Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
FOTO PRO SKIZP | DR
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A bibliotecofilia e a biblioterapia: Ler é o melhor remédio!

BIBLIOTECOFILIA: Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de dezembro

11:00 6 Dezembro, 2024 21:35 3 Dezembro, 2024
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Estes são dois termos que me têm acompanhado ultimamente. O primeiro porque é a designação que escolhi para a rubrica que tenho escrito mensalmente neste suplemento cultural e que se refere ao gosto pelas bibliotecas.

O segundo porque a biblioterapia é cada vez mais usada e recomendada como terapia através dos livros.

Tenho lido textos das pioneiras da biblioterapia em Portugal, Maria Luísa Malato e Maria do Rosário Pontes e também de Sandra Barão Nobre.

MARIA LUÍSA FRANCISCO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Programadora Cultural
[email protected]
Agradeço a todos os leitores que ao longo de mais de uma década seguiram os meus textos e me inspiraram

Há livros que mudam e reerguem vidas, e citando uma especialista em biblioterapia do Brasil, Carla Sousa, antes de existirem livros já existia biblioterapia. “Desde que existiu linguagem oral, o ser humano vem transmitindo pensamentos e repassando o conhecimento a partir das histórias, que há muito são utilizadas de forma terapêutica”.

Se na Antiguidade Clássica os livros eram tidos como “remédios para a alma”, na Idade Média passou a usar-se uma espécie de “biblioterapia religiosa”, sendo utilizada a leitura de livros sagrados (Bíblia e Alcorão) como método terapêutico complementar.

Segundo o ensaísta e romancista francês André Maurois: “A leitura de um livro é um diálogo incessante: O livro fala e a alma responde”.

Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra | Foto Maria Luísa Francisco DR

Nestes dois últimos anos visitei várias bibliotecas em diferentes locais, onde consultei livros com alguns séculos. Escrevi sobre essas bibliotecas, cujos textos foram partilhados neste espaço. Aqui fica mais uma fotografia da última biblioteca onde estive: Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.

As bibliotecas sempre têm feito parte da minha vida e sinto-as como um habitat natural. Elas são mais do que lugares de passagem, são lugares de viagem e os livros são os artífices de um mundo novo, que contribuem para desbravar veredas tornando-se em caminhos que abrem horizontes inesperados e que nos tornam pessoas mais completas.

Biblioterapia – ler para viver melhor | FOTO PRO SKIZP DR

As bibliotecas são espaços inesquecíveis que marcam cada pessoa de um modo particular e que, de uma ou outra forma, não deixam ninguém indiferente.

Os livros, o cheiro, as emoções, o ambiente, a localização e a vista das próprias bibliotecas marcam, sem dúvida, os leitores. 

De alguma forma, as bibliotecas passaram a assumir uma função comunitária ao ser frequentadas por mais idosos e mais crianças, inclusive imigrantes e população com menos recursos. Nesse sentido, passou, em muitos casos, a haver oferta de ensino de línguas para imigrantes e dinâmicas intergeracionais em que os idosos, com todos os seus saberes, têm um importante papel.  

Estas pessoas são acervos vivos e detentoras de saberes que muitas vezes não chegam às páginas de um livro, mas podem ajudar na produção de conhecimento.

O importante, para além de ler livros, é entrar no espaço vivo da leitura. E essa será sempre uma viagem que nos pode levar por caminhos e interpretações diferentes, porque num livro há sempre muitos destinos possíveis.

Como refere Irene Vallejo no seu mais conhecido livro O Infinito num Junco “toda a biblioteca é uma viagem. Todo o livro é um passaporte sem data de caducidade.” 

Por sua vez, Valter Hugo Mãe refere que “as bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem está a ponto de partir. E nada é pequeno quando tem uma biblioteca.”

Instagram bibliotecofilia | Foto Maria Luísa Francisco DR

Ao longo de 12 anos tenho colaborado neste Suplemento Cultural com temas muito diversos e nestes dois últimos anos o tema foi muito específico: a paixão pelas bibliotecas, o que me levou a dar à rubrica o nome de bibliotecofilia.

Os desafios que tenho a vários níveis levam-me a fazer uma pausa nesta colaboração mensal com o Jornal Postal do Algarve, concretamente com o suplemento Cultura.Sul, mas a página da @bibliotecofilia continua disponível no Instagram.

Desejo a todos uma feliz quadra natalícia com boas leituras. E deixem-se surpreender pelas bibliotecas!

Agradeço a todos os leitores que ao longo de mais de uma década seguiram os meus textos e me inspiraram.

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra: Uma das bibliotecas mais importantes da Europa

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Algarve Saúde

“Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão

10:40 7 Novembro, 2026 11:11 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila vai pedir reuniões urgentes à ministra da Saúde e à ULS do Algarve após os casos de doentes que morreram nas urgências de Portimão

Bastão de madeira apreendido em Mafra. Crédito: GNR
Nacional

“Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

09:30 7 Novembro, 2026 11:09 7 Novembro, 2026

Uma “moca” com a frase “Queres fiado? Toma!” foi apreendida pela GNR em Mafra. O condutor, de 25 anos, foi detido durante uma fiscalização

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Economia Europe Direct Algarve

Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

09:53 7 Novembro, 2026 09:54 7 Novembro, 2026

Jornadas em Faro e Portimão debateram habitação acessível. Eurodeputada alerta que construir casas sem apoio europeu pode limitar recursos das autarquias

Algarve Cultura

Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha

10:30 7 Novembro, 2026 10:07 7 Novembro, 2026

Instalações, teatro de rua e obras de arte pública marcam o TANG, nos dias 13 e 14 de novembro, com criadores portugueses e espanhóis reunidos em Alcoutim

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Algarve, Saúde

“Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão

10:40 7 Novembro, 2026 11:11 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila vai pedir reuniões urgentes à ministra da Saúde e à ULS do Algarve após os casos de doentes que morreram nas urgências de Portimão

Bastão de madeira apreendido em Mafra. Crédito: GNR
Nacional

“Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

09:30 7 Novembro, 2026 11:09 7 Novembro, 2026

Uma “moca” com a frase “Queres fiado? Toma!” foi apreendida pela GNR em Mafra. O condutor, de 25 anos, foi detido durante uma fiscalização

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Economia, Europe Direct Algarve

Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

09:53 7 Novembro, 2026 09:54 7 Novembro, 2026

Jornadas em Faro e Portimão debateram habitação acessível. Eurodeputada alerta que construir casas sem apoio europeu pode limitar recursos das autarquias

Algarve, Cultura

Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha

10:30 7 Novembro, 2026 10:07 7 Novembro, 2026

Instalações, teatro de rua e obras de arte pública marcam o TANG, nos dias 13 e 14 de novembro, com criadores portugueses e espanhóis reunidos em Alcoutim

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado
    Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado
  • “Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão
    “Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão
  • Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha
    Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
  • “Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR
    “Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

Opinião

  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

Europe Direct Algarve

  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal