Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ponta do Altar | Fotos José Garrido | DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A Ponta do Altar perfila-se […] e pouco a pouco, ao declinar do Sol, acende-se em oiro | Por José Garrido

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

11:16 12 Setembro, 2025 11:07 12 Setembro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Não é com certeza fácil para um português médio recordar os nomes dos presidentes da república. Tudo o que fica para além dos inquilinos de Belém que precederam a sua experiência de vida adulta é uma coisa longínqua que aparece num cocktail de memória com Sebastião e Afonso Henriques – o que é natural porque, então, não eram figuras que se vissem todos os dias…

Amante de livros e algarvio, grande viajante, esteta e homem de cultura, a figura do portimonense Manuel Teixeira Gomes é, porém, incontornável, e para além disso fascinante.

No seu tempo a cidade chamava-se Vila Nova de Portimão. Nascido numa família abastada, MTG interessou-se cedo pela cultura e pelas artes. Aborreceu os estudos em Coimbra, como aliás a Camilo os estudos no Porto, e cedo se apostou como um flâneur profissional.

JOSÉ GARRIDO
Consultor em Marketing Turístico e Escritor
É no quarto 13 – ainda hoje visitável – mantendo correspondência com alguns amigos e recebendo escassas visitas, que passa os derradeiros dez anos de vida

Viajava pelo sul da Europa, principalmente, procurando mercadorias e colocação para os frutos secos que faziam a riqueza da sua família, como a das outras famílias abastadas do Algarve, e deliciando os sentidos nas paisagens, nas artes, na gastronomia nos vinhos e nas gentes.

Interessa-se pela política e logo em 1911 é nomeado embaixador em Londres: o primeiro da nova República. Não é um momento fácil das relações na putativa mais velha aliança do mundo: a instauração da república e a consequente substituição na embaixada do marquês de Soveral, com excelentes relações na corte, fazem com que apenas alguém com uma cultura e um carisma superlativo conseguisse entrosar-se no establishment britânico e ganhar mesmo a simpatia e afecto do rei Jorge V. 

Argel – a marginal

MTG tem uma missão. Acredita que o conflito que vai começar, modificará a política no continente, e o continente ele mesmo, e entende que Portugal não pode ficar à margem. Não é o que hoje chamaríamos um falcão, um belicista, mas para ele, a nova república tem necessariamente de tomar partido e entrar sem reticências do lado dos Aliados.

Em Portugal o regime não prima pela estabilidade. Enganam-se todos aqueles que acreditam que no dia da revolução, as coisas mudam. Que na manhã seguinte as forças em presença são outras e as condições sociopolíticas radicalmente diferentes. Não foi assim em 1910 e não foi assim nunca.

Em 1918, com a chegada de Sidónio Pais, dão-se mudanças significativas no regime e nas políticas da República. MTG é retirado de Londres e aprisionado no Hotel Avenida Palace – eu disse-vos que era um homem de bom gosto…

Interior da casa onde nasceu MTG em Portimão

A débacle das forças expedicionárias portuguesas e da administração, incapaz, primeiro de as abastecer e depois do armistício de as repatriar, gera um mal-estar significativo que culmina com o assassinato de Sidónio.

MTG volta ao activo, é embaixador em Madrid, participa na Conferência de Paz em Madrid e reassume a representação portuguesa em Londres. É aí que está quando o parlamento o elege presidente da república – a eleição directa é coisa da terceira república e nesta estória ainda vamos na primeira.

O telegrama a informar da eleição segue para Londres e MTG faz as malas. Jorge V faz questão de pôr à sua disposição um cruzador da marinha real para o transportar – uma coisa impressionante para alguém que não é oriundo da nobreza nacional – e é assim, com pompa e circunstância, que desembarca em Lisboa.

Orão – varandas

Em Belém as coisas não se apresentam fáceis. MTG será presidente durante dois anos durante os quais empossou seis governos. A agitação, também nos sectores militares, é crescente, tal como a simpatia por soluções de cariz autoritário. Sentindo-se impotente, porventura nauseado e saudoso, talvez, das suas viagens, MTG renuncia uma primeira vez e, definitivamente, em Dezembro de 1925, alegando razões de saúde e vontade de voltar a dedicar-se à actividade literária. Menos de uma semana mais tarde embarca num cargueiro holandês, dir-se-á que o primeiro a sair de Lisboa, que nem de propósito, segue para a Argélia francesa. Aí começa o seu auto-exílio e nunca mais regressará a Portugal.

Nos primeiros seis anos investe-se em viagens pela bacia do mediterrâneo – talvez aí as saudades da terra (perdoe-me Gaspar Frutuoso a apropriação), fossem menos dolorosas… São anos dedicados à bacia do mediterrâneo cuja luz e as paisagens persegue incessantemente. Escreve, escreve muito, a maior parte das suas obras, e algumas memórias saudosas e pungentes, como Regressos. Escreveu um dia: Viajar, sozinho e sem plano, sem guia.

Percorre a costa mediterrânica da Argélia, Orão e Argel que torna a visitar amiúde e escolhe Bougie, na costa da Cabília, onde se instala num quarto singelo do modesto Hotel l’Étoile, na pequena praça Gueydon.

Casa onde nasceu MTG em Portimão

É no quarto 13 – ainda hoje visitável – mantendo correspondência com alguns amigos e recebendo escassas visitas, que passa os derradeiros dez anos de vida. Ali, de frente para o mediterrâneo, o homem que um dia, quase 40 anos antes, no Porto, escreveu Agosto Azul.

O céu, de um azul intensíssimo, está como que esponjado de peque­nas nuvens; a Ponta do Altar perfila-se com o seu recorte siracusano, e pouco a pouco, ao declinar do Sol, acende-se em oiro.

O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Pazzo è colui che bada ai fatti altrui* | Por José Garrido

Edifício da Segurança Social.
Nacional

Trabalha por conta de outrem? Faça isto para saber se a empresa está a descontar para a Segurança Social

21:10 2 Outubro, 2026 15:13 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há uma forma simples de verificar as remunerações registadas em seu nome e confirmar os descontos declarados pela entidade empregadora à Segurança Social

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Agente da PSP no trânsito. Crédito: Foto DR
Algarve

Operação rodoviária leva à detenção de homem investigado por tráfico em Faro

18:10 2 Outubro, 2026 18:02 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

PSP deteve um homem de 27 anos e apreendeu cocaína suficiente para 10 872 doses, uma arma de fogo, munições e 745 euros em Faro

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Desporto Economia Opinião Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Europe Direct Algarve

Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

19:22 2 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiro pagamento de 3,7 milhões reforça investimentos no ciclo urbano da água em municípios e empresas do Algarve

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Menires Vila do Bispo.
Algarve Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Mulher com o Cartão de Cidadão na mão.
Nacional

Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento

13:50 2 Outubro, 2026 14:57 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Muitos não sabem que perder os códigos PIN pode ter consequências diferentes consoante a data em que o Cartão de Cidadão foi emitido

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

15:40 2 Outubro, 2026 15:40 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sustentabilidade, democracia e legado urbano estão no centro da proposta europeia que pretende redefinir as futuras Capitais da Cultura

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Melancolia dos Confins – Norte, de Mathias Enard | Por Paulo Serra

14:30 2 Outubro, 2026 11:54 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Edifício da Segurança Social.
Nacional

Trabalha por conta de outrem? Faça isto para saber se a empresa está a descontar para a Segurança Social

21:10 2 Outubro, 2026 15:13 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há uma forma simples de verificar as remunerações registadas em seu nome e confirmar os descontos declarados pela entidade empregadora à Segurança Social

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Agente da PSP no trânsito. Crédito: Foto DR
Algarve

Operação rodoviária leva à detenção de homem investigado por tráfico em Faro

18:10 2 Outubro, 2026 18:02 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

PSP deteve um homem de 27 anos e apreendeu cocaína suficiente para 10 872 doses, uma arma de fogo, munições e 745 euros em Faro

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Desporto, Economia, Opinião, Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Europe Direct Algarve

Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

19:22 2 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Primeiro pagamento de 3,7 milhões reforça investimentos no ciclo urbano da água em municípios e empresas do Algarve

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Menires Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial

19:40 29 Setembro, 2026 12:18 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Vila do Bispo guarda cerca de 250 menires numa área de apenas 42 km², uma concentração pré-histórica pouco comum à escala mundial

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Mulher com o Cartão de Cidadão na mão.
Nacional

Tem um Cartão de Cidadão emitido antes de 16 de abril de 2018? Nesta situação terá mesmo de pedir um novo documento

13:50 2 Outubro, 2026 14:57 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Muitos não sabem que perder os códigos PIN pode ter consequências diferentes consoante a data em que o Cartão de Cidadão foi emitido

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

15:40 2 Outubro, 2026 15:40 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sustentabilidade, democracia e legado urbano estão no centro da proposta europeia que pretende redefinir as futuras Capitais da Cultura

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Melancolia dos Confins – Norte, de Mathias Enard | Por Paulo Serra

14:30 2 Outubro, 2026 11:54 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Paz e axialidade religiosa: um tesouro de Faro geopolítico (II) | Por Virgílio Machado

14:10 2 Outubro, 2026 20:08 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Últimas Notícias

  • Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa
    Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa
  • Trabalha por conta de outrem? Faça isto para saber se a empresa está a descontar para a Segurança Social
    Trabalha por conta de outrem? Faça isto para saber se a empresa está a descontar para a Segurança Social
  • Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31
    Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31
  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • Vila do Bispo regista nova apreensão de combustível e embarcação de alta velocidade
    Vila do Bispo regista nova apreensão de combustível e embarcação de alta velocidade

Opinião

  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
  • Melancolia dos Confins – Norte, de Mathias Enard | Por Paulo Serra
    Melancolia dos Confins – Norte, de Mathias Enard | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal