prever o futuro e reescrever a História?”. Nas palavras da própria heroína: «Uma vez ouvi alguém dizer que a presciência era uma coisa maravilhosa, que com ela não haveria história.» (pág. 428).

Piloto de guerra

Em Um Deus em Ruínas, publicado em Setembro de 2017, a autora centra-se agora em Teddy, Edward Todd, o irmão mais novo de Ursula e piloto do Comando de Bombardeiros. Ursula Todd, numa das suas várias vidas, é uma presença constante, até porque é a irmã preferida, e provavelmente a amizade mais sólida, de Teddy. A sua presença é contudo quase sempre indirecta, quase fantasmática, através de à partes que são relembrados por Teddy.

W. G. Sebald, em História Natural da Destruição, referia que há muito pouca literatura sobre a guerra aérea que devastou a Alemanha. Pois, neste romance Kate Atkinson centra-se justamente no Blitz de Londres e na campanha de bombardeamentos estratégicos contra a Alemanha. Há uma aturada pesquisa histórica, que, aliás, perpassa na escrita, nunca de forma enfadonha, nas descrições pormenorizadas dos voos e dos pormenores associados à guerra, sendo que os episódios narrados são sempre baseados em factos reais. Existem momentos em que podemos mesmo visualizar vividamente as cenas.

Mas este não é apenas um romance sobre a Segunda Guerra Mundial. É sobretudo um romance sobre a vida e as várias guerras que combatemos ao longo da vida, como a doença, a velhice, as relações familiares, ou tão simplesmente o esquecimento.

Kate Atkinson já ganhou três prémios Costa

Não é um romance em que se entre de ânimo leve. Levamos tempo a entrar na história, até porque temos de nos adaptar aos constantes saltos narrativos e ao desajuste cronológico na narração. Afinal, se tivéssemos de arriscar um motivo pelo qual este livro arrecadou o prémio Costa seria pelo tratamento do tempo. Não pelas prolepses ou analepses, que são constantes, nem ao facto de os capítulos, todos eles datados com um ano (entre 1925 e 2012), serem desordenados cronologicamente. Mas sim porque em poucas linhas os planos temporais enovelam-se e quase perdemos o fio à meada, não fosse a perícia com que a autora tece o fio do tempo.

Usar a metáfora de que ler este romance é como nos perdermos num labirinto seria incorrecto. Aqui andamos numa sala de espelhos, em que o passado faz luz sobre o futuro e o futuro se projecta no passado, à medida que um homem, num século que não é mais o seu, se apercebe de como a vida vai ruíndo apesar da sua bondade e da sua integridade.

São características marcadas na escrita da autora o forte sentido de humor, capaz de arrancar pequenas gargalhadas, muitas vezes através de pequenos à partes que pontuam a narrativa, e uma prosa elegante, polvilhada de humor e ironia. Um humor tipicamente britânico, que aliás caracteriza fortemente Fox Corner, o espaço da juventude de Teddy e de Ursula, que convida a um certo distanciamento e olhar crítico sobre a realidade.

Escreve a própria autora, na sua nota pessoal, que se lhe perguntassem do que trata este romance ela responderia «que é um romance sobre a ficção literária (e a necessidade de imaginar aquilo que não podemos conhecer) e sobre a Queda (do Homem)» (p. 387), sendo que proliferam no romance referências literárias alusivas a isso mesmo (há constantes citações e alusões literárias no romance, indicadas em notas finais). Este Deus em ruínas de que fala o título é também a fragilidade da condição humana, mesmo quando o Homem se arroga a ser Deus, é uma Europa que se perdeu e um passado irrecuperável, simbolizado pelo idílio de Fox Corner, a morada da inocência de Teddy: «A guerra fora um abismo aterrador e não havia forma de regressar ao outro lado, às vidas que haviam tido antes, àqueles que tinham sido antes da guerra. Isto valia tanto para eles como para o resto da Europa, pobre e em ruínas.» (p. 75)

E o que existe para lá da guerra?

Mas não se pense que este romance trata apenas de guerra, pois findas as batalhas aéreas travadas por Teddy e vencida a guerra pelos Aliados, uma boa parte dos capítulos posteriores a esse período tratam da difícil relação de Teddy com a sua filha Viola, bem como da relação desta com os seus filhos, Sun Edward Todd (Sunny) e Moon Roberta (Bertie). É curioso como os netos de Teddy, este pólo Sol-Lua, parecem configurar uma sobrevivência da personagem do avô e da sua irmã Ursula. No caso de Sunny através do nome de Edward Todd que este herda do avô e no caso de Bertie porque é ela quem tem a relação mais forte com Teddy, e muitas vezes surgem reminiscências dos seus à partes de que Teddy nos dá conta conforme os recorda, tal como antes acontecia com Ursula, enquanto esta era viva.

Existe a certa altura surpresa por parte de alguém em relação à pacatez da vida de Teddy, tendo ele sido um sobrevivente e um herói medalhado da guerra. Mas encontraremos depois uma explicação possível: «Tinha feito uma promessa, uma promessa secreta ao mundo, nas suas longas vigílias noturnas: se sobrevivesse, no grande futuro que depois viria, tentaria ser amável e levar uma vida digna e tranquila. Como Cândido, cultivaria o seu jardim. Discretamente. E seria essa a sua redenção. Ainda que só pudesse acrescentar uma pena ao prato da balança, seria a sua forma de restituição por ter sido poupado. No fim de tudo, quando chegasse a altura de ajustar contas, talvez essa pena lhe pudesse valer.» (p. 337). Esta pena é símbolo (e não será por acaso que aparece como motivo da belíssima e enigmática capa do livro) da queda que se segue ao voo, pois se as aves são uma constante, a começar pelo canto da cotovia e a terminar nos pombos caçados pelos falcões, a pena simboliza aqui a efemeridade, a queda fatal após a ascensão, as vidas que se perderam no prato da balança da guerra e da injustiça humana.

Correndo o risco de desvendar o final ou a grande surpresa, este livro joga ainda de forma muito original com a questão da ficção, da literatura como fantasia e criação de um real alternativo, de um mundo possível. A autora defende-se, na nota final, de que não tenta escrever pósmodernices. E se pensarmos na realidade da guerra que serve de fundo a esta história em torno da vida de Teddy percebemos que é de facto quase inverosímil acreditar neste piloto como um felizardo que sobreviveu a todas as suas missões, quando na verdade os soldados eram usados como carne para canhão e morriam: «Todos eles na flor da idade.» (p. 339). Tinham também um conhecimento deturpado do efeito das suas campanhas: «Cinquenta e cinco mil, quinhentos e setenta e três mortos no Comando de bombardeiros. Sete milhões de alemães mortos, dos quais quinhentos mil mortos pela campanha de bombardeamento dos Aliados. No total, a Segunda Guerra Mundial custou a vida a sessenta milhões, incluindo os onze milhões assassinados no Holocausto.» (p. 374).

(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Artes Cultura.Sul de Outubro)

Nacional Saúde

Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático

09:32 24 Setembro, 2026 09:32 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mosquito-tigre-asiático pode transmitir dengue, zika e febre-amarela, razão que justifica o interesse de saúde pública no projeto

Algarve Cultura

Faro, Castro Marim e Olhão recebem nova edição da Festa do Cinema de Animação

10:41 24 Setembro, 2026 10:43 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quinta edição começa hoje e prolonga-se até domingo, com cinema, oficinas e atividades em Faro, Castro Marim e Olhão

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Algarve

Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa

07:00 24 Setembro, 2026 06:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Meios de emergência foram mobilizados depois de um popular ter dado o alerta para um corpo a flutuar junto à praia

Opinião

Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Setembro, 2026 20:28 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se é para viajar assim, ou ficar parado no trânsito a olhar para uma ponte à qual nunca mais se chega, ao menos que seja com música boa"

Algarve Ensino

UAlg inaugura duas residências em Faro com 296 camas e avança com projeto para o Barlavento

11:12 24 Setembro, 2026 11:19 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Futuro Campus do Barlavento terá 6.881 metros quadrados e deverá reforçar a oferta de licenciaturas, mestrados e CTeSP

Cultura Europe Direct Algarve

Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa

07:45 24 Setembro, 2026 07:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80 pessoas participaram, em Sevilha, num encontro dedicado ao primeiro romance de Luísa Sobral e à sua tradução espanhola

Viagem de avião.
Branded Content Pub Saúde

Porque devo contratar um seguro de viagem antes da próxima viagem?

10:06 24 Setembro, 2026 10:06 24 Setembro, 2026 | POSTAL

Descubra porque deve contratar um seguro viagem: assistência médica, bagagem, repatriamento e cancelamento. Saiba o que procurar antes de viajar

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Algarve Ensino

Associações de Pais do Algarve juntam-se em Lagoa para debater futuro da Educação

10:17 24 Setembro, 2026 10:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

FRAP Algarve assume o encontro como ponto de partida para aproximar associações, reforçar parcerias e dar mais voz às famílias

Algarve Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 14:48 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Algarve Gastronomia

Portimão recebe IV Capítulo da Confraria da Sardinha com cinco novas entronizações

09:56 24 Setembro, 2026 10:00 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia realiza-se sábado no Museu de Portimão, com mais de 100 participantes, cinco entronizações e entrada livre

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Nacional, Saúde

Lisboa liberta 30 mil mosquitos estéreis para travar mosquito-tigre-asiático

09:32 24 Setembro, 2026 09:32 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mosquito-tigre-asiático pode transmitir dengue, zika e febre-amarela, razão que justifica o interesse de saúde pública no projeto

Algarve, Cultura

Faro, Castro Marim e Olhão recebem nova edição da Festa do Cinema de Animação

10:41 24 Setembro, 2026 10:43 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quinta edição começa hoje e prolonga-se até domingo, com cinema, oficinas e atividades em Faro, Castro Marim e Olhão

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Algarve

Homem de 58 anos encontrado sem vida na praia do Pintadinho em Lagoa

07:00 24 Setembro, 2026 06:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Meios de emergência foram mobilizados depois de um popular ter dado o alerta para um corpo a flutuar junto à praia

Opinião

Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Setembro, 2026 20:28 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Se é para viajar assim, ou ficar parado no trânsito a olhar para uma ponte à qual nunca mais se chega, ao menos que seja com música boa"

Algarve, Ensino

UAlg inaugura duas residências em Faro com 296 camas e avança com projeto para o Barlavento

11:12 24 Setembro, 2026 11:19 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Futuro Campus do Barlavento terá 6.881 metros quadrados e deverá reforçar a oferta de licenciaturas, mestrados e CTeSP

Cultura, Europe Direct Algarve

Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa

07:45 24 Setembro, 2026 07:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 80 pessoas participaram, em Sevilha, num encontro dedicado ao primeiro romance de Luísa Sobral e à sua tradução espanhola

Viagem de avião.
Branded Content, Pub, Saúde

Porque devo contratar um seguro de viagem antes da próxima viagem?

10:06 24 Setembro, 2026 10:06 24 Setembro, 2026 | POSTAL

Descubra porque deve contratar um seguro viagem: assistência médica, bagagem, repatriamento e cancelamento. Saiba o que procurar antes de viajar

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Algarve, Ensino

Associações de Pais do Algarve juntam-se em Lagoa para debater futuro da Educação

10:17 24 Setembro, 2026 10:17 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

FRAP Algarve assume o encontro como ponto de partida para aproximar associações, reforçar parcerias e dar mais voz às famílias

Algarve, Saúde

Estrangeiros deixam 1,23 milhões de euros por pagar nas urgências do Algarve e IGAS recomenda cobrança à entrada

15:10 23 Setembro, 2026 14:48 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

1,23 milhões de euros relativos a cuidados prestados a estrangeiros ficaram por cobrar nos hospitais do Algarve em apenas dois anos

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Algarve, Gastronomia

Portimão recebe IV Capítulo da Confraria da Sardinha com cinco novas entronizações

09:56 24 Setembro, 2026 10:00 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia realiza-se sábado no Museu de Portimão, com mais de 100 participantes, cinco entronizações e entrada livre

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Últimas Notícias

  • UAlg inaugura duas residências em Faro com 296 camas e avança com projeto para o Barlavento
    UAlg inaugura duas residências em Faro com 296 camas e avança com projeto para o Barlavento
  • Faro, Castro Marim e Olhão recebem nova edição da Festa do Cinema de Animação
    Faro, Castro Marim e Olhão recebem nova edição da Festa do Cinema de Animação
  • Associações de Pais do Algarve juntam-se em Lagoa para debater futuro da Educação
    Associações de Pais do Algarve juntam-se em Lagoa para debater futuro da Educação
  • Porque devo contratar um seguro de viagem antes da próxima viagem?
    Porque devo contratar um seguro de viagem antes da próxima viagem?
  • Portimão recebe IV Capítulo da Confraria da Sardinha com cinco novas entronizações
    Portimão recebe IV Capítulo da Confraria da Sardinha com cinco novas entronizações

Opinião

  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento